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Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Geografia


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.


ID
2929735
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

         Spanish Congress moves to decriminalize insulting the king
 

Spanish Congress agreed on Tuesday to discuss reforms to the Criminal Code that would soften or even eliminate crimes such as insulting the king, inciting terrorism and offending religious sentiments.
 
Freedom of expression has to be understood not only of inoffensive ideas but rather those that contradict, attack or upset the state
 
The initiative, put forward by left-wing party Unidos Podemos, has the support of the governing Socialist Party (PSOE) and nationalist parties but has been rejected by center-right groups Ciudadanos and the Popular Party (PP), who say it is a “free-for-all against symbols and institutions”. The opposition parties argue the PSOE is supporting the reform to repay nationalist parties for backing the no-confidence motion that ousted PP leader Mariano Rajoy from power and saw Pedro Sánchez of the PSOE become prime minister.

On Tuesday, parliament voted 180 in favor and 160 against reforming the Criminal Code. If this majority holds and there are no further amendments or postponements, within a few months it will no longer be a crime to insult the king, national symbols and state institutions, or offend religious sentiment. The PSOE and the Basque Nationalist Party (PNV) have, however, warned they want to put “limits” on the reform.

(Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/24/inenglish/1540373559_454299.html>.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929738
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

         Spanish Congress moves to decriminalize insulting the king
 

Spanish Congress agreed on Tuesday to discuss reforms to the Criminal Code that would soften or even eliminate crimes such as insulting the king, inciting terrorism and offending religious sentiments.
 
Freedom of expression has to be understood not only of inoffensive ideas but rather those that contradict, attack or upset the state
 
The initiative, put forward by left-wing party Unidos Podemos, has the support of the governing Socialist Party (PSOE) and nationalist parties but has been rejected by center-right groups Ciudadanos and the Popular Party (PP), who say it is a “free-for-all against symbols and institutions”. The opposition parties argue the PSOE is supporting the reform to repay nationalist parties for backing the no-confidence motion that ousted PP leader Mariano Rajoy from power and saw Pedro Sánchez of the PSOE become prime minister.

On Tuesday, parliament voted 180 in favor and 160 against reforming the Criminal Code. If this majority holds and there are no further amendments or postponements, within a few months it will no longer be a crime to insult the king, national symbols and state institutions, or offend religious sentiment. The PSOE and the Basque Nationalist Party (PNV) have, however, warned they want to put “limits” on the reform.

(Disponível em: <https://elpais.com/elpais/2018/10/24/inenglish/1540373559_454299.html>.)

According to the text, it is correct to say that the underlined expression “free-for-all against symbols and institutions” refers to the fact that:

Alternativas

ID
2929741
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Mavis took one end and I the other and together we carefully manoeuvred the old brass bed through the bedroom door and the open verandah doors.

We lifted it over the balustrade into the hands of family waiting below.

Carrying it over the lavender, under the low Albizia branches, then past the roses, they gently put it down in the middle of the freshly mown lawn.

Chantelle carried out the cotton sheets, the embroidered pillows, and finally the multi-coloured blanket her great-grandmother had knitted for me.

Tonight, on her 90th birthday, my mother wants to sleep out under the stars.
 

(Disponível em: <www.readersdigest.com.au/true-stories-lifestyle/reader-stories/100-Word-Stories-2016>.)

The text above tells the story of:

Alternativas

ID
2929744
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Mavis took one end and I the other and together we carefully manoeuvred the old brass bed through the bedroom door and the open verandah doors.

We lifted it over the balustrade into the hands of family waiting below.

Carrying it over the lavender, under the low Albizia branches, then past the roses, they gently put it down in the middle of the freshly mown lawn.

Chantelle carried out the cotton sheets, the embroidered pillows, and finally the multi-coloured blanket her great-grandmother had knitted for me.

Tonight, on her 90th birthday, my mother wants to sleep out under the stars.
 

(Disponível em: <www.readersdigest.com.au/true-stories-lifestyle/reader-stories/100-Word-Stories-2016>.)

