-
Opção CORRETA, letra "D".
Com o emprego do tempo verbal no futuro do presente, como nesse caso, o adequado é o emprego do pronome em posição de mesóclise.
Emprega-se a mesóclise quando o verbo estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito do indicativo (tempos, originalmente compostos), desde que não haja outra situação que justifique a próclise. Em havendo, a próclise deverá ser priorizada.
Mas por que a mesóclise ocorre apenas com esses dois temos do modo indicativo? Vejamos:
O Futuro do Presente é originalmente formado pelo "Infinitivo do Verbo" + o "Presente do Indicativo" do verbo haver;
O Futuro do Pretérito é originalmente formado pelo "Infinitivo do Verbo" + o "Pretérito Imperfeito" do verbo haver.
Logo, o pronome obliquo átono (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) será colocado entre o Infinitivo e o verbo haver, gerando a mesóclise. Essa forma de colocação pronominal ocorre apenas com os tempos Futuro e Futuro do Pretérito, do modo indicativo. Assim, o pronome fica intercalado ao verbo.
Exemplos:
Falar-lhe-ei a teu respeito. (Falarei + lhe)
Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda. (Procurariam + me)
-
Ainda não entendi porque a ênclise está correta e não a mesóclise.
-
Carla Costa, a questão pede a alternativa que apresenta erro. A ênclise está errada e não a mesóclise, por isso a resposta certa é alternativa "d".
-
Questão simples de ser resolvida:Em todos os casos trata-se de uma Mesóclise, ou seja, o pronome está no meio do verbo. Como regra a mesóclise deve sempre vir depois do ''R'' e em alguns casos o substituindo quando precede os artigos ''a'' ou ''o'' trocando por lo.
No caso da questão o ''o'' não vem depois do ''r'' então já podemos considera errado.
-
Por que a letra "c" não está correta?
-
Boa noite Camila, O enunciado pede a incorreta. logo a alternativa C está correta.
-
Por que cabe próclise na letra c? Pronome pessoal não vai próclise, vai?
-
Letra D: Com verbos no Futuro, JAMAIS haverá ênclise.
FONTE: Prof. Agnaldo Martino
-
No caso da letra C, caso não haja palavra atrativa é facultado o uso da próclise ou ênclise quando antecedidos de pronomes pessoais do caso reto.
-
verbo no futuro do presente = Mesóclise, caso ocorra palavra atrativa pode haver próclise, o que não pode é a ênclise (depois do verbo), isso( refiro-me à ênclise) ocorre também quando o verbo está no particípio (final ADO e IDO), nunca ênclise. Acho que é isso. Boa Noite!
-
A ênclise é a REGRA GERAL. Ocorre próclise quando há alguma palavra atrativa. A e B não existe palavra atrativa, portanto, ênclise. Na letra C aparece o sujeito pronominal EU atraindo o pronome oblíquo átono, ok! Na opção D, verbo no futuro do presente e não há palavra atrativa na frase. Caso de ênclise obrigatória.
-
Sinceramente, não consigo entender por o item c está correto, uma vez que a mesóclise ocorre com verbos no futuro do presente ou do pretérito. Não há palavra que atraia o pronome. Por gentileza, alguém sabe qual a regra que justifica que o item c está correto. Na minha visão, existem dois itens incorretos o "c" e o "d". Agradeço caso alguém colabore para sanar minha dúvida.
-
Na letra C é facultativo, pois o "EU" é pronome pessoal do caso reto.
-
-
Casos Facultativos :
A-Sujeito expresso/próximo ao verbo
B-Verbo no infinitivo antecedido de "NAO" ou "PREPOSIÇAO"
--
A Letra ''C",como alguns colegas já falaram esta correta, devido ser um CASO FACULTATIVO !
Eu o matarei ou não terei paz novamente
Eu (Sujeit expresso,proximo ao verbo "MATAREI")
o (Pron.obliq.atono)
matarei (verbo)
-
Questão boa!!!
Quando temos um caso em que é possível ocorrer próclise e mesóclise, damos preferência à próclise.
Então: Eu o matarei ou não terei paz novamente.
Lembrando que o 'Eu' é um pronome RETO, e pronomes também são atrativos.
-
5. Quanto à colocação pronominal, assinale abaixo a alternativa que apresenta erro de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
a) Darei-te um beijo.
b) Der-te-ei um beijo.
c) Dar-te eu irei um beijo.
d) Eu te darei um beijo.
RESPOSTA: A
QUESTÃO A SER ANULADA PELA BANCA. CABE RECURSO.
COMENTÁRIO:
a) ERRADA. O verbo no futuro do presente no início da oração exige mesóclise, ou seja, pronome oblíquo no meio da estrutura do verbo: Dar-te-ei um beijo.
b) ERRADA. Alguma falha ocorreu na digitação e na revisão da banca, e deve ter deixado passar este erro na grafia do verbo: DER-te-ei, quando deveria ser DAR-te-ei. Embora não tenha havido erro na colocação do pronome, a grafia do verbo está errada, e isso prejudica a alternativa.
c) CERTA. Frase invertida com locução verbal, sem caso de próclise obrigatória, e pronome posposto ao verbo no infinitivo (dar). Ordem direta: Eu irei dar-te um beijo.
d) CERTA. O verbo no futuro está no interior da oração. Assim, tanto cabe próclise (Eu te darei um beijo.) quanto mesóclise (Eu dar-te-ei um beijo.).
