SóProvas



Prova IF-CE - 2017 - IF-CE - Técnico de Laboratório - Informática


ID
2331382
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma instalação-padrão do sistema operacional Windows 7 Ultimate em português, constitui o único componente que não é encontrado nativamente:

Alternativas
Comentários
  • Gababirot C

  • nessa epoca o windows defender era so antispyware , a partir do windows 8 eh antivirus tambem

  • Letra C

     

    Como é no Windows 7 não se encontra o antivirus, pois esse tem que pagar uma licença se caso queira adquirir ou baixar uma versão free. 

     

  • Windows defender e um antispyware e não um antivírus...

  • Atenção!

     

    No Windows 10 o Win Defender passou a ser um antivírus também!

  • Windows 7: Windows defender --> antispyware.


    Windows 10: Windows defender --> antispyware.and antivirus


ID
2331385
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma pequena farmácia, o computador do operador de caixa apresentou problemas de configuração. Ele está com o sistema operacional Windows 7 Profissional em português. O operador de caixa deseja permitir que um técnico em manutenção da empresa, conectado na rede intranet da empresa, acesse seu computador remotamente, para solucionar o problema. O computador do operador de caixa já está configurado adequadamente, para permitir conexões de assistência remota. O técnico em manutenção também utiliza o mesmo sistema operacional. Para se conectar ao computador deste usuário por meio da abertura de Conexão de Área de Trabalho Remota, ele deverá, no computador onde está, clicar no botão Iniciar, na opção

Alternativas
Comentários
  • Botão Iniciar > Todos os Programas > Acessórios do Windows > Conexão de Área de Trabalho Remota

  • Letra E

     

    Botão Iniciar > Todos os Programas > Acessórios do Windows > Conexão de Área de Trabalho Remota 

                                         ou

    epenas digitar no cmd msts ou no campo que abre logo no iniciar .

  • "Para iniciar a Área de Trabalho Remota no computador do qual deseja trabalhar

    Abra a Conexão de Área de Trabalho Remota clicando no botão Iniciar

    . Na caixa de pesquisa, digite Conexão de Área de Trabalho Remota e, na lista de resultados, clique em Conexão de Área de Trabalho Remota.

    Na caixa Computador, digite o nome do computador ao qual você deseja se conectar e clique em Conectar. (Também é possível digitar o endereço IP no lugar do nome do computador.) "

    https://support.microsoft.com/pt-br/help/17463/windows-7-connect-to-another-computer-remote-desktop-connection

  • VPN = REDE PRIVADA VIRTUAL  -  

     

    INICIAR   (WIND ou CTL ESC)

     

    Todos os Programas,

     

     Acessórios

     

    Conexão de Área de Trabalho Remota.

     

    Na caixa de diálogo - campo Computador   - 

     

    digitar o nome do computador do usuário e Conectar.

  • Para acessar um computador remotamente no Windows, devemos executar o aplicativo Conexão de Área de Traballho Remota. Tal aplicativo está no Menu Iniciar, pasta Acessórios.

    Resposta certa, alternativa e).


ID
2331388
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir, referentes a adicionar e remover usuários no sistema operacional Linux e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O arquivo /etc/passwd representa uma lista de usuários reconhecidos pelo sistema. O sistema consulta o arquivo em tempo de login, para determinar a identificação do usuário (do inglês, user identification – UID ) e o diretório inicial (home directory) de casa usuário.
( ) O arquivo /etc/shadow só é legível pelo superusuário e serve para manter senhas criptografadas protegidas contra o acesso não autorizado.
( ) O arquivo /etc/group guarda os grupos dos usuários UNIX e uma lista dos membros de cada grupo.
A sequência correta é

Alternativas

ID
2331391
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Os sistemas de arquivos são a parte do sistema operacional responsável pelo gerenciamento dos arquivos (estrutura, identificação, acesso, utilização, proteção e implementação). Um tipo de sistema de arquivo normalmente reconhecido por todos os sistemas operacionais é o Tabela de Alocação de Arquivos ou FAT (File Allocation Table ou Tabela de Alocação de Arquivos), que seria um mapa de utilização do disco. Graças a isto, o sistema operacional saberá onde determinado arquivo está. Na versão FAT32, este tipo de sistema suporta partições e tamanho de arquivos de até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • Questão complicada, porque teoricamente o FAT32 suporta até 8 TB (2^28*32 KB). Isso teoricamente. Existem softwares que conseguem partição de 2 TB, mas desde o Win2000 há uma limitação para apenas 32 GB. Obs.: 2^28 é o número de entradas/clusters da tabela FAT e 32 KB é o tamanho do cluster/bloco que corresponde a 64 setores na trilha. 

