SóProvas


ID
1072594
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerada a norma-padrão escrita, a frase que exige correção é:

Alternativas
Comentários
  • Só achei um erro na a, se alguém ver mais coloca aqui :*

    a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesta as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

  • "... deixando manifestaS as ácidas críticas...". 


    Penso que tem outro erro também: "... por não manterem os compromissos..." (o sujeito do verbo manter seria eles = escritores, certo?)



  • O correto seria "manifestas". É a única correção a ser feita. Quanto ao "manter/manterem", ambas as formas são aceitas (corretas) NESSE CASO; o que muda entre elas é somente a ênfase ("manter" enfatiza os compromissos, "manterem" enfatiza os escritores).

  • Percebi o erro da letra A. Mas a letra E também está errada, não? 



    "Os movimentos reivindicatórios  não devem ser entendidos..." 


    Se possível, mande recado pra mim elucidando esta questão.


    Grato, amigo!

  • Sobre a letra A:

    (...) fez longo discurso, no qual se apontou os itens mais candentes... Acredito que esse seja o erro.

    Me corrijam se eu estiver errada.

    Bons estudos.

  • a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual ele (o representante dos escritores) se apontaram (apontou seria o correto) os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto (manifesta seria o correto) as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

    logo o correto seria:

    a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual apontou os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesta as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.


  • Graziela, o sujeito da frase é "os movimentos reivindicatórios"



    Não se deve entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio que, ao primeiro golpe de vento, despencam e se destroem; são a argamassa que se molda à pressão da sociedade, e com que se fará uma sólida e legítima construção.

  • fez longo discurso, no qual se apontaram

    fez longo discurso, no qual se apontou (foi apontado no discurso)

  • GABARITO: A

     

    Discordo de deyg barrett, quanto ao erro apontado na questão A, pois o sujeito do verbo apontar não é "longo discurso"; longo discurso é adverbio de lugar, e o sujeito é passivo - "os itens" - fazendo a transposição para forma analítica e colocando na ordem direta o excerto, pode-se vislumbrar exatamente o sentido: "Itens foram apontados no longo discurso".

    Pensar daquela forma, seria considerar o verbo como pronominal ou passivo reflexivo, ficando sem sentido a frase "O longo discurso se apontou", visto que o sujeito NUNCA será preposicionado..

    NO longo discurso se apontou....

    Assim, o erro consiste na forma errônea de concordância "deixando manifesto AS ÁCIDAS CRÍTICAS"... 

     

  • a) ...deixando manifesto as ácidas críticas....   <==  faltou crase ==> deixando manifesto às ácidas críticas


  • Caríssimas e caríssimos, a resolução da questão está em vídeo.  Basta clicar em "Comentários do professor", e vocês verão.  De qualquer forma, a pedidos, deixe-me fazer um comentário acerca da alternativa E.  Vamos reler:  "Não se deve entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio que ..."  

    Tenham muito cuidado com as locuções verbais de que participam os auxiliares modai "poder" e "dever". Respeitabilíssimas gramáticas - como a do Evanildo Bechara - fazem sempre um comentário à parte acerca da concordância com os verbos "poder" e "dever".  Vocês podem ver o assunto também na minha gramática.  Observem que ambas as frases a seguir estão corretas:

    a) Deve-se respeitar as leis.  b) Devem-se respeitar as leis.  

    Em a), dependendo do contexto geral em que se inserir o período, posso considerar o seguinte: [Deve-se] - oração principal ; [respeitar as leis] - sujeito oracional.    O raciocínio básico é o seguinte: Deve-se isto. = Isto é devido.  (em ambos os casos, "isto" é sujeito).  

    Observação: não é a única análise possível para o item a), mas é suficiente para vermos que a construção "Não se deve entender os movimentos reivindicatórios" está correta. Equivale a "Não se deve isto.", em que "isto" é sujeito.  Veja: 

    [Não se deve] oração principal; [entender os movimentos reivindicatórios] - sujeito oracional.


    Em b) Devem-se respeitar as leis., há uma locução verbal com pronome apassivador, correspondendo à construção "As leis devem ser respeitadas.    Na alternativa da questão em tela, também estaria correta a construção "Não se devem entender os movimentos ..."

    Um grande abraço a todos.


