a) CORRETA
b) ERRADA. Os arquivistas devem facilitar o acesso ao maior volume possível de informações, eliminando restrições oriundas das instituições produtoras ou de acordos com os doadores e divulgando informações sobre o acervo e as pesquisas em andamento.
De fato, os arquivistas devem facilitar o acesso ao maior volume possíveis de informações mas existem as restrições e não cabe ao arquivista eliminá-las. O término da restrição se dá com o término da temporalidade adotada.
c) ERRADA. Com base na ética profissional e no documento de boas práticas do Conselho Internacional de Arquivos, os arquivistas apoiam uma cultura de abertura, não aceitando restrições impostas aos arquivos por autoridades externas ou por exigência dos doadores dos documentos.
É o mesmo pensamento da letra B. As restrições devem ser cumpridas.
d) ERRADA. Nos arquivos, o termo acesso refere-se à possibilidade legal de transferência física temporária de documentos públicos, para fins de referência, reprodução, exposição, pesquisa ou consulta às informações neles contidas.
O acesso aos documentos não possibilita a transferência física temporária de documentos públicos e sim a disponibilidade desses documentos para consulta respeitando as suas limitações
e)ERRADA. Nos acervos arquivísticos sujeitos a direitos autorais, o acesso físico aos documentos originais não é permitido. Em tais casos, recomenda-se a elaboração de cópias que possibilitem o acesso às informações contidas nesses acervos.
Não entendi muito bem a questão mas acredito que a limitação de acesso ao original não seria imposta pelo simples motivo de serem documentos sujeitos a direitos autorais. O que importa é a informação e não a forma de acesso. Pensei assim.
Vamos analisar os itens um por vez:
A - Todo documento existe para fazer com que a informação esteja disponível ao usuário. Essa função é cumprida com o auxílio da descrição de documentos, que possibilita ao usuário a sua localização quando necessário. Correto.
B - Apesar de o acesso à informação ser a regra, existem exceções que estão além das possiblidades do arquivista. Decisões administrativas podem restringir o acesso a documentos, e a divulgação de informações sobre pesquisas em andamento pode comprometer seus resultados. Errada.
C - O arquivista está sujeito a normas e determinações de autoridades, considerando que, antes de servir ao cidadão, o arquivo deve servir à instituição. A ética profissional determina que o arquivista deve sempre atuar com observância às normas e decisões administrativas para prover o acesso aos documentos. Errada.
D - Acesso é a possiblidade de consulta a documentos e informações. Para tal, não há necessidade de sua transferência física (muito embora esta possa ocorrer por decisão administrativa), mas basta que o documento esteja disponível para análise quando solicitado. Errado.
E - Os direitos autorais não impedem o acesso ao documento, seja físico ou digital, mas tão somente exerce controle sobre sua reprodução e distribuição. Errado.
Gabarito do professor: Letra "A"