SóProvas



Prova CESPE - 2016 - PC-PE - Conhecimentos Gerais


ID
1940716
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), o aviso e o ofício são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A)Errado. O item fala do memorando. "[...] O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. [...]".

     

    B)Errado. Refere-se à mensagem. "[...] É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos [...]".

     

    C)Gabarito. Ambos seguem o padrão ofício como dito no item. "[...] Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício  [...]".

     

    D)Errado.Conceito certo para o ofício, mas o aviso só é emitido por ministros de estado. "[...] Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades [...]".

     

    E) São SEMPRE emitidos pelo PODER PÚBLICO para o poder público ou particulares no caso do ofício, e do aviso somente entre ministros de estado. "[...] aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia [...] Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    Bons estudos!

  • Gabarito Letra C

    A)Trata-se do ofício
    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares

    B) Trata-se da mensagem:
    É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação

    C) CERTO: O Padrão Ofício

    Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício. As peculiaridades de cada um serão tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanças


    D) Aplica-se a alternativa A, já que o ofício, alem da comunicação na própria administrativa pública, insere-se os particulares.

    E) Errado, os Avisos são expedidos exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

    bons estudos

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA C)

     

    Método mnemônico que aprendi no QC: O  " AMO" seguem o PADRÃO OFÍCIO:

     

    Aviso

     

    Memorando

     

    Ofício

     

    Fonte: resumo cadernos

     

     

     

  • o MRPR traz a seguinte orientação: “Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. […] Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário (v. 2.1 Pronomes de Tratamento), seguido de vírgula.”

  • Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.

    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Portanto, eminentimente interna e sua principal característica é a agilidade.

    Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente, se o assunto envolver mais de um ministério será chamado de interministerial.

    Mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.

    O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos, tendo como atrativo sua flexibilidade, porém deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental e para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.

    Fonte: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

     

  • GABARITO: C

    Comentário:
    De acordo com o Manual, a única alternativa correta é a letra C. Nas demais alternativas há erro porque:
    – em A, consta no Manual que tanto aviso quanto ofício “têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.”, o que implica dizer que ambos são modalidades de comunicação entre órgãos da Administração e não de um mesmo órgão.
    – segundo o Manual, “o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.”, ou seja, é errada a afirmação de que ambos são instrumentos de comunicação entre os chefes de poder como é afirmado em B.
    – em D, o erro está em afirmar que ambos são utilizados para o tratamento com particulares. Segundo o Manual, apenas o ofício pode ser utilizado para esse fim, além do trato de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública.
    – no Manual consta que “o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado”, o que torna errada a afirmação da alternativa E.
     

    Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-pcpe-agente-e-escrivao-de-policia-prova-de-portugues-comentada/

  • Alternativa A:

    A alternaiva está se referindo ao memorando.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício, 3.4 memorando.

     

    Alternativa B:

    A alternativa está se referindo à mensagem.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 5. Mensagem

     

    Alternativa C:

    O aviso, o ofício e o memorando possuem a mesma diagramação: o padrão ofício.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício

     

    Alternativa D:

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si: aviso e ofício

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública com particulares: apenas ofício.

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República, 3. Padrão ofício, 3.3 Aviso e Ofício.

     

    Alternativa E:

    Além de não ser essa a função do aviso e do ofício, a alternativa fica errada também ao afirmar que particulares remetem correspondências oficiais aos órgãos do serviço público. Particulares não remetem correspondências oficiais aos órgãos do serviço público. Podemos concluir isso no tópico “1. O que é redação oficial” do manual de redação da Presidência da República.

    Comunicador: apenas o serviço público

    Receptor: serviço público ou o público (particular).


    "1. O que é redação oficial (...) Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)".

  • Gabarito: LETRA C

     

    Apenas completando o mnemônico passado pela colega Silvia Vasquez. Quando a questão falar em expedientes que seguem o padrão ofício:

     

    ========  A.M.O      Exposição ========

     

     

    Aviso Memorando Ofício Exposição de Motivos (Seguem o padrão ofício)

     

    MeNsagem (Não segue o padrão ofício)

     

     

     

     

     

  • aquela questão que tem que respirar fundo pra responder 

  • agora esta tudo em um balaio só

  • GABARITO LETRA C.

  • Cuidado.

    O novo Manual de Redação da Presidência da República não faz mais esta distinção.

    Agora tudo é OFÍCIO.

    Ofício circular: um órgão emissor e dois ou mais destinatários.

    Ofício conjunto: dois ou mais órgãos emissores e um destinatário.

    Ofício conjunto circular: mais de um emissor para mais de um destinatário.

  • Exatamente conforme a nova edição do manual, agora tudo é ofício.


ID
1940719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as disposições do MRPR, assinale a opção que apresenta o vocativo adequado para ser empregado em um expediente cujo destinatário seja um delegado de polícia civil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    A)Errado. Magnífico é vocativo usado para reitores de universidades.

     

    B)Errado. "[...]Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação. [...]".

     

    C)Gabarito. O manual da presidência informa que excluindo os chefes de poderes as demais autoridades terão como vocativo senhor + cargo.

     

    D)Errado. Excelentíssimo senhor é vocativo usado para os chefes de poderes, exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

     

    E)Errado. "[...] fica dispensado o emprego do superlativo ilustríssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor. [...]".

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm


    Bons estudos!

  • Gabarito Letra C

    Não estando no rol das autoridades com tratamento de "excelencia" ou "excelentíssimo senhor", o MORPR determina que:
     

    "As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo:

    Senhor Senador,

    Senhor Juiz,

    Senhor Ministro,

    Senhor Governador,"

    Portanto, o vocativo será: Senhor delegado

    bons estudos

  • Letra (c)

     

    Acho, que seria muita bajulação:

     

    Magnífico Delegado,

    Digníssimo Delegado,

    Excelentíssimo Senhor Delegado,

    Ilustríssimo Senhor Delegado

  • “Delegado” tem como pronome de tratamento “Vossa Senhoria”. Os cargos tratados por “Vossa Senhoria” têm como vocativo “Senhor Delegado”.

  • Rsrs, pensei a mesma coisa, Tiago Costa!

  • Excelentíssimo >> CHEFES DE PODER

     

    > Chefe do Poder Judiciário >> Presidente do STF;

    > Chefe do Poder Legislativo >> Presidente do Congresso Nacional (Presidente do Senado);

    > Chefe do Poder Executivo.

     

    GABARITO: C.

  • Lembrei-me de um ''Bregão'' do Carlos Alexandre.

    Aqui vai a letra do brega que nos ajuda nessas questões do CESPE:

     

    Senhor delegado, solte esta mulher
    Preciso dela cedinho
    Pra fazer o meu café
    Senhor delegado, como posso viver
    Ela estando na cadeia
    Falta em casa o que eu comer

     

    Link da música:

    https://www.youtube.com/watch?v=5y-WInKkwTI

  • Não acredito que fui no youtube ver o tal brega. rsrsrs

  • O vocativo é utilizado de acordo com o pronome de tratamento dado aos cargos das autoridades.

    O vocativo “Magnífico” é utilizado de acordo com o pronome de tratamento “Vossa magnificência”, que é dado àqueles que possuem o cargo de reitor de universidade. “Digníssimo” e “ilustríssimo” não são utilizados. Entre aqueles que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, apenas três possuem o vocativo “Excelentíssimo Senhor”: os chefes dos poderes: Presidente da República (poder executivo); Presidente do STF (Poder Judiciário); Presidente do Congresso Nacional (Poder Legislativo). Ao restante das autoridades que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” e os particulares, utilizamos o vocativo “Senhor”.

    Obs: O Delegado não está no rol de autoridades que recebem o pronome de tratamento “Vossa Excelência”, logo, devemos utilizar o pronome de tratamento “Vossa Senhoria”, que é utilizado para as demais autoridades e particulares.

    Assunto cobrado:

    Manual de redação oficial da Presidência da República, 2.1.3 Emprego dos pronomes de tratamento.

  • Gabarito: LETRA C

     

    Simplificando:

     Digníssimo Ilustríssimo são formas abolidas;

    2º Magnífico é vocativo usado para reitores de universidades;

    3º Excelentíssimo Senhor é vocativo usado para os chefes de poderes: Presidentes da República, Congresso Nacional e STF;

    4º Resta apenas o Senhor, que é a resposta da questão.

     

     

  • Existem apenas dois vocativos : Excelentíssimo Senhor e Senhor.

  • "Dotô"

  • Art. 3o  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

  • Errei a questão pensando na lei 12830, que dispões que:

     Art. 3o  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    Agora fiquei confusa, Delegado é ou não Excelência ?  Nesses casos será melhor me orientar pelo Manual?

  • O pronome de tratamento para delegados é Vossa Senhoria?

  • Na delegacia em que trabalho se não chamar de Doutor eles têm um AVC.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkk Douglas.

     

    ----

    Fabrício Trani, sim. Veja:

     

    2.1.1. Breve História dos Pronomes de Tratamento

            O uso de pronomes e locuções pronominais de tratamento tem larga tradição na língua portuguesa. De acordo com Said Ali, após serem incorporados ao português os pronomes latinos tu vos, "como tratamento direto da pessoa ou pessoas a quem se dirigia a palavra", passou-se a empregar, como expediente lingüístico de distinção e de respeito, a segunda pessoa do plural no tratamento de pessoas de hierarquia superior. Prossegue o autor:

    "Outro modo de tratamento indireto consistiu em fingir que se dirigia a palavra a um atributo ou qualidade eminente da pessoa de categoria superior, e não a ela própria. Assim aproximavam-se os vassalos de seu rei com o tratamento de vossa mercêvossa senhoria (...); assim usou-se o tratamento ducal de vossa excelência e adotaram-se na hierarquia eclesiástica vossa reverênciavossa paternidadevossa eminênciavossa santidade."

            A partir do final do século XVI, esse modo de tratamento indireto já estava em voga também para os ocupantes de certos cargos públicos. Vossa mercê evoluiu para vosmecê, e depois para o coloquial você. E o pronome vós, com o tempo, caiu em desuso. É dessa tradição que provém o atual emprego de pronomes de tratamento indireto como forma de dirigirmo-nos às autoridades civis, militares e eclesiásticas.

    [...]

      Vossa Senhoria é empregado para as demais autoridades e para particulares. 

     

    Espero ter ajudado.

     

    Gabarito C.

     

     

    ----

    Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas.” Samuel Johnson.

  • VOCATIVO DEMAIS AUTORIDADES= SENHOR+CARGO. = SENHOR DELEGADO 

     

    GAB: LETRA C. 

  • resposta correta LETRA C

    as demais alternativas, podem se encaixar em alguma dessas definições, como consta no MRPR:

    Vossa Excelência, para as seguintes autoridades:

    a) do Poder Executivo; Presidente da República; Vice-Presidente da República; Ministros de Estado4 ; Governadores e Vice-Governadores de Estado e do Distrito Federal; Oficiais-Generais das Forças Armadas; Embaixadores; Secretários-Executivos de Ministérios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretários de Estado dos Governos Estaduais; Prefeitos Municipais.

    b) do Poder Legislativo : Deputados Federais e Senadores; Ministros do Tribunal de Contas da União; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros dos Tribunais de Contas Estaduais; Presidentes das Câmaras Legislativas Municipais.

    c) do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores; Membros de Tribunais; Juízes; Auditores da Justiça Militar.

    O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentíssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.

    As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador....SENHOR DELEGADO!

     

     

  • Gabarito: C.

     

    OBSERVAÇÃO:

    A Q921107 trouxe no gabarito o pronome de tratamento Vossa Excelência para os Delegados de Polícia (com base na Lei nº 12.830 de 2013). 

     

    Ano: 2018 / Banca: MPE-GO / Órgão: MPE-GO / Prova: Secretário Auxiliar

    Assinale os pronomes de tratamento adequados para as seguintes autoridades:

     

    I – Papa

    II – Delegado de Polícia

    III – Reitor

    IV – Vereador

     

    a) Vossa Santidade, Vossa Excelência, Vossa Magnificência, Vossa Senhoria.

  • Excelentíssimo Senhor - para Chefes de Poder (Presidente da República; Presidente do Supremo Tribunal Federal; Presidente do Congresso Nacional)

    Senhor - para os demais. (Senador; Governador; Ministro; Juiz; etc.)


    Replicando aqui o que eu vi em uma outra questão. Não lembro de quem peguei.

  • Pela Lei 12830 deveria ser a letra D. Considerando que é redação oficial consideraram a letra C. Porem quem pode o mais pode o menos. O gabarito deveria ser a letra D!

  • TAMBÉM LEMBREI, ADENILTON FERREIRA KKKK

  • Assunto polêmico!

    O artigo 23 da Lei 12.830/2013, que ficou conhecida como a “lei das excelências”, prevê que “o cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados”. A lei gerou polêmicas e deixou margem a interpretações controversas, já que não faz menção a pronomes de tratamento. O "", publicado em 2016, interpreta que o termo "protocolar" diz respeito às normas de cerimonial, não abrangendo as formas de tratamento. O manual do STJ recomenda que o tratamento aos delegados seja de "vossa senhoria".

    Logo, segundo o MANUAL, A QUESTÃO REALMENTE TEM COMO GABARITO A LETRA C, MAS SE, AO CONTRÁRIO, FOSSE ENFATIZADA A LEI 12830/13, O GABARITO SERIA D.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao uso do vocativo nas comunicações oficiais. 

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, 
    O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula. 
    Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.
    As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.
    Com base na citação apresentada acima e tendo em vista que o delegado da polícia civil está entre as demais autoridades, verificamos que o vocativo adequado para ser empregado em um expediente destinado a ele é Senhor - Senhor Delegado. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

    Gabarito: Letra C

ID
1940722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Ao Senhor

Antônio Santos

Avenida Beira Mar, n.º 5000

50.000-000 — Recife. PE

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse destinado ao governador não teria que vim escrito:

    "A sua excelência, o senhor Governador fulano..."???

     

     

  • Gabarito deve ser alterado para letra C.

     

    Letra A) Se o destinarário fosse o governador deveria vir assim:

    A Sua Excelência o Senhor

    Fulano de Tal

    Governador do Estado de Pernambuco

    Avenida Beira Mar, n.º 5000

    50.000-000 — Recife. PE

     

    Letra B) De acordo com o MRPR, no aviso não é necessário a inserção do endereço quando preenchido o destinatário, apenas o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. No caso do ofício deve ser incluído o nome, cargo e endereço.

     

    Letra C) De acordo com o MRPR deve-se prencher com o cargo e nome da pessoa a quem é dirigida a comunicação. Se for um ofício deve vir também o endereço. (gabarito correto)

     

    Letra D) Caso Antônio Santos fosse ministro da Defesa, o trecho Ao Senhor deveria ser substituído por A Sua Excelência o Senhor.

     

    Letra E) Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

            – nome do órgão ou setor;

            – endereço postal;

            – telefone e endereço de correio eletrônico.

                                                                                                                                                                            

  • o MRPR mostra que o destinatário deve ser identificado pelo nome e cargo, apenas no memorando que é somente pelo cargo. Vejamos: “destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação”.

  • A questão, a meu ver, deveria ser anulada. 

     

    Letra A: Deveria ser "A Sua Excelência o Senhor Governador Antônio Santos.

     

    Letra B: O aviso é utilizado entre Ministros, portanto, não poderia ser "ao senhor antônio santos".

     

    Letra C: Se fosse para uma pesssoa não pertencente ao órgão, poderia ou não fazer menção ao cargo, uma vez que se o envelope fosse encaminhado para um particular, essa exigência não seria obrigatória. O "obrigatória" invalida a questão, pois é possível encaminhar para um particular, o que parece ser o caso da questão. 

    Corroborando, a professora do estratégia Rafaela Freitas: "afirmativa que consta na letra C está errada porque a menção do cargo só seria obrigatória se a correspondência fosse endereçada a algum outro órgão, mas não seria necessária se fosse endereçada a um particular."

     

    Letra D: Não é a "Vossa Excelência" e sim, a Sua Excelência. 

     

    Letra E: já comentado acima.

     

     

     

  • continuo sem entender

  • Se na letra "E" ele estivesse se referindo a "cabeçalho" como o que deve aparecer no envelope, a letra E estaria correta. Acontece que cabeçalho, pelo MRPR é referente ao remetente. Aí, nesse caso, precisa do nome do órgão ou setor:

    "Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente:

            – nome do órgão ou setor;

            – endereço postal;

            – telefone e endereço de correio eletrônico."

    Fonte: Manual de Redação da Presiência da República

     

    As outras alternativas estão erradas. Essa questão deveria ser anulada.

  • Alternativa A:

    Governador de estado é tratado com o pronome de tratamento “Vossa excelência”. Nesses casos, o endereçamento começa com “A Sua Excelência o Senhor”. As demais autoridades que não estão no rol das que são tratadas como “Vossa excelência” e os particulares recebem o tratamento de “Vossa Senhoria”. Nesses casos, aí sim, inicia-se o endereçamento com “Ao Senhor (...)”.

    O certo seria:

    “A Sua Excelência o  Senhor,

    Antônio Santos

    Governador (...)”

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República

    2.1.3 Emprego dos pronomes de tratamento, “Vossa Excelência” e “Vossa Senhoria”.

     

    Alternativa B:

    Essas informações não poderiam constar de um aviso porque, como o aviso é expedido entre ministros de Estado (3.3.1) – que é um autoridade tratada como “Vossa excelência” (2.1.3), o endereçamento das comunicações dirigidas a esse tipo de autoridade deverá começar com “A Sua Excelência o Senhor (...) (2.1.3)” e não “Ao Senhor”. Além disso, deve-se mencionar, no endereçamento, o cargo da autoridade. O correto seria:

    “A Sua Excelência o Senhor

    Antônio Santos

    Ministro de Estado (...)”