  • Esta questão é de concordância e não de pontuação, como foi classificada.

  • Acertei essa questão, de uma outra forma, observando a virgula. Se eu estiver errado favor me comuniquem. 

    Na Frase: O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

    A parte do texto "fez longo discurso" , deviria está entre virgulas, pois é uma frase explicativa.
    Reparem, se retirarmos, ela continua com o mesmo sentido.
    O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.
    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 
  • Pessoal, três adendos pontuais:

    1) entendo que o erro na alternativa A seja apenas uso equivocado do ADJETIVO "manifesto". Adjetivo tem a função de qualificar substantivo, certo? Ele SEMPRE flexiona em NÚMERO E GÊNERO. Ora, se manifesto é um ADJETIVO, e está qualificando ÁCIDAS, que por sua vez é um substantivo, deve NECESSARIAMENTE concordar com ele. Logo, DEVERIA SER MANIFESTAS.

    2) quanto ao possível erro na palavra APONTARAM, entendo que NÃO HÁ ERRO, uma vez que a expressão SE, logo antes da palavra APONTARAM, é PARTÍCULA APASSIVADORA. Logo, deve concordar com o termo "os itens mais candentes do embate...", ficando assim: no qual os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras  FORAM APONTADOS...

    3) Com toda vênia, C. Lopero, acho que você ao TENTAR corrigir o colega também cometeu um erro: "note que esta questão não vai LHE acompanhar sempre", quando na verdade deveria ser o pronome oblíquo átono "o", uma vez que o verbo acompanhar é transitivo direto e exige o "o" como complemento verbal. 

    Espero que tenha ajudado. 

  • Muito estranha a letra c, pois os verbos combatê-las e considerá-las referem-se a quem na oração, à qual palavra no plural? Há um erro aí de concordância. Esses dois verbos devem referir-se a seus sujeitos compostos nas orações, e não há sujeitos compostos.

  • vejo aqui todos os tipos de comentários tentando encontrar erro em tudo, porem poucos se atentaram ao erro que nada mais é que a falta da crase em: deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

    por favor pessoal, parem de procurar pelo em ovo, vamos nos atentar no que realmente interessa.

  • O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, 

    (certo até aqui)


    no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, 

    (certo até aqui)


    deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas 

    (Erro: MANIFESTA AS ÁCIDAS )


    por não manter os compromissos assumidos.

    (Erro: NÃO MANTEREM )

  • Ao Reinaldo Rigobelli: não há crase em "deixando manifesto as ácidas críticas". Não está aí o erro da afirmativa. O erro é, como já foi dito abaixo, a palavra "manifesto", que deveria ser "manifestas".

    Ao IRAN DE ANDRADE BRITO: penso não haver erro de concordância na afirmativa da letra C. "Combatê-las" e "considerá-las" referem-se a alguém/algo que não está na oração. Não significa que a frase esteja errada por este motivo. O gabarito está certo.

  • Alguém por favor poderia tirar a dúvida que o IRAN BRITO levantou que também é a minha?

  • Para acrescentar: O representante dos escritores agraciado(e não agraciados) pelo ambicionado prêmio.... Quem foi agraciado pelo prêmio foi o representante..... Tá no singular.

  • Concordo com Brasileiro, há erro também na letra E:

    Não se deve entender os movimentos reivindicatórios...

    Correto: Não se devem entender os movimentos reivindicatórios...

  • Gente, na alternativa C os objetos dos verbos 'considerá-las' e 'combatê-las'  são 'a razão da impugnação' e 'a consequência de seu ato intempestivo'? Fiquei um pouco confusa.

  • Na letra A,  acho que por se tratar de voz passiva sintética - "apontaram-se os itens..." (os itens foram apontados) ----> sujeito: os itens - está certa a flexão do verbo "se apontaram" no plural.


    Por favor, se eu estiver errado, corrijam-me. Grato.

  • a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.


    A meu ver, o erro da letra a é concordância verbal: O representante ... fez longo discurso, no qual se APONTOU ... (o verbo deve concordar com o sujeito  representante (3ª pessoa do singular),  pois quem fez o discurso foi o representante e ele apontou os itens.



  • Caramba! Cada um falando uma coisa!