In the sentence, “they gently put it down in the middle of the freshly mown lawn”, the underlined word refers to:

Alternativas

ID
2929747
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

          Chris Watts to be sentenced for killing pregnant wife, 2 daughters
 
Chris Watts is scheduled to be in a Colorado court at 10 a.m. MST.
 
Shanann was reported missing August 13 after she missed a doctor’s appointment.

Her husband initially appeared on television pleading for help finding his wife and daughters. Later, he admitted he murdered them.

Despite the guilty plea, Watts’ parents said they believe there is more to the story.

“It boils down to: I just want the truth of what really happened”, said Ronnie Watts, Chris’ father. “If he did it all, I can live with it. If he didn’t, I want him to fight for it”.

Shanann’s family pushed back saying her memory and reputation should be protected.

“Shanann was a wonderful soul. Everyone who knew Shanann knows this to be true. Even Chris Watts knows this to be true. Yet Chris Watts still chose to murder Shanann, Bella, Celeste, and Nico. Chris Watts still chose to dump the bodies of his own family in oil tanks. And Chris Watts still chose to lie about it until he could lie no more”. He pled guilty to murdering his family because he is guilty.

In court Monday, Shanann’s parents will be allowed to speak.

Watts is expected to receive life in prison without the chance of parole. His eligibility for the death penalty was removed as part of the plea deal.

                                           (Disponível em: <https://abc13.com/us-world/>.) 

According to the text, it is correct to say:

Alternativas

ID
2929750
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

          Chris Watts to be sentenced for killing pregnant wife, 2 daughters
 
Chris Watts is scheduled to be in a Colorado court at 10 a.m. MST.
 
Shanann was reported missing August 13 after she missed a doctor’s appointment.

Her husband initially appeared on television pleading for help finding his wife and daughters. Later, he admitted he murdered them.

Despite the guilty plea, Watts’ parents said they believe there is more to the story.

“It boils down to: I just want the truth of what really happened”, said Ronnie Watts, Chris’ father. “If he did it all, I can live with it. If he didn’t, I want him to fight for it”.

Shanann’s family pushed back saying her memory and reputation should be protected.

“Shanann was a wonderful soul. Everyone who knew Shanann knows this to be true. Even Chris Watts knows this to be true. Yet Chris Watts still chose to murder Shanann, Bella, Celeste, and Nico. Chris Watts still chose to dump the bodies of his own family in oil tanks. And Chris Watts still chose to lie about it until he could lie no more”. He pled guilty to murdering his family because he is guilty.

In court Monday, Shanann’s parents will be allowed to speak.

Watts is expected to receive life in prison without the chance of parole. His eligibility for the death penalty was removed as part of the plea deal.

                                           (Disponível em: <https://abc13.com/us-world/>.) 

De acordo com o texto, espera-se que Chris Watts:

Alternativas

ID
2929753
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura

Em cartografia, a escala define a relação entre uma grandeza real (medida no espaço geográfico) e sua representação gráfica (desenho – analógico ou digital). Contudo, dados geoespaciais digitais possuem características particulares para a definição da escala. Quanto à escala de dados geoespaciais digitais (vetores ou matrizes), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?


ID
2929756
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A acuidade visual é uma referência para a elaboração de produtos cartográficos, pois define a capacidade de diferenciar dois ou mais elementos gráficos. Nesse sentido, a acuidade visual:

Alternativas
Comentários
  • E=d/D

    1/2000=0,0002/D

    convertendo 0,0002 m para cm = 0,02cm

    1/2000=0,02/D

    1D=2000.0,02

    D=40cm

    GAB C

  • Não entendi. Se o negócio equivale a 2CM (0,0002m) e no Mapa CADA 1CM equivale 20 Metros (2000 cms), logo, no mapa 40 cm equivale à 800 Metros (80000 cms) e não 2cm...


