SóProvas



Prova COPS-UEL - 2010 - PC-PR - Escrivão de Polícia - Manhã


ID
1815097
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, com relação à arquitetura e à organização de computadores:

I. O USB é um barramento serial para comunicação do computador com dispositivos de baixa velocidade, como teclados, mouses, câmeras digitais, entre outros.

II. O disco rígido é uma memória volátil, ou seja, perde suas informações na ausência de energia elétrica.

III. A cache é uma memória pequena e de alta velocidade utilizada para melhorar o desempenho do computador.

IV. Processadores dual core possuem dois núcleos completos de execução em um único processador físico.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • II - a memória do disco rígido se mantém, o que é volátil é a memória RAM

  • e quanto a acertiva:  Processadores dual core possuem dois núcleos completos de execução em um único processador físico.
    está correta, pois o procesador Core 2 duo  é que possui de fato dois núcleos de execução e 2 físicos.

  • USB : use serial bus!!!

  • Baixa velocidade ?? deveria ser anulada se fosse hoje em dia.

  • USB é a sigla para Universal Serial Bus. Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples, fácil e rápida a conexão de diversos tipos de aparelhos (câmeras digitais, HDs externos, pendrives, mouses, teclados, impressoras, scanners, leitor de cartões, etc) ao computador e a dispositivos móveis, evitando assim o uso de um tipo específico de conector para cada equipamento.

    Na minha opinião a I está incorreta...

  • Questão meio bizarra.

  • Gabarito: D

    Quanto ao item I. O USB é um barramento serial para comunicação do computador com dispositivos de baixa velocidade, como teclados, mouses, câmeras digitais, entre outros. (Na época da questão isso era válido, visto que a versão que vigorava na época era a 1.0 "specified data rates of 1.5 Mbit/s (Low Bandwidth or Low Speed) and 12 Mbit/s (Full Speed)") era de baixa velocidade, o que hoje não condiz com a realidade.

  • Questão está desatualizada, USB deixou de ser um meio de conexão lenta, ganhando novas proporções!

  • Ao realizar a questão devemos-nos atentar para o ano, porém, discordo da questão, pois o USB 3.0 criado em 2008 já uma alta taxa de transmissão, cerca de 5G/s.


ID
1815100
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir:

I. Uma das funcionalidades presentes no Internet Explorer 7.0 é a navegação em abas.

II. Cavalo de Troia é o nome dado a uma categoria de vírus que se apresenta sob a forma de um software útil, mas cuja real intenção é provocar algum tipo de dano ao computador do usuário.

III. O Outlook Express 6.0 não possui o recurso de envio de mensagens com cópia oculta.

IV. O Outlook Express 6.0 permite o gerenciamento de várias contas de e-mail.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    O erro da assertiva IV é  que: O Outlook Express 6 (OE6) é um programa de correio eletrônico que possibilita o envio ou recebimento de mensagens eletrônicas através da internet. Nele existem basicamente dois tipos de serviços: o serviço de e-mail e o serviço de news (ou notícias).

    Ele também permite aos usuários o gerenciamento de várias contas de correio em diferentes provedores ou não.

  • Cavalo de tróia não é uma categoria de vírus, CAVALO DE TRÓIA É UMA CATEGORIA DE MALWARE!!!!

  • Que bosta de questão, cara. Cavalo de Tróia é vírus agora ? 

     

     

    '' O MALWARE cavalo de Troia recebe esse nome devido a clássica história do cavalo de Troia, pois ele imita a técnica de infectar computadores. Um cavalo de Troia se ocultará em programas que parecem inofensivos, ou tentará enganá-lo para que você o instale.

    Os cavalo de Troia não se replicam ao infectar outros arquivos ou computadores. Em vez disso, eles sobrevivem ficando ocultos. Eles podem ficar silenciosos em seu computador, coletando informações ou configurando brechas em sua segurança, ou podem simplesmente controlar seu computador e bloquear seu acesso a ele.''