Fonte: https://www.facebook.com/ProfessorMarcioWesley/posts/370471176422061
assim, concluo que quando o verbo no futuro do presente está no início da oração exige mesóclise. Esse é o erro da letra D
-
Essa questão se resolve da seguinte maneira:
1. Precisamos saber o conceito de próclise, ênclise e mesóclise. (Se não fazem ideia revisem e vejam as exceções e regras facultativas)
2. Análise principal: SEMPRE ocorre ÊNCLISE (regra geral). Ou seja, o pronome irá ficar depois do verbo até que provem que pode ocorrer próclise ou mesóclise.
3. No caso de ocorrer mais de uma situação possível segue-se a ordem: Próclise(mais forte/prioridade) - Mesóclise - Ênclise (menos forte)
Analisando as questões:
A) Matá-lo-ei ou não terei paz novamente.
- Pode ocorrer próclise? (O matarei ou não terei paz novamente.) NÃO, pois não se pode começar orações com pronome oblíquo atono. - Pode ocorrer mesóclise? (Matá-lo-ei ou não terei paz novamente.) SIM, pois o verbo está no futuro do presente. - Pode ocorrer ênclise? (Matarei - o ou não terei paz novamente.) TEORICAMENTE SIM. *Nesse caso irá prevalecer o que tem mais força, como disse no item 3. A mesóclise tem mais força/prioridade do que a ênclise, portanto nessa frase o correto é usar a MESÓCLISE.
B) Matá-lo eu irei ou não terei paz novamente.
- Pode ocorrer próclise? (O matar eu irei ou não terei paz novamente.) NÃO, pois não se pode começar orações com pronome oblíquo atono. - Pode ocorrer mesóclise?NÃO, pois o verbo não está no futuro do presente nem do pretérito.
- Pode ocorrer ênclise? (Matá-lo eu irei ou não terei paz novamente.) SIM.
*Nesse caso não houve duas situações então a colocação pronominal correta só pode ser ênclise.
C) Eu o matarei ou não terei paz novamente.
- Pode ocorrer próclise? (Eu o matarei ou não terei paz novamente.) SIM, trata-se de uma regra facultativa. Com o uso de pronomes pessoais o uso da próclise ou ênclise é opcional. - Vejam o uso facultativo do pronome para colocação pronominal
- Pode ocorrer mesóclise? (Eu Matá-lo-ei ou não terei paz novamente.) SIM, pois o verbo está no futuro do presente.
- Pode ocorrer ênclise? (Eu Matarei - o ou não terei paz novamente.) SIM. Faz parte das regras facultativas.
*Caso em que todas as colocações são possíveis, entretanto qual tem mais força sobre outra? A próclise tem prioridade/mais força sobre a mesóclise que tem mais força sobre a ênclise. Portanto a colocação correta é com o uso da próclise.
D) Matarei-o ou não terei paz novamente
- Pode ocorrer próclise? (O matarei ou não terei paz novamente.) NÃO, pois não se pode começar orações com pronome oblíquo atono.
- Pode ocorrer mesóclise?SIM, pois o verbo está no futuro do presente
- Pode ocorrer ênclise? (Matarei - o ou não terei paz novamente.) SIM.*Esse caso está errado, pois aparece a possibilidade de usar a mesóclise, sendo que a banca apresentou a frase como ênclise. Por isso a alternativa D está errada e as demais corretas.
Espero ter contribuído!!! Bom estudo.
-
Parabéns Andrei Braga ! Explicação perfeita.
-
É POSSÍVEL RESPONDER A QUESTÃO COM APENAS UM CONHECIMENTO:
NUNCA ,NUNCA,JAMAIS, EM TEMPO ALGUM PODE HAVER ÊNCLISE COM FUTURO DO INDICATIVO, OU SEJA, FUTURO DO PRESENTE OU FUTURO DO PRETÉRITO. LOGO, NÃO EXISTE A CONSTRUÇÃO:
MATAREI-O
LOGO, A RESPOSTA D É A CERTA (A QUESTÃO PEDE A INCORRETA)
PAZ A TODOS.
-
Essa banca é complicado, haja vista que em várias questões desta, ela não aceita prócles sem que haja uma particula atrativa(p.a). E nesta questão ela trabalhou contrariando seu jeito de trabalhar.
-
Futuro = mesóclise , regra da gramática, banca não pode mudar isso.
-
Matarei- o é FOOOOODA né kkkkkkkkkkkkkkkkk
Até pela entonação, o cara falando e tal soa estranho hahaha!
-
Banca descontínua, ora aceita casos facultaivos ora os rejeita...
-
"Matarei-o ou não terei paz novamente" futuro do presente e futuro do pretérito não aceitam ênclise!
-
GAB: D Rumo a PM PB!!! Foco Força e Fé!!!
-
GAB.: D
-
d)
Matarei-o ou não terei paz novamente
Pessoal, nesse caso seria mesóclise.
Quais casos ocorre mesóclise?
Verbo no futuro do presente.
Verbo no futuro do pretérito.
-
DEUS no comando
-
Mesóclise
-
Ênclise é proibido para verbos no Futuro e Particípio.Só é permitido pra Gerúndio e Infinitivo
Letra D não aceita ênclise.
Matarei-o está errado porque só aceita Mesóclise.(Matá-lo-ei)
-
REI ou RIA nunca recebe ênclise