Considerando-se as condições climáticas e a vegetação do Brasil, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Os cerrados, nas áreas de clima tropical, ocupam grandes extensões e se caracterizam pelo predomínio das formações tropófilas.
II. O clima predominante na porção meridional é o subtropical, com destaque para as formações aciculifoliadas.
III. O clima na porção central do país é semiárido e são predominantes as formações xerófilas.
IV. O clima da região equatorial, localizada na porção setentrional, é tropical, e a vegetação é do tipo mesófila.
V. O clima predominante na porção oriental é o tropical de altitude, e as formações vegetais que predominam nessa área são as halófilas.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
A obsessão em ocupar os vazios demográficos e concretizar a unidade nacional também esteve presente durante os longos anos da ditadura militar (1964-1985). Em 1970, o general-presidente Emílio Garrastazu Médici sancionou um ambicioso Projeto de Integração Nacional (PIN), justificado pela suposta necessidade de “levar os homens sem terra do Nordeste para as terras sem homens da Amazônia”. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 97).
A estratégia geoeconômica da ditadura militar, objetivando integrar o território nacional visava, sobretudo,
A mudança da divisão regional, que ocorre periodicamente, pode ser resultado de um novo modo de interpretar o espaço geográfico ou das próprias transformações na sua organização derivadas da dinâmica social. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 24).
É uma característica comum a todas as regiões brasileiras
O processo de povoamento do Brasil apresentou características peculiares. Todavia, duas áreas com localização e características naturais diferentes tiveram na pecuária sua principal motivação.
Essas áreas foram
O processo de modernização subordinou a agropecuária às necessidades do capital urbanoindustrial, definindo novas funções para a economia rural no interior da economia brasileira. Os velhos complexos rurais que caracterizavam o modelo agroexportador foram substituídos pelos complexos agroindustriais, fortemente integrados com o setor industrial e financeiro. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 166).
Em relação ao contexto atual da economia brasileira, principalmente as relações agroindustriais, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Ocorreu uma crescente mecanização das atividades agrícolas, especialmente na Região Centro-Sul.
( ) Verificou-se uma intensa liberação da mão de obra rural.
( ) Criou-se uma forte dependência do espaço urbano em relação ao espaço rural.
( ) Eliminaram-se os conflitos entre posseiros e grileiros.
( ) Consolidou-se uma grande transformação no setor agropecuário, uma vez que sua função se tornou, unicamente, a de abastecer o mercado externo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo,
O processo de globalização tem provocado significativas alterações na organização do espaço geográfico mundial.
Dentre elas, pode-se destacar a
Os países emergentes do Grupo dos Vinte (G20, nações mais ricas e principais emergentes), entre eles Brasil, que compareceram à Cúpula de Toronto, em junho de 2010, reivindicaram a aceleração das reformas do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), e uma regulação do sistema financeiro que inclui os paraísos fiscais. O Brasil teve uma vitória ao antecipar o prazo para completar a revisão das cotas do Fundo Monetário Internacional (FMI). (MORENO, 2010).
A vitória do Brasil, ao antecipar o prazo para completar a revisão de cotas do FMI, deverá possibilitar
Com base nos conhecimentos sobre a geografia do Estado do Paraná, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) Um intenso derrame da lava vulcânica ocorreu no Estado, em eras passadas, que se espalhou por uma extensa área e, da sua decomposição, originaram-se os solos de terra roxa.
( ) O relevo do Paraná é constituído, em sua totalidade, por um vasto planalto, que se inclina abruptamente em direção a leste.
( ) As cuestas existentes no Estado são formas resultantes da erosão regressiva, apresentam um lado escarpado e outro suave.
( ) O clima do Paraná, por ser subtropical, registra índices pluviométricos superiores a 2 500mm anuais, e as curvas isobáricas indicam que a umidade relativa do ar está sempre abaixo de 70%.
( ) O domínio geográfico da Mata da Araucária do Paraná coincide com regiões cujas altitudes são superiores a 500m, sendo uma formação bastante devastada, cujos vestígios mais importantes se localizam na porção sudoeste do Estado.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Com base nos conhecimentos sobre Curitiba, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) O zoneamento urbano da cidade, integrado ao sistema de transporte, permitiu um desenvolvimento coeso, uma vez que todos os problemas estruturais enfrentados pelas demais metrópoles brasileiras foram sanados, nessa cidade.
( ) O clima de Curitiba é subtropical úmido e sua altitude possibilita invernos semelhantes aos de áreas localizadas em latitudes mais altas.
( ) A maior densidade populacional da cidade é registrada na Região Sul e seu IDH é próximo a 1.
( ) A industrialização de Curitiba começou com os imigrantes europeus, no século XIX, e seu parque industrial é um dos mais diversificados do país.
( ) A malha ferroviária de Curitiba é a mais extensa do país, todavia o transporte de passageiros se limita a ligar os municípios da região metropolitana.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a