     

    Quem se replica enviando cópias de si mesmo infectando outros arquivos é o vírus, Cavalo de Tróia não faz isso. Questão absurda, anularam ?

     

    https://www.avg.com/pt/signal/what-is-a-trojan

     

    https://computadorcomwindows.com/2016/12/04/quais-sao-as-diferencas-entre-um-virus-um-worm-e-um-cavalo-de-troia/

  • O cavalo de Troia é um programa que tem um pacote de vírus que é usado geralmente para obter informações ou executar instruções em um determinado computador ou servidor de dados.

    Os cavalos de Troia atuais são disfarçados de programas legítimos, embora, diferentemente de vírus ou de worms, não criam réplicas de si mesmo (e esse é o motivo pelo qual o cavalo de Troia não é considerado um vírus). São instalados diretamente no computador. De fato, alguns cavalos de Troia são programados para se autodestruir com um comando do cliente ou depois de um determinado tempo.

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_troia_(computa%C3%A7%C3%A3o)

     

  • erradíssimo este gabarito...

  • Acredito que na época que foi aplicada essa prova as nomeclaturas não eram tão bem definidas como hoje em dia... Sei lá


ID
1873969
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir:


No segundo lustro da década de 1990, a economia paranaense passou por grandes transformações em sua estrutura produtiva após atração, através de mecanismo governamental, de grandes montadoras de automóveis multinacionais e, consequentemente, de um grande número de fornecedores que colocaram o Paraná em uma posição de destaque na economia nacional. Em consequência da ascendência de setores com maior conteúdo tecnológico que possuem maior dinamismo econômico (especialmente da indústria de material de transporte e eletromecânica), consolida-se o declínio tendencial das atividades industriais tradicionais.No entanto, a agroindústria paranaense continua como fator de sustentação de grande parte das atividades econômicas no interior do Estado.

(MIGLIORINI, S. M. dos S. Indústria paranaense: formação, transformação econômica a partir da década de 1960 e distribuição espacial da indústria no início do século XXI. Revista Eletrônica Geografar, Curitiba, v.1, n.1, p. 62-80, jul./dez. 2006

.Disponivel em:: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_
teses/GEOGRAFIA/Artigos/artigo.pdf) Acesso em 10 março 2010.

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • No entanto, a agroindústria paranaense continua como fator de sustentação de grande parte das atividades econômicas no interior do Estado.
     

    Na ultima linha do texto deixou claro que a agroindustria continua como fator de sustentação no interioir do estado!!!

    Assertiva correta letra B

  • Banca do cão

  • Letra B ) devido a procura de isenção de impostos, terreno, mão de obra qualificada...

  • LETRA C

    A - ERRADA: Transferência de indústrias de tecnologia para o Paraná nos anos noventa se deu pela busca por custos menores de produção aliadas aos incentivos fiscais fornecidos pelo estado naquele período.

    B - CERTA: As regiões do estado do Paraná apresentaram diferenciações em seus desenvolvimentos industriais. O norte do estado possui maior vínculo com as agroindústrias enquanto as áreas industrializadas de Ponta Grossa até Curitiba são mais variadas, com as indústrias moveleiras, metalúrgicas, químicas e de bens de consumo no geral.

    C - ERRADA: O mercado interno estadual não está relacionado com o surgimento do parque industrial paranaense.

    D - ERRADA: Não foi a dinâmica do mercado nacional que promoveu declínio das indústrias tradicionais em face das de tecnologia.

    E - ERRADA: A implantação de grandes indústrias no Estado está mais bem relacionada com os incentivos fiscais oferecidos à grandes empresas e a implantação de diversas indústrias satélites.

  • de um grande número de fornecedores que colocaram o Paraná em uma posição de destaque na economia nacional.


ID
1873972
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É correto afirmar que a crise da cafeicultura nos anos 70, no Paraná, teve como uma das causas:

Alternativas
Comentários
  • só Deus sabe de que literatura a cops tira isso

  • e a geada de 75?

  • Donde a Cops tirou isso????

