- ID
- 41899
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
A glândula salivar e o local mais comum de diagnóstico de sialolitíase, respectivamente, são
A glândula salivar e o local mais comum de diagnóstico de sialolitíase, respectivamente, são
Uma vez confirmado seu diagnóstico, qual o tratamento da sialometaplasia necrosante?
As infecções das glândulas salivares podem ser causadas por uma variedade de micro-organismos, inclusive, bactérias aeróbias e anaeróbias, vírus, fungos e micobactérias. O micro-organismo isolado mais comumente associado às infecções das glândulas salivares é:
O processo inflamatório ulcerativo benigno das glândulas salivares menores, lembrando microscopicamente um processo maligno, que ocorre principalmente na região posterior do palato duro é:
Paciente com 65 anos de idade, sexo masculino, refere
ser aposentado como trabalhador rural, além de um consumo
diário de cerca de dois maços de cigarro. O paciente utiliza
prótese total superior e, mesmo sendo parcialmente edêntulo
no arco inferior, não faz uso de prótese parcial removível
inferior. O exame clínico mostra uma lesão localizada no
assoalho da boca, em forma de placa branca, rugosa e
granulosa, com bordas de contorno irregular.
O diagnóstico diferencial é efetuado por
A manutenção da saúde bucal, mediante revisões e profilaxias periódicas, contribui para evitar a doença periodontal. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.
Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da mucosite oral decorrente da radiação incluem-se o local do campo de radiação, a preexistência de doença dentária, higiene oral precária, baixa produção de saliva, função imune comprometida e focos de infecção local.
Sobre o adenoma pleomórfico, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) É a neoplasia de glândula salivar mais comum.
( ) Independentemente do sítio de origem, o adenoma pleomórfico se apresenta, tipicamente, com um aumento de volume firme, indolor e de crescimento lento.
( ) A maioria dos adenomas pleomórficos da glândula parótida ocorrem no lobo profundo.
( ) Uma complicação potencial é a transformação maligna.
“Um paciente de 15 anos compareceu ao consultório odontológico com queixa principal de ‘bolinha no lábio’. Na história da lesão, o paciente relatou que a doença apareceu há um mês e teve episódios de aumento e diminuição do tamanho. Ao exame físico, observou-se um nódulo de, aproximadamente, 1 cm de diâmetro no lábio inferior do lado direito, com coloração azulada, limites nítidos, flutuante à palpação e séssil.” O diagnóstico clínico do caso descrito anteriormente é de.
A saliva representa um fluido produzido e excretado diariamente pelas glândulas salivares maiores e menores. O recurso técnico ou o exame que pode ser utilizado para quantificar o fluxo salivar é denominado
Desenvolvimento de estruturas calcificadas, que ocorrem no sistema de ductos das glândulas salivares, recebem a denominação de:
“_______________________ é uma desordem autoimune sistêmica crônica, que envolve principalmente as glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia e xeroftalmia. Sabe-se que 80 a 90% dos casos ocorrem em mulheres. A ocorrência é predominante nos adultos de meia idade.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Pacientes portadores de esquizofrenia, que estão sob acompanhamento médico, ao serem encaminhados para tratamento dentário, deverão ter seu plano de tratamento realizado levando em consideração fatores como motivação para tratamento, habilidade física para procedimentos de higiene oral, grau de hipossalivação, entre outros. Com base nessa situação, assinale a alternativa que apresenta os procedimentos preventivos para pacientes com hipossalivação.
Os tumores de glândulas salivares constituem uma importante área no campo da patologia oral e maxilofacial. A alternativa composta apenas por tumores malignos das glândulas salivares é:
A desordem autoimune sistêmica crônica, que envolve glândulas salivares e lacrimais, resultando em efeitos chamados de síndrome sicca, é conhecida como
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
As ____________________________ são grandes cistos de retenção nos ductos das glândulas submandibular ou sublingual, caracterizadas por grande tumefação submucosa de cor violáceo-rosa-azulada no assoalho da boca. Pode deslocar a língua; o tratamento consiste na excisão ou marsupialização.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Síndrome de Papillon-Lefevre é uma doença caracterizada por manifestações bucais e dermatológicas, e apresenta doença periodontal apenas na dentição decídua com perda precoce do suporte ósseo.
( ) A osteogênese imperfeita tipo II é severa com extrema fragilidade óssea e fraturas frequentes.
( ) A Síndrome de Pierre Robin é caracterizada por micrognatia, retração da língua e fissura palatina.
Dentre as desordens autoimunes crônicas de interesse odontológico, aquela caracterizada pelo envolvimento das glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia e xeroftalmia, é a síndrome de:
As rânulas são fênomenos extensos de retenção salivar que ocorrem no assoalho da boca. De acordo com Miloro et al.(2008), como se denomina a terapia, com menor índice de recorrência, para o tratamento dessa condição?
Sore as infecções das glândulas salivares é correto afirmar que:
De acordo com Moacyr da Silva, podemos afirmar que são manifestações bucais de doenças profissionais provocadas pelo agente monóxido de carbono:
Considere que um paciente adulto comparece ao consultório odontológico com tumefação facial extra oral, na região submandibular direita, com queixa de dor espontânea, pulsátil e localizada, e relata febre e mal-estar. Sendo assim, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Julgue o item a seguir, no que se refere ao cuidado bucal na população idosa.