    Ademais, a alternativa afirma que, no aviso, “é necessário incluir, na identificação do destinatário, o endereço para onde a correspondência será remetida”. Contudo, segundo uma das partes do padrão ofício (3.1)”, apenas o ofício deve conter o endereço na identificação do destinatário. Podemos perceber isso, na comunicação modelo, que o manual nos apresenta em relação ao endereçamento:

    Exemplo de ofício:

    “A Sua Excelência o Senhor

    Deputado [Nome]

    Câmara dos Deputados

    70.160-900 – Brasília – DF”

    Exemplo de Aviso:

    “A Sua Excelência o Senhor

     [Nome e cargo]”

    (3.3.2)

    No aviso, não vem endereço, apenas nome e cargo, diferentemente do ofício.

    Obs: O memorando é o mais restrito dos três, pois só vem o cargo na identificação do destinatário. Não vem nome nem endereço.

    Exemplo de Memorando:

    “Ao Sr. Chefe do Departamento de Administração”

    (3.4.2)

    Assuntos cobrados:

    Manual de Redação da Presidência da República;

    3.3 Aviso e ofício

    3.3.1 Definição e Finalidade

    2.1.3 Emprego dos pronomes de tratamento

    3.1 Partes do documento no Padrão Ofício

    d)Destinatário

    3.3.2. forma e estrutura do aviso e do ofício

    3.4.2. forma e estrutura do Memorando

     

     

     

  • Alternativa C:

    Pelo enunciado da alternativa, podemos afirmar que a comunicação será enviada de um órgão do estado de Pernambuco (Secretária de Defesa Social) para uma pessoa não pertencente ao órgão (pode ser um particular ou uma autoridade pública de outro órgão). Como houve omissão de informações, a alternativa fica errada, pois, se essa pessoa for um particular, ela não terá cargo, logo, não será necessário fazer menção ao cargo. Contudo, se essa pessoa fosse um particular essa questão estaria certa, pois o pronome de tratamento seria “Vossa Senhoria” e, nesse caso, o endereçamento inicia-se dessa forma (2.1.3).

    Obs: A comunicação oficial adequada nessa situação seria o ofício.

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si: aviso e ofício

    Assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública com particulares: apenas ofício.

    (3.3.1)

    Assuntos cobrados:

    Manual de Redação da Presidência da República

    2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento, “Vossa Senhoria”, endereçamento.

    3.3 Aviso e Ofício

    3.3.1 Definição e finalidade

     

    Alternativa D:

    O endereçamento das autoridades tratadas por Vossa excelência começa com “A Sua Excelência o Senhor”. A forma correta seria:

    “A Sua Excelência o Senhor

    Anotônio Santos

    Avenida Beira Mar, n.º 5000

    50.000-000 — Recife. PE”

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República

    2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento, “Vossa Excelência”, endereçamento.

     

    Alternativa E:

    A estrutura dessas informações poderia fazer parte do endereçamento do ofício, caso o destinatário fosse um particular (o pronome de tratamento seria “Vossa Senhoria” e se começaria o endereçamento dessa forma, sem precisar colocar o cargo, pois particular não tem cargo) (2.1.3). O cabeçalho do ofício apresenta outra estrutura:

    nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico (3.3.2).

    Assunto cobrado:

    Manual de Redação da Presidência da República

    2.1.3. Emprego dos Pronomes de Tratamento, “Vossa Senhoria”, endereçamento

    3.3.2. Forma e Estrutura do aviso e ofício

  • Tomara que mude o gabarito ou seja anulada.
    Perdi 1,25 pontos só com essa questão.

  • GABARITO DEFINITIVO: QUESTÃO ANULADA

  • Gabarito antes da anulação: A

  • Questão mal formulada demais! É o tipo de problema que atrapalha a nossa concentração e que faz a gente perder tempo. Foda! No momento de aflição da prova, a gente lê, relê, lê de novo e acha que o problema é com a gente, que não entendeu a questão! As bancas precisam se comprometer mais com a seriedade que é elaborar uma prova de concurso...  


ID
1940725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando que, conforme o MRPR, a finalidade do fecho de comunicações oficiais é arrematar o texto e saudar o destinatário, assinale a opção que contém o fecho a ser empregado corretamente em correspondência oficial a ser subscrita por um delegado de polícia civil e remetida para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B
     

    -Respeitosamente: Hierarquicamente superior + PR.

                    EXCEÇÂO: Entre os chefes de poderes, STF, CN e PR (Atenciosamente).

     

    -Atenciosamente: Hierarquicamente inferior ou igual.

    No caso em tela, delegado de polícia civil é hierarquicamente inferior ao secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco , logo o fecho será "respeitosamente".

    bons estudos

  • Gabarito: LETRA B

     

    Apenas complementando o que o colega abaixo explicou.

    Só existem apenas dois tipos de Fecho no MRPR: Respeitosamente Atenciosamente, as demais letras não são fechos para o referido diploma.

  • 2.2. Fechos para Comunicações

            O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:

            a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:

            Respeitosamente,

            b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:

            Atenciosamente,

            Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores.

     

     

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • B) Resposta Correta: Para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, "Respeitosamente".

    Na questão em tela as autoridades são: delegado de Polícia Civil (hierarquicamente inferior) envia para o Secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco (hierarquicamente superior).

    E) Errado, pois e apenas para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior, "Atenciosamente".

    A, C e D foram revogadas pelo Decreto nº 100.000, em 11 de janeiro de 1991, motivo:

    REGRA:

    "O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial".

    EXCEÇÃO:

    "Ficam excluídas dessa fórmula as comunicações dirigidas a autoridades estrangeiras, que atendem a rito e tradição próprios, devidamente disciplinados no Manual de Redação do Ministério das Relações Exteriores".

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República.

  • Gab. B - Respeitosamente.

    Força rapazeada!! Vamos aprender também as hierarquias internas dos milhares de cargos e funções existentes.

    É osso viu!!

    FFF.

  • Autoridades superiores: RESPEITOSAMENTE;

    Autoridade de mesma hierarquia ou inferior: ATENCIOSAMENTE

     

  • Em complemento, cordiamente vem de cardio(coração),jamais poderá ser fecho.

  • GABARITO: B

     

    RESPEITOSAMENTE: para superiores! SUPERIOR tem que ter RESPEITO. :)))

     

    ATENCIOSAMENTE: Para mesma hierarquia ou inferior. INFERIOR? Você nem dá ATENÇÃO! rsrs

  • Gente quando copiarem um professor ou livro coloquem a fonte...ainda mais macete que o professor tem o trabalho de inventar.

  • Em boa parte das Unidades da Federação a Polícia Civil é subordinada à respectiva Secretaria de Segurança Pública, no estado de Pernambuco ela é denominada Secretaria de Defesa Social.

    Por não saber essa informação errei a questão.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento sobre os tipos de fechos usados para a comunicação oficial. 

    O Manual da Presidência da República estabelece o emprego de apenas dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: 
    Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República. 
    Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. 
    Diante da informação acima, já podemos eliminar os itens A, C e D, tento em vista que não são opções de fecho para as comunicações oficiais. Dessa forma, só ficaram como possibilidade os itens B e E. Então, para fazer essa análise final, é preciso lembrar sobre a hierarquia, uma vez que, conforme vimos acima, é ela que determina qual fecho deve ser usado. 
    Tendo em vista que o fecho será utilizado para finalizar uma comunicação subscrita por um delegado de polícia civil e remetida para o secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, que está em uma hierarquia superior ao remetente, o fecho adequado é Respeitosamente. Portanto, a resposta correta é a letra B.

    Gabarito: Letra B

  • Essa questão é de RO ou sobre a hierarquia ADM do estado do pernambuco ?

  • Gabarito letra B

    Respeitosamente - Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República. 

    Atenciosamente - Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos. 

  • Eu RESPEITO meu SUPERIOR. (Respeitosamente)

    Eu dou uma ATENÇÃO ao meu INFERIOR ou IGUAL. (Atenciosamente)


ID
1940728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Utilizando o Excel 2010, um analista desenvolveu e compartilhou com os demais servidores de sua seção de trabalho uma planilha eletrônica que pode ser editada por todos os servidores e que, ainda, permite a identificação do usuário responsável por realizar a última modificação. Para compartilhar suas atualizações individuais na planilha, o analista tem de selecionar a opção correspondente em Compartilhar Pasta de Trabalho, do menu Revisão, do Excel 2010.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    A) Errado, há a possibilidade de desfazer, um exemplo será o Ctrl+z

    B) Errado, o word permite que o mesmo doc seja editado simultanemanete, confome será explicado na alternativa E

    C) Errado, não causará bloqueio de arquivo

    D) Os programas do pacote office já vêm com a disponibilidade de serem alterados simultaneamente.

    E) CERTO: Ao conectar o Office ou Word a uma conta da Microsoft ou a uma conta Office 365, existe a opção de salvar documentos no SharePoint ou no OneDrive. Após salvar um documento em um local compartilhado, você e as pessoas que compartilham este local podem trabalhar simultaneamente em uma versão do documento, usando a versão completa do Word ou o Word Web App.

    bons estudos

  • Letra (e)

     

    O recurso de edição simultânea é encontrado, tanto no Word, como no Excel e PowerPoint. Ele não está exímio de erros do tipo conflito de edição simultânea, no entanto possui várias ferramentas internas que visão gerenciar adequadamente essa funcionalidade.

     

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • Você pode criar uma pasta de trabalho compartilhada e disponibilizá-la em um local de rede para que várias pessoas possam editar o conteúdo simultaneamente. Por exemplo, se cada pessoa de seu grupo de trabalho lidar com vários projetos e precisar saber o status dos projetos dos outros membros, o grupo poderá usar uma pasta de trabalho compartilhada para controlar o status dos projetos. Dessa forma, todas as pessoas envolvidas poderão inserir as informações de seus projetos na mesma pasta de trabalho.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Usar-uma-pasta-de-trabalho-compartilhada-para-colaborar-b8207fe9-a613-483f-b804-0ca4658b0c61

  • (E)

    Questão semelhante que caiu poucas semanas antes no INSS.

    Ano: 2016

    Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Analista do Seguro Social - Serviço Social  Q637615

    Acerca de aplicativos para edição de textos e planilhas e do Windows 10, julgue o próximo item.


    Situação hipotética: Elisa recebeu a tarefa de redigir uma minuta de texto a ser enviada para sua chefia superior, com a condição de que todos os servidores do setor pudessem colaborar com a redação da minuta, ficando Elisa encarregada de consolidar o documento final. Após digitar a primeira versão do documento, Elisa compartilhou o respectivo arquivo, a partir de sua estação de trabalho. Todos realizaram a edição do texto no mesmo arquivo por meio do LibreOffice Writer com a função Gravar alterações ativada. Assertiva: Nessa situação, quando da revisão final do texto, Elisa terá acesso a diversas informações, tais como: tipo de alteração, data e hora da alteração e autor da alteração.(C)

  • isso de editar simultaneamente também serve nas outras versões do word???????

  • Conforme ensinamento do professor Fernando Nishimura: a letra E é a única alternativa que não apresenta "negação, restrição ou menosprezo de um software em relação a outro". 

  • Todos que tiverem acesso podem editar a planilha, porém apenas um poderá salvar finalizando o documento.

    Exemplo: João e Pedro editam ao mesmo tempo uma planilha, ambos terminam e tentam salvar o documento no mesmo instante. Apenas um dele poderá salvar por fim..

    A ação de salvar o documento quando mais de um usuário edita, só prevalece para quem por último fechar o documento. 

  • Nada é fácil , tudo se conquista!

  • Letra E, pois João e Pedro editam ao mesmo tempo uma planilha, ambos terminam e tentam salvar o documento no mesmo instante. Apenas um dele poderá salvar por fim..

  • e)

    A planilha poderá ser editada por mais de um servidor simultaneamente.

  • As alternativas B e E são antagônicas. Veja que se a alternativa B fosse verdadeira haveria uma grande probabilidade de as alternativas A e C também o serem pois seus conteúdos apresentam situações relacionadas à não possiblidade de edição simultânea logo, teríamos mais de uma alternativa verdadeira.

     

    Com relação a alternativa D: se existe um pacote de aplicativos que são lançados/atualizados simultaneamente, por que a Microsoft colocaria uma funcionalidade em um aplicativo e nos outros não (considerando os três mais usados: Word, Excel e Power Point)? Ou: Se é possível a edição simultânea em um documento do Word, por que não o seria em relação aos outros aplicativos?

     

    Por eliminação chega-se a alternativa E como o gabarito da questão.

  • EXISTE ESSA FERRAMENTA  DE COMPARTILHAMENTO E EDIÇÃO SIMULTANEA PARA O EXCEL 2003?

  • De acordo com o professor Fernando Nishimura, alternativas restritivas da CESPE estarão normalmente erradas. Resolvi a questão utilizando esse raciocínio. Alguém saberia dizer se está correto?

  • Além de poder trabalhar simultaneamente, dar para descubrir quem editadou. Interessante...

    fiquei na duvida a respeito da alternativa "a": se caso ocorra edição na mesma celula no tempo exato, por exemplo, Joao e Maria estão utlizando, ao mesmo tempo, a celula A1. O ocorre? alguém pode tirar essa dúvida? trabalho sozinho, nao tenho como testar.

  • Tenho a mesma dúvida que o Pedro Lima. Fiquei imaginando o que acontece quando duas pessoas estão editando simultaneamente o arquivo!

    Alguém ajuda?

  • O compartilhamento de arquivos para edição simultânea se tornou uma realidade cotidiana a partir dos conceitos da computação nas nuvens, que são reflexo dos conceitos das redes de computadores.
    Como era antes? O autor gravava o arquivo e enviava para outro editor atualizar. O arquivo era devolvido, e passado para outro editor. E assim, várias cópias do mesmo arquivo, com conteúdos diferentes, passaram a existir no ambiente computacional. 
    Como pode ser feito atualmente? A questão descreve. O autor compartilha o arquivo com pessoas convidadas, e elas poderão editar simultaneamente o mesmo arquivo.
    Gabarito: Letra E.

  • O Analista ao desenvolver o método ele já se previniu da situação de dois usuarios editarem a planilha ao mesmo tempo.

    O Cara é Analista e não um operador do PT

  • Pelo meu breve conhecimento de planilhas, qdo dois mexem juntos na planilha o q acontece é q qdo um dos usuários salvar a planilha a alteração do outro atualiza e vice-versa. Então, ambos podem mexer a vontade, qdo salvarem, as modificações de ambos aparecerão. Obviamente se estiverem mexendo na mesma célula, aquela modificação feita por último é a que vai prevalecer.
  • Aqui vai as possibilidades conhecidas por uma pessoa que já trabalhou em um escritório de projetos:

     

    O usuário A está com um documento office aberto (excel, word, powerpoint, CAD..)...

     

    O usuário B pode abrí-lo? SIM, MAS somente como LEITURA, ou seja, o usuário B pode ler e editar porém se quiser salvar terá que salvar como outro arquivo! Não em cima do mesmo, pois foi aberto primeiro pelo usuário A.

     

    O usuário B pode editá-lo? SIM, MAS suas edições serão feitas em cima da última versão salva pelo usuário A. Caso o usuário A salve novamente o arquivo enquanto o B o usa, essas alterações NÃO apareceram para B, para isso acontecer B tem que fechar e abrir o arquivo de novo (atualizado).

     

    O usuário B pode salvar o arquivo com o usuário A usando? SIM, MAS...ele deverá salvar tal arquivo com outro nome (o que ninguém faz pois geraria vários arquivos sem nexo), JAMAIS o usuário B poderá salvar tal arquivo em cima do arquivo original

     

    O usuário B pode salvar o arquivo em cima do original depois que o usuário A fechá-lo?  NÃO pois na hora que B abriu, o abriu como leitura, de nada adianta o usuário A fechá-lo...para poder fazer isso o usuário B tem que fechar o arquivo e abrí-lo novamente DESSA VEZ como usuário original, ou seja, como o A estava até então.

     

    Na prática, o que acontece é o seguinte: Quem abriu primeiro tem a preferência. Como quem quer abrir depois quer um arquivo atualizado, então a pesssoa vai lá na mesa do que abriu primeiro  e pergunta o que ele está fazendo, dependendo, pede pra ele fechar (se ele estiver só lendo) ou espera ele terminar (se estiver editando) para que assim o arquivo sempre permaneça atualizado e único.

     

    Obs.:Se alguém estiver com o arquivo aberto, o windows acusará isso, e dependendo aparecerá o nome no usuário na tela...

     

    Qualquer coisa me mandem mensagem que volto aqui pra acrescentar alguma outra informação que eu tenha esquecido sobre esse assunto, ou que  seria interessante colocar, claro se eu souber...

  • a) Caso dois servidores editem a mesma célula, será impossível resolver conflitos de edição.

    Errada. Caso dois servidores editem a mesma célula, será POSSÍVEL resolver conflitos de edição.

    b) Dois ou mais servidores não poderão editar o mesmo arquivo simultaneamente.

    Errada. Dois ou mais servidores PODERÃO editar o mesmo arquivo simultaneamente.

    c) Se um servidor acessar a planilha para edição, este procedimento causará o bloqueio do arquivo, de modo que outro servidor não poderá abri-lo, ainda que seja somente para consulta.

    Errada. Se um servidor acessar a planilha para edição, este procedimento NÃO causará o bloqueio do arquivo, de modo que outro servidor poderá abri-lo, ainda que seja somente para consulta.

    d) O Word é o único programa do Microsoft Office que permite que mais de um usuário edite, simultaneamente, arquivos de texto.

    Errada. O Word NÃO é o único programa do Microsoft Office que permite que mais de um usuário edite, simultaneamente, arquivos de texto.

    e) A planilha poderá ser editada por mais de um servidor simultaneamente.

    Certa. “Com o lançamento do Office 2016, a Microsoft incluiu em alguns dos editores do pacote a função “Compartilhar”. Ela basicamente permite que você edite documentos junto com seus colegas e amigos remotamente através da internet. Ou seja, aquele trabalho da faculdade agora pode ser feito a duas mãos simultaneamente em dois computadores diferentes. Claro que você pode usar essa ferramenta para várias outras finalidades, permitindo que diversas pessoas editem o documento a qualquer momento que acharem necessário. O interessante é que, quem é o proprietário do arquivo pode escolher aceitar ou não as alterações feitas pelos convidados. E o melhor de tudo é que eles nem precisam ter o Office 2016 ou estarem logados em suas Contas Microsoft para editar os documentos com você”. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/office-2016/87447-editar-documentos-grupo-remotamente-office-2016.htm

  • Resolvendo no modo: Eu acredito na sua capacidade, Excel. Vc pode tudo.

