SóProvas


ID
1014211
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos Modelos de Administração Pública, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É possível afirmar que o Estado brasileiro, quanto a sua administração, já se aproximou, mais ou menos, dos três modelos clássicos de Administração Pública: Patrimonial, Burocrático e Gerencial.

( ) Quando o Supremo Tribunal Federal, em um de seus julgados, determina que uma pessoa contratada por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público não pode ser admitido como servidor para funções burocráticas ordinárias e permanentes, ele reafirma característica implementada pelo modelo burocrático de que a Administração Pública é submissa à lei e seu exercício deve obedecer a elevados padrões de conduta moral.

( ) A implementação do Modelo Gerencial no Brasil se dá em 1967, quando Roberto Campos comanda uma ampla reforma administrativa chamada “Reforma do Decreto-Lei nº 200” ou “Reforma Desenvolvimentista”.

( ) Quando a Constituição Federal exigiu que, para entrar no serviço público, era necessário concurso público, ela reduziu substancialmente o empreguismo que tradicionalmente caracterizava o Modelo Patrimonialista.

Alternativas
Comentários
  • (V) A Administração Pública brasileira já passou pelos 03 modelos: Patrimonialismo (1500-1929),  Burocrático (1930-1995) e Gerencial (1995 - dias atuais).

    (V) Questão corretinha.

    (F) O implementação do Modelo Gerencial no Brasil se deu em 1995. No ano de 1967 foi criado o decreto-lei 200,  que foi uma tentativa de desburocratização e é considerado um dos marcos iniciais do modelo gerencial, mas não houve a sua implementação.

    (V) A questão se refere ao empreguismo no patrimonialismo, marcado pelo nepotismo. E com os concursos prevelece a impessoalidade nas relações entre Estado e sociedade.

  • Dentro de uma visão bem abrangente eu diria que “mais ou menos”, no Item A, predispõe que não se utilizou por completo tais modelos clássicos.

  • ( ) É possível afirmar que o Estado brasileiro, quanto a sua administração, já se aproximou, mais ou menos, dos três modelos clássicos de Administração Pública: Patrimonial, Burocrático e GerencialComentário: como assim o modelo gerencial ser classificado como clássico? Ele aproxima-se mais ao modelo contingencial.

     

    ( ) A implementação do Modelo Gerencial no Brasil se dá em 1967, quando Roberto Campos comanda uma ampla reforma administrativa chamada “Reforma do Decreto-Lei nº 200” ou “Reforma Desenvolvimentista”. Comentário: talvez aqui o erro esteja relacionado ao autor, mas a implementação do modelo gerencial ocorreu de fato a partir do Decreto-Lei nº 200/67, porém não foi totalmente executado.