ID
2929759
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Considere os seguintes valores de referência para planimetria extraídos da ET-ADGV para escala 1:2000:


EP = 0,34 m

PEC = 1,40 m

Nesse caso, é correto afirmar que o EP:

Alternativas

ID
2929762
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

O ponto P16 foi coletado com um equipamento GNSS configurado com o mesmo EPSG (European Petroleum Survey Group) dos demais dados de um projeto. Sabendo que os dados já existentes foram adquiridos com escala 1:10000 e com diferentes equipamentos e metodologias, considere os seguintes procedimentos:

1. Deve ser adicionado nos metadados do ponto P16 a informação sobre a escala, em conformidade com a escala dos demais pontos (1:10000), uma vez que o P16 utiliza o mesmo EPSG e é um ponto isolado, ou seja, sem a possibilidade de associação de escala.

2. É necessário verificar o EP do equipamento utilizado para aquisição do P16 e o processo de obtenção da coordenada do ponto para definir a possível escala do P16 e sua compatibilidade de uso com os demais dados existentes.

3. É necessário fazer a transformação geométrica do P16 para SIRGAS, uma vez que o EPSG não é o referencial cartográfico adotado no Brasil.

4. É possível fazer a integração direta do ponto P16 à base de dados, sem adição de metadados, uma vez que o EPSG é o mesmo e, por ser um ponto isolado, não possui escala.

É/São procedimento(s) correto(s) para o uso do ponto P16 com os demais dados do projeto:

Alternativas

ID
2929765
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

“Após um período de transição de 10 anos (2005-2015), o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, SIRGAS2000, passou a ser o sistema geodésico de referência oficial do Brasil” (Sampaio e Brandalize, 2018). Sobre esse sistema, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929768
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Com relação aos pontos A (de coordenadas plano-cartesianas X: 1200 e Y: 1000) e B (de coordenadas plano-cartesianas X: 1230 e Y: 1040), é correto afirmar que a distância euclidiana entre eles é de:

Alternativas
Comentários
  • A''

  • X: 1.200 Y: 1.000

    X 1.230 Y: 1.040

    É só subtrair.

    Eleva ao quadrado os dois valores.

    Agora é só tirar a raiz quadrada.

    30^2 = 900 40^2= 1.600 .

    900+1.600= 25.000

    = 50.

    OBS: Mas até agora não sei como descobrir o quadrante, quem souber é só comentar.


ID
2929771
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Considere o ponto A, de latitude -24,5º e longitude -54,5º, e o ponto B, de latitude -24,95º e longitude -54,9945º. Sobre esses pontos, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929774
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Considere os pontos abaixo:

A1 (ϕ: -14º e λ:-51º) e B1 (ϕ: -14º e λ:-51º30’)

A2 (ϕ: -34º e λ:-54º) e B2 (ϕ: -34º e λ:-54º30’)

Sobre esses pontos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2929777
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A Projeção de Mercator é uma projeção:

Alternativas

ID
2929780
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a área total do território brasileiro, resultante da soma da área de todos os municípios, passou de 8.547.403,5 km2 em 1993, para 8.514.215,3 km2 em 2010. Quanto ao cálculo da área e sua relação com as propriedades das projeções cartográficas, considere as seguintes afirmativas:

1. A mudança da área do território brasileiro descrita acima resulta da adoção do SIRGAS, o que levou o IBGE a recalcular a área de todos os municípios utilizando uma projeção conforme.

2. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem privilegiar o uso de projeções equivalentes.

3. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem privilegiar o uso de projeções conformes.

4. Cálculos de grandes áreas, como municípios e estados, devem empregar projeções cartográficas que não deformam essa grandeza, como a projeção UTM.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2929783
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Sobre a radiação solar, uma das bases do sensoriamento remoto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A) Incorreto. Ao penetrar na atmosfera a radiação sofre sim alterações, pois encontra obstáculos.

    B) Incorreto. Radiação Global é a radiação solar total que atinge uma superfície sendo igual a soma da radiação direta, da radiação difusa e da radiação refletida.

    C) Incorreto. Atravessa a atmosfera e após encontrar algum objeto ou anteparo é refletida de volta, tendo uma atenuação variável, conforme a característica do objeto encontrado.