  • Inclusive aparece em tempo real pra vc o que a pessoa está digitando. (delay a depender da net)

  • caramba que massa!!! =)

  • Com o lançamento do Office 2016, a Microsoft incluiu em alguns dos editores do pacote a função “Compartilhar". Porém no Excel 2010 (conforme a questão) desconheço essa ferramenta.

  • Consegui matar essa questão apenas pelo enunciado "Utilizando o Excel 2010, um analista desenvolveu e compartilhou com os demais servidores de sua seção de trabalho uma planilha eletrônica que pode ser editada por todos os servidores e que, ainda, permite a identificação do usuário responsável por realizar a última modificação. "

  • Caso você fique em dúvida ou desconheça o conteúdo é só pensar: o objetivo de programas como os do pacote office é facilitar a produtividade, seria muito contraprodutivo impedir que duas ou mais pessoas editem o mesmo arquivo.

    GAB: E

  • Pra quem ficou na dúvida quanto a letra D, basta pensar da seguinte maneira: ''Porque a Microsoft criaria o recurso de ediçao simultânea de arquivos apenas para o Word?''. Com a resposta dessa pergunta, podemos inferir que não só o Word possui a citada função, mas o Excel também!!.

  • Pra quem ficou na dúvida quanto a letra D, basta pensar da seguinte maneira: ''Porque a Microsoft criaria o recurso de ediçao simultânea de arquivos apenas para o Word?''. Com a resposta dessa pergunta, podemos inferir que não só o Word possui a citada função, mas o Excel também!!.

  • LETRA E

  • "um analista desenvolveu e compartilhou com os demais servidores de sua seção de trabalho uma planilha eletrônica que pode ser editada por todos os servidores"

    Fui no mesmo raciocínio do colega CELSO DIXON.

    GAB: E

  • Todos que tiverem acesso podem editar a planilha,porém apenas um poderá salvar finalizando o documento.

  • respondi no método Nishamura kkk

  • Gabarito: letra E.

    Por meio do caminho Revisão >> Alterações >> Compartilhar pasta de trabalho; é possível compartilhar sua planilha para que outras pessoas possam editá-la simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. Tudo isso graças aos conceitos de computação em nuvem.

  • É o que ocorre quando você edita uma planilha no Google Sheets. É possível, também, editar planilhas simultaneamente no Teams.

  • Regra Geral:

    Se você não sabe a questão, na dúvida, tudo é possível no meio informático.

    Não esqueça que a informática veio para facilitar a nossa vida e a todo momento pessoas estão criando e modificando aplicativos e programas.

    Em outras palavras, se a questão está restringindo algo, provavelmente estará errada.

    .

    Quando não sei a resposta uso esse raciocínio.

    Mas cuidado, é o último recurso, pois nem sempre está correto.


ID
1940731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dois analistas, que compartilham a mesma estação de trabalho ao longo do dia — um no turno matutino e outro no turno vespertino —, utilizam a versão mais recente do Google Chrome e desejam que esse navegador memorize os dados de formulários dos sistemas web do órgão em que atuam, sem que as senhas desses formulários sejam memorizadas.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gerencie suas contas

     

     

    Cada par de nome de usuário e senha é armazenado como uma conta. Se você excluir as informações de conta referentes aos sites salvos no Internet Explorer, esses dados serão removidos do computador. Para excluir informações de contas individuais, faça o seguinte:

    Na tela inicial, toque ou clique em Internet Explorer para abrir o programa.

    Passe o dedo da borda direita da tela e toque em Configurações.
    (Se você estiver usando um mouse, aponte para o canto inferior direito da tela, mova o ponteiro do mouse para cima e clique em Configurações.)

    Toque ou clique em Contas, selecione a conta que deseja remover e toque ou clique em Remover.

     

    http://windows.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/fill-in-forms-remember-passwords-autocomplete#ie=ie-11

  • Gabarito E

     De um modo geral cada usuário teria seu login no sistema, por consequência as sessões e dados dos navegadores são diferentes em para cada usuário. Outro ponto é o recurso de memorizar dados de formulário ser diferente do recurso de memorizar senhas.

    FONTE: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • Qual o erro da opção C?

  • Rodrigo Reis 

    O chrome tem um sistema de contas de usuários onde cada um tem seus favoritos, histórico de navegação etc.

    Sendo assim, não é necessário proceder como afirma a alternativa.

  • Letra E.

    Novidade do Google Chrome

    Você pode deixar amigos e familiares navegarem na Internet usando seu computador e ainda manter a privacidade das informações da sua conta, usando o modo visitante.

  • CESPE sempre menosprezando os softwares, quando é assim, 90 % é errado quando se menospreza algo em informática nessa Banca

  • LETRA E

     

     

     

    Adicionar e editar endereços de e-mail, números de telefone e outras informações

    Quando você salva um endereço, é possível que o Preenchimento automático inclua algumas destas informações:

    nome;

    organização;

    endereço, incluindo cidade, estado ou província, CEP e país;

    número do telefone;

    endereço de e-mail.

     

     

    Você pode adicionar, alterar ou excluir suas informações a qualquer momento:

     

     

    No computador, abra o Google Chrome.

    No canto superior direito, clique em Mais   Configurações.

    Na parte inferior, clique em Mostrar configurações avançadas.

    Em “Senhas e formulários”, clique em Gerenciar configurações do preenchimento automático.

     

    Adicionar, editar ou excluir um endereço:

     

    Para adicionar um endereço, clique em Adicionar novo endereço.

    Para editar um endereço, coloque o cursor sobre ele e clique em Editar.

    Para excluir um endereço, coloque o cursor sobre ele e clique em Excluir .

     

     

    Observação: se um endereço é salvo no Google Payments, não é possível excluí-lo do Preenchimento automático. Para alterar ou excluir o endereço, clique em Editar e faça login. Depois, faça suas alterações no Google Payments.

     

     

    Fonte: Google

     

     

    Pague o Preço!!!

     

    Deus é Fiel!!!

  • resposta do professor do QC: Fernando Nishimura

     

    Letra E.

     

    Novidade do Google Chrome

     

    Você pode deixar amigos e familiares navegarem na Internet usando seu computador e ainda manter a privacidade das informações da sua conta, usando o modo visitante.

  • Passo a passo: abra o chrome - clica em personalizar e controlar o google chrome - configurações - gerenciar outras pessoas - adicionar pessoa. Dessa forma, poderá até criar  um atalho na area de trabalho e cada usuário terá seu navegador.  

     

  • eu estou ficando bom caralho kkkkk

  • Qual o erro na A?

  • ERRO DA ''A'' É DIZER QUE NECESSARIAMENTE É ARMAZENADO A SENHA, E ISSO Ñ É VERDADE, DÁ PRA CONFIGURAR O QUE SERÁ ARMAZENADO

  • Ao lado dio botão minimizar no Chrome, clique e selecione visitante

    Você está navegando como visitante

    As páginas que você visualiza nesta janela não aparecem no histórico do navegador e não deixam outros rastros, como cookies, no computador depois que todas as janelas abertas no modo de visitante são fechadas. No entanto, todos os arquivos baixados serão preservados.

  • CERTO.

     

    De fato, é possível configurar o browser para memorizar dados dos formulários e não armazenar senhas juntamente.

     

    Pode-se fazer isso de modo independente para cada analista, dentro das respectivas areas de acesso restrito a cada usuário (em que apenas o próprio usuário, ao se logar, terá acesso às configurações modificadas) ou ainda, de modo compartilhado (em que todos que usam o computador poderão usufruir das modificações feitas pela configuração do browser.)

  • Recurso : MODO VISITANTE.

    o erro da letra a:

     a)

    É possível configurar o browser para memorizar dados dos formulários(correto), entretanto isso implica necessariamente o armazenamento das respectivas senhas(erro), ainda que de modo independente para cada analista.

  • Quando nao souber a resposta, chute na que favoreça as ferramentas. 

  • Gabarito E

    Como alguns colegas já mencionaram é possivel pelo recurso visitante. Opção que fica ao lado do botão minimizar. Quando esta opção é selecionada abre-se uma nova janela e aparece o seguinte texto:

    "As páginas que você visualiza nesta janela não aparecem no histórico do navegador e não deixam outros rastros, como cookies, no computador depois que todas as janelas abertas no modo de visitante são fechadas. No entanto, todos os arquivos baixados serão preservados."

     

    algumas opções com relação a senhas são encontradas em: Configurações ---> Avançado ---> Senhas e formulários ---> Gerenciar senhas (onde é possivel alterar algumas opções com relação a login automático e salvar senhas)

     

    Bons estudos.

  • É possível configurar o navegador (google chrome nesse caso) para memorizar dados dos formulários (preenchimento automático para preencher formulários da web), mas não necessariamente armazenar as senhas desses formulários (salvar suas senhas da web). Há as duas opções. Você pode marcar as duas, apenas uma ou nenhuma.  Um exemplo disso seria, quando você acessa um site, e o seu login já aparece automaticamente preenchido. O “preenchimento automático para preencher formulários da web” seria o seu e-mail, e em baixo a sua senha. Contudo, você pode optar apenas por preencher o e-mail automaticamente e a senha você coloca manualmente. Usa-se isso quando se compartilha o computador com terceiros. Para configurar isso, siga esses passos: Acesse o menu do navegador do google chrome; Configurações; Mostrar configurações avançadas; Senhas e formulários. Agora, preencha um dos dois. Veja que existe as duas opções de marcações. Logo, é possível configurar o browser para memorizar dados dos formulários e não armazenar as senhas.

    Disponível em: https://support.google.com/chrome/answer/142893?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR;

    https://support.google.com/chrome/answer/95606?hl%3Den

    Observação: Como a alternativa afirmou “de modo independente para cada analista”, deve-se criar um perfil para cada analista e selecionar a opção “preenchimento automático para preencher formulários da web”, mas não selecionar a opção para armazenar senhas. Para criar um novo perfil no google chrome, siga estes passos: Acesse o menu do navegador do google chrome; Configurações; Pessoas; Adicionar pesosas.

    Disponível em: https://support.google.com/chrome/answer/2364824?hl=pt-BR

  • Acertando na base do "hoje em dia a internet faz tudo". kkkkkk

  • Letra E

    Você pode deixar amigos e familiares navegarem na Internet usando seu computador e ainda manter a privacidade das informações da sua conta, usando o modo visitante.

  • Modo Visitante do Google Chrome - Perfil lado direito superior + Visitante

  • tudo é possível na tecnologia

  • Letra E.

    Novidade do Google Chrome

    Você pode deixar amigos e familiares navegarem na Internet usando seu computador e ainda manter a privacidade das informações da sua conta, usando o modo visitante.

  • Google Chrome => modo visitando.

    Prego que se destaca...

    Ta sempre levando martelada!

  • Não sabia do modo visitante, porém acertei a questão eliminando as outras alternativas E achando que, como cada analista teria seu perfil (conta google), as informações ficariam salvas ou não para cada um individualmente, rsrs

  • LETRA E

  • Google chrome possui várias ferramentas, inclusive aplicativos de tradução, dicionários. O google dictionary ,por exemplo, é uma extensão que você seleciona a palavra que está em dúvida e ele mostra o significado para você.

  • Regra Geral:

    .

    Se você não sabe a questão, na dúvida, tudo é possível no meio informático.

    Não esqueça que a informática veio para facilitar e a todo momento pessoas estão criando e modificando aplicativos e programas.

    .

    Quando não sei a resposta uso esse raciocínio.

    Mas cuidado, é o último recurso, pois nem sempre está correto.

  • Minha contribuição.

    Navegadores (Browsers) ~> programas que permitem acessar páginas web.

    Exemplos de navegadores:

    -Google Chrome;

    -Mozilla Firefox;

    -Internet Explorer;

    -Edge;

    -Chromiun;

    -Safari;

    -Opera.

    Obs.: No Windows 10 a novidade é o Edge (browser interativo), vem acompanhado do Internet Explorer, entretanto é possível instalar vários navegadores em um mesmo sistema operacional.

    A linguagem utilizada pelas páginas web é a HTML. MnemônicoHTML - LINGUAGEM

    Mozilla Firefox ~> Navegação privativa ~> Atalho: CTRL+SHIFT+P

    Internet Explorer ~> Navegação Inprivate ~> Atalho: CTRL+SHIFT+P

    Google Chrome ~> Navegação Anônima ~> Atalho: CTRL+SHIFT+N

    Alguns atalhos importantes:

    CTRL+H ~> Histórico

    CTRL+D ~> Favoritos

    CTRL+J ~> Downloads

    CTRL+T ~> Abre aba

    CTRL+W ~> Fecha aba

    CTRL+SHIFT+T ~> Abre uma aba fechada acidentalmente

    CTRL+SHIFT+DEL ~> Apaga histórico

    Protocolos mais utilizados:

    HTTP ~> Porta 80 / HTTPS ~> Porta 443

    Fonte: Estratégia / Prof. Deodato

    Abraço!!!

  • GABARITO: E

    No modo visitante, você não verá nem mudará as informações de outros perfis do Chrome.

    Ao sair do modo visitante, sua atividade de navegação é excluída do computador.

    O modo visitante é ideal para:

    • permitir que outras pessoas usem seu computador ou para usar o computador de outra pessoa;
    • usar um computador público, como em uma biblioteca ou um café.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • Navegar no Google como visitante

    No modo visitante, você não verá nem mudará as informações de outros perfis do Chrome. Ao sair do modo visitante, sua atividade de navegação é excluída do computador.

    O modo visitante é ideal para:

    • permitir que outras pessoas usem seu computador ou para usar o computador de outra pessoa;
    • usar um computador público, como em uma biblioteca ou um café.

    Outras pessoas podem ver algumas informações:

    • Sites que você visita, incluindo os anúncios e recursos usados nesses sites
    • Sites em que você faz login
    • Seu empregador, escola ou quem administra a rede que você está usando
    • Seu provedor de acesso à Internet
    • Mecanismos de pesquisa

    Se você quiser navegar com privacidade no seu computador, use a navegação anônima ou privativa. Você verá suas informações e configurações sem salvar o histórico de navegação.

    Gabarito: Letra E


ID
1940734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que diversos usuários compartilham uma estação de trabalho na qual está instalado o Windows 8.1 e que, para acessar a rede e o sistema, é necessário realizar a autenticação por meio de nome de usuário e senha, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Cada usuário pode utilizar seu nome de usuário e senha particular para acessar a rede, portanto, há perfis distintos para cada usuário, que terão usuários e senhas, em regra, diferentes entre si.

    bons estudos

  • Letra (b)

     

    Resumindo:

     

    Ao logar no sistema o usuário já está automaticamente logado na rede.

  •   De modo geral é possível utilizar o login simplificado, assim ao logar no sistema o usuário já está automaticamente logado na rede.

  • As redes de computadores possibilitaram que os trabalhos realizados antes em apenas um computador, pudessem ser realizados por um grande número de computadores separados, ao alcance de todas as pessoas. Sua principal característica é o compartilhamento de recursos, que torna todos os programas, equipamentos e dados disponível a todos os usuários da rede.

    Um sistema distribuído é definido como um conjunto de unidades de processamento independentes, que através da troca de comunicaçãoe gerenciamento de sincronização pode processar uma aplicação em diferentes locais e em sistemas com características prórprias, dando a impressão ao usuário que toda aplicação é gerenciada por um sistema único.

    Diferenças entre redes de computadores e Sistemas Distribuídos:

    A maior diferença é que em sistemas distribuídos um conjunto de computadores independentes parece ser para seus usuários um único sistema coerente. Em uma rede, essa coerência e esse modelo de software estão ausentes. O usuário fica exposto a máquinas reais.

  • A questão fica por conta da análise da diferença do pode citado na alternativa C e o devem da alternativa E. De modo geral é possível utilizar o login simplificado, assim ao logar no sistema o usuário já está automaticamente logado na rede.

    ★★★ Bons Estudos! ★★★ 

  • Para responder essa questão, eu utilizei a técnica da restrição. A única alternativa que não restringe ou limita a ação do usuário é a alternativa B: "Cada usuário pode acessar a rede usando nome de usuário e senha distintos daqueles usados para acessar o sistema".

    Ou seja, o usuário pode acessar a rede usando uma conta independente. Todas as outras alternativas restringem a ação do usuário, dizendo que ele não pode ter uma conta independente, com usuário e senhas distintas.

    Eu acredito que o assunto dessa questão transcende o tema de contas de usuário, pois fala sobre estação de trabalho compartilhada. Contudo, eu utilizei o conceito básico de contas de usuários do windows para responder essa questão. Eu não encontrei um artigo na internet que fale especificamente sobre estação de trabalho compartilhada. Com isso, utilizei apenas os conceitos básicos de criação de contas de usuários do windows para fundamentar essa questão:

    Não é necessário que, ao se compartilhar um computador com alguém, utiliza-se a mesma conta com nome e senha iguais. Cada usuário pode ter uma conta própria com nome e senha distintas dos demais usuários. Para isso, basta criar uma nova conta no Windows.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/help/13951/windows-create-user-account

     

  • A questão fica por conta da análise da diferença do pode citado na alternativa B e o devem da alternativa D. De modo geral é possível utilizar o login simplificado, assim ao logar no sistema o usuário já está automaticamente logado na rede.

    .

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • Alternativa: B

    Você pode ter um usuário para a acessar a rede e pode ter outro usuário para acessar o sistema. 

  • Acerto 90 % de  informática na CESPE só indo nas alternativas que não menosprezam ou limitam o software, mesmo às vezes não sabendo do assunto, como nessa questão.

  • Cespe restringiu, 90% da questões são erradas.