  • Que eu saiba foi a geada de 75 e consequentemente a implantação da policultura é que foram fatores relevantes para o acontecimento...

  • A partir dos anos 1960, iniciaram-se as políticas governamentais para a racionalização do plantio da cafeicultura e pelo estímulo à diversificação do uso da terra, incentivando o plantio de novas culturas, como a soja, o milho e o trigo. Com a grande ‘geada negra’ de 1975, que abalou parte do Estado, houve um declínio de grandes proporções na produção cafeeira. Com os cafezais condenados pela geada, a maioria dos cafeicultores paranaenses optaram por utilizar os incentivos governamentais para diversificação da produção e substituíram o plantio de café por novas culturas agrícolas, como a soja e o milho. O cenário do campo paranaense começou a mudar. Mas o café não desapareceu definitivamente. 

    Fonte: PRIORI, A., et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. A cafeicultura no Paraná. pp. 91-104. ISBN 978-85-7628-587-8. Available from SciELO Books, disponível em: http://books.scielo.org/id/k4vrh/pdf/priori-9788576285878-08.pdf

    Não encontrei nada que corroborasse o que foi dito pela banca! E em todas as aulas que já assisti, os professores nunca mencionaram a concorrência dos cafés sul-americanos e africanos de melhor qualidade como uma causa da redução das exportações do produto paranaense...

  • Assim que li o enunciado, já fui procurar direto alguma coisa relacionado a Geada Negra de 1975... Mas para minha surpresa não tinha nada relacionado.

  • A) ... Foi a primeira que eliminei kkkkkkkk

  • É sabido que a crise do café brasileiro em meados do século XX ocorreu por conta da lei econômica da oferta e da procura, havendo diminuição da procura no mercado internacional e excesso de oferta no mercado interno, fato agravado pela entrada de países como Vietnã, Indonésia e países da África no mercado mundial de café.

    GABARITO LETRA A


ID
1873975
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir:

E se foi o pinheiro a árvore providencial de nossos primeiros dias, é ainda aquela que pela sua utilidade possibilitou a colonização sistemática do solo, e assim, a figura será também para a população de todas as origens que aqui habita o símbolo integrador do passado ao presente e alvorada promissora de nossa atualidade a esse futuro que há de ser fatalmente grandioso, porque grandiosas também são as linhas da estrutura física e moral da nossa terra e da nossa gente.
(MARTINS, R. Editorial da Revista Ilustração Paranaense, 1927. Apud PETERS, A. P. O movimento paranista. In REZENDE, C. J.;TRICHES, R. I. (Orgs.). Paraná: espaço e memória. Curitiba, Editora Bagozzi, 2005, p 273.)

O movimento paranista procurou criar uma identidade para o Paraná. Neste discurso de Romário Martins o pinheiro simbolizaria o Estado inclusive

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra a)   no trecho do texto " a figura será também para a população de todas as origens que aqui habita o símbolo integrador do passado ao presente e alvorada promissora de nossa atualidade a esse futuro que há de ser fatalmente grandioso " fica bem claro a resposta !

  • Por que a questão C não pode ser a correta??? A frase: "o pinheiro a árvore providencial de nossos primeiros dias, é ainda aquela que pela sua utilidade possibilitou a colonização sistemática do solo".... Da a entender que o "pela sua utilidade", significa extração; ou seja a extração do pinheiro possibilitou que o desenvolvimento ocorresse no Parana. Como de fato ocorreu, pelo meu conhecimento..


ID
1873987
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir:

Considerando-se que a emancipação da província do Paraná ocorreu em 1853, o fenômeno da urbanização no estado é recente. Em 1940 apenas 24% da população vivia em cidades, em 2000, 82% dos paranaenses residiam em zonas urbanas. A população total do estado era de 1.236.270 em 1940 e passou a 9.564.643 em 2000.

(ARIAS NETO, J. M. O Eldorado: representações da política em Londrina. 2 ed. Londrina: EDUEL, 2008, p. 100. IBGE. Censo 2000. Disponivel em:: <http://www.ibge.gov.br/home/>  acesso em 14 jan. 2010).