  • Curiosidade: sistemas embarcados, como os de aparelhos de som de carros, suportam até o FAT32 justamente por conta dele suportar arquivos de até 4 GB. Como arquivos de música dificilmente passam disso, não tem porquê implementar suporte para sistemas mais modernos. 

  • A principal evolução no FAT32 foi o uso de endereços de 32 bits para o endereçamento dos clusters, possibilitando a criação de partições de até 2 Terabytes. 
     
    A grande limitação do sistema FAT32 está relacionada ao tamanho máximo dos arquivos. Mesmo possibilitando partições de até 2 Terabytes, não é possível armazenar arquivos com mais de 4 GB

    GABARITO: D


ID
2331394
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sistema de arquivos é uma estrutura lógica aplicada a um meio físico de armazenamento, que permite armazenar informações em massa e de forma bem organizada, para que um Sistema Operacional ou aplicações possam ser usados pelo computador, assim como gravar novas informações, e essas informações possam ser acessadas. A expressão "sistema de arquivos", também se refere ao tipo de filesystem, para formatar uma partição. Existem vários tipos de sistemas de arquivos. Conhecer os principais deles é de fundamental importância.
Assim os tipos mais comuns de sistema de arquivos filesystem, para o sistema operacional Linux, são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • HFS é um sistema de arquivos encontrado no z/OS, um sistema operacional dos mainframes da IBM.

    NTFS - sistema de arquivos do Windows

  • HSF: Não existe.

    HFS (Hierarchical File System): Esse é um sistema de arquivos desenvolvido pela Apple e usado no Mac OS. Usado também no z/OS, SO de mainframes da IBM.

    XFS: Sistema de arquivos utilizado em algumas distribuições Linux.

    JFS (Journaled File System): Desenvolvido pela IBM. Utilizado em algumas distribuições do Linux.

    Swap: Espaço de memória virtual. Aumenta a memória total do PC, aulixiando na execução de processos. Compõe a memória total do computador, formada por parte de memória real (memória RAM de alta velocidade) e parte de memória virutal (Swap, lenta, espaço de memória do disco rígido).

  • Gabarito B

    Windows - FAT 12, FAT 16, FAT 32, ExFAT, NTFS, ReFS

    UNIX(Linux) - UFS, Ext, Ext2, Ext3, Ext4, Btrfs, SWAP, Reiser, HPFS, JFS, XFS, ZFS

    iOS(Mac) - HFS, HFS+

    Android - F2FS, Ext4

    Big Data (SAP/SAD) - HDFS, GDFS, LustreFS

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2331397
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem, a um computador, guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico, para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O tempo de acesso é uma questão importantíssima em relação à velocidade do computador. O tempo de acesso pode ser entendido, basicamente, como velocidade de armazenamento de dados. Sobre a hierarquia de velocidade de armazenamento de dados nos diversos tipos de memórias do computador, a sequência, da mais alta para a mais baixa, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    O gabarito já é auto explicativo, mas segue:

     

    Hierarquia de memória

     

    Registrador

    Cache

    MP

    Memória secundária


ID
2331400
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um computador pessoal ou PC (do inglês Personal Computer) é de pequeno porte e baixo custo, que se destina ao uso pessoal ou por um pequeno grupo de indivíduos. Geralmente os PCs já vêm com diversos dispositivos de entrada e saída de dados (E/S) ou input/output (I /O), também denominados periféricos, cada um com sua função específica, contudo algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos. São exemplos de dispositivos que se enquadram nessa categoria:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E:

     

  •  e)disco rígido, pendrive, cartão de memória e impressora multifuncional.

  • Os periféricos são classificados como:

    Dispositivo de Entrada: É responsável em transmitir a informação ao computador. Exemplos: mouse, scanner, microfone, teclado, Web Cam, Trackball, Identificador Biométrico, Touchpad e outros.

    Dispositivos de Saída: É responsável em receber a informação do computador. Exemplos: Monitor, Impressoras, Caixa de Som, Ploter, Projector de Vídeo e outros.

    Dispositivo de Entrada e Saída: É responsável em transmitir e receber informação ao computador. Exemplos: Drive de Disquete, HD, CD-R/RW, DVD, Blu-ray, modem, Pen-Drive, Placa de Rede, Monitor Táctil, Dispositivo de Som e outros.

     


    http://gabariteinformatica.blogspot.com.br/2011/05/perifericos.html

  • Disquete só existe em concurso mesmo!!

  • disco rígido, pendrive, cartão de memória e impressora multifuncional.

  • Concurseira bisonha, o erro da alt b está no teclado, ele é um dispositivo apenas de entrada de dados..

  • Esta questão é legal pois traz periféricos de E/S incomuns às provas de concursos.