  • FOI ASSIM QUE ACERTEI

    DICA!!!!!

    È só lembrar qd vai fazer uma comprar em lojas sempre o funcionário tem seu usuário e senha e o sistema é igual a todo funcionário mas existe mais de uma senha para o sistema lembrar o gerente tem sua senha diferente das senha usada por todo funcionário.

    LETRA B

    #RumoPosse

  • O nome de usuário e senha utilizados para ter acesso ao sistema permitem ao usuário ter acesso à estação de trabalho compartilhada citada na questão e ele pode ter um nome de usuário e senha diferentes para cada máquina esteja ela conectada ou não à rede. 

    Uma vez identificado (logado)  na máquina, para que o usuário tenha acesso à rede deverá ocorrer um novo processo de autenticação que é independente do primeiro, pois agora o objetivo é identificar o usuário na rede para que ele possa ter acesso aos serviços que são disponibilizados a ele de acordo com o seu perfil (p.ex: gerente, vendedor, almoxarife, etc.).

  • O computador com Windows possui o controle de contas de usuários (locais). Os usuários cadastrados no computador, com login e senha próprio, poderá acessar os recursos daquele dispositivo.
    O computador com Windows poderá ser integrante de uma rede Windows. O usuário precisará ser cadastrado nesta rede, com login e senha próprio, para acessar os recursos da rede.
    Desta forma, cada usuário poderá acessar a rede usando nome de usuário e senha distintos daqueles usados para acessar o sistema.
    Por exemplo, o usuário João Sales Silva:
    - joao.silva - cadastrado no computador com a senha 123456
    - joao.sales.silva - cadastrado na rede com a senha 987654
    Gabarito: Letra B
  • Comentário do professor Nishimura:
    O computador com Windows possui o controle de contas de usuários (locais). Os usuários cadastrados no computador, com login e senha próprio, poderá acessar os recursos daquele dispositivo.
    O computador com Windows poderá ser integrante de uma rede Windows. O usuário precisará ser cadastrado nesta rede, com login e senha próprio, para acessar os recursos da rede.
    Desta forma, cada usuário poderá acessar a rede usando nome de usuário e senha distintos daqueles usados para acessar o sistema.
    Por exemplo, o usuário João Sales Silva:
    - joao.silva - cadastrado no computador com a senha 123456
    - joao.sales.silva - cadastrado na rede com a senha 987654
    Gabarito: Letra B

  • Pessoal, vou dar um exemplo para facilitar a visualização da resposta:

    Aqui na empresa, muitas vezes após fazer o login de inicialização do computador com minha senha, necessito utilizar o acesso a rede pelo proxy com permissões distintas(o do administrador)para que eu consiga visualizar conteúdo que o perfil padrão não possui. Nada me impede de utilizar o login do administrador na rede estando logado no computador com minha conta pessoal.

  • Cuidado Tiago Costa, nem sempre é assim não. A questão de acessar a rede, como no caso da questão, está muito seca. Uma coisa é você logar no sistema conectado à rede e outra coisa é você acessar a rede. Exemplo disso podemos destacar é uma rede aberta e outra é uma rede privada.

    Vamos supor um exemplo bem prático, um sistema coorporativo de uma empresa composto por 5 computadores, por exemplo, por mais que os computadores estejam conectados ao mesmo sistemas, ambos têm autorização através de tal sistema, para a intercomunição entre eles. Porém, caso queira acessar uma outra máquina ou até mesmo o sistema de rede privada através da rede do windows, esta rede necessitará de um nome de usuário e senha. E estas senhas, podem, variar de computador pra computador, a depender de como as mesmas foram configuradas. 
    No mundo do TI, a questão de "compartilhar" não tem amplo acesso a tudo não.
     

  • Comentário do prof:

     

    O computador com Windows possui o controle de contas de usuários (locais). 

     

    Os usuários cadastrados no computador, com login e senha próprios, poderão acessar os recursos daquele dispositivo.

     

    O computador com Windows poderá ser integrante de uma rede Windows. 

     

    O usuário precisará ser cadastrado nesta rede, com login e senha próprios, para acessar os recursos da rede.

     

    Desta forma, cada usuário poderá acessar a rede usando nome de usuário e senha distintos daqueles usados para acessar o sistema.

     

    Por exemplo, o usuário João Sales Silva:

     

    - joao.silva - cadastrado no computador com a senha 123456
    - joao.sales.silva - cadastrado na rede com a senha 987654

  • Gabarito Letra B

    Cada usuário pode utilizar seu nome de usuário e senha particular para acessar a rede, portanto, há perfis distintos para cada usuário, que terão usuários e senhas, em regra, diferentes entre si. E o sistema é igual a todo funcionário, mas existe mais de uma senha para o sistema

  • GABARITO ERRADO!

    Geralmente o S.O. Windows Server é usado para este fim, quando uma empresa tem um servidor e geralmente cada um tem sua conta para acessar.

  • Gabarito''B''.

    De fato. É possível que uma mesma pessoa tenha nomes de usuário e senha diferentes para acessar a rede e o sistema.

    Veja que a alternativa fala em pode e não deve. Pois é possível que o nome de usuário e a senha sejam os mesmos.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Minha contribuição.

    As principais características do Sistema Operacional Windows é ser multitarefa e multiusuário.

    Fonte: QC

    Abraço!!!

  • Observem que todas as alternativas incorretas possuem uma palavra de restrição ou obrigatoriedade: "DEVEM".... na informática quase tudo é possível.


ID
1940737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para aferir o uso da CPU e da memória de uma estação de trabalho instalada com Linux, deve(m) ser utilizado(s) o(s) comando(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A
     

    CERTO: top Lista os processos que mais cpu usam, útil para verificar que processos estão a provocar um uso excessivo de memória, e quanta percentagem de cpu cada um usa em dado momento
     

    du Exibe um resumo do uso do espaço em disco

    http://www.comandoslinux.com/
    Bons estudos

  • O comando top no Linux exibe os processos em execução no sistema. Uma das ferramentas mais importantes para um administrador do sistema. É amplamente utilizado para monitorar a carga do sistema

     

    Estes mostram o uso de memória, um pouco do comando “free”. A primeira linha refere-se a memória física e a segunda linha a memória virtual (swap). A memória física é apresentada como: memória total disponível, memória usada, memória livre e memória usada para buffers. Da mesma forma, a swap: total, usada, espaço de troca livre e em cache. Todas em unidade Kilobyte

     

    Em seguida é apresentado o estado da CPU. O significado dos diferentes tempos de CPU são:

    * us, usuário (user): tempo de CPU na execução dos processos de usuário
    * Sy, sistema (sytem): tempo de CPU na execução de processos do kernel
    * Id, ocioso (idle): tempo de CPU em inatividade

     

     

    http://www.linuxdescomplicado.com.br/2013/12/comandos-linux-dominando-o-comando-top.html

  • Essa prova esta MUUITO dificil

  • NUNCA acerto questões sobre os comandos do LINUX :|

  • Essa prova só passou quem realmente estava estudando a tempos. Quem acertou 50% foi um surtudo, porque o que tem de casca de banana nas outras matérias e contraverções da cespe, não tá pra brincadeira.

    Será que ainda esse ano sai o da civil do RN?

  • A relação a seguir mostra os comandos seguidos de uma breve descrição:

    cal: exibe um calendário;

    cat arquivo: mostra o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo infowester.txt, basta digitar cat infowester.txt;

    cd diretório: abre um diretório. Por exemplo, para abrir a pasta /mnt, basta digitar cd /mnt. Para ir ao diretório raiz a partir de qualquer outro, digite apenas cd;

    chmod: comando para alterar as permissões de arquivos e diretórios. Saiba mais neste artigo sobre permissões;

    clear: elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o terminal acabasse de ter sido acessado;

    cp origem destino: copia um arquivo ou diretório para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo infowester.txt com o nome infowester2.txt para /home, basta digitar cp infowester.txt /home/infowester2.txt;

    date: mostra a data e a hora atual;

    df: mostra as partições usadas;

    diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenças entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c;

    du diretório: mostra o tamanho de um diretório;

    emacs: abre o editor de textos emacs;

    file arquivo: mostra informações de um arquivo;

    find diretório parâmetro termo: o comando find serve para localizar informações. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca. Parâmetros:

    name - busca por nome
    type - busca por tipo
    size - busca pelo tamanho do arquivo
    mtime - busca por data de modificação

    Exemplo: find /home name tristania

    finger usuário: exibe informações sobre o usuário indicado;

    free: mostra a quantidade de memória RAM disponível;

    halt: desliga o computador;

    history: mostra os últimos comandos inseridos;

    id usuário: mostra qual o número de identificação do usuário especificado no sistema;

    kill: encerra processados em andamento. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;

    lpr arquivo: imprime o arquivo especificado;

    lpq: mostra o status da fila de impressão;

    lprm: remove trabalhos da fila de impressão;

    lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome;

    mv origem destino: tem a mesma função do comando cp, só que ao invés de copiar, move o arquivo ou o diretório para o destino especificado;

    mkdir diretório: cria um diretório, por exemplo, mkdir infowester cria uma pasta de nome infowester;

    passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usuário, basta digitar passwd seguido do nome deste;

    ps: mostra os processos em execução. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    pwd: mostra o diretório em que você está;

    reboot: reinicia o sistema imediatamente (pouco recomendável, preferível shutdown -r now);

    rm arquivo: apaga o arquivo especificado;

    rmdir diretório: apaga o diretório especificado, desde que vazio;

    shutdown: desliga ou reinicia o computador, veja:
    shutdown -r now: reinicia o computador
    shutdown -h now: desliga o computador

    O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

     

  •  A) GABARITO. TOP- este exibe em tempo real informações sobre seu sistema, processos em andamento, recursos de sistema, incluidos CPU, memória ram e uso do SWAP (memória virtual), além do número total de tarefas sendo executadas.

     

    C) PROC-  este diretório é uma interface para as estruturas de dados do kernel , é um diretório especial onde fica todas as informações  que procuram defeitos do kernel, serve como “diagnóstico”.

     

    E) DU - mostra espaço em disco usado por diretórios

  • A única alternativa que corresponde a um comando no Linux é o comando TOP.

    ★★★ Bons Estudos! ★★★ 

  • Alternativa A:

    “Top:  Lista os processos que mais cpu usam, útil para verificar que processos estão a provocar um uso excessivo de memória, e quanta percentagem de cpu cada um usa em dado momento”.

    Fonte: http://www.comandoslinux.com/

     

    Alternativa B:

    "Se você está programando em C em ambiente Linux e deseja usar alguma função do sistema, esta dica será bastante útil. Primeiramente funções do sistema são quaisquer funções que o sistema execute como, por exemplo, aquelas conhecidas que você utiliza enquanto está no console como "cat" (imprime um arquivo na tela), "ls" (lista os arquivos e diretórios do diretório), "mkdir" (cria um diretório), etc... "

    Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/dica/Usando-funcoes-do-sistema-em-C-com-system

    Infere-se que a função de sistema “system” deve ser utilizada quando se quer programa na linguagem C em um ambiente Linux.

     

    “C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito emAssembly).[1]

    C é uma das linguagens de programação mais populares[2] [3] e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação,[4] mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C”.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)

     

    Alternativa C:

    “Proc” não é um comando, mas sim um diretório do Linux.

    “Mem” é um comando de gerenciamento de memória, mas é um comando do sistema operacional MS-DOS da Microsoft.

    "O /proc no Linux é um diretório virtual que serve como “diagnóstico” e configurações em tempo real do kernel. Este tutorial traz uma breve introdução à ele. O sistema de arquivos /proc é um diretório especial onde fica todas as informações de depuração do kernel. Também se encontram algumas configurações que habilitam e desabilitam o suporte à alguma coisa no kernel. É muito útil para o diagnóstico do seu hardware".

    Fonte: http://www.devin.com.br/fsproc/

     

    "Na linha de comando do sistema operacional MS-DOS, o comando MEM é usado para mostrar informações sobre o uso da memória RAM.

    Sintaxe

    MEM"

    Fonte: http://escalonamentoprocessos.blogspot.com.br/2010/12/gerenciamento-de-memoria-comandos.html

  • Alternativa D:

    Eu pesquisei e não encontrei nenhum comando com “cpu” e “memory”. O examinador tentou induzir o candidato ao erro, pois estamos buscando justamente saber o uso da CPU e da memória de uma estação de trabalho com Linux. O comando adequado para isso será o Top.

     

    Alternativa E:

    “fs” não é um comando. Ele é um parâmetro utilizado junto com o comando “Format” do sistema operacional MS-DOS da Microsoft.

    FORMAT

    O comando format do MS-DOS serve para formatar, ou seja, preparar uma mídia para ser usada criando setores de gravação.

    MS-DOS nos possibilita vários parâmetros que melhoram a eficiência da formatação.

    /FS

    Outro parâmetro de format é o que escolhe o sistema de arquivos a ser utilizado. Esses formatos muitas vezes são escolhidos automaticamente e muitos discos tem restrições de qual sistema de arquivo pode usar, isso torna o parâmetro /FS pouco usual para formatação de mídias removíveis como disquetes e pendrives, porém, de suma importância caso estejamos formatando um HD para ser instalado um sistema operacional gráfico como o Windows.

    Os sistemas de arquivos possíveis são:

    FAT: Este é o formato padrão de formatação aceito por qualquer disco, porém, possui um desempenho menor. Aconselhável apenas para disquetes ou pendrives de capacidade inferior a 2GB.

    FAT32: Melhoramento do formato de sistema de arquivo FAT. Aconselhado quando formos formatar um HD para receber uma instalação Windows que não seja da família NT, como por exemplo, Windows 95, Windows 98 e Windows ME.

    NTFS: Sistema de Arquivos da família NT. Cria uma melhor distribuição dos clusters, tem menor fragmentação e possibilita compactação de dados, o que economiza importantes bytes do disco. Melhor sistema de arquivos para instalar um sistema operacional como Windows XP ou Vista.

    C:\>format C: /fs:ntfs

    Fonte: http://www.tiexpert.net/sistema-operacional/comandos-de-dos/format.php

     

    "Du: Exibe um resumo do uso do espaço em disco".

    Fonte: http://www.comandoslinux.com/

     

  • O top é similar ao Gerenciados de Tarefas do Windows.

  • https://canaltech.com.br/tutorial/linux/conheca-6-comandos-para-gerenciar-processos-do-linux/

    Segue o link com a resposta.

     

  • Top- aferir uso cpu e memória
  • Alternativa A - top

    A)top -  Verifica o uso da CPU e da memória de uma estação de trabalho

     

  • TOP-Lista os processos que mais cpu usam, útil para verificar que processos estão a provocar um uso excessivo de memória, e quanta percentagem de cpu cada um usa em dado momento

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkeu ri tanto do comentário do André Marcel que até amenizou a tristeza dos ferros aqui em informática.

     

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • TOP foi a errada que "nois" deu.

     

  • essa questão foi top. Top da desgraça :/

  • TOP é o comando que acessa o Gerenciador de Processos do Linux. Para visualizar de acordo com a memória, tecla-se "M", de acordo com o processador, tecla-se "P"

  • rpz fiz essa questão na prova e  ERREI fiz agora e errei houuu aruinado da gota .

  • GABARITO: LETRA A

    O comando top no Linux exibe os processos em execução no sistema. Uma das ferramentas mais importantes para um administrador do sistema. É amplamente utilizado para monitorar a carga do sistema.

  • GABARITO: A 


    comando top é a forma mais comum de verificar as estatísticas sobre o estado geral do sistema, como o uso de processos do sistema e constatar quais deles estão consumindo mais memória ou processamento. 

  • Link com todos comandos
    https://www.devmedia.com.br/comandos-importantes-linux/23893

  • Só uma dúvida, alguém poderia me esclarecer se esse comando faz o mesmo que o Gerenciador de Tarefas do Windows?

     

  • Em 14/12/2017, às 15:48:37, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 26/06/2017, às 17:48:40, você respondeu a opção E. ERRADA!

    Na terceira eu acerto! Exu!!!

  • Pessoal, deixem de preconceito com o linux, só assim vão começar acertar esse tipo de questão, que para usuários linux é fácil. 

    Dica: baixa uma maquina virtual no seu pc, é facil e não vai danificar nada. Depois que baixar, abre o terminal e digita os comandos que vc procurar no google, vai ver que não são impossíveis e ainda por cima vai entender porque o linux é infinitamente superior aos SO's pagos.

    Seu android e seu sistema OS é feito em linux (o último "roubou" e cobra).

  • Caraca, como o Cespe gosta de cobrar esses comandos do Linux =/

    É, minha gente, não tem pra onde correr, vamos memorizar esses comandos!!!

  •  

    http://www.comandoslinux.com/

  • oq me deixa mais puto é que esse tipo de questão NÃO MEDE CONHECIMENTO!
    mas que disgraça, dá muita raiva, vc se mata de estudar e ai vem um filha da disgraça na prova e pede uma questão que você tem que decorar em uma bosta de lista de comando que NUNCA MAIS NA VIDA VOCÊ VAI USAR, e, se quiser usar, só é olhar na internet.

    #desabafei#chatiado

  • O lance em inf é fazer e refazer questões.

  • O /top é um comando de execução de programas, que mostra os programas em execução ativos, parados, tempo usado na CPU, detalhes sobre o uso da memória RAM, disponibilidades...
    /top é um programa que continua em execução mostrando continuamente os processos que estão rodando em seu computador e os recursos utilizados por eles. Para sair do top, pressione a tecla q.

    Fonte: Projetos Missão

     

    Gabarito: letra A

  • Se o examinador tivesse colocado entre os itens o comando "ps", teria tornado a questão ainda mais difícil. Com efeito, tanto o comando top quanto o ps são usados para gerenciar os processos no Linux. Entretanto, diferentemente do top, o ps não traz informações sobre o quanto de processamento ou de memória ele está consumindo.  

  • TOP - Exibe os processos que estão sendo executados no sistema. Utilizado também p/ aferir o uso da CPU e da memória.

