SóProvas



Prova GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Areal - RJ - Topógrafo


ID
3905842
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto a seguir para responder a questão.

Viver em sociedade

Dalmo de Abreu Dallari
A sociedade humana é um conjunto de pessoas ligadas pela necessidade de se ajudarem umas às outras, __________ que possam garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.
Sem vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano, durante muito tempo, necessita de outros para conseguir alimentação e abrigo. E no mundo moderno, com a grande maioria das pessoas morando na cidade, com hábitos que tornam necessários muitos bens produzidos pela indústria, não _____ quem não necessite dos outros muitas vezes por dia.
Mas as necessidades dos seres humanos não são apenas de ordem material, como os alimentos, a roupa, a moradia, os meios de transporte e os cuidados de saúde. Elas são também de ordem espiritual e psicológica. Toda pessoa humana necessita de afeto, precisa amar e sentir-se amada, quer sempre que alguém lhe dê atenção e que todos a respeitem. Além disso, todo ser humano tem suas crenças, tem sua fé em alguma coisa, que é a base de suas esperanças.
Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas __________ escolhem esse modo de vida, mas __________ a vida em sociedade é uma necessidade da natureza humana. Assim, por exemplo, se dependesse apenas da vontade, seria possível uma pessoa muito rica isolar-se em algum lugar, onde tivesse armazenado grande quantidade de alimentos. Mas essa pessoa estaria, em pouco tempo, sentindo falta de companhia, sofrendo a tristeza da solidão, precisando de alguém com quem falar e trocar ideias, necessitada de dar e receber afeto. E muito provavelmente ficaria louca se continuasse sozinha por muito tempo.
Mas, justamente __________ vivendo em sociedade é que a pessoa humana pode satisfazer suas necessidades, é preciso que a sociedade seja organizada de tal modo que sirva, realmente, para esse fim. E não basta que a vida social permita apenas a satisfação de algumas necessidades da pessoa humana ou de todas as necessidades de apenas algumas pessoas. A sociedade organizada com justiça é aquela em que se procura fazer com que todas as pessoas possam satisfazer todas as suas necessidades, é aquela em que todos, desde o momento em que nascem, têm as mesmas oportunidades, aquela em que os benefícios e encargos são repartidos igualmente entre todos.

Para que essa repartição se faça com justiça, é preciso que todos procurem conhecer seus direitos e exijam que eles sejam respeitados, como também devem conhecer e cumprir seus deveres e suas responsabilidades sociais.

Analise as seguintes afirmações:

I - A acentuação gráfica das palavras saúde e indústria seguem a mesma regra.


II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo.


III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportes, crença e justiça classificam-se como paroxítonas.


IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo.


V - Quanto ao gênero, o substantivo “pessoa” classifica-se como comum de dois gêneros.



Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    I - A acentuação gráfica das palavras saúde e indústria seguem a mesma regra → INCORRETO. São regras de acentuação diferentes: Sa-ú-de (palavra acentuada devido à regra dos hiatos); in-dús-tria (temos uma paroxítona terminada em ditongo crescente; penúltima sílaba tônica).

    II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo → CORRETO. Temos um substantivo abstrato (nomeia um sentimento).

    III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportes, crença e justiça classificam-se como paroxítonas → CORRETO. Ambas palavras possuem a penúltima sílaba como tônica; elas são paroxítonas, mas não se enquadram na regra de acentuação. Ao contrário das oxítonas, as paroxítonas terminadas em -a, -e e -o, não são acentuadas.

    IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo → CORRETO. Posição em próclise (quando o pronome oblíquo átono vem antes do verbo). Em ênclise (após o verbo: Maria deu-me um beijo). Em mesóclise (meio do verbo: Dar-lhe-ei um beijo).

    V - Quanto ao gênero, o substantivo “pessoa” classifica-se como comum de dois gêneros → INCORRETO. O substantivo -pessoa possui um único gênero= feminino= a pessoa.  Substantivo comum de dois gêneros são os substantivos que apresentam uma só forma para o gênero masculino e o gênero feminino, sendo a distinção de gênero feita através dos artigos o, a, um, uma ou de outros determinantes, exemplo: a artista - o artista; o cliente - a cliente; o dentista - a dentista; etc. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Existem três temas nessas questão: acentuação (itens I e III), morfologia (classe de palavras, itens II e V) e colocação pronominal (posição do pronome oblíquo em relação ao verbo, item IV). Inspecionemos cada asseveração abaixo:

    I - A acentuação gráfica das palavras saúde e indústria seguem a mesma regra.

    Incorreto. A acentuação do primeiro vocábulo justifica-se pela regra dos hiatos: as vogais "u" e "i", quando formam hiato com vogal anterior, recebem acento; em contrapartida, "indústria" é uma paroxítona terminada em ditongo;

    II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo.

    Correto. Precisamente, um substantivo abstrato, porque define um estado;

    III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportes, crença e justiça classificam-se como paroxítonas.

    Correto. Todos os vocábulos têm a penúltima sílaba (conta-se do final da palavra para o começo) como tônica, ou seja, classificam-se em paroxítonas;

    IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo.

    Correto. O pronome "se" acha-se anterior à locução verbal (procura fazer), próximo da partícula "que", elemento atrativo;

    V - Quanto ao gênero, o substantivo “pessoa” classifica-se como comum de dois gêneros.

    Incorreto. É substantivo sobrecomum, ou seja, não admite distinção de gênero, embora se refira a algum: a pessoa, a criança, a vítima, o indivíduo, o cônjuge, etc. Por seu turno, o comum de dois gêneros admite marca de gênero, feita por meio do artigo: o policial/a policial, o intérprete/a intérprete, o mestre/a mestre, etc.