     

    Gabarito E)

  • Analisando os itens quanto a entrada/saída/híbridos, vejamos:

    a) monitor touch screen - híbrido, disquete - híbrido, disco rígido - híbrido e impressora laserjet – saída.

    b) monitor - saída, caixas de som - saída, teclado - entrada e impressora multifuncional – híbrido.

    c) mouse - entrada, teclado - entrada, joystick - entrada, webcam - entrada e impressora deskjet – saída.

    d) DVD-ROM - entrada, CD-RW - híbrido, blu-ray - entrada e impressora térmica – saída.

    e) disco rígido - híbrido, pendrive - híbrido, cartão de memória – híbrido e impressora multifuncional – híbrido.

    Resposta certa, alternativa e).


ID
2331409
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as afirmações sobre os paradigmas de linguagens de programação.

I. Python, Ruby e Java são linguagens de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte.

II. As linguagens de programação Object-Pascal, C++ e Java, embora deem suporte à Orientação a Objetos (OO), não são completamente orientadas a objetos.

III. As linguagens de programação Smalltalk e Ruby são consideradas puramente orientadas a objetos, isto é, tudo é considerado um objeto, até mesmo os tipos básicos da linguagem.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Analise das opções:

     

    I. Python, Ruby e Java são linguagens de programação interpretada multiparadigma, de tipagem dinâmica e forte.  (Errado Python é uma linguagem fracamente tipada)

     

    II. As linguagens de programação Object-Pascal, C++ e Java, embora deem suporte à Orientação a Objetos (OO), não são completamente orientadas a objetos. (Correto - Java por exemplo possui tipos primitivos que não são objetos)

     

    III. As linguagens de programação Smalltalk e Ruby são consideradas puramente orientadas a objetos, isto é, tudo é considerado um objeto, até mesmo os tipos básicos da linguagem. (Correto)

     

  • Jonathas, na verdade python é fortemente tipada, porém possui tipagem dinâmica. O erro do item I é dizer que Java possui tipagem dinâmica, pois a tipagem é estática.

  • O item I também é falso ao dizer que Java é interpretada.

  • I - Em linguagens fracamente tipadas, os tipos são deduzidos automaticamente. Outra característica é não possui problemas de mixagem ou conversão de tipos. Exemplo: Perl

    $a = 10;
    $b = “20a”;
    $c = $a + $b;
    print $c; #Exibe 30

    Em linguagens fortemente tipadas, elas se importam com o tipo de dados contido em uma variável. Se uma operação for feita entre tipos não compatíveis, um aviso é exibido pelo interpretador ou compilador. São exemplos: Python, Java e Ruby

    int i = 10;
    boolean b = true;
    System.out.println(i + b); //Erro de compilação. Não pode somar int com boolean

    A tipagem das variáveis do Python é dinâmica, pode ser alterada em qualquer hora (assim como ocorre com o Javascript). Mas o Java não possui tipagem dinâmica: uma vez definido o tipo, este se mantém. O Java também é compilado, e não interpretado como as linguagens de script (PHP, Javascript, etc). (Item errado)

     

    II - Correto - Os tipos primitivos da linguagem Java não são objetos

     

    III - Correto

  • Explicando de um jeito bem simples.

    Linguagem com tipagem DINÂMICA:

    PODE:

    x = 'sou uma string'

    x = 10 // agora sou um inteiro

    Linguagem com tipagem ESTÁTICA:

    int x = 1 // sou um inteiro

    x = "quero ser uma string agora, mas não posso, vai dar erro"

    Linguagem FORTEMENTE tipada:

    x = 'uma string' + 3 // não consigo somar uma string e um inteiro, como é o caso do Python

    Linguagem FRACAMENTE tipada:

    x = 'uma string' + 3 // posso somar, x terá o valor "uma string3", como é o caso do Javascript


ID
2331415
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e as suas restrições operacionais. Com relação aos requisitos de software, é verdadeiro dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

  • os requisitos de produto, os organizacionais e os externos são tipos de requisitos NÃO-funcionais.

  • e)os requisitos não funcionais são aqueles diretamente relacionados às funções específicas fornecidas pelo sistema, ou seja, referem-se diretamente às características do software.

    Não. Caracteristica do software é requisito funcional.


ID
2331421
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo.
I. Entidade: representação de um objeto do mundo real de um determinado tipo no qual se deseja armazenar informações.
II. Atributo: conjunto de propriedades que caracteriza e descreve cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento.
III. Relacionamento: conjunto de associações entre entidades.
IV. Cardinalidade de relacionamentos: número (mínimo, máximo) de ocorrências de entidade associadas a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento.
Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


ID
2331427
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando-se um SGBD MySQL ou PostgreSQL que contém uma tabela chamada “Funcionarios” com mais de 50 registros. Constitui o comando SQL, que permite selecionar o campo “nome” dos registros de 61 a 75 dessa tabela, segundo a ordem ascendente do campo “salario”:

Alternativas

ID
2331430
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São linguagens de programação orientadas a objeto, utilizadas na criação de páginas dinâmicas na Internet:

Alternativas

ID
2331436
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Seu nome vem de dois protocolos: o TCP (Transmission Control Protocol – Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP (Internet Protocol – Protocolo de Internet). Esse conjunto de protocolos é amplamente utilizado nas instalações de redes de computadores. Dentre esses protocolos, o que provê o serviço de relacionamento, entre o endereço IP e o Nome de domínio, é o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    DNS (Domain Name System/Service) [porta 53] - resolução de nomes. Transforma o nome do host em um endereço IP e vice-versa. Utiliza o UDP.