    D) Correto. A radiação sofre processos de reflexão, espalhamento e absorção, sendo as nuvens consideradas a principal barreira à radiação solar.

    E) Incorreto. A radiação solar é captada por sensores passivos.

    Fonte: Alfacon

    Não desista.


ID
2929786
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura

Em relação ao sistema de projeção Universal Transversa de Mercator (UTM), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929789
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A respeito da resolução espacial, considere as seguintes afirmativas:

1. Corresponde ao valor do IFOV (Instantaneous Field of View) e independe do sistema óptico.

2. Indica o tamanho dos elementos que podem ser identificados pelo sensor, sendo que objetos maiores que esse valor tendem a ser discriminados.

3. É um valor de referência, sendo que elementos menores que esse valor podem ser detectados pelo sensor se seu valor de reflectância média for maior que o dos objetos adjacentes.

4. Independe do sistema óptico e possui seus valores calculados e corrigidos a partir da calibração espectral, dos parâmetros das efemérides do IFOV (Instantaneous Field of View), da distância focal (f) e do ângulo sólido.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 1) Errada. IFOV é a área no terreno definida pela imagem do elemento detector, ampliada pela razão entre a altitude da plataforma e a distância do sensor. Este campo é definido pelas características geométricas do sensor (ou seja, depende do sensor óptico).

    2) Certa. Resolução espacial é a menor área que o sensor é capaz de detectar. Assim, objetos maiores que esse valor (da resolução espacial do sensor) tendem a ser discriminados.

    3) Certa. Em regra, objetos menores que a resolução espacial do sensor, não são discriminados, exceto se se seu valor de reflectância média for maior que o dos objetos adjacentes.

    4) Errada. Depende do sistema óptico.


ID
2929792
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Sobre sensores ativos utilizados em sensoriamento remoto orbital, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929795
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

O sensoriamento remoto utiliza sensores ativos e passivos para obtenção de dados sobre a superfície terrestre. São características dos sensores ativos e passivos, respectivamente:

1. uso de micro-ondas e uso de ondas nos campos do visível, infravermelho e termal.

2. uso da energia termal e comprimento de onda de 0,18 cm a 7,82 cm.

3. emissão da energia coletada e comprimento de onda de 0,18 cm a 4,82 cm.

As características dos sensores ativos e passivos estão corretas em:

Alternativas
Comentários
  • 1. uso de micro-ondas e uso de ondas nos campos do visível, infravermelho e termal - Correta.

    2. uso da energia termal e comprimento de onda de 0,18 cm a 7,82 cm. - Incorreta. Energia termal não é captada por sensoriamento remoto ativo, apenas retroespalhamento de energia do alvo. A segunda parte da assertiva não tem lógica, pois sensoriamento óptico atua na faixa dos nanômetros.

    3. emissão da energia coletada e comprimento de onda de 0,18 cm a 4,82 cm. - Incorreta. Sensor ativo não capta energia emitida, mas a retroespalhada. Não tem o mesmo princípio da reflectância/radiância dos sensores ópticos.


ID
2929798
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Quanto às técnicas de processamento digital de imagens, também conhecidas como PDI, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Somente a fase de pré-processamento é dividida e agrupada em técnicas de correção temporal, atmosférica, geométrica, radiométrica e espectral.

    B) Certa. As etapas do PDI geralmente são compostas de pré-processamento, realce e classificação. A pós-classificação serve para corrigir os erros da classificação automática.

    C) Errada. Somente a fase de pré-processamento é que demanda a aplicação prévia de ferramentas de correção atmosférica para correção de ruídos, correção de posicionamento e efemérides e aplicação de filtros passa-alta e passa-baixa, para correção de falhas no processo de aquisição de imagens.

    D) Errada. O PDI (inclusive a classificação) é aplicado tanto para imagens adquiridas em nível orbital como suborbital.