De acordo com Scully (2009), uma ampla variedade de neoplasias incomuns pode afetar as glândulas salivares. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo,
I - A sialografia pode revelar de forma precisa uma alteração no preenchimento ou no deslocamento da glândula
II - Um aumento de volume, especialmente se persistente, pode ser indicativo da presença de uma neoplasia
III- As neoplasias malignas contribuem para até um terço de todos os tumores submandibulares
Assinale a opção correta.
___________________ é a retenção da saliva no interior da glândula (parótida e submandibular), provocando aumento de volume local e sintomatologia dolorosa intensa. Para localização precisa do (a) __________, é obrigatória a realização de exames, tais como radiografia oclusal, panorâmica e outras. Dependendo dessa localização o procedimento de escolha é (são) a(as) ____________________.
Sobre a parotidite infecciosa são feitas as seguintes afirmações:
I – Essa doença, que ocorre principalmente em crianças, apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço;
II – Além desse fator, febre e, em alguns casos, inchamento das glândulas salivares, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar;
III – Não existe tratamento para a eliminação do vírus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doença. Assim, repouso e, em alguns casos, antitérmicos, analgésicos e compressas são indicados.
Quais afirmativas acima estão corretas?
O principal efeito clínico nas glândulas salivares de pacientes submetidos à radiação é:
Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue o item subsequente.
A doença de Paget, comum em pacientes idosos, apresenta
perfil radiográfico com radiopacidades com aspecto de flocos
de algodão, encontradas também em portadores da síndrome
de Gardner.
Atenção: Para responder a questão abaixo, considere o enunciado abaixo.
Durante a anamnese, paciente com 57 anos de idade, sexo masculino, refere ausência de hipertensão arterial, diabetes mellitus ou outras doenças crônicas, bem como relata não fazer uso de medicação de uso contínuo. Quanto ao estilo de vida, o paciente relata não realizar atividades físicas com regularidade, fumar “um maço de cigarros por dia” e ingerir bebida alcoólica “com alguma frequência”. O motivo da consulta é a presença de um “crescimento abaixo da língua”, iniciado poucos meses antes, que não causa dor e não cicatriza. O exame clínico mostra uma massa endurecida, vegetante, com contorno irregular e borda periférica mal definida, medindo cerca de 3 cm, no assoalho da boca. São observados alguns focos de ulceração nessa lesão.
Atenção: Para responder a questão abaixo, considere o enunciado abaixo.
Durante a anamnese, paciente com 57 anos de idade, sexo masculino, refere ausência de hipertensão arterial, diabetes mellitus ou outras doenças crônicas, bem como relata não fazer uso de medicação de uso contínuo. Quanto ao estilo de vida, o paciente relata não realizar atividades físicas com regularidade, fumar “um maço de cigarros por dia” e ingerir bebida alcoólica “com alguma frequência”. O motivo da consulta é a presença de um “crescimento abaixo da língua”, iniciado poucos meses antes, que não causa dor e não cicatriza. O exame clínico mostra uma massa endurecida, vegetante, com contorno irregular e borda periférica mal definida, medindo cerca de 3 cm, no assoalho da boca. São observados alguns focos de ulceração nessa lesão.
Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico preliminar de
As secreções das glândulas salivares são misturadas com componentes do fluido do sulco gengival, células epiteliais descamadas e bactérias bucais, formando o que se chama de saliva total.
Em relação à saliva, é correto afirmar que
Doença autoimune na qual as células imunológicas atacam e destroem as glândulas exócrinas que produzem saliva e lágrima. Devido à xerostomia, os pacientes são mais suscetíveis às lesões cariosas e a mucosa bucal torna-se atrófica e friável.
Os tumores das glândulas salivares, embora incomuns, não são raros. Dentre os tumores das glândulas salivares, o local mais comum é
Pacientes portadores de valores sialométricos reduzidos podem desenvolver padrão de cárie atípico. Acerca das principais causas da hipofunção das glândulas salivares, assinale a opção correta.
Acerca das doenças das glândulas salivares e das doenças da articulação temporomandibular, julgue o item que se segue.
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente a patologia das glândulas salivares e seu conceito.
Carcinoma adenoide cístico é mais comum em:
As neoplasias benignas e malignas mais comuns da glândula salivar são, respectivamente:
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
A saliva é essencial para a cicatrização de processos
inflamatórios bucais, esofágicos e gástricos, e a
respectiva relevância não se limita à
boca.
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
Glicoproteı́
na IgA, IgM e IgG, lisozima, lactoferrina e
sistema de peroxidases são componentes salivares
responsáveis pela ação antioxidante da saliva.
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
Mucina, água, fosfato, bicarbonato, amilase, protease e
lipase são componentes salivares que têm ação na
digestão.
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
Quanto à taxa de fluxo salivar, sabe-se que, durante 24
horas, o ser humano produz em média de 50 mL a
60 mL de saliva como resposta aos estímulos psíquicos,
mecânicos, físicos, químicos e biológicos.
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
Alterações encontradas nos exames sialométricos
podem até́ mesmo sinalizar problemas sistêmicos, como
doenças autoimunes, diabetes, mal de Parkinson, mal de
Alzheimer e fibrose cística, condições frequentemente
encontradas em pacientes de cuidados paliativos.
A respeito da saliva e do fluxo salivar, julgue o item a seguir.
A glândula sublingual, com fluxo salivar estritamente
seroso, contribui em pequena porcentagem para o
volume da saliva total, tanto estimulada quanto em
repouso.
Assinale a alternativa correta sobre as glândulas salivares.
Assinale a alternativa que contém apenas tumores benignos de glândula salivar.