    Fonte: Veon Aprova Logo. Prof Rodrigo Schaeffer (no youtube)

     

     

     

  • Letra A

    top: Exibe os processos que estão sendo executados no sistema e tb para aferir o uso da cpu e da memória

  • Letra A foi a primeira que eu descartei...

  • Gabarito letra A.

    Top é o comando que visualizará os processos do sistema, informando o consumo de memória e CPU de cada um deles.

  • O comando top exibe a lista de todos os processos executados na máquina naquele momento. Os processos são ordenados decrescentemente pelo tempo de CPU gasto.

  • top: Mostra o uso da memória.

     

    ;)

  • Lista de comandos mais usados no Linux

    Numa manutenção de rotina usa-se os comandos em momentos de monitoração e (ou) urgência:

    ls: Lista todos os arquivos do diretório

    df: Mostra a quantidade de espaço usada no disco rígido

    top: Mostra o uso da memória

    cd: Acessa uma determinada pasta (diretório)

    mkdir: Cria um diretório

    rm: Remove um arquivo/diretório

    cat: Abre um arquivo

    vi: Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos

  • ADD:

    du: Exibe um resumo do uso do espaço em disco

  • Lista de comandos Linux:

    ls : Listar ítens em um diretório ex: ls /home/imagens. (Lista todos os arquivos do diretório)

    mkdir : Criar Diretório (make dirctory)

    rm : Apagar Diretório com Arquivos (remove)

    rmdir : Apagar Diretório Vazio (remove directory)

    cd : Mudar de Diretório (change directory)

    cd .. : Voltar (change directory)

    mv : Mover ou Renomear Arquivo (move)

    ps : Processos em Execução (process) 

    shutdown –h : Desligar

    shutdown –r : Reiniciar

    grep : Busca por padrões em algum documento

    du : Espaço utilizado do HD (disk usage)

    df : Espaço utilizado e disponível do HD (disk filesystem)

    touch : Criar arquivo vazio

    pwd : Mostrar o caminho até o Diretório Atual (pathway directory)

    passwd : Senhas (password)

    top : Mostra o uso da memória

    cat : Abre um arquivo

    vi : Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos

  • Alguém sabe a diferença entre os comandos Top e du?

  • O comando top aé um dos mais usados, ele fornece uma visão continua da atividade do processador em tempo real e uma interface para manipula-los, mas ainda tem mais 4, também muito utilizados: htop; netstat; vmstat; ps.

    @ Crislany França. A funcionalidade do "du", você usa ele com o diretório ou arquivo que quer analisar.

    Ao utiliza-lo você verá que a saída desse comando será enorme, listando todos os diretório acessíveis com a permissão do seu usuário (seja o normal ou o root), o problema é que o comando "du" sem parâmetros mostra os valores de espaço em blocos de disco.

  • Gabarito Letra A

    top Lista os processos que mais cpu usam, útil para verificar que processos estão a provocar um uso excessivo de memória, e quanta percentagem de cpu cada um usa em dado momento

  • Gostaria de saber quais são os comandos que mais caem no CESPE. Aprender todos para uma prova é difícil, mas listar alguns e torcer que eles caem nas provas.

  • O comando free faz a leitura da memória e mostra o que está sendo usado pelo sistema. exe:. free sem parâmetros mostra em kbytes.

    Para saber quanto espaço livre no disco é df -h

  • GAB A

    O comando "top" exibe informações sobre os processos que estão executando na máquina, quanto ao uso de memória e processamento que eles consomem.

    Gerenciador de Tarefas (Desempenho) do Windows.

  • essencial para o policial.....

  • É linux?

    Deixa em branco e passa pra frente!

  • Gab A (top)

    Este comando apresenta os processos que estão em execução no sistema com informações como ID

    do processo, usuário que está executando o processo, a quanto tempo este processo está em

    execução, quanto de memória e processador o processo está consumindo.

    Fonte : Estratégia.

  • nunca na minha vida eu vi alguém utilizando linux

  • Existe algum órgão da adm. pub. que use Linux?

    Na minha opinião Linux é um s.o muito específico, principalmente voltado pro pessoal da área de informática, desenvolvimento.

  • a banca para o concurso vai ser CESPE?? #tofora

  • A reclamação da glr me fortalece/motiva kkkk

  • top

    vai mostrar uma tabela com todos os processos em execução contendo PID vc pode inclusive matar o processo com esse número, vai mostrar tbm o que cada processo consome de memória ram, mostra tbm a data que entrou em execução, ou seja, quando foi iniciado pelo usuário.

  • pessoal que está começando e ira cair linux,é fundamental decorar principais comandos pois é sempre cobrados,ajuda muito

  • O comando " top " é um comando de controle de processos, o qual lista os processos que os CPUs mais usam - útil para verificar quais processos estão a provocar um uso excessivo de memória.

    ABS!!

  • Gabarito: Letra A

    TOP

    Mostra os programas em execução ativos, parados, tempo usado na CPU, detalhes sobre o uso da memória

    RAM, Swap, disponibilidade para execução de programas no sistema, etc.

    TOP é um programa que continua em execução mostrando continuamente os processos que estão rodando em seu computador e os recursos utilizados por eles.

    Para sair do top, pressione a tecla q.

    top [opções] Onde:

    -d [tempo]

    Atualiza a tela após o [tempo] (em segundos).

    -s

    Diz ao top para ser executado em modo seguro.

    -i

    Inicia o top ignorando o tempo de processos zumbis.

    -c

    Mostra a linha de comando ao invés do nome do programa.

    A ajuda sobre o top pode ser obtida dentro do programa pressionando a tecla h ou pela página de manual (man

    top).

    Abaixo algumas teclas úteis:

    espaço - Atualiza imediatamente a tela.

    CTRL L - Apaga e atualiza a tela.

    h - Mostra a tela de ajuda do programa. É mostrado todas as teclas que podem ser usadas com o top.

    i - Ignora o tempo ocioso de processos zumbis.

    q - Sai do programa.

    k - Finaliza um processo - semelhante ao comando kill. Você será perguntado pelo número de identificação do processo (PID). Este comando não estará disponível caso esteja usando o top com a opção -s.

    n - Muda o número de linhas mostradas na tela. Se 0 for especificado, será usada toda a tela para listagem de processos.

    Bons estudos!!

  • essas questões são osso, mas a dificuldade é para todos. Por isso, não desistam!

    Perseverança não é uma corrida longa, são muitas corridas curtas, uma após a outra. - Walter Elliot

  • A relação a seguir mostra os comandos seguidos de uma breve descrição:

    cal: exibe um calendário;

    cat arquivo: mostra o conteúdo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo infowester.txt, basta digitar cat infowester.txt;

    clear: elimina todo o conteúdo visível, deixando a linha de comando no topo, como se o terminal acabasse de ter sido acessado;

    cp origem destino: copia um arquivo ou diretório para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo infowester.txt com o nome infowester2.txt para /home, basta digitar cp infowester.txt /home/infowester2.txt;

    date: mostra a data e a hora atual;

    df: mostra as partições usadas;

    diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenças entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c;

    du diretóriomostra o tamanho de um diretório;

    emacs: abre o editor de textos emacs;

    file arquivomostra informações de um arquivo;

    find diretório parâmetro termo: o comando find serve para localizar informações. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretório da pesquisa mais um parâmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca. Parâmetros:

    name - busca por nome

    type - busca por tipo

    size - busca pelo tamanho do arquivo

    mtime - busca por data de modificação

    Exemplo: find /home name tristania

    finger usuárioexibe informações sobre o usuário indicado;

    free: mostra a quantidade de memória RAM disponível;

    halt: desliga o computador;

    history: mostra os últimos comandos inseridos;

    id usuáriomostra qual o número de identificação do usuário especificado no sistema;

    kill: encerra processados em andamento. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    ls: lista os arquivos e diretórios da pasta atual;

    lpr arquivo: imprime o arquivo especificado;

    lpq: mostra o status da fila de impressão;

    lprm: remove trabalhos da fila de impressão;

    lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome;

    mv origem destinotem a mesma função do comando cp, só que ao invés de copiar, move o arquivo ou o diretório para o destino especificado;

    mkdir diretóriocria um diretório, por exemplo, mkdir infowester cria uma pasta de nome infowester;

    passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usuário, basta digitar passwd seguido do nome deste;

    ps: mostra os processos em execução. Saiba mais no artigo Processos no Linux;

    pwd: mostra o diretório em que você está;

    reboot: reinicia o sistema imediatamente (pouco recomendável, preferível shutdown -r now);

    rm arquivo: apaga o arquivo especificado;

    rmdir diretório: apaga o diretório especificado, desde que vazio;

    shutdown: desliga ou reinicia o computador, veja:

    shutdown -r now: reinicia o computador

    shutdown -h now: desliga o computador

    O parâmetro now pode ser mudado. Por exemplo: digite shutdown -r +10 e o sistema irá reiniciar daqui a 10 minutos;

  • É essa a hora que quem não sabe inglês se arrebenta kkkkk

  • depre...

  • top exibe informações sobre os  que estão sendo executados.

  • PC-PR 2021

  • top

    "Mostra os programas em execução ativos, parados, tempo usado na CPU, detalhes sobre o uso da memória RAM, Swap, disponibilidade para execução de programas no sistema, etc. top é um programa que continua em execução mostrando continuamente os processos que estão rodando em seu computador e os recursos utilizados por eles. Para sair do top, pressione a tecla q."

    Fonte: Guia Foca Home

  • top - utilitário que lista, em tempo real, os processos que estão usando a cpu.

  • Numa manutenção de rotina usa-se os comandos em momentos de monitoração e (ou) urgência:

    • ls: Lista todos os arquivos do diretório
    • df: Mostra a quantidade de espaço usada no disco rígido
    • top: Mostra o uso da memória
    • cd: Acessa uma determinada pasta (diretório)
    • mkdir: Cria um diretório
    • rm: Remove um arquivo/diretório
    • cat: Abre um arquivo
    • vi: Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos

  • Comando top (table of processes): abre um gerenciador de tarefas para monitorar os processos em execução no sistema, mostrando a CPU e memória consumidas.

  • Ele é tipo o PS (pronto socorro) só que ele é mais TOP.

  • Lista de comandos Linux:

    ls : Listar ítens em um diretório ex: ls /home/imagens. (Lista todos os arquivos do diretório)

    mkdir : Criar Diretório (make dirctory)

    rm : Apagar Diretório com Arquivos (remove)

    rmdir : Apagar Diretório Vazio (remove directory)

    cd : Mudar de Diretório (change directory)

    cd .. : Voltar (change directory)

    mv : Mover ou Renomear Arquivo (move)

    ps : Processos em Execução (process) 

    shutdown –h : Desligar

    shutdown –r : Reiniciar

    grep : Busca por padrões em algum documento

    du : Espaço utilizado do HD (disk usage)

    df : Espaço utilizado e disponível do HD (disk filesystem)

    touch : Criar arquivo vazio

    pwd : Mostrar o caminho até o Diretório Atual (pathway directory)

    passwd : Senhas (password)

    top : Mostra o uso da memória

    cat : Abre um arquivo

    vi : Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos


ID
1940740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente o texto que, ao ser digitado no sítio de buscas Google, permite localizar, na web, arquivos no formato pdf que contenham a frase “valorização do policial civil”, mas não contenham o vocábulo “concurso”.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    + -> Pesquisa por páginas do Google + ou tipos sanguíneos

    @ -> Encontra tags sociais

    $ -> Encontra preços

    # -> Encontra os tópicos mais comuns marcados por hashtags

    - -> Ele exclui os resultados que incluem essa palavra ou site.

    " -> Quando você coloca uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluem apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

    * -> Marcador para termos desconhecidos ou caracteres curinga.

    .. Separa os números por dois pontos sem espaços para ver resultados dentro de um intervalo.

  • Gabarito Letra D

    filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico. Por exemplo, para encontrar apresentações sobre As Forçar Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pptx

    - (traço) Remover palavras
    Quando você usa um traço antes de uma palavra ou site, ele exclui os resultados que incluem essa palavra ou site. Isso é útil para palavras com vários significados, como Jaguar, a marca do carro, e jaguar, o animal.

    “ (aspas)
    Quando você colocar uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluirão apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

    bons estudos

  • Sabendo que o - exclui a palavra da pesquisa, já mata a questão

  • A busca por frase exata deve ser feita pela expressão da frase entre aspas duplas, para busca exclusiva deve-se usar o sina de menos (-) antes da palavra que se deseja excluir e para filtrar por um formato específico deve-se usar o comando filetype:

  • "Pesquise uma frase exata

    Coloque palavras entre aspas "[qualquer palavra]" para pesquisar por uma frase exata e na ordem exata. Lembre-se de que as pesquisas com aspas podem excluir resultados relevantes. Por exemplo, uma pesquisa por"Alexander Bell" excluirá páginas que se referem aAlexander G. Bell.

     

    Pesquise por tipo de arquivo

    Pesquise por tipos específicos de arquivos, como PDF, PPT, ou XLS, adicionando filetype: e a abreviação de três letras.

    lei affordable health care filetype:ppt

     

    Inclua ou ignore palavras e caracteres em sua pesquisa

    Destaque palavras e caracteres comuns como o e e se eles forem essenciais para a sua pesquisa (como no título de um filme ou livro) colocando-os entre aspas: "o". Você também pode usar o sinal de menos "-" para especificar itens específicos que você não deseja ver nos resultados, como ingredientes em uma receita.

    receita de molho -tomates"

     

    Fonte: https://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html

  • o SINAL DE MENOS exclui a palavra da pesquisa.

  •  

    “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf

    O ponto final após a palavra CIVIL não limitaria a pesquisa?

     

  • A busca por frase exata deve ser feita pela expressão da frase entre aspas duplas, para busca exclusiva deve-se usar o sina de menos (-) antes da palavra que se deseja excluir e para filtrar por um formato específico deve-se usar o comando filetype:

    .

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • em relação  a letra " D " tem um ponto final. E no comando da questão não mostra. Ou o qconcursos digitalizou errado ou a questão não tem reposta.

  • A alternativa correta é a letra D. Os parâmetros de pesquisa servem para refinar as consultas e assim retornar resultados mais precisos. Existem diversos tipos de parâmetros com funções distintas, contudo, o parâmetro filetype tem como objetivo apresentar como resultado os termos indicados na pesquisa, porém com extensões de arquivos específicos. Já o sinal de menos (-) tem a função de excluir termos da consulta. Portanto, letra D.

  • Leo maia deixa de ser menino e entra na brigA

  • d)

    “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf

  • No enunciado da questão a expressão "valorização do Policial Civil", não traz o "." (ponto final) que está na expressão da letra "d". Da forma como está escrito na alternativa "d", a expressão terá de vir no fim de uma frase. Sem dúvida o "."(ponto final) traria problema há vários bons candidatos.

  • Excelentes comentários, diga-se de passagem, porém minha dúvida recai sobre o ponto final também. Está correto? Haverá algum problema ao pesquisar? Abri a prova original e também está assim:

    “Valorização do Policial Civil.(aqui)” -concurso filetype:pdf

  • No site de buscas Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.
    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.
    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.
    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.
    Gabarito: Letra D.

  • Bom dia galera,  

    Também fiquei em dúvida por conta do "."(ponto final) na frase, porém realizei a busca na internet com e sem o ponto, e o resultado foi mesmo. Sendo assim, creio que não haveria recurso para esta questão.

  • "" -  aspas: busca pela palavra literal >>>> "valorização do polícial civil."

    - = não exibe palavras antecedidas pelo travessão -concurso

    filetype: PDF = busca por arquivos no formato PDF.

    GABARITO D

  • fui por exclusão. primeio busquei as frases que continham aspas ( apenas C e D) depois, achei que nap fazia sentido a palavra concurso entre parenteses da letra C

    gab - D

  • Comentário do professor Fernando Nishimura:
    No site de buscas Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.
    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.
    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.
    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.
    Gabarito: Letra D.


    FONTE: Fernando Nishimura

  • Áspas (" ") busca a frase exata.

    Sinal de menos (-) retira a palavra.

    (filetype:) busca por extensão do arquivo.

     

    Gab. D

  • Que questão maravilhosa. Aproveito essas dicas para utilizar o aprendizado no dia a dia. Essas sim, são questões úteis para um futuro servidor. E não aquelas que falam sobre programas que nunca usaremos...ou situações que somente a galera de TI consegue ou pode resolver. 

  • e esse ponto final ai na letra D entre aspas

  • No site de buscas Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.
    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.
    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.
    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.
    Gabarito: Letra D. 

    “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf

    "Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática"

  • vem ne mim questão rsrsr 19/08 um dia pra tatuar no coração

  • Depois da palavra Civil foi colocado um ponto final pra quê?
  • filetype:pdf -> restringe o tipo de arquivo a ser buscado, podendo ser pdf, doc, pptx etc... (Atenção filetype: >aqui não tem espaço< pdf);

    ( -palavra ) -> simplesmente não retorna nada com a palavra precedida desse sinal (Atenção aqui também não tem espaço, blz?!);

    ( " ) -> busca exatamente o termo colocado entre aspas.

  • Para quem ficou com dúvida sobre o ponto no final da frase ele não é identificado pela pesquisa do google, não apenas ele como a vírgula também não, é indiferente realizar busca com pontuação!

  • Percebi que ninguém comentou dessa opção adicional, então

    Fica a Dica!

    Além de filetype:pdf pode-se utilizar também ext:pdf (testem para gravar, pois pode ser uma pegadinha um dia)

  • Gabarito Letra D

    filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico. Por exemplo, para encontrar apresentações sobre As Forçar Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pptx

    - (traço) Remover palavras
    Quando você usa um traço antes de uma palavra ou site, ele exclui os resultados que incluem essa palavra ou site. Isso é útil para palavras com vários significados, como Jaguar, a marca do carro, e jaguar, o animal.

    “ (aspas) 
    Quando você colocar uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluirão apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

    ESSE É O COMENTÁRIO MAIS CURTIDO. DO RENATO!!

    PARA QUEM NÃO TEM ASSINATURA.

    Bons estudos. 
     