ID
2929801
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Uma das etapas fundamentais para uso dos dados produzidos por sensoriamento remoto é a de validação. São considerados métodos de validação de produtos do sensoriamento remoto:

Alternativas

ID
2929804
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

O método de classificação MAXVER é muito utilizado na produção de dados geoespaciais. Quanto a esse método, é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929807
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Considere os métodos MAXVER e do Paralelepípedo:

1. O primeiro usa abordagem probabilística, e o segundo, determinística.

2. No primeiro, as classes de mapeamento são selecionadas pelo método single cell, e no segundo, pelo procedimento de four cell ou de four cell quadrático.

3. O primeiro emprega as classes de mapeamento por etapas sucessivas, privilegiando um único tema; no segundo, as classes são tratadas e classificadas conjuntamente.

4. O primeiro é um método generalista de classificação, e o segundo foi desenvolvido para classificação de rochas e solos, possibilitando a correção dos valores de radiância.

É/São diferença(s) entre os métodos de classificação de imagens MAXVER e o método do Paralelepípedo:

Alternativas
Comentários
  • 2 - Errada. O MAXVER utiliza o procedimento de four cell  e o Paralelepípedo, que é um método mais simples, utiliza o método single cell.

    3 - Errada. No MAXVER as classes são tratadas e classificadas conjuntamente e no Paralelepípedo, as classes de mapeamento por etapas sucessivas

    4 - Errada. O Paralelepípedo é método generalista de classificação e o MAXVER é um método mais sofisticado.


ID
2929813
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

 Índices de vegetação são utilizados para diversos fins e podem ser obtidos utilizando duas ou mais bandas. Quanto ao SAVI (Soil Adjusted Vegetation Index), é correto afirmar:

Alternativas

ID
2929816
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A interpretação visual é um dos métodos para análise de dados coletados por sensoriamento remoto. Sobre a interpretação visual, considere as seguintes afirmativas:

1. Demanda conhecimento prévio sobre a área de estudo, como clima, relevo e vegetação.

2. Pode fazer uso de material colateral como dados de apoio à fotointerpretação.

3. Faz uso de chaves de interpretação como método obrigatório.

4. É isenta de erro quando emprega métodos de chaves de classificação em processos de verificação cruzada, ou seja, por duplo fotointérprete, e conta com apoio de campo.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2929819
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Considere os seguintes valores de NDVI (Normalized Difference Vegetation Index): 0,46; 0,78; 0,29; -0,17, obtidos para quatro pixels não vizinhos de uma determinada cena. Com base no funcionamento desse índice e nos valores esperados, assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, os valores observados:

Alternativas

ID
2929822
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A realização da “correção atmosférica” é um procedimento usual para produtos do sensoriamento remoto, sendo importante em três casos específicos:

Alternativas
Comentários
  • Letra E.

    Dependendo da aplicação, nem sempre é necessário fazer a correção atmosférica, mas para estudos de monitoramento da superfície terrestre ao longo do tempo esse pré-processamento é imprescindível para deixar os dados multitemporais na mesma escala radiométrica (Song et al., 2001). A correção atmosférica também é necessária para o cálculo de índices de vegetação computados a partir de duas ou mais bandas espectrais, visto que as bandas são afetadas diferentemente pelo espalhamento atmosférico (Mather, 1999). 


ID
2929825
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Levando em consideração Longley et al. (2013) acerca de dados geográficos e representação espacial em Sistema de Informações Geográficas (SIG), é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2929828
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Sobre as características de dados matriciais (ou raster) em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Possuem uso limitado na análise espacial, em especial para a álgebra de mapas, devido à simplicidade da estrutura de dados.

    Incorreto, possui diversos usos. imagens raster possui um grande número de detalhes.

    B) A grade irregular comum nos arquivos (diferentes tamanhos de pixels) não permite o cálculo de área.

    As imagem raster possuem grades regulares

    C) Permitem a análise mais precisa de relações topológicas quando comparadas com dados vetoriais, em especial para a análise de redes.

    As relações topológicas são mais precisas utilizando vetores

    D) Armazenam informações de diferentes naturezas em cada célula que compõe a grade regular de um arquivo.

