SóProvas



Prova UFF - 2008 - UFF - Vestibular - Primeira Etapa


ID
644062
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em cinco dias subseqüentes, o cartunista constrói situações discursivas que marcam o início do furto e a recuperação dos quadros.
Nos diálogos construídos pelo chargista, no encadeamento da situação do furto, a fala do lavrador vem, na maioria das opções, encaminhada por expressões de polidez.

Assinale a opção em que, diferentemente das demais, a fala do lavrador busca provocar, de forma direta, uma ação definida da personagem “Dona Suzanne”.

Alternativas

ID
644077
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.

Alternativas

ID
644083
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um circuito é composto por 3 lâmpadas idênticas (A, B e C), um interruptor e fios de resistência desprezível. A fiação está embutida, sendo, portanto, invisível, e o circuito é alimentado por uma tomada comum.
Quando o interruptor está aberto, as lâmpadas A e B estão acesas e brilham com a mesma intensidade, enquanto a lâmpada C permanece apagada. Quando o interruptor é fechado, o brilho da lâmpada A aumenta, o da lâmpada B diminui, e a lâmpada C se acende, ficando com o mesmo brilho que B.

Escolha, dentre as alternativas abaixo, o esquema de ligação entre as lâmpadas e o interruptor que possibilita estas 2 situações:

Alternativas

ID
644089
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Filosofia

Todos os homens foram criados iguais e são dotados de certos direitos inalienáveis, dentre os quais estão a Vida, a Liberdade e a Busca da Felicidade”.

A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou para grandes transformações; com ela rompia-se o domínio colonial europeu sobre o continente americano. Entretanto, não assistimos só a rupturas, mas também a continuidades na separação das colônias inglesas e na formação estadunidense. Sobre tal processo, pode-se afirmar que:

I embora baseada nos ideais liberais de igualdade e liberdade, a legislação americana, à época da independência, por mais que garantisse a liberdade de religião, de expressão e de reunião, construiu uma soberania popular restrita, a partir de um sistema eleitoral censitário, que beneficiava os proprietários;

II a Constituição de 1787 reforçava o poder central e equilibrava as disparidades entre os estados, através do Congresso bicameral – o Senado e a Câmara de Representantes – e do papel atribuído à Suprema Corte, construindo um sistema inteiramente novo;

III os ideais liberais da Revolução Americana definem-se pela defesa intransigente da liberdade econômica e pela renúncia a qualquer tipo de protecionismo, resultando na dominação dos setores do Norte, de forte tradição comercial e pela necessidade de importação dos bens produzidos pela indústria inglesa, contrariando os interesses dos proprietários sulistas, que buscavam fortalecer a sua economia, para abastecer o mercado interno;

IV a manutenção da escravidão, uma das grandes heranças do período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirando- se da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A constituição de 1787 visava integrar os estados ao mesmo tempo em que lhes dava autonomia para seguir com  suas politicas , a Escravidão era um mal necessário para garantir que os estados do Sul permanecessem ligados aos estados do Norte . Essa questão só foi satisfatoriamente resolvida com a posterior guerra de sucessão , ou seja , foi preciso uma guerra devastadora para forçar o Sul a abandonar a mão de obra escrava para se ter uma idéia do quanto a escravidão era importante ao modelo ecônomico do Sul , logo não causa surpresa a questão da escravidão ter sido amplamente ignorada na Constituição .

ID
644092
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma lente convergente de pequena distância focal pode ser usada como lupa, ou lente de aumento, auxiliando, por exemplo, pessoas com deficiências visuais a lerem textos impressos em caracteres pequenos.

Supondo que o objeto esteja à esquerda da lente, é correto afirmar que, para produzir uma imagem maior que o objeto, este deve ser:

Alternativas

ID
644101
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto V


Óbito do autor


Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.


Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas

O Pentateuco é composto pelos cinco primeiros livros da Bíblia.

A comparação do Pentateuco com o livro de que o narrador do texto se declara autor é:

Alternativas

ID
644104
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudos de evolução humana utilizam freqüentemente como alvo para análise molecular o DNA mitocondrial, devido a sua herança exclusivamente materna.

Assinale a alternativa que descreve o papel do DNA mitocondrial na fisiologia da célula.

Alternativas

ID
644110
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Desde a Antigüidade, diversos povos obtiveram metais, vidro, tecidos, bebidas alcoólicas, sabões, perfumes, ligas metálicas, descobriram elementos e sintetizaram substâncias que passaram a ser usadas como medicamentos. No século XVIII, a Química, a exemplo da Física, torna-se uma ciência exata. Lavoisier iniciou na Química o método científico, estudando os porquês e as causas dos fenômenos. Assim, descobriu que as transformações químicas e físicas ocorrem com a conservação da matéria. Outras leis químicas também foram propostas e, dentre elas, as ponderais, ainda válidas.