  • A questão dá dica

    Resolução de nomes - DNS


ID
2331439
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um comutador (switch) é um equipamento que

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

  • Gabarito: E.

     

    Diferentemente do Hub, que envia os quadros em broadcast, o Switch envia apenas para o destino, obtendo um desempenho melhor.

  • Alternativa correta: E. 

     

    O Switch segmenta os domínios de colisão, fazendo com que os pacotes de um dispositivo não trafeguem via broadcast. Sendo assim, um pacote para um computador não é enviado para outros.

  • O switch aprende com a rede e depois apenas encaminha para os endereços conhecidos. Exemplo de funcionamento depois que aprende através do broadcast em que portas estão os equipamentos então ele envia somente à porta de destino específico (unicast).

  • Envia dados do micro de origem somente para a máquina destino.


ID
2331445
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um técnico em laboratório de informática deve especificar os cabos de pares trançados, para interligar as estações de trabalho de um dos laboratórios de informática do IFCE ao comutador (switch), localizado no mesmo andar do laboratório. Adotando a Norma TIA (Telecommunications Industries Association) /EIA (Electronic Industries Alliance) 568- B (2001) e a codificação de terminação T568B, os pinos de números 1 e 2 do conector RJ-45 devem receber, respectivamente, os fios de cores

Alternativas
Comentários
  • T568B Laranja e branco Laranja

    T568A  Verde branco e Verde

  • Não concordei com o gabarito. Marquei a alternativa b). No padrão T-568B, o pino 1 é branco/laranja e o pino 2 que é laranja.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/T568B
    https://www.linkedin.com/pulse/whats-difference-between-t568a-t568b-wiring-standards-olivia-ou

  • Gabarito errado, por favor corrigir.

    Resposta correta é "B"

  • GABARITO ERRADO!

    A interpretação da questão é que devemos tomar cuidado. As barras "/" serve para separar as cores, e os "e" serve para distinguir os cabos. Então se o item correto for D terá o intem B e o item E total sem sentido, pois neles possui cabos com cores: verde e verde, azul e azul, laranja e laranja e até mesmo braco. De acordo com várias fontes de pesquisa a barra é utilizada para separar cores: ( https://pt.wikipedia.org/wiki/T568B , https://www.linkedin.com/pulse/whats-difference-between-t568a-t568b-wiring-standards-olivia-ou , etc ) então o intem correto e mais coerente é o B

  • CUIDADO com o respectivamente para não ir na raça e marcar a letra D... srrsr


ID
2331448
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Acerca dos tipos de memória de computador, é um exemplo de memória primária:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E segundo João Antonio (5ª edição, 2010) = Memória cache
    A memória principal (como o nome já diz) é a mais importante de todas as memórias existentes no seu computador, não é? Sim, é sim... Mas não é a única.
    Quando as informações são trazidas da memória principal para o processador utilizá-las, elas são depositadas, também, numa memória chamada memória cache. A cache é apenas uma memória de natureza elétrica (assim como a memória principal) que armazena informações mais rapidamente que sua amiga “importante”. A cache, na verdade, também é fabricada com chips de memória RAM (para ser mais exato, chips de memória SRAM – RAM estática –, um subtipo da RAM).
    Lembre-se: cache é uma função! RAM é uma natureza física, é um tipo de memória!
    As memórias cache são usadas como memórias intermediárias (o termo cache, em si, já está popularizado como veremos a seguir). Ela age da seguinte forma: os dados que são trazidos da memória principal são armazenados também na cache, ou seja, formando uma “cópia” deles. Quando a CPU (o processador) quiser buscar aqueles dados novamente, não será necessário consultar a memória principal (o que demora muito para a CPU): basta pedir aquela informação à cache que já a detém!
    A função da cache é manter, dentro de si, o maior número possível de dados frequentemente usados, para poupar a CPU do trabalho (e gasto de tempo) excessivo em “descer” para o barramento, “baixar” de clock (para usar o externo) e ir buscar tais dados na MP. Considere a cache como, por exemplo, a lista dos 10 últimos números telefônicos para quem você ligou (comum nos celulares) – essa lista evita que o usuário precise se dirigir à agenda para achar um número telefônico para o qual sempre faz ligações.