Como base nos dados e nos conhecimentos sobre a urbanização do Paraná é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito c) o desenvolvimento industrial e a expansão da agroindústria permitem compreender o processo de urbaniza- ção contemporânea do Estado.

  • A - Incorreto: A expansão das atividades agrícolas citadas não foi relevante para o aumento da população urbana. Ao contrário, a consolidação de atividades econômicas fortes e também de atrativas como a agricultura familiar contribuiria por fixar população no campo.

    B - Incorreto: Embora o evento da “geada negra” em 1975 tenha forçado migrações para os centros urbanos do estado, a população urbana cresceu principalmente em virtude da industrialização do Estado a partir do final dos anos setenta, sendo consolidada somente nos anos noventa com a instalação de grandes montadoras.

    C - Correto: A industrialização do estado se deu a partir do final dos anos setenta e se consolida apenas nos anos noventa com a chegada de grandes indústrias, principalmente montadoras e demais indústrias deste setor. Em outra mão, a agroindústria e toda sua cadeira produtiva se fortaleceu nos anos noventa e tornou-se uma das principais atividades econômicas do estado.

    D - Incorreto: A maior crise agrícola do estado se deu no ano de 1975 quando a chama “geada negra” destruiu lavouras de café e cultivos de erva-mate. Esse evento contribuiu para a urbanização do estado nos anos seguintes, quando também vieram as primeiras grandes indústrias para o Paraná.

    E - Incorreto: Os anos cinquenta não ficaram marcados por processos de colonização. Ainda nesta linha, o estado recebeu diversos fluxos migratórios europeus e japoneses na segunda década do século XX.

    Gabarito: C

    fonte: Estratégia

  • Poxa irmão tenho que discordar de você, Jhonn TJ.

    " A expansão das atividades agrícolas citadas não foi relevante para o aumento da população urbana."

    O êxodo rural é uma das principais consequências da expansão da atividade agrícola.

  • GABARITO C - o desenvolvimento industrial e a expansão da agroindústria permitem compreender o processo de urbanização contemporânea do Estado.

    POR QUE? Sabemos que apartir de 1960 e 70 no parana aconteceram com o aumento da industria a mecanização dos campos e a chegada de polos industriais como exemplo CIC e a REPAR , a mecanizaçao dos campos levou a um EXODO RURAL que ocasiona a diminuição da populaçao rural que foi substituida por maquinas levando a populaçao para a area urbana em busca de novos trabalhos em funçao da industria na area urbana!


ID
1874002
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um determinado líquido deve ser entregue em doses exatas em três salas de um laboratório. Na sala A são necessários 8 ml, na sala B 10 ml e na sala C 7 ml. O encarregado da distribuição de medicamentos possui um único tubo graduado em 4 ml, 5 ml e 6 ml. O medicamento pode ser transferido de seu recipiente original para o tubo graduado e para o recipiente final e vice-versa.

Nessas condições,

Alternativas
Comentários
  • Para quem não entendeu essa questão (pois está mal escrita), a banca queria confundir o candidato quanto à sala C, senão vejamos:

     

    A sala "A" pode ser facilmente atendida com duas doses cheias de 4ml (total 8ml).

    A Sala "B" pode ser facilmente atendida com duas doses, sendo uma de 4ml e outra de 6ml (totalizando 10ml).

    Mas a sala C requer uma dose de 7ml, e se o cabra só tem um tubo com doses de 4,5 e 6 ml, ele não conseguiria medir exatamente 7ml com doses "cheias" (sendo que não vale aproximação).

    A resposta é simples: basta ele encher e derramar uma dose cheia de 5ml, depois encher o tubo novamente até 6ml porém derramar o liquido devagar até o tubo descer até 4ml, ou seja 5+2, que dá 7ml. 