  • O erro está na letra A onde tem a seguinte frase: ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas  por não manter os compromissos assumidos.

    Estaria certo assim: ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas  por não manterem os compromissos assumidos.

  • Letra A. Para mim o erro está em: "deixando manifesto as ácidas críticas". Seria: "...deixando manifestas as ácidas críticas" 

  • Caros colegas, o erro da questão A está justamente no uso inadequado da regência. Faltou nela o sinal de CRASE. Vejamos:

    Quem DEIXA, DEIXA        algo               A alguém

                                     Objeto Direto       Objeto Indireto


    Opção A: O representante... fez longo discurso [...] deixando "um" manifesto   a + as  ácidas críticas a ele dirigidas.

                                                                                                            Objeto Direto                      Objeto Indireto


    Logo, deveria ser: O representante... fez longo discurso [...] deixando manifesto ÀS ácidas críticas a ele dirigidas.


    Valeu!

  • Cadê o vídeo com comentários do professor? Obrigada!

  • Alguém poderia esclarecer o porquê da B estar errada? Grata! Bons estudos!!

  • A questão pede a alternativa que EXIGE CORREÇÃO, ou seja, a errada:

    Letra A) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

    correção: O representante dos escritores, agraciados pelo ambicionado prêmio,(aposto entre vírgulas) fez longo discurso, no qual se apontou(concordando com "discurso"-singular) os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto as ácidas críticas, que há muito lhes são dirigidas por não manterem(concordando com escritores-plural) os compromissos assumidos.

  • Dois colegas (Fael e Brasileiro) apontaram o que entendem por um erro na letra E. Escrevo só para lhes lembrar que, na assertiva em tela, trata-se de sujeito oracional e, portanto, o auxiliar "dever" permanece no singular, acompanhando o principal.

    Ex.:

    (...) No primeiro exemplo ("Não se deve dizer tais coisas"), o verbo da oração principal é deve, e o seu sujeito é oracional – dizer tais coisas - , aspecto esse que facilmente se percebe, quando se põe o período em ordem direta ("Dizer tais coisas não se deve"), ou mesmo quando se passa o exemplo, que está na voz passiva sintética, para a voz passiva analítica ("Dizer tais coisas não é devido"). Observa-se que, sendo fraseológico o sujeito, deixa ele o verbo no singular, e se acrescenta, apenas para complementar, que o se, no caso, é partícula apassivadora.

    Fonte: http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI71331,31047-Nao+se+deve+dizer+tais+coisas

  • Na letra E, Deve nao seria uma locução adverbial ?

  • C- Mal atinando com a razão da impugnação, temendo a consequência de seu ato intempestivo, e julgando estar sozinho para combatê-las, como achar um modo de considerá-las sem sentir desolação? 

    Combater e considerar se referem a impugnação. então impugnação deveria está no plural não? para fazer a concordância.Alguém poderia me ajudar?
  • Também não entendi porque a letra C está correta.


  • Dayana, o Sujeito é o termo regente. Logo, os verbos que deveriam estar no singular.

  • combatê-las ---> a razão e a consequência.

  • Marquei logo de prima a letra A, pois quem deixa, deixa algo (manifesto) a alguém (as ácidas críticas), acho que é um caso de crase ficando: deixando manifesto às ácidas críticas. Porém nos comentário do professor ele não comento isso, e sim dizendo que manifesto deveria concordar com ácidas críticas ficando: deixando manifestas as ácida críticas. Minha dúvida: o erro se dá pela concordância manifestas ou pela crase, ou pelo dois, por favor algum ser sapientíssimo me ajude ( :

  • A palavra (manifesto) é masculino singular e (as ácidas críticas) é feminino plural.

  • alguém pode me ajudar com a letra E!!! o verbo "dever" não deveria estar no plural? "os movimentos reivindicatórios" não é o sujeito de "deve"? logo, no meu humilde entendimento o certo seria:

    Não se deve (M) entender os movimentos reivindicatórios como balões de ensaio que, ao primeiro golpe de vento, despencam e se destroem; são a argamassa que se molda à pressão da sociedade, e com que se fará uma sólida e legítima construção.


  • Combatê-las e considerá-las (Não entendo como pode estar certa a letra C)

  • Gislaine,

    Com relação ao item "E", o sujeito é oracional. O verbo deve permanecer na 3ª pessoa do singular mesmo.