  • Gabarito E

  •  Memória Cache: memória aixiliar da memória ram

     

  • Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

     

    Memória principal (ou primária): "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória volátil, com acesso aleatório. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache."

     

    Memória secundária: Memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnéticas.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_(inform%C3%A1tica)

  • Memória Primária: Também conhecida como memória principal e memória real, trata-se de memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Ela geralmente faz uma ligação com a memória secundária, sua principal função é a de conter informações necessária para o processador num determinado momento. Essa informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria estão inseridas memórias RAM, ROM, memórias cache e registradores. Memória Secundária: São aquelas que não podem ser endereçadas diretamente pela CPU, os dados precisam ser processados pela memória principal, antes de serem tratados pelo processador. Não são estritamente necessárias para o funcionamento do Computador. São, geralmente, não-voláteis permitindo o armazenamento de dados permanentemente. São incluídos nessa categoria CDs, DVDs, Disquetes. Espero ter ajudado. Até a próxima.
  • Acertei por acaso, memória Cache é intermediária. Ou não... Sei lá. Oh povo cheio de nuances.
  • Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

     

    Memória principal (ou primária): 

    RAM, ROM, CACHE E REGISTRADORES

    "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória volátil, com acesso aleatório. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache."

     

    Memória secundária: Memórias chamadas de “memórias de armazenamento em massa”. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Não são estritamente necessárias para a operação do computador. Como memórias externas, de armazenamento em massa, podemos citar os discos rígidos como o meio mais utilizado, uma série de discos óticos como CDs, DVDs e Blu-Rays, disquetes e fitas magnéticas.

  • CORRETA LETRA "E"

    CONSIDERAÇÕES ACERCA DA LETRA "B": DISCO RÍGIDO NÃO INTEGRA A MEMÓRIA PRINCIPAL.

     

     

  • Recentemente vi uma questão onde fala que a memória cache não era nem primária nem secundária, estava entre elas, uma memória auxiliar, agora me fala q é primária... ae complica né vei kkkkkk

  • Já vi isso também Paulo!

    Mas sabend que o HD é secundário só sobra a cache.

  • Tipos de memória:

    Memória Principal (RAM e ROM);

    Memória Auxiliar (Virtual);

    Memória Intermediária (Cache);

    Memória Secundária (dispositivos: HD, pendrive, disquete).

    Discordo do gabarito!

  • Pensava que a principal era a memória RAM! sorte que só tinha cache nas alternativas

  • E. cache.

  • A memória primária, que, a rigor pertence à memória principal, é composta pela memória RAM, pelos registradores e pela memória cache.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Memória Primária => Armazenamento sempre temporário = Volátil

    Memória Secundária => Armazenamento sempre permanente = Não-volátil


ID
2331451
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Ao escolher um Disco Rígido (HD, do inglês Hard Driver), um técnico se atenta à sua capacidade de armazenamento, à sua interface e, provavelmente, ao tamanho do cache, contudo existem outros parâmetros ligados ao desempenho do dispositivo que também devem ser observados. Os mais conhecidos são Tempo de Busca (Seek Time), Tempo de Latência (Latency Time) e Tempo de Acesso (Access Time).
Em relação a esses tempos, analise as seguintes afirmativas.
I. O tempo de busca é a medida que indica o tempo necessário, para que a cabeça de leitura e gravação se posicione no setor do disco que deve ser lido ou mesmo gravado.
II. O tempo de latência corresponde ao tempo, para que o HD atinja a velocidade de rotação 400/7200/10000 RPM.
III. O tempo de acesso indica o tempo necessário, para se obter uma informação do HD.
Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O item I está errado. "Seek time" ou tempo de busca é o tempo para se encontrar a trilha e não o setor no HDD.  

  • Ta = Tseek + Tlat + Ttransf:

     

    Ta:O tempo de acesso indica o tempo necessário, para se obter uma informação do HD.

     

    Tseek: tempo necessario para posicionar o cabeçote na trilha desejada(tempo necessário para mover o braço para o colindro correto);

     

    Tlat ou tempo de rotação: Latência rotacional é o tempo gasto pela cabeça de leitura/gravação para encontrar o setor desejado, partindo-se do princípio que ela já está posicionada na trilha correta. 

     

    Ttransf: tempo para leitura/escrita efetiva dos dados.

  • Concordo que o item I está errado. A cabeça vai até a trilha e não no setor. Após a cabeça encontrar a trilha o disco que posiciona o setor até a cabeça. Dando ai o tempo de latencia.