     

  • GAB E

     

    SALA C:

    1 - põe 5 ml no tubo graduado e dps derrame no tubo da sala;

    2 - põe 6 ml no tubo graduado e dps derrame no tubo da sala;

    3 - põe 4 ml do tubo da sala no tubo graduado;

    4 - sobram 7 ml no tubo da sala (11 - 4)               

  • questãozinha chata hein kkkkkkk

  • Salas A e B tranquilo né! Sobre a Sala C pensei o seguinte:


    Já que ele fala "para o recipiente final e vice-versa". Colocando três doses de 5ml o recipiente final ficaria com 15ml, então tiro duas doses de 4ml.


    Dessa forma, 15 - 8 = 7ml

  • Me desculpem mas estão tentando martelar para chegar a resposta da banca, essa questão deveria ser alterado o gabarito para Letra C.

  • Na sala C vai duas doses de 6 ml, depois volta 5ml para o tubo graduado. Restando 7 ml.

  • GAB: E

    Pensei o seguinte:

     

    Tubo de 6+4= 10   ->Sala B (10) ok

    Tubo de 4+5+6= 15 -> Sala A+C (8+7) ok

  • Mais simples pessoal....


    Sala A com 8ml = 2 tubos de 4ml

    Sala B com 10ml = 2 tubos de 5ml

    Sala C com 7ml = 1 tubo de 4ml + metade do tubo de 6ml (3ml)


    Menos é mais :)


  • Sala A dois tubos de 4 ml =8.

    Sala B o tubo de 4 ml mais o de 6 ml = 10 ml.

    Apenas o tubo C ficou confuso, então segue:

    Põe o de 5 ml primeiro no recipiente final, fica faltando 2 ml.

    Em seguida enche o de 6 ml, despeja o de 6 ml no de 4 ml e no frasco de 6 ml irá restar 2 ml.

    Ai é só despejar os 2 ml com o 5 ml colocado inicialmente = 7 ml.

  • Galera, foco na questão, prestem atenção no enunciado, não fiquem inventando!!!

    "possui um único tubo graduado em 4 ml, 5 ml e 6 ml".


    Duas doses de 6ml e depois retira 5ml .


    Gabarito : E


ID
1874005
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições: (pr) → q, pq, q' onde q' é a negação de q.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Premissas:
    (A) (P ^ R) → Q
    (B) P v Q
    (C) ~Q

    A partir das premissas (A) e (C), conclui-se (~P v ~R) por meio da transposição e Teorema de DeMorgan:
    Oriignal: (P ^ R) → Q
    Transposição: ~Q → ~(P ^ R)
    Teorema de DeMorgan: ~Q → (~P v ~R)

    A partir das premissas (B) e (C), conclui-se P pelo Silogismo Disjuntivo.

    Conclusões:

    (~P v ~R) ^ P

    O que equivale a ~R pelo silogismo disjuntivo.

     

    A proposição r' é uma consequência das proposições dadas, uma vez que (p ∧ r) → q ∧ p ∨ q ∧ q' ) → r' é uma tautologia.
    Letra B.

    A letra A está errada. Tome (P, Q, R) = (V, F, F) e as três premissas são verdadaieras ao mesmo tempo.

    A letra C está errada. Se P for falso, então ora P v Q, ora ~Q será falso. Impossível manter a veracidades das duas últimas premissas com P sendo falso.

    A letra D está errada. Para (P,Q) = (F,F) a proposição ~Q→(PvQ) é falsa. Nesse caso, a assertiva não faz menção às premissas do enunciado, portanto, não há mecanismo que faça com que P seja necessariamente verdadeiro.

    A letra E está errada. Se ~Q é falso, então Q é verdadeiro. Se Q é verdadeiro, então a premissa (P v Q) é verdadeira. Ou seja, é impossível que ~Q e (P v Q) sejam ambos falsos.

     

    http://rlm101.blogspot.com.br/

  • Alguem. Poderia me explicar melhor essa questao

     

  • (p ∧ r) → q ∧ p ∨ q ∧ q' ) → r'

    O que significa esse parenteses em vermelho? 

