-
Ransomware é um tipo de software nocivo (conhecido também como malware) que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas ou em dinheiro (como em um sequestro) para que o acesso possa ser restabelecido.
-
Em 2017 houve um ataque mundia do Wannacry Ransomware, que atacou vunerabilidades do SO Microsoft Windows e que exatamente exigia Bitcoin com resgate
-
Gab : D
Não. Apesar do Ransomware também ser um malware, ele não possui a capacidade de auto-replicação de um vírus. Enquanto a propagação de um vírus acontece de forma espontânea e sem controle, o Ransomware é um código malicioso distribuído via internet que criptografa os arquivos de computadores através da exploração de vulnerabilidades encontradas nos sistemas operacionais. Assim que o ataque ocorre, o hacker exige da vítima o pagamento de um resgate para descriptografar os dados e restaurar o acesso as informações
Assim que um computador é infectado, a vítima recebe instruções para pagamento do regaste para obter a chave que descriptografa os dados. Essa cobrança pode variar de poucas centenas a milhares de dólares, sendo exigido em moedas digitais como Bitcoins. Além do risco da divulgação pública das informações criptografadas, os dados poderão ser perdidos para sempre caso o pagamento exigido não seja feito,
-
Criptografou os dados? Pediu resgate? Rasonware!
GABARITO : LETRA D ✔️
-
RANSO DE QUEM PEDE RESGATE.
-
Criptografou os dados? Pediu resgate? Rasonware!
-
SIMPLIFICANDO!
RANSOMWARE: é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário. O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.
Fonte: algum colega do QC + cert
Mais dicas e motivações no @futuranomeacao
-
palavras-chave:
a) Rootkit: é um software de computador, comumente mal-intencionado, projetado para permitir o acesso privilegiado a um computador ou a uma área do software que não é permitida
b) Worm (verme): envia cópias de si mesmo automaticamente e não depende de ação do usuário
c) Backdoor: invade a rede sem que seja detectado
d) Ransomware: criptografa e pede um cascalho $$$
e) Adware: é um tipo de spyware que consiste em inserir uma publicidade no programa, de maneira que o usuário é obrigado a ter contato todas as vezes que utiliza o software, mas que, da pra retirar tais publicidades mediante pagamento ao proprietário do software. Exemplo: as propagandas chatas do youtube
-
Assertiva D
Assinale abaixo o tipo de praga virtual que possibilita esse tipo de ataque. = Ransomware.
-
significado:
Ransom - Resgate
-
RAN$$$$$$$$$$$$$$$$$$$OMWARE
-
"O assunto não é novo, mas é sempre bom reforçar a importância de estar prevenido em relação às ameaças virtuais. Um exemplo é o “ransomware”, um tipo de malware que sequestra os dados do computador e exige um resgate para liberá-los. Ele impede ou limita os usuários de acessar o seu sistema, bloqueia a tela do sistema ou bloqueia os arquivos dos usuários."
Fonte: https://www.foccoerp.com.br/gestao-de-ti/ransomware-virus-que-sequestra-arquivos/
-
Só um cuidado:
Vc pode confundir com Hijacker!
Hijacker- sequestrar o navegador de internet.
Bons estudos!
-
gabarito: ''d''
Lembrando os tipos de Ransomware:
Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
Ransomware Crypto: impede que você acesse dados no equipamento infectado.
-
O ransomware é um malware que tem como principal função criptografar ou impedir o acesso a uma grande quantidade de arquivos de um computador, sistema de dados ou até mesmo de uma rede inteira. Um dos grandes problemas do ransomware é que ele também pode afetar dispositivos móveis.
Bons estudos!
-
Gab. "D"
Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware que sequestra os dados de um usuário, exigindo um valor para realizar a liberação dos dados.
A) Incorreta – O malware “Rootkits” tem como objetivo, enquanto permanece oculto, permitir ao invasor o controle da máquina para a execução de códigos maliciosos ou roubo de dados
B) Incorreta - O malware “Worms” é um código malicioso que se auto envia e se auto replica pela rede sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.
C) Incorreta – O malware “Backdoor” tem como função fornecer ao cracker portas de acesso à máquina do usuário para que o criminoso virtual consiga realizar o controle remoto da máquina.
D) Correta - O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.
E) Incorreta – O malware “Adware” é um tipo de spyware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.
Gabarito – Alternativa D.