    Não, a imagem raster apenas apresenta um valor para cada pixel

    E) São comumente obtidos por meio de sensoriamento remoto.

    Correto, é muito comum o uso de satélites para obtenção de imagens rasters

  •  Gab. E

    As imagens de sensoriamento remoto (obtidas a partir de aeronaves ou de satélites) são naturalmente matriciais 

  • Sobre o item D

    As grades regulares, além dos dados referentes a localização (x,y), possuem valores associados aos atributos (z). Estes trazem a magnitude de determinada grandeza. Tal magnitude varia de acordo com os dados locais e pode possuir valores diferentes (o que geralmente acontece), porém a natureza (grandeza) é a mesma em todos os pixels.


ID
2929831
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Em relação aos componentes espaciais e não espaciais de dados vetoriais em ambiente SIG, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Certa.Para alguns autores, campos são representados no formato matricial e objetos são representados no formato vetorial [MePi94, PeBS97, Fran92, Cama95].

    C) Errada. Metadados não se confundem com atributos. Metadados são um conjunto de informações que descreve o dado geográfico, auxiliando na sua localização e entendimento (tal como fonte, conteúdo, qualidade, condição, confiabilidade, projeção, etc.). Atributos são informações descritiva (nomes, números, tabelas e textos) relacionadas a um único objetoelemento ou entidade.

  • Complementando o comentário anterior:

    Metadados apresentam informações referentes a:

    - Fonte (autoria, data de elaboração e data da fonte das informações)

    - Escala (a escala da fonte e seu armazenamento na cartografia digital)

    - Sistema de projeções e coordenadas (originais e empregadas)

    - Metodologia empregada na construção do produto digital

    - Modo de armazenamento do dado e emprego nas análises espaciais

    - Informações sobre os atributos associados

    - Informações sobre os formatos de distribuição dos dados

    - Informações sobre o uso adequado de aplicativos em geoprocessamento, que embora não façam parte das necessidades básicas de informações para metadados, são conhecimento fundamental para a escolha por determinados produtos e definição de procedimentos metodológicos na utilização de dados georreferenciados.

     

    Fonte: http://csr.ufmg.br/geoprocessamento/publicacoes/Metadados.pdf


ID
2929834
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A padronização de dados geográficos usados em ambiente de Sistema de informações Geográficas (SIG) facilita a leitura de dados em diferentes softwares e representa um dos maiores esforços mundiais de instituições privadas e estatais em vários países. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Existem diversos formatos de codificação de dados, pois não há um único formato capaz, isoladamente, de atender a todas as tarefas e aplicações possíveis em ambiente SIG.

( ) A tradução sintática e semântica de dados geográficos é possível com o uso de softwares de tradução de dados.

( ) A incompatibilidade entre diferentes formatos de dados geográficos e softwares não ocorre em SIGs modernos, que utilizam banco de dados geográficos.

( ) A interoperabilidade entre sistemas facilita o uso de diferentes formatos de dados em softwares de SIG.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
2929837
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Sobre as relações topológicas em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG), é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2929843
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

Segundo Casanova et al. (2005), sobre a linguagem SQL (Structured Query Language), linguagem de consulta a banco de dados geográficos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2929846
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A interpolação é um processo usual de produção de dados geoespaciais, que se deve ao fato de ser um método:

Alternativas
Comentários
  • A interpolação realmente utiliza métodos determinísticos e probabilísticos e atua sobre dados matriciais e vetoriais (contanto que sejam GEOCAMPOS).

    Acredito que o erro da letra E seja a palavra MEDIÇÃO, em vez de ESTIMATIVA.

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3338001/mod_resource/content/1/TMG_4.pdf


ID
2929849
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A análise de dados geoespaciais difere da análise estatística convencional, por considerar a localização como componente da informação. Nesse contexto, a autocorrelação espacial é um conceito-chave, pois:

Alternativas

ID
2929852
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

A respeito de consultas e gerência de transações em banco de dados geográficos (BDG), considere as seguintes afirmativas:

1. A expressão “método de indexação espacial” designa uma família de estruturas de indexação espacial, por exemplo o método grid file.

