Temos dois problemas nesta questão: a seção do fio (1,5 mm2) e sua cor (preta). Pela norma NBR 5410, a seção mínima para instalações de tomada é 2,5 mm2. Para iluminação é de 1,5 mm2. Portanto, pela seção mínima, poderíamos usar este condutor apenas em circuitos de iluminação. E a cor? Bem a cor também é importante para a organização e segurança. A norma não obriga o uso de cores, mas recomenda usar a cor azul clara para o condutor de neutro e verde ou verde-clara para o condutor de proteção. Diante destas considerações, vejamos as alternativas:
A alternativa "a" está incorreta, pois deixa transparecer que o condutor seria usado para qualquer fim (iluminação ou tomadas). Pela seção do fio (1,5 mm2), só poderia ser usado para iluminação.
A alternativa "b" está incorreta, pois temos uma violação a um preceito fundamental da NBR 5410: nunca misturar circuitos de iluminação com os de tomadas (circuito de força).
A alternativa "c" é a correta, porque é isto mesmo que está escrito na norma.
A alternativa "d" é meio polêmica pois a norma estabelece cores para o condutor de neutro e de proteção e deixa aberto para os condutores de fase, desde que estes condutores não usem a cor estabelecida para neutro e proteção. Supondo que a instalação fosse bifásica em 220 Vac por exemplo, não seria errado usar este fio para o sistema de iluminação, pois a seção e a cor estariam adequadas, visto não haver fio neutro (falamos aqui de condutores fase - fase). Portanto a alternativa "d" estaria incorreta.
A alternativa "e" está incorreta, pois as normas contidas na NBR 5410 se aplicam a todas as instalações residenciais, prediais e industriais, inclusive anexos e expansões.
6.1.5.3.1 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor
neutro deve ser identificado conforme essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor
azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.
e
6.1.5.3.2 Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de
proteção (PE) deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser
usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação
do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar