SóProvas


ID
1044790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.

O Relatório MacBride da UNESCO, publicado em 1980, cujas conclusões sugerem a necessidade de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, apontou o desequilíbrio produzido pela tese do livre fluxo da informação entre os hemisférios norte e sul.

Alternativas
Comentários
  • Q q isso minha gente?? isso tá em qual parte do conteúdo programático, alguem sabe?
  • Um documento de valor histórico fundamental para o debate internacional sobre as comunicações o informe final da Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, da Unesco. Publicado em 1980 e intitulado oficialmente Um mundo e muitas vozes, o livro é mais conhecido como Relatório MacBride, em uma alusão ao então presidente da Comissão Internacional, o jurista e prêmio Nobel da Paz Sean MacBride.

     O Relatório McBride foi o primeiro documento oficial de um organismo multilateral que não só reconhecia a existência de um grave desequilíbrio no fluxo mundial de informação e comunicações, mas apresentava possíveis estratégias para reverter a situação.


    Fonte: http://www.andi.org.br/politicas-de-comunicacao/page/cenario-internacional?page=2

  • Relatório MacBride, também conhecido como "Um Mundo e Muitas Vozes", foi um documento da UNESCO publicado em 1980 e redigido por uma comissão presidida pelo irlandês Seán MacBride, vencedor do prêmio Nobel da Paz. Seu objetivo era analisar problemas da comunicação no mundo em sociedades modernas, particularmente em relação à comunicação de massa e à imprensa internacional, e então sugerir uma nova ordem comunicacional para resolver estes problemas e promover a paz e o desenvolvimento humano.

    Entre os problemas identificados no documento, estavam a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação. Também foi constatado o desequilíbrio gritante dos fluxos de informação entre o primeiro mundo e os países em desenvolvimento. No relatório, comissão propôs uma maior democratização da comunicação e o fortalecimento das mídias nacionais para evitar a dependência de fontes externas, entre outras sugestões.

    Apesar de ter recebido forte apoio internacional, o relatório foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO (suspendendo, assim, cerca de 30% do financiamento da organização) em 1984 e 1985, respectivamente (e mais tarde retornaram, em 2003 e 1997, respectivamente).

    Fonte: Wikipedia

  • "A XIX Conferência Geral da Unesco, realizada em Nairóbi, no Quênia, em 1976, propôs um exame geral dos problemas relativos à Comunicação na sociedade, à luz dos progressos tecnológicos e da evolução crescente das relações mundiais, em toda a sua complexa amplitude. A proposta resultou na constituição de uma comissão internacional para o estudo dos problemas da comunicação que dois anos depois, apresentou à Unesco o histórico informe conhecido como Relatório MacBride, transformado em livro e publicado em 1980". O relatório surgiu no final da Guerra fria, onde os blocos Comunistas x Capitalistas tinham seu embate.

    DUARTE, Jorge. Comunicação Pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo: Atlas, 2012. p.26

  • O relatório destacou, entre outras coisas, principalmente:

    1- a concentração da mídia, a comercialização da informação e o acesso desigual à informação e à comunicação.
    2- desequilíbrio entre os fluxos de informação entre os países de primeiro desenvolvidos (hemisfério norte) e os países em desenvolvimento (hemisfério sul).

  • Relatório MacBride (Um Mundo e Muitas Vozes) - documento da UNESCO (1980) com objetivo de analisar problemas da comunicação como a concentração da mídia e o acesso desigual à informação e à comunicação. Apesar de ter recebido forte apoio internacional, foi condenado pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido como um ataque à liberdade de imprensa e à doutrina do livre-fluxo de informações. Em protesto, ambos os países se retiraram da UNESCO.