2. Um banco de dados geográfico comumente possui estruturas de dados auxiliares, chamadas de índices espaciais, estruturas de indexação espacial ou simplesmente índices, que facilitam a localização dos dados cujo componente espacial satisfaz à qualificação de uma consulta.

3. Filtragem, refinamento e pós-processamento são partes de um plano responsável pelo processamento do componente espacial de uma consulta em BDG.

4. A consulta e análise espacial não são componentes da estrutura geral de um Sistema de Informações Geográficas.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    4. A consulta e análise espacial não são❌  componentes da estrutura geral de um Sistema de Informações Geográficas.

    Na verdade são, sim, componentes da estrutura geral de um SIG. Qual a finalidade de um BGE sem a consulta e análise espacial, sua principal finalidade, no SIG.


ID
2929855
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

O Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS – Global Navigation Satellite System) tem sido utilizado cada vez mais por diferentes usuários e para distintas finalidades. A ampliação desse sistema envolve novas constelações, equipamentos e metodologias. São constelações de satélites GNSS disponíveis:

Alternativas
Comentários
  • Letra: D

    GPS (EUA), GALILEU (Europa), GLONASS (Rússia) e COMPASS (China).

    *Os sistemas de aumento baseado em satélite (SBAS) nada mais são do que sistemas utilizados para corrigir os sinais que os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) transmitem para o receptor GPS do usuário. Existe uma série de sistemas SBAS sendo desenvolvidos ou já em funcionamento:

    WAAS ( Wide Area Augmentation System ) Gerenciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

    WAGE ( Wide Area GPS Enhancement ). Operado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos, transmite mais precisão nas efemérides e nos dados de relógio dos satélites, porém é utilizado somente para uso militar.

    EGNOS ( European Geostationary Navigation Overlay Service ). Administrado pela Agência Espacial Europeia.

    MSAS ( Multi-Functional Satellite Augmentation System ) Operado pelos ministérios da Terra, Infra-estrutura e Aviação do Japão.

    QZSS ( Quasi-Zenith Satellite System ). Proposto pelo Japão, com previsão de entrada em operação para este mês (novembro de 2018).

    StarFire. Operado pela John Deere. A mesma é uma rede de cobertura global, utilizando uma grande quantidade de satélites e 25 estações em todo o mundo.

    GAGAN ( GPS e GEO Augmented Navigation ). Sistema operado pela Índia.

    O SDCM (Sistema de Correção Diferencial e Monitoramento, SDCM). Ooperado pela Rússia com cobertura global

    O Sistema de Aumento da Navegação por Satélite (SNAS). Proposto pela China.

  • Complementando...

    O COMPASS (China) também é chamado de Beidou-2


ID
2929861
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

O desvio padrão é a medida mais usada na comparação de diferenças entre conjuntos de dados, por ter grande precisão. Desvio padrão é a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Desvio padrão = raiz quadrada da variância.

  • Desvio Padrão = Raiz da variância.

    Variância = Média do quadrado do somatório dos dados.

    Coeficiente de variação = Desvio padrão sobre a média

    Gabarito = Letra E

  • Resuminho pra galera:

    DP = Raiz(variância)

    Fator amostral = n (amostra) / N (total população)

    Coeficiente de variação = (DP/média) x 100

    Desvio Interquatílico: (Q3 - Q1)/2

    Amplitude Interquatílica = Q3 -Q1

    Limite superior de Controle: Média + [3 . DP/ {raiz(amostra)} ]

  • Gabarito letra E

    S² (variancia) = desvio padrao ao quadrado

    e

    S (desvio padrao) = raiz quadrada da variancia


ID
2929864
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Agrimensura
Assuntos

O método de posicionamento por ponto preciso (PPP) tem sido muito utilizado no Brasil por diferentes motivos, entre os quais, o de:

Alternativas