  • Não entendi o motivo da letra C estar certa. Verbos no plural se referindo (combatê-las / considerá-las) a qual termo???

  • Mas a resposta correta não é a letra A? Não entendi!

  • Pessoal, a correta é letra C.
    Pois os verbos estão no plural, sendo que se referem à razão da impugnação, sendo singular, e não, plural "las".


  • -


    afinal qual o gabarito?
    ora me convenci que a A precisava de ajustes, depois lendo os
    comentários vocês me falam da letra C
     

    eu einh!!! vou na resposta do Professor e no gab do QC ¬¬

  • a letra C não estaria errada????????

  • Cuidado com o enunciado da questão

    Pede para identificar a alternativa que precisa de correção; sendo assim, o gabarito é a letra A.

    As demais alternativas estão corretas!!!

  • QUEM ERROU PELO ENUNCIADO CURTE AI ! 

  • é impressionante que o pessoal ainda nao entendeu

     

    MANISFETO / MANIFESTAS NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ADMITE CRASE

     

    Logo, o certo seria

     

    deixando MANIFESTASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS ACIDAS CRITICAS

     

    AJUDA-NOS PAI

  • NA REGRA GERAL

     

    VAMOS DECORAR QUE, QUANDO O VERBO DEVER OU PODER ESTIVER ACOMPANHADO DE ALGUM OUTRO VERBO, DEVE ELE FICAR NO SINGULAR

     

    EXEMPLO DA QUESTAO:

     

    e)

    Não se deve entender os movimentos ...

     

    os movimentos nao se deve entender = correto = nesse caso, os movimentos é o sujeito oracional

    os movimentos nao se devem entender = correto = nesse caso, os movimentos nao devem ser entendidos

     

     

  • Sinceramente, se for esperar aprender pela explicação desses professores do vídeo...misericórdia!!! Ele só fala o que é óbvio e o gabarito correto a própria questão já menciona ao clicar. 

  • Concordo com o Renato e a Paula Almeida. Não há erro no verbo "apontaram" na letra "A", pois nesse caso a concordância existe com "os itens", por isso é apontaram e não apontou. Creio que o erro está na palavra manifesto, como ja apontado por diversos colegas. 

  • Muito cuidado ao afirmar que "os movimentos ..." é sujeito oracional, pois "se deve entender" é locução verbal e não oração reduzida de infinitivo , o que mais corretamente justificaria ser suj ora., e afirmar que é suj. oracional é simplesmente aceitar tal fato após olhar a resposta, porque analisando não da pra chegar a essa conclusão.

  • alguém pode me explicar a letra c

  • Gabarito letra "A"

     

    Pelo enunciado errei também. (Viu FCC, também sei elaborar frase em ordem indireta e com enunciado estranho e ambíguo. Posso fazer parte da sua turma agora?).

  • Gab. A

    a) O representante dos escritores agraciados pelo ambicionado prêmio fez longo discurso, no qual se apontaram os itens mais candentes do embate entre eles e as editoras, deixando manifesto/manifestas as ácidas críticas que há muito lhes são dirigidas por não manter os compromissos assumidos.

     

    "manifesto", que deveria ter sido escrito "manifestas", é predicativo do objeto de "as ácidas críticas", logo ele deve concordar em número e gênero com seu referente.

     

    E, neste contexto empregado, segundo os dicionários, "manifesto" significa "evidente".

  • PQP HEM...MEIA HORA PRA RESPONDER, AÍ ERRA E SÓ DEPOIS PERCEBE O QUE O ENUNCIADO QUERIA...

  • Sobre a alternativa "C", também há um erro:

    "Mal atinando com a razão da impugnação, temendo a consequência de seu ato intempestivo, e julgando estar sozinho para combatê-las, como achar um modo de considerá-las sem sentir desolação?"

    Pelos sentidos, apenas pelo trecho que a banca nos dispôs, o único termo possível de retomada é a impugnação.

    para combatê-la (a impugnação), como achar um modo de considerá-la (a impugnação) sem sentir desolação?"

    Desafio a todos que encontrem um termo plural a ser retomado aí kkk

  • Será que sou eu fui procurar a alternativa correta ?