  • Esse parentese vermelho é a separação de uma proposição composta neste caso.
    Achei bem zoado sintaticamente a construção das proposições da alternativa B. Técnicamente é bem fácil chegar a conclusão de que se trata de uma tautologia. Veja bem, o conectivo mais forte de todas as argumentações é o --> posterior ao ultimo parentese, a construção (Q ^ P v Q ^ Q') vai ser sempre falsa. Como no condicional a única forma de se ter uma proposição com valor falso é V+F(vera ficher), logo esse exercício não tem discussão, trata-se de uma tautologia.

  • Jesus 

  • Basta associar mentalmente as letras que representam inferências com verbos. Por exemplo:

    P = pago

    R = recebo

    Q = quero

    ~Q = não quero


    Assim, nós temos as seguintes inferências:


    (P ^ R) → Q = Se pago e recebo, então quero


    (P v Q = Pago ou quero


    ~Q = não quero


    A negação de um elemento leva à inversão das premissas, sendo "ou" contrário de "e":


    ~Q → (~P v ~R) = Se não quero, então não pago ou não recebo


    ~Q v ~P = Não quero e não pago.


    Quero


    Portanto, todas as premissas são verdades, sendo que pagar é consequência de querer e de receber.

  • Alguém saberia me responder se a vírgula empregada na preposição " (p ∧ r) → q, p ∨ q, q' " não poderia ser considerada uma conjunção "^"? 

  • nossa, buguei.... como saber que r' é uma consequência se no enunciado ele só consta na premissa?

  • Agradeço ao colega Ed pelo esclarecimento. O comentário dele está lá embaixo, pra quem quiser ver, e é o mais esclarecedor, embora tenha alguns termos técnicos que não compreendo, mas com certeza servem de referência para estudos futuros.


    Particularmente, não compreendi em principio a alternativa correta, mas fui capaz de deduzir que era a correta por perceber que as outras eram falsas. Acho que o Ed já explicou bem o porquê de serem falsas, mas se alguém quiser, posso explicar de maneira mais leiga.

  • Por que a alternativa C não está correta??

  • Questão bem mal formulada. Um vez que a letra C está correta, pois a banca não estipula que as três proposições dadas podem ser AO MESMO TEMPO....quando ela poem apenas: PODEM, quer dizer que podem ser juntas ou separadas.

  • Odete Roitman,


    Sobre a alternativa C, vale destacar:


    c) as três proposições dadas podem ser verdadeiras, mesmo quando p é falsa.

    Já vimos que, a proposição q’, para ser verdadeira, é preciso que q seja F. Caso p também seja F, a proposição p v q será obrigatoriamente falsa, o que contraria este item. Pois, diz que as três proposições podem ser verdadeiras mesmo p sendo falsa.

    FALSO. 

  • Gabarito: B


    b) a proposição r’ é uma consequência das proposições dadas, uma vez que [(p ∧ r) → q^(p ∨ q)^q']→r' é uma tautologia.


    Suponha que as proposições p ^ r-->q, p v q, q' são todas verdadeiras. Vamos ver se r’ é mesmo uma consequência.

    Sabendo que q’ é V, então podemos dizer que a proposição q é F.

    Com isto, para p v q ser V, é preciso que p seja V, afinal q é F.

    Desta forma, vejamos o que é preciso para (p ^ r)→ q ser verdadeira. Note que p é V e q é F, portanto temos algo como (V ^ r)→ F.

    Para esta proposição ser verdadeira, precisamos que r seja F, para ficarmos com (V^F)→F, isto é, F→F, que é uma condicional verdadeira.

    Assim, de fato, quando as proposições (p^r)→q, p v q e q' são verdadeiras, a proposição r’ será verdadeira também (pois r é F).

  • Não consegui resolver a B, mas consegui acertar a questão eliminando todas as demais. Ou seja, RESPIRA e no fim dá certo.

  • Jesus, socorro!


ID
1874008
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as seguintes proposições: qp e qr ambas verdadeiras.

Nessas condições,

Alternativas
Comentários
  • Há possibilidade de outra resposta correta?

