- ID
- 3041020
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CSM
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Correlacione as anormalidades dentárias, segundo Regezi (2013), às suas características e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
ANORMALIDADES DENTÁRIAS
I- Concrescência.
II- Fusão.
III- Geminação.
IV- Dilaceração.
V- Taurodontia.
CARACTERÍSTICAS
( ) É a fusão de dois dentes a partir de um único órgão do esmalte.
( ) É a união de dois germes dentários em desenvolvimento, resultando em uma única estrutura, aumentada.
( ) É uma forma de fusão em que os dentes adjacentes são unidos pelo cemento.
( ) O dente apresenta coroa alongada ou furca apicalmente deslocada, resultando no aumento da câmara pulpar.
( ) Variação no formato radicular, com a curvatura ou angulação acentuada.
Segundo Anusavice (2013), descrições verbais de cores não são suficientemente precisas para descrever a aparência dos dentes. Para contornar esse problema, a percepção da cor é descrita por três variáveis objetivas: matiz, valor e croma.
De acordo com esses parâmetros, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) Matiz é a cor dominante de um objeto, por exemplo:
vermelho, verde ou azul.
( ) O valor aumenta em direção à extremidade mais alta (mais escuro) e diminui em direção à extremidade mais baixa ( mais claro).
( ) O valor é expresso pelo fator “luminosidade", com vários níveis de cinza entre os extremos branco e preto, por exemplo.
( ) Croma é o grau de saturação de um matiz em particular, ou seja, quanto mais baixo o croma, mais intensa é a cor.
( ) O croma não é considerado separadamente na odontologia e ele está sempre associado ao matiz e ao valor dos tecidos dentários, das restaurações e próteses.
Segundo Neviile et al (2016), a Periodontite se refere a uma inflamação dos tecidos gengivais associada a alguma perda de inserção do ligamento periodontal e suporte ósseo. Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguira opção correta.
( ) Uma maior prevalência de Periodontite Crônica está associada a tabagismo, diabetes melito e infecção por HIV.
( ) A Periodontite Ulcerativa Necrotizante (PUN) pode surgir dentro de uma zona de periodontite préexistente ou pode representar uma seqüela de um único episódio, ou de vários episódios de Gengivite Ulcerativa Necrotizante (GUN).
( ) A doença periodontal destrutiva não responsiva à terapia normal nos pacientes disciplinados é denominada Periodontite Refratária.
( ) A perda prematura de inserção periodontal pode estar associada à presença de algum distúrbio sistêmico, incluindo entre eles a Hemocromatose e a Hipofosfatasia.
( ) O Eritema Linear Gengival é um padrão atípico de doença periodontal fortemente associado à infecção pelo HIV.
Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo em relação à Fibromatose Gengival, segundo Nevitle et al (2016), assinalando a seguir a opção correta.
( ) Na maioria dos casos, atinge pacientes nas quarta e quinta décadas de vida.
( ) Ocasionalmente, são vistos com a fibromatose gengival, a hipertricose, periodontite agressiva generalizada e deficiência do hormônio do crescimento.
( ) Consiste em um rápido crescimento gengival e de forma localizada.
( ) Apresenta causa idiopática ou familiar.
( ) A maxila é afetada com mais frequência que a mandíbula.
Segundo Neville et al (2016), qual é a lesão rara que se desenvolve dentro do tecido linfoide oral e que microscopicamente é semelhante ao Cisto da Fenda Branquial?