  • 1 errado, busca é referente a trilha

    Latencia que é referente ao setor


ID
2331454
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Na memória ROM dos microcomputadores, os fabricantes gravam um programa que é responsável pelo carregamento de instruções, para que se dê início ao sistema operacional e à interface, para que o usuário possa interagir com a máquina, além de realizar um autoteste na máquina, executadas rotinas para identificação da configuração, inicialização dos circuitos da placa-mãe e do vídeo, testes de memória e teclado. Esse programa é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C)

     

    BIOS: ensina o processador a operar com dispositivos básicos. Armazenado na memória ROM e por isso, não permite alteração. 

  • Ficou estranho essa questão, porque o POST atraves da BIOS executa os teste dos perifericos. Cabe anulação dessa questão.

  • Acredito que o ponto chave da questão é o início do enunciado.
    Quando ele enfatiza: "os fabricantes gravam um programa". Ou seja, ele se refere ao programa "base" que é a BIOS.

    Depois que a BIOS solicita o POST.

     


ID
2331457
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um servidor do IFCE do setor de protocolo está impossibilitado de ir ao trabalho, mas necessita acessar a intranet, para finalizar alguns processos. Para que o servidor possa acessar a intranet do IFCE, a partir do computador da sua casa, que possui acesso à internet, ele deve utilizar o recurso de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

     

    VPN (Virtual Private Network) - túneis de criptografia entre pontos autorizados. Transferência de informações, de modo seguro. Utiliza redes públicas, não dedicadas, com custo menor.

  • Praticamento ctrl+C ctrl+V = Q410661

     


ID
2331460
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Cloud computing (computação em nuvem), um termo amplamente utilizado na área de tecnologia da informação, consiste em uma tecnologia de armazenamento e processamento de informações. Sobre essa tecnologia, é correto afirmar-se que

Alternativas
Comentários
  • Existe Google Doc?
  • Qual o erro da E?

  • GABARITO a) o Microsoft Office 365 e o Google Doc são exemplos de soluções de cloud computing do tipo Software as a Service (SaaS) ou Software como Serviço.

    b) em cloud computing, cabe ao usuário do serviço se responsabilizar pelas tarefas de armazenamento, atualização e backup da aplicação disponibilizada na nuvem.

    O conceito de computação em nuvem ("cloud computing") baseia-se no armazenamento de arquivos e programas na internet, de forma que se possa acessá-los virtualmente de qualquer lugar. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais corriqueira, e sua grande vantagem é que o usuário só se preocupa em colocar o arquivo na nuvem. Todas as outras funções citadas - armazenamento, atualização e backup - ficam a cargo da empresa que provê o serviço de nuvem. Professor Rodrigo Coutinho

    c) com relação à funcionalidade, tipos e objetivos, a computação em nuvem é idêntica ao funcionamento de Web Services.

    Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, um formato intermediário como XML, Json, CSV, etc.

    O objetivo dos Web Services é a comunicação de aplicações através da Internet. Esta comunicação é realizada com intuito de facilitar a EAI (Enterprise Application Integration) que significa a integração das aplicações de uma empresa, ou seja, interoperabilidade entre a informação que circula numa organização nas diferentes aplicações como, por exemplo, o comércio electrónico com os seus clientes e seus fornecedores. Esta interação constitui o sistema de informação de uma empresa. E para além da interoperabilidade entre as aplicações, a EAI permite definir um workflow entre as aplicações e pode constituir uma alternativa aos ERP (Enterprise Resource Planning). Com um workflow é possível otimizar e controlar processos e tarefas de uma determinada organização.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_service

    d) o Dropbox, GoogleDrive e OneDrive, ferramentas de backup disponibilizadas na Internet, permitem que sejam feitos backups somente do tipo diferencial.

    essas ferramentas de backup podem fazer backups do tipo full, incremental, diferencial.

    e) a computação na nuvem, por ser um conjunto de recursos com capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, que oferece plataformas, aplicações e serviços na Internet, poderá ser a próxima geração da Internet.

    A letra e afirma que a computação na nuvem poderá ser a próxima geração da Internet. Ela não será a próxima geração, ela já é a próxima geração.

  • Sei lá, essa afirmação da E é muito genérica, além de o termo "poderá" deixar um leque de opções para interpretação, o que, normalmente, caracteriza uma afirmativa correta.

     

    De qualqer forma, boas explicações.

  • Na letra e, a computação em nuvem já é vivida na geração atual, ou seja, já é uma realidade e ponto final!!!

    Ela está errada qdo afirma que poderá ser a próxima geração da Internet!

  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Esses serviços incluem servidores, sistemas de armazenamento, roteadores e outros sistemas que são agrupados e padronizados a fim de serem disponibilizados pela rede. Ex: Google Drive, SkyDrive, Amazon Web Services. Pode ser chamada, ainda, de Hardware as a Service (HaaS).

     

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos. Ex: Windows Azure, Google App Engine. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores).