  • RESPOSTA D

    >>No mundo globalizado, com uma grande quantidade de informações disponível, para realizar pesquisas nas ferramentas de busca, é necessário o uso de termos adequados ou combinações deles a fim de encontrar o resultado procurado. Por exemplo, ao utilizar, no buscador do Google, o termo carro filetype:PDF, encontram-se, prioritariamente, A) os sites cadastrados que contenham a palavra carro e o conteúdo seja um pdf.

    #sefaz-al2019 #questão.respondendo.questões

  • Letra D

    No site de buscas Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.

    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.

    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.

    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.

  • Comentário do prof:

     

    No Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.

     

    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.

     

    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.

     

    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.

  • DICA: COMANDO - FILETYPE: PROCURA SOMENTE NO TIPO DE ARQUIVO

    EX: FILETYPE: PDF APARECE SOMENTE ARQUIVOS EM PDF

    NOIZZ GALERA :)

  • Ao inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.

    Se for colocado o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.

    Se for usado o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.

    Gabarito: Letra D.

  • Bem, sabemos que devemos utilizar o hífen para retirar o item de um resultado de busca, assim como utilizar filetype para especificar o tipo de arquivo.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.

    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.

    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.

  • Minha contribuição.

    Delimitadores de pesquisa

    a) Pesquisar em redes sociais:

    Coloque @ antes de uma palavra, para pesquisar em redes sociais.

    Ex.: @twitter

    b) Pesquisar um preço:

    Coloque $ antes de um número.

    Ex.: Câmera $400

    c) Pesquisar hashtags:

    Coloque # antes de uma palavra.

    Ex.: #desafiodogelo

    d) Excluir palavras da pesquisa:

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora da pesquisa.

    Ex.: Velocidade do jaguar -carro

    e) Pesquisar correspondência exata:

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas.

    Ex.: ''prédio mais alto do mundo''

    f) Pesquisar caracteres coringa ou palavras desconhecidas:

    Coloque um * na palavra ou frase que você deseja deixar um marcador.

    Ex.: ''maior * do mundo''

    g) Pesquisar dentro de um intervalo de números:

    Coloque .. entre os números.

    Ex.: Fusca 1960..1975

    h) Pesquisar um site específico:

    Coloque site: antes de um site ou domínio.

    Ex.: site:youtube.com

    i) Pesquisar sites relacionados:

    Coloque related: antes de um endereço da web que você já conhece.

    Ex.: related:time.com

    j) Ver detalhes sobre um site:

    Coloque info: antes do endereço do site.

    Ex.: info:www.qconcursos.com.br

    k) Operadores boleanos:

    ''AND'' = e / ''OR'' = ou / ''NOT'' = não

    Fonte: QC / Resumos

    Abraço!!!!

  • Speedy excelente explicação. Obg

  • Gabarito D

    Três filtros abordados; o uso das aspas para a busca exata, hífen para a exclusão do termo concurso e filetype: para a busca do arquivo em PDF.

  • só de birra, teria entrado com recurso porque o texto pesquisado na alternativa D não é exatamente o que o enunciado da questão pediu:

    “Valorização do Policial Civil.”

    X

    “valorização do policial civil” -> veja que não há ponto final. Ou seja, só vai mostrar nos resultados exatamente a frase com ponto final (e não foi isso que a questão pediu)

  • Gabarito Letra D

    filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico. Por exemplo, para encontrar apresentações sobre As Forçar Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pptx

    - (traço) Remover palavras

    Quando você usa um traço antes de uma palavra ou site, ele exclui os resultados que incluem essa palavra ou site. Isso é útil para palavras com vários significados, como Jaguar, a marca do carro, e jaguar, o animal.

    “ (aspas)

    Quando você colocar uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluirão apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

    Delimitadores de pesquisa

    a) Pesquisar em redes sociais:

    Coloque @ antes de uma palavra, para pesquisar em redes sociais.

    Ex.: @twitter

    b) Pesquisar um preço:

    Coloque $ antes de um número.

    Ex.: Câmera $400

    c) Pesquisar hashtags:

    Coloque # antes de uma palavra.

    Ex.: #desafiodogelo

    d) Excluir palavras da pesquisa:

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora da pesquisa.

    Ex.: Velocidade do jaguar - carro

    e) Pesquisar correspondência exata:

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas.

    Ex.: ''prédio mais alto do mundo''

    f) Pesquisar caracteres coringa ou palavras desconhecidas:

    Coloque um * na palavra ou frase que você deseja deixar um marcador.

    Ex.: ''maior * do mundo''

    g) Pesquisar dentro de um intervalo de números:

    Coloque .. entre os números.

    Ex.: Fusca 1960..1975

    h) Pesquisar um site específico:

    Coloque site: antes de um site ou domínio.

    Ex.: site:youtube.com

    i) Pesquisar sites relacionados:

    Coloque related: antes de um endereço da web que você já conhece.

    Ex.: related:time.com

    j) Ver detalhes sobre um site:

    Coloque info: antes do endereço do site.

    Ex.: info:www.qconcursos.com.br

    k) Operadores boleanos:

    ''AND'' = e / ''OR'' = ou / ''NOT'' = não

    Fonte: QC / Resumos

  • LETRA D

  • Assertiva D

    “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf

  • Letra D

    FILETYPE é um comando usado para buscar diferentes tipos de arquivos específicos, como PDF, PPT, XLS, DOC.

  • Letra d. Três filtros abordados: o uso das aspas para a busca exata; hífen para a exclusão do termo concurso e filetype: para a busca do arquivo em PDF.

    Obs.: Note que existe um espaço de um filtro para o outro. Jamais coloque os filtros juntos, sem o uso do espaço.

    Fonte: Prof. Fabrício Melo

  • Pesquisa na internet:

     Aspas (" ") -> pesquisa inteligente naquele tema " PSG Neymar e Mappe "

    Negação de resultados (-) "PSG champions" - Derrotas (Procurar tudo menos derrotas na Champions)

    Inclusão de palavras similares (~) ligas de Legue of legendes ~ ligas de Dota ( Procurar paginas de campeonatos de LOL ou Dota) Sinônimos

  • questão bem elaborada, essa mede conhecimento!

  • Fileype: especifica formato do arquivo a ser pesquisado. Ex:“filetype:pdf: pesquisa somente arquivos em PDF;

    Entre aspas: os resultados incluem apenas páginas com as mesmas palavras que está dentro das aspas.

     - (sinal de subtração) Exclui os resultados que incluem essa palavra.

  • questao malandrinha, quem sabe um pouco de ingles poderia até se confudir com a alternativa ''A''

  • questao malandrinha, quem sabe um pouco de ingles poderia até se confudir com a alternativa ''A''

  • Uma dúvida colegas.

    Na alternativa "D" existe um "." (Ponto) no final da frase, que não consta na busca solicitada, esse não é um motivo para alguma forma de recurso?

  • PC-PR 2021

  • Quando eu respondo questões de informática para a Polícia Civil, meu coração sente uma paz tão boa.

    Eu fico iludido pensando que essas mesmas questões podem cair na prova da PRF ou na de escrivão da PF.

    Abençoa, Senhor!

  • Passível de anulação, uma vez que na letra D existe um (.) após a frase e no enunciado não.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Fiquei desconfiado do ponto final. Mas não tinha como ser as outras. Na prova, marcaria D pra não depender de uma possível anuação.

  • Pesquisa avançada:

    “ ” – aspas (Pesquisa exata). Ex.: “Marcondes Silva Filho”.

     

    “ – Hífen (Excluir item de busca). Ex.: Concursos –vestibular. Busque concursos, mas não busque os que tenham o termo vestibular.

     

    ~ ” – Til (Termos sinônimos ou diretamente relacionados).

     

    And, Or, Not (Conectivos Booleanos: E, OU e NÃO).

     

    Define: Dicionário, significado de um termo.

     

    Filetype: Procura arquivo por sua extensão. Ex.: Faroeste caboclo filetype:MP3.

     

    Allintext: Procura um termo dentro do texto de um site.

     

    Intitle: Procura o termo no título do site ou documento.

     

    Related: Relação, mesmo assunto. Ex.: Related: . Irá aparecer retornar páginas de notícias.

     

    Link: Sites que façam referência a um outro por meio do link. Ex.: Link: . Irão retornar sites que, em seus textos, mencionam o site do Gran.

     

    Site: Páginas que fazem parte de um site específico. Ex.: Fabrício Melo site: www.grancursosonline.com.

     

    Info: Permite ver detalhes de um site.

     

    @ : Redes Sociais. Ex.: “Marcondes” @Twitter.

     

    $ : Pesquisa de preços.

     

    *: Temos desconhecidos. Ex.: Mais vale um * do que dois voando.

     

    Fonte: Meus resumos ;)

  • GAB.D

    Filetype: Procura arquivo por sua extensão. Ex.: PDF,MP3....

    – Hífen : Excluir item de busca. Ex.: - Concursos.

  • Técnicas de pesquisa comuns

    Pesquisar em redes sociais

    Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço

    Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags

    Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo

    • Excluir palavras da pesquisa

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    • Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    • Filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico. Por exemplo, para encontrar apresentações sobre As Forças Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pdf

    Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas

    Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver detalhes sobre um site

    Coloque "info:" antes do endereço do site.

    Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    GAB.: D - Valorização do Policial Civil. - concurso filetype:pdf

  • "EM QUESTÕES DE MULTIPLA, MARQUE A OPÇÃO 'D'"

    Prof: NISHIMURA.

  • O que me deixou confuso na questão foi o fato das palavras entre aspas estarem em letra maiúscula, visto que, a pesquisa feita com aspas traz o termo ipsis litteris.

  • Letra D

    afirmação: Assinale a opção que apresenta corretamente o texto que, ao ser digitado no sítio de buscas Google, permite localizar, na web, arquivos no formato pdf que contenham a frase “valorização do policial civil”, mas não contenham o vocábulo “concurso”.

    D) "Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf

  • LETRA.D

    • Filetype: Procura arquivo por sua extensão.

     Ex: PDF,MP3.

    • – Hífen : Excluir item de busca.

    Ex: - Concursos.

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    O intuito é buscar exatamente os termos “valorização do policial civil”, logo devemos utilizar as aspas. O resultado deve ser um arquivo no formato pdf, logo devemos utilizar o operador filetype:pdf. Por fim, não deve conter o vocábulo “concurso”, logo devemos utilizar o operador hífen. Resultado: “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf. É importante mencionar que pontuação não é considerada pelo Google nas aspas. Além disso, a ordem dos operadores não importa.

    Gabarito: Letra D

  • Gab. D

    filetype:

    Procura por conteúdo em um formato específico, você pode colocar para encontrar sobre policia federal arquivos no formato power point, procure por PF filetype:pptx, em suma, é só colocar o que deseja procurar + filetype: + formato que queira o documento.

    - (traço) Remover palavras

    Quando você usa um traço antes de uma palavra ou site, ele exclui os resultados que incluem essa palavra ou site. Isso é útil para palavras com vários significados, como Jaguar, a marca do carro, e jaguar, o animal.

    “ (aspas)

    Quando você colocar uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluirão apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

  • filetype: Procura por conteúdo em um formato específico.

    Por exemplo, para encontrar apresentações sobre As Forçar Armadas, procure por Forças Armadas filetype:pptx

    - (traço) Remover palavras

    “ (aspas): Quando você colocar uma palavra ou frase entre aspas, os resultados incluirão apenas páginas com as mesmas palavras e na mesma ordem do que está dentro das aspas.

    Fonte: Comentários de colegas do QC

  •  @         permite pesquisar em redes sociais

      site:        permite pesquisar um site específico

       -         exclui palavras da pesquisa (se colocado antes da palavra deixa ela de fora. ex: concursos -pf)

      " "       pesquisa exatamente o termo ou palavra dentro das aspas

       ..        permite pesquisar dentro de um intervalo de números (ex: 50..100)

       *         permite pesquisar caracteres curingas ou palavras desconhecidas  

       #        faz uma busca por uma hashtag

       +        inclui determinada palavra-chave nos resultados da pesquisa.

       ~        uma pesquisa para incluir sinônimos

       $        permite pesquisar um preço: Coloque $ antes de um número.

      OR       permite combinar pesquisas

      info:      permite ver detalhes sobre um site

     filetype:     pesquisa um determinado tipo de arquivo

     imagesize   faz uma busca no google pelo tamanho da imagem

      link:       Lista páginas que apontam para uma página

      date:       Restringe uma pesquisa a um período recente

    related:     Pesquisa sites relacionados

  • No site de buscas Google, podemos usar comandos e operadores de pesquisa para restringir a nossa busca aos resultados mais próximos do desejado.

    Se inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata.

    Se colocarmos o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa.

    Se usarmos o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida.

    Gabarito: Letra D.

  • Assinale a opção que apresenta corretamente o texto que, ao ser digitado no sítio de buscas Google, permite localizar, na web, arquivos no formato pdf que contenham a frase “valorização do policial civil”, mas não contenham o vocábulo “concurso”.

    Apenas com essa parte destacada você consegue resolver a questão.

    A única alternativa que contém a exclusão de uma pesquisa de forma correta (-palavra) é a Alternativa D.

    “Valorização do Policial Civil.” -concurso filetype:pdf


ID
1940743
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente os passos que devem ser executados no BrOffice Writer para que os parágrafos de um texto selecionado sejam formatados com avanço de 2 cm na primeira linha e espaçamento 12 entre eles.

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)

     

    As opções de formatação de parágrafo encontram-se no menu Formatar opção “Parágrafo…” . Também é possível selecionar o parágrafo e clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e escolher a opção “Parágrafo…”.

     

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • As opções de formatação de parágrafo encontram-se no menu Formatar opção “Parágrafo…” . Também é possível selecionar o parágrafo e clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e escolher a opção “Parágrafo…”

  • Gente, quando houver um comentário sobre a questão, e for suficiente para o entendimento, não precisa repetir o comentário. Ainda mais quando indênticos! 

  • As opções de formatação de parágrafo encontram-se no menu Formatar opção “Parágrafo…” . Também é possível selecionar o parágrafo e clicar com o botão direito do mouse sobre o texto e escolher a opção “Parágrafo…”

     

    abraços

  • "Recuos e espaçamento

    Escolha a guia Formatar - Parágrafo - Recuos e espaçamento

    Recuo

    Especifique o espaço a deixar entre as margens esquerda e direita da página e o parágrafo.

    Antes do texto

    Insira quanto você deseja recuar o parágrafo em relação à margem da página. Caso deseje que o parágrafo se estenda até a margem da página, insira um número negativo. Em idiomas escritos da esquerda para a direita, a borda esquerda do parágrafo é recuada em relação à margem esquerda da página. Em idiomas escritos da direita para a esquerda, a borda direita do parágrafo é recuada em relação à margem direita da página.

    Depois do texto

    Insira quanto recuar o parágrafo em relação à margem da página. Caso deseje que o parágrafo se estenda à margem da página, insira um número negativo. Em idiomas escritos da esquerda para a direita, a borda direita do parágrafo é recuada em relação à margem direita da página. Em idiomas escritos da direita para a esquerda, a borda esquerda do parágrafo é recuada em relação à margem esquerda da página.

    Primeira linha

    Recua a primeira linha de um parágrafo conforme o valor inserido. Para suspender o recuo, insira um valor positivo para "Antes do texto" e um valor negativo para "Primeira linha". Para recuar a primeira linha de um parágrafo que utilize numeração ou marcadores, escolha "Formatar - Marcadores e numeração - Posição".

    When in Writer: Automático

    When in Writer: Recua automaticamente um parágrafo de acordo com o tamanho da fonte e o espaçamento da linha. A configuração na caixa Primeira linha será ignorada.

    Espaçamento

    Especifique quanto espaço deixar entre os parágrafos selecionados".

    Fonte: https://help.libreoffice.org/Common/Indents_and_Spacing/pt-BR

  • No Word:

    GUIA LAYOUT DA PÁGINA >PARÁGRAFO> RECUAR( à esquerda ou à direita -inserir valores) e ESPAÇAMENTO(antes ou depois-inserir valores).

  • RESPOSTA: B.

    Veja como a questão é simples: é falado que há a necessidade de modificar o recuo e o espaçamento de alguns parágrafos, certo? todas as opções de formatação de parágrafo encontram-se em FORMATAR>>PARÁGRAFO. A única alternativa que dá esse caminho é a letra B, ou seja, você não precisaria nem saber os detalhes da janela de formatação de parágrafo para acertar essa questão.

    Pablo Leonardo

    Informática passo a passo (aulas no youtube)

  • Letra B. No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento.

  • Nossa, que coisa linda! Abrir os comentários do professor do Qc e ver que a explicação é do Fernando Nishimura. Parabéns, professor! A voz do povo é a voz de DEUS.

  • Obrigada aos colegas que postam o comentário do professor Nishimura. Ajuda muito!!!

  •  

    Q323570       Q528555

     

     

    -  formatar marcadores e numerações no documento – FORMATAR

     

    -  inserir hiperlink em palavras ou objetos do documento – INSERIR

     

    - selecionar o conteúdo completo do documento aberto – EDITAR

     

    -   verificar a ortografia e a gramática do documento – FERRAMENTAS

     

     

    -   exportar um documento para um formato predefinido   -    ARQUIVO

     

     

    Q778079

     

    Na terceira página, deseja recomeçar a numeração em 1. Para acessar uma janela que contém opções para isso, com o cursor após o final do texto da segunda página

     

    Inserir e na opção Quebra manual.    

     

     

  • Letra B. No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento.

  • Deixaram o oco nos comentários sem motivo algum.. somente repetiram o que foi dito pelos primeiros !

  • Pessoal, acho super válido sempre prestar bastante atenção no que a questão pede, às vezes a pergunta é um texto, porém o que se pede fica reduzido e é bem simples. Para que um texto seja "formatado" devemos "formatar", há apenas 2 opções com o comando "formatar", a questão pede para formatar "avanço" e "espassamento" e uma das acertivas fala "apenas" no espaçamento e a correta em recuo e espaçamento.

    Bons estudos!