    Letra C

  • Nao se poe o artigo que identifica o gênero no substantivo sobrecomum então letra C é a correta

  • Somente complementando:

    O substantivo: pessoa é SOBRECOMUM: pois tem seu gênero indicado por um determinante apenas, servindo para ambos os sexo. ( a pessoa)

  • Assertiva C

    II, III e IV.

    II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo.

    III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportescrença e justiça classificam-se como paroxítonas.

    IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo.

  • Pessoa é substantivo sobrecomum.

  • Complemento importante:

    I -❌  A acentuação gráfica das palavras saúde e indústria seguem a mesma regra.

    Fique atento ao conceito de Proparoxítona aparente.Embora não seja a regra, algumas bancas gostam de brincar com isso.

    Devido à flexibilidade da pronúncia dos ditongos crescentes, estes são facilmente silabados, sendo convertidos em hiatos e, consequentemente, transformando a palavra em proparoxítona.

    Assim, essas palavras também podem ser categorizadas como palavra proparoxítonas, terminadas em hiatos:

    mágoa (má-go-a);

    série (sé-ri-e);

    (https://duvidas.dicio.com.br/paroxitonas-proparoxitonas-ou-proparoxitonas-aparentes/)

    II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo.

    O artigo ajudou bastante. ( A) Tristeza

    III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportescrença e justiça classificam-se como paroxítonas.

    São As sílabas mais fortes ..

    IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo.

    Próclise ------ Pronome antes do verbo

    Mesóclise ------- No meio

    Ênclise------- Após o verbo

    V -❌   Quanto ao gênero, o substantivo “pessoa” classifica-se como comum de dois gêneros.

    Classificação importante:

    Sobrecomuns :

    Há uma só forma para o masculino e feminino , mas não há como ocorrer variação.

    A pessoa , a testemunha, O cônjuge , O algoz (..)

    Comuns de dois gêneros:

    Há uma só forma para o masculino e feminino ,Todavia há alteração por meio de artigo , Numeral (..)

    O interprete / A interprete / O artista / A artista

  • Letra C

    I - Saúde (regra do hiato), Indústria (paroxítona)

    V - Pessoa ( substantivo sobrecomum). Há uma só forma para o masculino e feminino, mas não há como ocorrer variação.

  • Um substantivo sobrecomum é um substantivo que não admite contrastes de gênero, nem marcados morfologicamente nem marcados sintaticamente, apesar de referir entidades de um e outro sexo.

    Ex.: «a pessoa, a criança, o indivíduo, o cônjuge, a testemunha, a estrela (de cinema)»

    substantivo comum de dois gêneros, chamado também de comum de dois, é um tipo de substantivo uniforme. Nesse caso, o que diferencia um termo de outro é o artigo que acompanha o substantivo: o, um (masculino), por exemplo: o artista. a, uma (feminino), por exemplo: a artista.

  •  substantivo sobrecomum é um substantivo que não admite contrastes de gênero, nem marcados morfologicamente nem marcados sintaticamente, apesar de referir entidades de um e outro sexo.

    Ex.: «a pessoa, a criança, o indivíduo, o cônjuge, a testemunha, a estrela (de cinema)»

    substantivo comum de dois gêneros, chamado também de comum de dois, é um tipo de substantivo uniforme. Nesse caso, o que diferencia um termo de outro é o artigo que acompanha o substantivo: o, um (masculino), por exemplo: o artista. a, uma (feminino), por exemplo: a artista.

  • Assim, essas palavras também podem ser categorizadas como palavra proparoxítonas, terminadas em hiatos:

    mágoa (má-go-a);

    série (sé-ri-e);

    (https://duvidas.dicio.com.br/paroxitonas-proparoxitonas-ou-proparoxitonas-aparentes/)

    II - A palavra destacada em “...sofrendo a tristeza da solidão...” classifica-se como substantivo.

    O artigo ajudou bastante. ( A) Tristeza

    III - De acordo com a posição da sílaba tônica, as palavras transportescrença e justiça classificam-se como paroxítonas.

    São As sílabas mais fortes ..

    IV - No trecho “...aquela em que se procura fazer” o pronome oblíquo átono encontra-se proclítico ao verbo.

    Próclise ------ Pronome antes do verbo

    Mesóclise ------- No meio

    Ênclise------- Após o verbo

    V -❌  Quanto ao gênero, o substantivo “pessoa” classifica-se como comum de dois gêneros.

    Classificação importante:

    Sobrecomuns :

    Há uma só forma para o masculino e feminino , mas não há como ocorrer variação.

    A pessoa , a testemunha, O cônjuge , O algoz (..)

    Comuns de dois gêneros:

    Há uma só forma para o masculino e feminino ,Todavia há alteração por meio de artigo , Numeral (..)

    O interprete / A interprete / O artista / A artista

  • Se liguem:

    Substantivo comum de dois gêneros: só muda o artigo ao passar do feminino para o masculino;

    O pianista / a pianista;

    O especialista / a especialista.

    Sobrecomum: tem a mesma forma para o masculino e o feminino

    A testemunha; O cúmplice;.

    GABARITO: C

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • Gabarito C

    I - Saúde (regra do hiato), Indústria (paroxítona)

    V - Pessoa ( substantivo sobrecomum). Há uma só forma para o masculino e feminino, mas não há como ocorrer variação.

  • A PESSOA = conjuga

    O PESSOA = não conjuga

    sendo assim, não é substantivo comum de dois gêneros, e sim, substantivo sobrecomum (essa última da para descobrir introduzindo um artigo)