     

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Esses serviços dizem respeito a aplicações completas que são oferecidas aos usuários. (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365).

     

     

    Victor Dalton

  • Renata Silva existe sim o google DOCS...está dentro do GOOGLE DIRVE.... se vc abrir lá um arquivo de texto...vai ver que vai ser docs.google.com  No google drive vc pode salvar as coisas, como disse a computação na nuvem e tem o google doc que vc pode fazer arquivos de texto, planilhas e salvar dentro do google drive.

  • Gabarito A

    Atualmente, a computação em nuvem é dividida em sete tipos:

    IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade. (p. Ex.: Softlayer)

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: IBM Bluemix, Windows Azure e Jelastic).

    DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma na computação em nuvem como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft SharePoint Online).

    CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).

    EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço (em português): quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

    DBaas - Data Base as a Service ou Banco de dados como Serviço (em português): quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

    SECaaS - Security as a Service - ou Segurança como Serviço (em português): Se utiliza ferramentas de segurança como serviço.

     

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sávio, o erro da E é que a nuvem não é da próxima geração e sim da atual.

  • Concursanda L.,

     

    Com certeza. Fiz a questão novamente, agora com outros olhos. É o que você destacou, mesmo.

     

    Obrigado.

  • SaaS  - 

    GoogleDocs,    office 365,   Microsoft Share Point,    Hotmail,       SalesForce

     

     

    PaaS  -

    para desenvolver aplicativos - GoogleAPP Engine,   Force.com,      Windows Azure,    

     

     

    HaaS - IaaS  - 

      Amazon Web Services,      Google Drive,    Sky Drive   ou   One Drive   

     

     

     

    CaaS -  COMUNICAÇÃO COMO SERVIÇO EM DATA CENTER DO PROVEDOR DO FABRICANTE  -   COMUNICAÇÃO NA NUVEM

    MICROSOFT LYNK - 

     

     

    DeevaS  -    DESENVOLVIMENTO COMO SERVIÇO - FERRAMENTAS COMPARTILHADAS PARA DESENVOLVEDORES - WEB BASED

                         SERVIÇO BASEADO EM MASHUP

     

     

    EaaS  - TUDO COMO SERVILO  -

                ENVOLVE   TIC

  •                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Modalidades de serviços:

    1. SAAS - Sotfware para serviços

    Ex: Google Docs

    2. PAAS - Plataforma para serviços (PODE INCLUIR TODOS OS OUTROS TIPOS)

    Ex: Microsoft Azure

    3. IAAS - Infraestrutura para serviços 

    Ex: Citrix

  • Por eliminação... 

  • LETRA A

     

    google docS , MS Office -> Saas

     

    OUTRAS QUESTÕES DE SAAS

     

    Q414331 Um dos meios de se armazenarem dados na nuvem consiste na utilização do modelo de serviços denominado SaaS (software as a service). Nesse modelo, o cliente utiliza-se de aplicações, como browser, para acessar os servidores, e todo o controle e gerenciamento do armazenamento é realizado pelo provedor de serviço.

     

    Q585463 O SAAS, modelo de uso da computação em nuvem em que um aplicativo é acessado, via Internet, em um sítio diferente daquele do cliente, apresenta como vantagem para o cliente a não exigência de licença de uso.

     

    Q294412 O MS Office 365 é uma solução de Cloud Computing do tipo Plataform as a service (PaaS). [ERRADA]


     

    Q555670 Os serviços de edição de texto online, como o do Google Docs, são serviços disponibilizados na internet por meio do conceito de Computação na Nuvem. Dentre os diferentes tipos de Computação na Nuvem, esses serviços são do tipo  e) SaaS − Software as a Service

  • A banca copiou literalmente as questões do CESPE. Esse examinador é "criativo"... kkkkk

     

    Q470821

    Noções de InformáticaInternet ,Segurança da Informação ,Nuvem ("cloud computing" e "cloud storage")( assuntos)

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Câmara dos Deputados Prova: CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - exceto para Técnico em Material e Patrimônio

    A respeito da Internet, julgue o  item  que se segue , relativo a ferramenta  de acesso e serviços disponibilizados nessa rede.

    Em cloud computing, cabe ao usuário do serviço se responsabilizar pelas tarefas de armazenamento, atualização e backup da aplicação disponibilizada na nuvem.

     

    Q294410

    Noções de InformáticaInternet ,Nuvem ("cloud computing" e "cloud storage")

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AC Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Técnico Judiciário - Informática

    Texto associado

     

    Com relação à funcionalidade, tipos e objetivos, a computação em nuvem é idêntica ao funcionamento de Web Services.

     

    Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: AL-CE Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Língua Portuguesa – Gramática Normativa e Revisão Ortográfica

    Texto associado

     

    O dropbox, ferramenta de backup disponibilizada na Internet, permite que sejam feitos backups somente do tipo diferencial.