  • Tem que lembrar da tabuada lógica 

    Se... então -->  V com F dará sempre F Nessa ordem, Logo:

    Se Q então P e Se que Q Então R 

    O Enunciado afirma que ambas são verdeiras e a regra do Se... Então diz que: para o resultdo ser F tem que ser V --> F, então:

    Q --> P = V    e    Q --> R = V

    V --> V = V    e     V --> V = V

    F --> V = V    e     F --> V = V

    F --> F = V    e     F --> F = V

    Vamos as alterntivas: 

    A) Se P é verdadeira entaõ R é verdadeira  (errado pois o R além de verdaadeiro pode ser falso conforme esquema acima)

    B) se r é verdadeira, então q é verdadeira.  (errado pois o Q além de verdadeiro tbem pode ser falso para que resulte verdadeiro)

    C) se p é verdadeira, então q é verdadeira. (errado pois o Q alem de verdadeiro tbem pode ser falso para que resulte verdadeiro)

    D) se q é verdadeira, então p ∨ r é verdadeira.( CERTO pois a unic lternativa possível pra P e V é verddeiro pois caso algum deles supostamente seja F entra na regra do (Se... então) que diz que para V --> F = F e não V logo  assertiva está correta.  

    E) se p ∧ r é verdadeira, então q é verdadeira. Errado pois o Q tbem pode se F par dar um resultdo V. 

    Espero ter ajudado, abs e bons estudos. 

      

     

  • pra mim não tem alternativa correta.

    Analisando o gabarito, ou seja a alternativa D, se q é verdadeira, então p r é verdadeira. Esse ou abre margem que alguma delas seja falsa, ou P ou R seja falsa, o certo seria = "se q é verdadeira, então p ^ r é verdadeira"   

  • Para mim sem resposta correta, pois aquele (PvR) o ou(v) da margem para alguma ser falsa o que deixaria errada também essa alternativa.....A não ser que aquele ou(v) seja na verdade um e(^) que deixaria a questão correta na minha humilde opinião.. Assim discordo com a responta do amigo Marco Antonio

  • para mim é alternativa e...

     

    e ainda com ressalvas. mas nao consigo tirar razões para ser a alternativa d, gabarito trazido pela banca. 

  • Das opções disponibilizadas a "D" está correta, mas como os colegas já explicaram acima, abre margem para que uma das 2 do comando ser falsa, pois a disjunção aceita uma falsa que mesmo assim permanecerá verdadeira, enfim, banquinha estranha essa...

     

    Bons Estudos!!!

  • Letra D - Quando Q é verdade P só pode ter valor verdadeiro, pois sendo falso torna a sentença falsa, porém o enunciado ja diz ser  ela verdadeira. Então P assumindo o valor de Verdadeira, tanto faz o valor de R, ja que temos uma disjunção P V R.

  • Questão confusa...para mim na E)

    se p ∧ r é verdadeira, então q é verdadeira.

    Porque se p ^ r for verdadeiro e q for falsa entao será falsa a questão

    CORRIJAM-ME POR FAVOR!!!  

  • Analisando...
    Q --> P = V    e    Q --> R = V

    V --> V = V    e     V --> V = V

    F --> V = V    e     F --> V = V

    F --> F = V    e     F --> F = V

    Creio que as mais complexas sejam as afirmações da letra A e a D. Vejam as explicações...

    Nas alterntivas: 

    A) Se P é verdadeira então R é verdadeira  (errado, pois quando P for V você terá para Q V ou F, logo, se adotarmos como F em Q, poderemos ter F em R, como na 3º hipótese)

    B) se r é verdadeira, então q é verdadeira.  (errado, pois o Q pode ser verdadeiro ou falso para que resulte verdadeiro)

    C) se p é verdadeira, então q é verdadeira. (errado, pois o Q pode ser verdadeiro ou falso para que resulte verdadeiro)

    D) se q é verdadeira, então p ∨ r é verdadeira.(certo, sendo Q, que é o antecedente, verdadeira, só poderemos ter o consequente V[senão as afirmações que a questão trouxe como verdadeiras seriam falsas], que são o P - 1ª hipótese e o R - 2ª hipótese. logo, sendo P e R verdadeiro, assertiva está correta.) 