  • Resposta B. Professor Pablo Leonardo no QC.

  • Menu FORMATAR > PARÁGRAFO > caixa de diálogo é aberta ''RECUOS E ESPAÇAMENTOS'' > ''RECUO''  antes do texto, depois do texto, primeira linha (são as opções que aparecem numa caixinha, com 0,00cm).

    WRITER - VERSÃO 4.4                            

  • os caras abrem o comentário do professor e colam aqui nos comentários... pelo amor do amor meu pai

  • LETRA: B

    Gente ,às vezes, só basta vc ler a pergunta com atenção que consegue acertar.

  • Letra B

    No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento.

  • Letra B.

    No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento. (Fernando Nishimura)

  • Letra B

    Quem sofreu com TCC não erra essa...

  • Braulio, na moralzinha cidadão...

  • ACERTEI SEGUINDO O RACIOCÍNIO COMO SE FOSSE NO WORLD!

  • - formatar marcadores e numerações no documento – FORMATAR

     

    - inserir hiperlink em palavras ou objetos do documento – INSERIR

     

    - selecionar o conteúdo completo do documento aberto – EDITAR

     

    -  verificar a ortografia e a gramática do documento – FERRAMENTAS

     

     

    -  exportar um documento para um formato predefinido  -   ARQUIVO

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Letra B. No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento.

    SEMPRE IMPORTANTE COLOCAR A FONTE DOS COMENTÁRIOS, COLEGAS. POIS NÃO SE TRATA DE UM COMENTÁRIO MEU E SIM DO PROF. DO QC.

    SUCESSO NESSA VIDA BANDIDA!

    NA MEDIDA DO POSSÍVEL, COLOCO OS COMENTÁRIOS DOS PROF. DO QC PARA AJUDAR AOS NÃO ASSINANTES.

  • DA PARA RESPONDER POR ELIMINAÇÃO

    A

    Acessar o menu Editar, selecionar a opção Texto(A QUESTÃO FALA PARAGRAFO) e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento

    B

    Acessar o menu Formatar, selecionar a opção Parágrafo e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento. RESPOSTA CORRETA

    C

    Acessar o menu Formatar, selecionar a opção Texto( A QUESTÃO FALA PARAGRAFO) e inserir os valores desejados no campo Espaçamento.

    D

    Acessar o menu Editar, selecionar a opção Recuos e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento. (SIM, MAS EM QUAL LUGAR, TEXTO OU PARAÁGRAFO?)

    E

    Pressionar, no início da primeira linha, a tecla Tab e, em seguida, a tecla Enter duas vezes após o primeiro parágrafo do texto selecionado. Assim, o Writer repetirá essa ação para os demais parágrafos selecionados. (AFIRMAÇÃO SEM SENTIDO JÁ ELIMINA DE IMEDIATO)

  • Se você fizer a opção E irá liberar o Akuma, só confia!!!!

  • No BrOffice, OpenOffice e LibreOffice Writer, a formação de parágrafos está no menu Formatar, opção Parágrafo. Formatar é ‘dar uma forma’, modificar o que já existe no documento.

    • Acessar o menu Formatar, selecionar a opção Parágrafo e inserir os valores desejados no campo Recuos e Espaçamento.
  • pessoal sempre prestem atenção no que esta sendo pedido, leve em consideração que vc nao vai editar e sim executar algo no texto logo "formatar" e a melhor opção, sempre leve em consideração na hora de resolver a questão ajuda bastante


ID
1940746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário instalou e configurou, em uma estação de trabalho do órgão onde atua, um aplicativo de disco virtual, que permite armazenamento de dados em nuvem (Cloud storage), e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc. Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc. Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizada no seu trabalho, mas não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta.

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, é correto afirmar que, no computador na residência do usuário, a pasta utilizada para sincronizar os dados conterá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Na Computação em nuvem, é possível armazenar e editar documentos (as alterações eerão mantidas nesses documentos), usando serviços, como o iCloud, Google Drive, SkyDrive ou Dropbox; e Google Docs, para a criação e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações online. O Office, em sua versão 365, também quer que seu computador, notebook, smartphone ou tablet interajam em uma única plataforma. Até mesmo o Google, em uma proposta ousada, está comercializando o Chromebook, um computador com recursos mínimos de hardware, mas que utiliza todo tipo de serviço online, desde armazenamento passando por todo tipo de serviço.

    bons estudos

  • Letra (d)

     

    Questão aborda o comportamento do recurso de sincronização de arquivos usando o aplicativo desktop que sincroniza os dados presentes na pasta com a conta do usuário com a nuvem e por consequência com todos os computadores e dispositivos que contem com o mesmo recurso.

     

    Fonte: http://blog.alfaconcursos.com.br/concurso-policia-civil-de-pernambuco/

  • o aplicativo desktop que sincroniza os dados presentes na pasta com a conta do usuário com a nuvem e por consequência com todos os computadores e dispositivos que contem com o mesmo recurso.

  • Eu ainda não entendi essa questão, pois o usuário sincronizou apenas o primeiro arquivo os outros 3 foram colocados sem sincronia, logo os mesmos ficam apenas no PC da casa do usuário. Olha só...

    Um usuário instalou e configurou, em uma estação de trabalho do órgão onde atua, um aplicativo de disco virtual, que permite armazenamento de dados em nuvem (Cloud storage), e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc. Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc. Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizada no seu trabalho, mas não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta.

    Rapaz ele só soncronizou uma pasta as outras 3 não eram pra ficar disponiveis em outros dispositivos, já que ele não sincronizou elas. 

  • Olá Guerrilheiro Solitário , ele sincronizou a pasta e não o arquivo. Por isso, todos os arquivos inseridos na pasta, automaticamente, serão sincronizados na nuvem, pois pertencem à pasta sincronizada.

    Abraços

  • "O armazenamento em nuvem é um serviço oferecido para usuários da internet. A ideia é muito similar ao conceito de rede dentro de uma empresa ou de sua própria casa: usando um computador como servidor você consegue acessar esses dados de qualquer outro computador, desde que tenha acesso à rede (intranet ou internet).

    No entanto, o armazenamento de dados por nuvem não implica na utilização de computadores interligados. Ao invés de você utilizar uma máquina como servidor (onde você deposita todos os arquivos a serem guardados e compartilhados) você manda esses arquivos para um sistema operacional online, como se fosse uma espécie de HD digital.

    Tendo acesso a esse servidor online (ou plataforma online ou ainda site de armazenamento de arquivos) você consegue ter acesso a todos os seus arquivos salvos, de qualquer computador, tablet ou smartphone que tenha acesso à internet. É uma espécie de e-mail com capacidade de espaço gigantesca, onde você envia seus arquivos para back up ou compartilhamento, no entanto sem troca de mensagens ou similares.

    Para te ajudar a escolher o melhor sistema, uma vez que ja sabemos o que é armazenamento em nuvem, listamos os principais. Confira:

    ·         OneDrive: sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft, antigamente chamado de SkyDrive. Ao se inscrever você ganha 15 GB grátis. Possui app para celular. É possível aumentar o plano pessoal para 100 GB por R$ 5,00/mês, 200 GB por R$ 10,00/mês ou para Business (profissional) de 1 TB por R$ 5,80/mês (plano anual).

    ·         Dropbox: também oferece opção pessoal e para empresas. No plano básico você tem 2GB de espaço, atualizando para Pro você chega aos 100 GB por US$9,99/mês. Para empresas os planos e serviços são diferenciados. Existe app e software para baixar.

    ·         Google Drive: sistema da Google, permite também a visualização dos documentos e sua edição sem necessidade de download. Se você possui uma conta no Gmail, sua conta já está pronta para ser usada. Se preferir pode ampliar o espaço de 15 GB grátis para até 16 TB por pagamento de US$ 2,49/mês. Se preferir pode usar através de app ou software.

    ·         Amazon Cloud Drive: sistema da Amazon disponível para usuários de Android, iOS, Windows e Mac. Você tem direito a 5 GB grátis e se preferir pode ampliar para 100 GB por US$ 50/ano.

    ·         Box.com: Esse sistema é mais indicado para empresas, por permitir criação de grupos de trabalho. Funciona nos sistemas Android, iOS, Windows Phone e Windows 8. Espaço inicial de 10 GB, expansível até 100 GB por US$ 5,00/mês.

    ·         SugarSync: gratuito para testar por 30 dias. Oferece opções de plano de 60, 100, 250 e 500 GB por pagamento mensal. É em inglês.

    ·         iCloud: Ideal para plataforma iOS e Mac. 5 GB grátis, expansível para 100 GB por US$ 100/ano".

    Fonte: http://www.techtube.com.br/o-que-e-armazenamento-em-nuvem/

     

     

  • Obs: A sincronização é automática. Faça o teste: baixe o programa do google drive ou one drive no seu PC e jogue algum arquivo de word na pasta do programa. Ele irá sincronizar automaticamente. Não existe um “botão” específico para isso.

  • "...e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc."

     

    Como o usuário sincronizou a PASTA, todos os arquivos nela inseridos sofrerão modificações e edições seja no ambiente de trabalho do usuário ou em sua residência.

     

    Tiro como exemplo o Google Drive. Ao fazer login na conta Google, o usuário terá acesso a diversos programas oferecidos pela empresa, inclusive a nuvem Google Drive, que na sua versão gratuita tem capacidade para até 15Gb. O acesso poderá se dar pelo computador, seja pela web ou pelo programa nele instalado (assemelhando-se ao Explorador do Windows, antigo Windows Explorer), seja também pelo smartphone, tablet, sistema iOS etc. Ao fazer a sincronização de determinada pasta ou arquivo com esta nuvem, esses objetos tornam-se editáveis por qualquer das plataformas já citadas.

     

  • A sicronização é automática. 

  • Letra D.

    O armazenamento de dados na nuvem é o armazenamento remoto de arquivos em pastas em serviços de empresas, do tipo Cloud Storage.

    Geralmente estas empresas disponibilizam aplicativos para o computador e dispositivo do usuário.

    Este aplicativo, por sua vez, cria uma pasta de sincronização. Arquivos e pastas que forem adicionados nesta pasta, serão enviados para a pasta correspondente no serviço de armazenamento na nuvem.

    Dropbox, Google Drive e OneDrive são exemplos, que oferecem espaço de armazenamento gratuito e a possibilidade de compra de espaço adicional.

  • Fui por exclusão, utilzando apenas pelo método do Fernando Nishimura de Aragão. Que por sinal, tenho acertado muitas questões assim.

    Restrição, negação e menosprezo = ERRADO.

  • Instalen o Dropbox, é exatamente este conceito!

  • NEM SEMPRE A SICRONIZAÇÃO É AUTO. VOCE PODE MUITO BEM SELECIONAR APENAS UM ARQUIVO PARA SICRONIZAÇÃO, cuidado...

  • Gab. "D" 

     

    Na computação nas nuvens a sincronização é instantânea, desde que a escolha do usuário. Sendo assim a modificação feita em arquivos nas nuvens onde for acessado tais, alterações estará dispostas. 

     

    #DeusnoComando 

  • Letra D.

    O armazenamento de dados na nuvem é o armazenamento remoto de arquivos em pastas em serviços de empresas, do tipo Cloud Storage.

    Geralmente estas empresas disponibilizam aplicativos para o computador e dispositivo do usuário.

    Este aplicativo, por sua vez, cria uma pasta de sincronização. Arquivos e pastas que forem adicionados nesta pasta, serão enviados para a pasta correspondente no serviço de armazenamento na nuvem.

    Dropbox, Google Drive e OneDrive são exemplos, que oferecem espaço de armazenamento gratuito e a possibilidade de compra de espaço adicional.

  • Resumo da questão

    Um servidor sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc. Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc. Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizada no seu trabalho.

    GABARITO LETRA D

  • Senhores .

    As aplicações para sincronismo com a Nuvem , como por exempo , google drive , one drive , mega e etc , servem justamente para sincronizar os dispositivos ao qual você tenha logado com usuário e senha .Neste caso quando você loga com seu usuário e senha , independente de qual computador ao redor do  mundo você esteja  logando , vc carregará todos os arquivos sincronizados anteriormente .A premissa basica , é que tem que ser com o mesmo usuário e senha, razão pela qual hoje em dia não compensa mais comprar HD externo , pois com espaço na nuvem , caso seu computador estrague , basta vc logar com seu usuário e senha , que conectado a internet , o novo computador irá atualizar todos os dados que estavam sincronizados anteriormente .

  • Letra D.

     

    O armazenamento de dados na nuvem é o armazenamento remoto de arquivos em pastas em serviços de empresas, do tipo Cloud Storage.

     

    Geralmente estas empresas disponibilizam aplicativos para o computador e dispositivo do usuário.

     

    Este aplicativo, por sua vez, cria uma pasta de sincronização. Arquivos e pastas que forem adicionados nesta pasta, serão enviados para a pasta correspondente no serviço de armazenamento na nuvem.

     

    Dropbox, Google Drive e OneDrive são exemplos, que oferecem espaço de armazenamento gratuito e a possibilidade de compra de espaço adicional.

     

    Fonte: QC

  • Rchard Antunes, otima explicação meu caro!

     

  • Richard Antunes  discordo totalmente da premissa que hj em dia é "desnecessário ter hd externo". Locais com internet irregular no brasil são vários, e a velocidade de conexão no brasil não chega a velocidade de escrita e gravação de um arquivo no HD externo, quero ver acessar jogos, ou passar jogos da nuvem para o pc, se eu com net de 100 mega sofro para baixar jogos, deixo sempre no hd externo para não ficar baixando novamente, a velocidade é imcomparavel..

  • Só com o método do Nishimura já dava pra matar a questão sem nem mesmo ler o enunciado todo...

  • o ponto da questao é saber que todo aplicativo de armazenamento na nuvem instalado vem por padrao com a sincronização automática ativada por padrao.......

  • Fui por eliminação Palavras que vem Somente Apenas Porém Obs não tinha estudado o assunto
  • Galera, vamos dar um nome para esse usuário para contextualizar – vamos chamá-lo de Maguila. O Maguila tem uma conta em um aplicativo de armazenamento em nuvem e o utiliza na sua casa. Ao ir para seu trabalho, Maguila fez o download desse mesmo aplicativo, instalou em sua máquina e fez o login em sua conta. A partir desse momento, tudo que estava armazenado no aplicativo será sincronizado para a máquina do trabalho, inclusive o arquivo xyz.doc.

     

    O enunciado diz que, em seguida, Maguila inseriu três arquivos em uma pasta do disco virtual criado pelo aplicativo em sua máquina do trabalho e ainda fez uma modificação no arquivo xyz.doc. A partir daí, ele não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta. Logo, esses arquivos da máquina local do trabalho foram sincronizados e enviados para a nuvem.

    Quando ele acessar o seu computador de casa, o aplicativo sincronizará com a nuvem e ele terá o arquivo xyz.doc modificado, além dos três arquivos novos.

    Estratégia

  • Esse negócio de método Nishimura já está enchendo o saco. Vão tomar no olho da goiaba! Se você usou e acertou, fica na tua, KRL! A gente querendo APRENDER DE VERDADE, vem aqui e tem uma pá de comentários inúteis.

  • Letra D

    O armazenamento de dados na nuvem é o armazenamento remoto de arquivos em pastas em serviços de empresas, do tipo Cloud Storage.

    Geralmente estas empresas disponibilizam aplicativos para o computador e dispositivo do usuário.

    Este aplicativo, por sua vez, cria uma pasta de sincronização. Arquivos e pastas que forem adicionados nesta pasta, serão enviados para a pasta correspondente no serviço de armazenamento na nuvem.

    Dropbox, Google Drive e OneDrive são exemplos, que oferecem espaço de armazenamento gratuito e a possibilidade de compra de espaço adicional.

  • CALMA, Doutrinador CE. TUDO O QUE AS QUESTÕES AQUI PEDEM SÃO "NOÇÕES" DE INFORMÁTICA. MOLEZINHA. "#PÁS"

  • Minha contribuição.

    Tipos de Nuvem

    Pública => Pode ser acessada por qualquer pessoa.

    Privada => Restrita a um público de uma instituição, empresa.

    Comunitária => Grupo de empresas que possuem características em comum.

    Híbrida => Combinação de dois tipos de nuvem, normalmente, a nuvem híbrida é uma combinação de uma nuvem privada com uma pública.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • LETRA D

  • Questão mascada, mas simples. Identifiquei que uma das características do perfil dessa banca é elaborar questões com muitos detalhes desnecessários para confundir o candidato, mas o comando em si é simples. Não adianta, só fazendo muitas questões é que conseguimos conhecer esses detalhes, que vão além do mero conhecimento do conteúdo.

    GABARITO LETRA D

  • Minha contribuição.

    Características da computação em nuvem

    a) Serviços mensurados: o que eu faço na nuvem é medido, é quantificado e a estatística vai permitir mensurar as necessidades dos usuários.

    b) Elasticidade rápida: pode aumentar ou diminuir conforme a necessidade.

    c) Amplo acesso a serviços da rede: a possibilidade de acesso é ampla, ou seja, de qualquer lugar, de qualquer plataforma (multiplataforma).

    d) Pool de recursos: periféricos operando paralelamente e online (agrupamento).

    e) Autosserviço sob demanda: serviço sempre disponível.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Vamos aos passos:

    1° Um usuário instalou e configurou, em uma estação de trabalho do órgão onde atua, um aplicativo de disco virtual, que permite armazenamento de dados em nuvem (Cloud storage), e sincronizou uma pasta que continha apenas um arquivo nomeado como xyz.doc.

    Ele instalou e configurou uma espécie de "hd virtual" e SINCRONIZOU (tudo que faz aqui, faz a mesma coisa ali) com uma pasta, esqueça o arquivo, só lembre que ele faz parte da pasta.

    2° Em seguida, ele inseriu três arquivos nessa pasta e modificou o conteúdo do arquivo xyz.doc.

    A pasta da sincronizada, modificou arquivos dela aqui, modificou lá tbm.

    3° Posteriormente, esse usuário configurou, em um computador na sua residência, o mesmo aplicativo com a mesma conta utilizada no seu trabalho, mas não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta.