     

    Q254647

    Noções de InformáticaInternet ,Nuvem ("cloud computing" e "cloud storage")

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-RR Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Nível Médio - Conhecimentos Básicos

     

    A computação na nuvem, por ser um conjunto de recursos com capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, que oferece plataformas, aplicações e serviços na Internet, poderá ser a próxima geração da Internet.

  • Letra a.  Não precisa ser da área de TI para conseguir respondê-la, basta entender o que foi explicado sobre as características de nuvens.

    a) SaaS são exemplos de nuvens que oferecem softwares como serviço, que são as aplicações prontas para usarmos, seja instalando em nossa máquina, seja direto na web por meio de browsers.

     

    O item b está errado pois é de responsabilidade do provedor da nuvem as tarefas de backup e atualização das aplicações.

     

    O item c está errado pois Web Services são recursos voltados para a comunicação entre sistemas da Internet e não tem relação com computação em nuvem nesse sentido.

     

    O item d está errado pois esses serviços mencionados não são ferramentas de backups mas sim cloudstorage, embora sirvam como cópia de segurança.

     

    O item e está errado pois a nuvem já faz parte da atual geração da Internet. 

     

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini 

  • Assertiva A

    o Microsoft Office 365 e o Google Doc são exemplos de soluções de cloud computing do tipo Software as a Service (SaaS) ou Software como Serviço.

    SaaS = Usuário

    Paas = desenvolvedor

    Iass= Infraestrutura

  • Quem quiser saber mais a respeito de Web Service, assista ao vídeo: https://m.youtube.com/watch?v=sagLoXB3ed0&t=691s
  • A letra D estaria errada porque fala em próxima geração e a nuvem encontra-se nessa geração...

    Entendi, porque esse lance de geração é ciência exata mesmo, existe uma linha que separa essa geração da próxima, e essa dá subsequente.. tá certo (sóquenão)

    Sem contar que o sentido exato da expressão "poderá ser a nova geração da internet" é extremamente vago. Isso não significa que a nuvem só passará a existir na próxima geração (sabemos que já existe nessa). Se falasse que a nuvem só passará a existir na próxima geração, todos concordaríamos que a assertiva é incorreta. Mas "poderá ser a nova geração" não tem sentido definido.


ID
2331463
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Sobre os tipos de malware, considere as afirmativas.
I. Vírus: software malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
II. Spyware/Adwares: qualquer programa que executa, automaticamente, mostra ou baixa publicidade para o computador, depois de instalado ou enquanto a aplicação é executada.
III. Worm: capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
IV. Keylogger: monitoramento de atividades de um sistema e envio das informações a terceiros.
V. Hijacker: alojamento furtivo em computadores, por meio de protocolos ActiveX ou na instalação de programas gratuitos e suspeitos. Ele atua nos mais populares navegadores de Internet, alterando a página inicial, instalando barras de ferramentas e até impedindo que o usuário acesse determinados sites.
Estão corretos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

    Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    key logger também é um programa utilizado muito por empresas para monitorar o que seus funcionários fazem em sua máquina, porém em muitos casos as pessoas utilizam o programa de forma mal-intencionada.

     HijackerÉ um tipo de vírus que tem por objetivo a alteração das principais configurações do navegador. Quando instalado, altera a home page e os mecanismos de busca, exibe anúncios em sites legítimos e redireciona a vítima para sites maliciosos, que podem conter exploits ou outras pragas digitais.

  • O keylogger apesar de incompleto não está errado, ele realmente monitora e envia a terceiros.

  • Questão mal elaborada, keilogger é sim de monitoramente de dados para ser enviado á tereceiros. 

  • Se um Keylogger é um tipo de Spyware e um Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, então um Keylogger também tem essa função, ele especificamente monitora/captura e armazena as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e as envia a terceiros.

  • Li só o adware e errei... Falta de atenção que na prova não pode existir...

  • Adwares são tipos de spywares. Keyloggers monitoram também.

ID
2331466
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (ou ambos), que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede, para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. A complexidade de instalação depende do tamanho da rede, da política de segurança, da quantidade de regras que controlam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.
A partir da informação apresentada, do conceito e das funcionalidades do firewall, é correto dizer-se que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    b) O firewall deve ser utilizado em conjunto com outras ferramentas de segurança, como um antivírus, por exemplo.

    c) Um firewall não apresenta todas as características de um antivírus, e vice-versa.

    d) Um proxy é um firewall de aplicação, que trabalha na camada de Aplicação do OSI, o que o diferencia de um firewall filtro de pacotes, que trabalha nas camadas de Rede e Transporte.

    e) O usuário pode alterar as configurações do firewall do sistema operacional.