a) FALSA. Armazenar em ambiente saturado (umidade relativa a 100%) não impede a sinérese. O molde só pode ficar nesse ambiente por, no máximo, 10-20 minutos. O vazamento com os alginatos (Tipos I e II) necessita ser imediato.
b) FALSA. O ideal é vazar imediatamente para que o molde não sofra sinérese, evaporação de fluidos e nem embebição. O único material de moldagem que se espera 1 hora para vazar (por segurança para que não tenha um modelo de gesso poroso) é a silicona de adição.
c) FALSA. Coloca-se primeiramente a água a fim de garantir que toda a superfície do pó seja molhada e incorporada à massa.
d) FALSA. O tempo de geleificação do Tipo II (presa rápida) é de 1,5 min a 3 min. O Tipo I (presa normal) é de 3 min a 4,5 min.
e) VERDADEIRA. A resistência à compressão do alginato realmente aumenta bastante nos primeiros minutos, sendo o dobro nos 4 minutos iniciais. Ele atinge uma boa resistência à compressão com o tempo de 8 minutos de geleificação, aguentando até 810 KPa.
-> OBS.: A resistência ao rasgamento aumenta quando o molde é removido da boca de forma abrupta (movimento rápido), com rompimento de selamento da moldagem na mucosa usando o jato de ar da seringa tríplice e sem movimentos de báscula.