    NÃO FEZ NADA, ENCHEU LINGUIÇA.

    ANALISANDO AS ASSERTIVAS [...]

    D)

    Descontraindo:

    Cespe: Vou fazer uma prova aqui.

    Galera do QC: ISSO NÃO É NOÇÕES DE INFORMÁTICA !!!!

  • Essa não teve como eu errar! Utilizo resumos digitais, os quais faço pelo word e sincronizo as pastas com o Google Drive, daí, de onde eu estiver, consigo dar aquela revisada rápida... E sempre estará de acordo com os arquivos do computador, pois, como na questão, está sincronizado com armazenamento em nuvem. Recomendo demais os resumos digitais!!

  • REFAZER

  • Acho que faltou informar se o computador na residência dele estava conectado à internet, pois é a unica forma de a pasta ser sincronizada.

  • Essa questão é passível de anulação. Storage Cloud é usado apenas para armazenar arquivo. Por exemplo, usualmente eu uso o Dropbox para guardar documentos importantes. Para eu editar o documento é necessário baixar o arquivo e abri-lo no Word. Logo, para eu salvar o documento editado é preciso fazer o upload do arquivo editado. Não são todos os SaaS (a pergunta não especifica) que pode fazer sincronizações de edições simultâneas no próprio programa.

  • a pergunta é e pq tem 4 arquivos se não foi feito nenhum após instalar na residencia nem modificado!

  • como colocar 4 arquivos com mesma nomenclatura em uma única pastas ?

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Resposta: letra (D).

    A sincronização determinou a resposta da questão.

    Vejam: no trabalho sincronizou-se uma pasta que continha um arquivo e foi inserido três. Na sua casa, sincronizou-se o mesmo aplicativo com a mesma conta. Assim, os conteúdos configurados no aplicativo do trabalho são iguais ao que estão no aplicativo de sua casa.

    Isso acontece no Google, você pode sincronizar a conta que está no desktop para um mobile, e as mesmas configurações que foram feitas no computador, por exemplo, aparecem da mesma forma no celular.

  • Questão bem tranquila- Letra D

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Galera, vamos dar um nome para esse usuário para contextualizar – vamos chamá-lo de Maguila. O Maguila tem uma conta em um aplicativo de armazenamento em nuvem e o utiliza na sua casa. Ao ir para seu trabalho, Maguila fez o download desse mesmo aplicativo, instalou em sua máquina e fez o login em sua conta. A partir desse momento, tudo que estava armazenado no aplicativo será sincronizado para a máquina do trabalho, inclusive o arquivo xyz.doc. O enunciado diz que, em seguida, Maguila inseriu três arquivos em uma pasta do disco virtual criado pelo aplicativo em sua máquina do trabalho e ainda fez uma modificação no arquivo xyz.doc. A partir daí, ele não realizou quaisquer edições ou inserção de arquivos na referida pasta. Logo, esses arquivos da máquina local do trabalho foram sincronizados e enviados para a nuvem. Quando ele 21 38 acessar o seu computador de casa, o aplicativo sincronizará com a nuvem e ele terá o arquivo xyz.doc modificado, além dos três arquivos novos.

    Gabarito: Letra D

  • Em questões de informática se restringiu algo, provavelmente estará errada a alternativa que restringe.


ID
1940749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir.

C:\MeusDocumentos\Furto

C:\MeusDocumentos\BOs

C:\MeusDocumentos\BOs\Homicidios

C:\MeusDocumentos\BOs\Roubo

C:\MeusDocumentos\BOs\Furto

Considerando-se que todas as pastas sejam configuradas para guardar documentos e possuam permissão de escrita e leitura para todos os usuários da estação de trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    Não há erros ou restrições na criação das pastas apresentadas. E se o usuário desejar pode salvá-las e compartilhá-las na nuvem.

  • Gabarito Letra D

    A) A quinta estrutura apresentada PODERÁ ser criada, inclusive nessa ordem apresentada
     

    B) A primeira estrutura apresentada não está imune às pragas virtuais, ainda que seja uma pasta-raiz.
     

    C) É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, sendo possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.
     

    D) CERTO: O que determina a segurança em face das pragas virtuais não é a disposições das pastas em diretórios no computador, mas sim quanto às práticas e aplicativos (como o arntivirus) que visem reduzir a incidência de malwares.
     

    E) É possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, já que o armazenamentos na nuvem suporta estruturas com subpastas.

    bons estudos

  • Não há erros ou restrições na criação das pastas apresentadas. E se o usuário desejar pode salvá-las e compartilhá-las na nuvem.

  • kkkkkkk

  • Devem estar precisando desesperadamente de policiais civis no Estado do Pernambuco. Uma questão dessa tão fácil!

  • Colocando a palhaçada de lado...

    Vamos ao que interessa. Até onde eu saiba o Windows não aceita caractere " \ "  como está na questão. 

    Não é possível nomear arquivos e pastas como '.', '.. '. ou '..'. Por exemplo, um nome de arquivo como ..sql é incorreto. Da mesma forma, arquivos e pastas não podem conter os seguintes caracteres:

    Libra (#).

    Porcentagem (%)

    “E” comercial (&)

    Asterisco (*).

    Barra vertical (|).

    Barra invertida (\)

    Dois-pontos (:).

    Aspas duplas (").

    Menor do que (<).

    Maior do que (>).

    Ponto de interrogação (?).

    Barra (/).

    Espaços à esquerda e espaços à direita (' '). Esses espaços são eliminados.

    Nomes reservados do Windows ou DOS ("nul", "aux", "con", "com1", "lpt1", entre outros).

    .

    .

    No Windows 10 isso mudou ?

  • Renato:

    Você é um dos caras MAIS MANEIROS do Q.C!!!

    Obrigado pela generosidade!

  • Muito obrigado ao Renato e aos outros colegas que contribuem com o estudo de forma humilde e sem comentarios desnecessários.

  • Letra D. Poderemos criar as pastas sugeridas, e deveremos ter um software antivírus para evitar que os arquivos não sejam infectados por vírus de computador.

    As letras A, C e E possuem negação, e estão erradas. A letra B possui 100% de segurança, e está errada.

  • Alguém poderia me explicar o que é sincronizar pastas?

    Grata.

  • A) NEGAÇÃO
    B)  RESTRIÇÃO
    C) MENOSPREZO
    D) CORRETO
    E) NEGAÇÃO


    - Princípio NISHIMURA

  • SIMONE, sincronização de pastas é uma maneira mais segura de você salvar seus arquivos. Por exemplo, eu sincronizei um arquivo da minha área de trabalho com o One Drive (Núvem). Todas alterações que eu fizer nesse arquivo também serão salvas em núvem. Veja a explicação do site: 

     

    A sincronização garante que quaisquer alterações em um arquivo na área de trabalho ou no serviço de nuvem sejam reconciliadas para que cada cópia do arquivo reflita as alterações mais recentes. Quando você configura a sincronização entre um serviço de nuvem e um dispositivo da área de trabalho, nos bastidores, o aplicativo do OneDrive é executado na área de trabalho e mantém automaticamente os seus arquivos em sincronia. O mais importante, você pode acessar e gerenciar arquivos na sua área de trabalho, mesmo quando estiver offline.

    Fonte: https://support.office.com/pt-br/article/O-que-significa-sincroniza%C3%A7%C3%A3o-de-arquivos-7b265f0e-2e36-478a-8857-7026b9ec831c


    JUNTOS SOMOS FORTES

  • Questão idêntica a de outra banca...

    Q755050 Ano: 2016 Banca: IF Sertão - PE Órgão: IF Sertão - PE Prova: Administrador

    Um usuário deseja criar no Windows 10 as cinco pastas e subpastas, conforme apresentado a seguir:

    C:\Trabalho\Financeiro

    C:\Trabalho\ADM

    C:\Trabalho\ADM\Almoxarife

    C:\Trabalho\ADM\Patrimonio

    C:\Trabalho\ADM\Relatorios 

    Considerando-se que todas as pastas sejam configuradas para guardar documentos e possuam permissão de escrita e leitura para todos os usuários da estação de trabalho, assinale a opção correta.

     a)A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada. 

     b) A primeira estrutura apresentada será imune a pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta raiz.

     c) É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem. 

     d) É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.  

     e) Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas. 

  • Por questões assim no TRE/PE, amém!

  • Como assim, CESP! essa questão foi cobrada em outra prova de outra banca, pode isso? ou será que a banca é o CESP disfarçado? eu hein...no mínimo estranho..

  • NADA SE CRIA TUDO SE COPIA...VIDE Q755050

     

    SUCESSO PROF. FERNANDO !!!

     

    CUIDADO COM OS PRINCÍPIOS DE NEGAÇÃO, MENOSPREZO...

     

    Q770609

    O Windows 10 disponibiliza o software Alarmes e Relógio. Sobre essa ferramenta, é correto dizer:

    I - Você receberá uma notificação quando um alarme ou timer for acionado em seu computador, mesmo se o aplicativo estiver fechado ou o computador estiver bloqueado.

    II - Se o computador entrar em suspensão, talvez os alarmes e timers não funcionem. 

    III - Somente os notebooks e tablets mais recentes com um recurso chamado InstantGo podem despertar do modo de suspensão para soar um alarme ou timer.

    IV - Até mesmo com o InstantGo, o dispositivo poderá não despertar se não estiver ligado na tomada.  

     

  • Cespe cobrou na PC GO

  • Por incrivel que pareça os dois concursos foram cancelados por fraudes !! 

     

  • que essa questão venha no TJ 

  • A Cespe copiou uma questão identíca de outra banca

  • CESPE não tem criatividade para questões de multiplaescolha. o.O

  • d) É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.

  • Nishimura:

     

    Letra D. Poderemos criar as pastas sugeridas, e deveremos ter um software antivírus para evitar que os arquivos não sejam infectados por vírus de computador.

    As letras A, C e E possuem negação, e estão erradas. A letra B possui 100% de segurança, e está errada.

  • é tão facil que temos medo de marcar kkk

  • Exatamento Wesley kkkk

  • rapaz, tava tão na cara que li duas vezes de medo de errar kkkkk por ser CESP já ficamos espertos com tudo kkkkkk

  • Que questão senhor, sem fundamento nenhum, a informação não tras nenhum conhecimento. Logicamente sabe-se que não é apenas o antivírus que protege os arquivos, muitas coisas estão envolvidas nesse processo, principalmente a navegação do usuário.

    Questão inocente. Seria o mesmo que dizer, vou construir 5 casas, mas se não colocar telhado choverá dentro.
    Por favor Cespe

  • quem reclama das questões do CESPE certamente não fez as da FCC de 2018

  • Prefiro questões da Cespe estilo C ou E

  • Assa questão está totalmente errada, não da para criar uma pasta com o mesmo nome dentro de outra pasta que ja contenha uma pasta com o referido nome BOs

    C:\MeusDocumentos\Furto

    C:\MeusDocumentos\BOs

    C:\MeusDocumentos\BOs\Homicidios

    C:\MeusDocumentos\BOs\Roubo

    C:\MeusDocumentos\BOs\Furto

  • @david_costa > Estás louco, rapaz? Tenta fazer aí no teu computador. É claro que dá. Não faz sentido prático fazer isso, mas dá. 

     

    E outra, a questão está dando a estrutura de pastas. Ou seja, 1º cria a pasta Furto. Depois, a pasta BOs. Depois, entra na pasta BOs (pra isso a barra) e cria as últimas 3.

  • Que questão maluca

  • Letra D

    Poderemos criar as pastas sugeridas, e deveremos ter um software antivírus para evitar que os arquivos não sejam infectados por vírus de computador.

    As letras A, C e E possuem negação, e estão erradas. A letra B possui 100% de segurança, e está errada.

  • Isso sim é noções de informática.

  • "Essa é para não zerar", "questão fácil", "questão dada" etc, tipos de comentários desprezíveis e até desestimulantes para os colegas que erraram. Se acertou, mantenha humildade nos comentários, independente do nível da questão, colabore! Basta ver nas estatísticas que teve gente que errou.

  • Única dúvida que fiquei foi nos nomes das pastas "BOs", visto que são exatamente do mesmo nome e se você fosse fazer no seu PC iria abrir uma janela te indagando se deseja substituir ou mesclar.

  • Colega Yure, no caso da questão, a pasta "BOs" é uma só e dentro dessa pasta irá conter as outras pastas "Homicidio" "Roubo" e "Furto" só o caminho dela que sera esse:

    C:\MeusDocumentos\BOs

    C:\MeusDocumentos\BOs\Homicidios

    C:\MeusDocumentos\BOs\Roubo

    C:\MeusDocumentos\BOs\Furto

    A pasta "BOs" não se repetirá ela será única com pastas dentro dela.

  • Questão dada de bandeja.

  • essa questão é 99% parecida com uma que caiu na vunesp... hahahaha... mudaram apenas os nomes das pastas

  • Explicação mais furreca essa do professor. Deveria ter mais critérios e não só ficar em macetes

  • Esse professor tem uma preguiça de corrigir as questões.
  • Gente, muito manjado essa questão.

    Vamos eliminando aquelas alternativas sem pé nem cabeça.

    A)A quinta estrutura apresentada não poderá ser criada, se as pastas forem criadas na ordem apresentada

    R = não faz sentido nenhum essa alternativa.

    B)A primeira estrutura apresentada será imune a pragas virtuais, devido ao fato de ser uma pasta-raiz.

    R= pasta raiz não será imune a vírus enquanto as outras estão desprotegidas, acredito EU que isso não existe,

    C)É possível criar todas as pastas e subpastas apresentadas, mas não será possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.

    R= essa foi pra acabar, né? Não pode ser inserido imagens nas pastas? (risos)

    E)Não é possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage, visto que armazenamentos na nuvem não suportam estrutura com subpastas.

    R - a nuvem suporta sim, estrutura de pastas e subpastas

    D)É possível criar a estrutura apresentada, mas, caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais.

    R - Sim, sem proteção de um bom antivirus as pastas e seus arquivos estarão sim vulneráveis à pragas virtuais. Nunca acontecem de você baixar um arquivo e o antivirus apitar, e mostrar uma bruta mensagem na tela que o arquivo é malicioso?

  • O professor acha que todo mundo segue esses """"""""""macetes'""""""""""" dele e esquece de explicar efetivamente as questões

  • Bem de boa, rumo a PRF!!!!!!!!!!!

  • O cara que põe o gabarito não dá conteúdo só vai nesse negócio de negação e conhecimento que é bom nada.

  • GAB.: LETRA D.

    Nenhuma das pastas serão imunes a pragas virtuais até que se instale mecanismos de segurança e, mesmo assim, as pastas não estarão imunes tendo em vista que nenhum antivírus é 100% eficiente.

  • Gab: D

    C:\MeusDocumentos\Furto

    C:\MeusDocumentos\BOs

    C:\MeusDocumentos\BOs\Homicidios

    C:\MeusDocumentos\BOs\Roubo

    C:\MeusDocumentos\BOs\Furto

    O professor deveria ter explicado o que é pasta e o que é subpasta para início de conversa.

    Corrijam-me se estiver errado, mas o correto é que há:

    01 (uma) pasta "MeusDocumentos";

    02 (duas) subpastas dentro da pasta "MeusDocumentos" (BOs, Furto);

    03 (três) subpastas dentro da subpasta "BOs" (Homicidios, Roubo, Furto).

    Ademais, o candidato deveria inferir que ao se criar a subpasta "BOs" o usuário, já dentro desta (sem sair), criou as demais subpastas, pois, não seria possível criar uma nova subpasta, dentro da pasta "meus documentos", de mesmo nome "BOs" para em seguida criar a subpasta Homicidios.

  • a) Errada. A quinta estrutura (C:\MeusDocumentos\BOs\Furto) poderá ser criada, mesmo na ordem apresentada na questão. A banca pretendia confundir o usuário com a criação de duas pastas com o mesmo nome (Furto), no entanto, essas pastas estão sendo criadas em diretórios distintos.

    b) Errada. Caso não haja proteção adequada, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas disponibilizadas no enunciado da questão estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais, ainda que seja uma pasta-raiz.

    c) Errada. Não existe essa restrição. Portanto, é possível inserir nas pastas e nas subpastas arquivos do tipo imagem.

    d) Certa. A estrutura apresentada poderá ser criada, mas, se não houver um mecanismo de segurança adequado no equipamento, os arquivos inseridos em todas pastas e subpastas aqui apresentadas estarão suscetíveis a infecção por pragas virtuais (malware).

    e) Errada. É possível sincronizar essas pastas por meio de cloud storage (armazenamento na nuvem). Nesse caso, podemos utilizar discos virtuais na Internet, que são áreas de armazena‑ mento de massa que funcionam como um “pendrive virtual”, e permitem aos usuários enviar e baixar arquivos como se estivessem usando um disco local.

    GABARITO: D

    Bons estudos!!!

  • Macetes devem servir para ajudar, e complementar o conteúdo estudado. Não da maneira que foi feita, sendo utilizado o macete pelo macete na explicação. Explicação pobre do gabarito feita pelo professor. Era uma oportunidade ideal para desenvolver uma explicação sobre a criação e alteração de diretórios do Explorador de Arquivos. Uma pena.

  • Quanto mais estudo informática mais estressada fico.... matéria ordinária ...difícil demais...misericórdia Jesus.

  • Sempre agradecendo aos colegas que, sem nenhuma vaidade, perdem seu precioso tempo postando a explicação de maneira correta e com fonte segura. Muito obrigado!

  • A letra D é a mais sugestiva, mas caractere / barra num é proibido para a criação de pastas no Windows ?

    junto com ele os <> : * " ? /\.

  • Passando aqui para desejar um feliz ano novo a todos os colegas que estão aqui sempre postando respostas de forma explicativa ajudando os demais colegas . VAMOS QUE VAMOS GALERA SERÁ O ANO DA APROVAÇÃO DE MUITA GENTE .

  • Em questões de informática se restringiu algo, provavelmente estará errada a alternativa que restringe.