    E) se p ∧ r é verdadeira, então q é verdadeira. (errado, pois o Q pode ser verdadeiro ou falso para que resulte verdadeiro).

    Abraços.

  • Gab: D 

    Questão tranquila, se você analisar as outras alternativas, vai ver que nehuma se enquadra. Além do mais aquele conectivo v(ou) está ali só pra encher linguiça, o examinador poderia ter posto a palavra (ou), ainda assim a ideia central seria mantida. Mas se o exercício tivesse caminhado para uma outra semântica que não foi o caso, ele teria posto o conectivo ou... ou..., e ai assim daria uma ideia de exclusividade ou isso ou aquilo (disjunção exclusiva = heterossexual = valores lógicos diferentes.

    Respondendo o questionamento da alternativa E: 
    O comando da já me garantiu que as duas proposições são verdadeiras;
    Agora, ao confrontar o comando da questão com a afirmação da alternativa E) se p ∧ r é verdadeira, então q é verdadeira, não necessariamete, o argumento (Q) poderia ser falso que ainda assim a proposição seria verdadeira.

  • Para mim, sem resposta correta...não consegui entender a lógica da banca nessa questão.

    Se fizeres a tabela verdade, verás que na 6º linha, quando Q é verdadeiro a condição lógica "p v r" é falsa.

    Abraço.

  • Sabemos que uma condicional só é falsa quando temos V-->F. (Famosa Vera Fisher)

    Nos demais casos, ela é sempre verdadeira.

    Assim, para que as frases q--> p e q--> r sejam verdadeiras, temos duas opções:


    1- se q for V, então tanto p quanto r devem ser V.

    2- se q for F, então p e r podem ter qualquer valor (V ou F).


    Com isso em mãos, vejamos as alternativas:


    a) se p é verdadeira, então r é verdadeira

    FALSO. Como vimos na opção 2 acima, caso q seja F podemos ter:

    - p verdadeira e r falsa - p falsa e r verdadeira - p e r falsas - p e r verdadeiras


    b) se r é verdadeira, então q é verdadeira

    FALSO. Como vimos acima, se r for V e q for F, a condicional q-->r continua verdadeira (pois temos F-->V).


    c) se p é verdadeira, então q é verdadeira

    FALSO. Como vimos acima, se p for V e q for F, a condicional q-->p continua verdadeira (pois temos F-->V).


    d) se q é verdadeira, então p v r é verdadeira

    Como vimos na opção 1 acima, caso q seja V é preciso que tanto p quanto r sejam V também. Assim, a disjunção p v r terá valor lógico V. Item VERDADEIRO.


    e) se p ^ r é verdadeira, então q é verdadeira

    Para que p ^ r seja verdadeira, é preciso que tanto p quanto r sejam V. Pela opção 2 acima, veja que é possível neste caso que q seja F, de modo que as proposições q-->p e q-->r seriam do tipo F-->V, ou seja, seriam verdadeiras.

    FALSO. Resposta: D 

  • Estranho essa questão pelo que entendi na resposta D. O "Q" pode ser tanto F como V, alterando assim a resposta do gabarito.

  • O ponto chave dessa questão é que a banca quer que você considere as linhas da tabela somente quando Q>P e Q>R forem verdadeiros.

    Ou seja, você faz a tabela verdade completa e depois retira as linhas que as proposições citadas acima forem falsas.

    A partir daí você pode começar a eliminar as alternativas.

    Utilizando esse raciocínio não haverá margem para outras interpretações. A alternativa é a D.

  • wagner, a questão fala q as duas proposições (q->p e q->r) são verdadeiras, então, pode 'riscar' as linhas 2, 5 e 6, pois, nessas linhas, pelo menos uma das proposições é falsa