Com base nas leis ponderais, pode-se afirmar que, segundo:

I a Lei da Conservação da Massa (Lavoisier), 1,0 g de Ferro ao ser oxidado pelo Oxigênio, produz 1,0 g de Óxido Férrico;

II a Lei da Conservação da Massa, ao se usar 16,0 g de Oxigênio molecular para reagir completamente com 40,0 g de Cálcio, são produzidas 56 g de Óxido de Cálcio;

III a Lei das Proporções Definidas, se 1,0 g de Ferro reage com 0,29 g de Oxigênio para formar o composto Óxido Ferroso, 2,0 g de Ferro reagirão com 0,87 g de Oxigênio, produzindo o mesmo composto;

IV a Lei das Proporções Múltiplas, dois mols de Ferro reagem com dois mols de Oxigênio para formar Óxido Ferroso; logo, dois mols de Ferro reagirão com três mols de Oxigênio para formar Óxido Férrico.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar o pq a I está incorreta?


ID
644113
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O conceito de “Revolução Científica” envolve as novas concepções sobre a natureza e os métodos de investigação das ciências naturais que predominam a partir do século XVII.

Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução Científica”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré.

     

    Diversos movimentos sociais, culturais e religiosas prestaram suas valiosas contribuições para o incremento da Revolução Científica. Aquele era o período do Renascimento, uma fase que pregava a volta da cultura Greco-romana e propagava a mudança de orientação do teocentrismo para o antropocentrismo. Outra característica era o humanismo, uma corrente de pensamento interessada em um pensamento mais crítico e, principalmente, valorizava mais os homens. Tais abordagens mudaram muito o pensamento humano.

    A ciência ganhou muitas novas ferramentas. Passou a ser mais aceita e vista como importante para um novo tipo de sociedade que nascia. As comprovações empíricas ganharam espaço e reduziram as influências das influências místicas da Idade Média. O conhecimento ganhou impulso para ser difundido com a invenção de Joahannes Gutenberg, a imprensa. A capacidade de reproduzir livros com exatidão e espalhá-los por vários lugares foi fundamental para a Revolução Científica na medida em que restringia as possibilidades de releituras e interpretações equivocadas dos escritos.

     

    Os efeitos da Revolução Científica foram incontáveis e mudaram significativamente a história da humanidade. Provou-se que a Terra é que girava em torno do Sol, a física explicou diversos comportamentos da natureza, a matemática descreveu verdades e o humanismo tornou os pensamentos mais críticos, por exemplo. Entre os grandes nomes do período que deram suas contribuições para o avanço da ciência estão: Isaac NewtonGalileu GalileiRené Descartes,Francis BaconNicolau CopérnicoLouis Pasteur Francesco Redi.

     

    FONTE¹: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-cientifica/

    FONTE²: http://maishistoria.com.br/revolucao-cientifica-do-seculo-xvii/

     

  • Isaac newton e nicolau copérnico são dois estudiosos do período descrito como renascença ou, como pode ser chamado, revolução científica.


ID
644125
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Por meio de tudo isto – pela divisão do trabalho, supervisão do trabalho, multas, sinos e relógios, incentivos em dinheiro, pregações e ensino, supressão das feiras e dos esportes – formaram-se novos hábitos de trabalho e impôs-se uma nova disciplina do tempo.”

Thompson, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional.

A passagem acima indica como, através do desenvolvimento da industrialização e do capitalismo, o trabalhador foi levado a construir uma nova relação com o tempo, incorporando o tempo marcado pelo relógio na atividade produtiva e na sua própria vida. Ao mesmo tempo, buscou-se um controle e um direcionamento para o período em que não estivesse trabalhando, de modo a orientar “positivamente” a utilização de seu “tempo ocioso”.

Pode-se considerar que o apogeu desse processo se deu com:

Alternativas

ID
644173
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo Antonio Barros de Castro, o café foi, entre nós, uma “cultura itinerante”, “uma atividade em movimento”, compreendendo, simultaneamente, “uma faixa pioneira, onde o café estaria penetrando; uma zona onde estaria consolidado e plenamente produtivo e uma região decadente, onde a cultura se encontra em regressão.” (7 Ensaios sobre a economia brasileira).

Aplicando a classificação contida no texto acima à cafeicultura brasileira na primeira década do século XX, é possível associar:

Alternativas