SóProvas


ID
1083433
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     O MAQUINISTA empurra a manopla do acelerador. O trem cargueiro começa a avançar pelos vastos e desertos prados do Cazaquistão, deixando para trás a fronteira com a China.

     O trem segue mais ou menos o mesmo percurso da lendária Rota da Seda, antigo caminho que ligava a China à Europa e era usado para o transporte de especiarias, pedras preciosas e, evidentemente, seda, até cair em desuso, seis séculos atrás.

     Hoje, a rota está sendo retomada para transportar uma carga igualmente preciosa: laptops e acessórios de informática fabricados na China e enviados por trem expresso para Londres, Paris, Berlim e Roma.

     A Rota da Seda nunca foi uma rota única, mas sim uma teia de caminhos trilhados por caravanas de camelos e cavalos a partir de 120 a.C., quando Xi'an - cidade do centro-oeste chinês, mais conhecida por seus guerreiros de terracota - era a capital da China.

     As caravanas começavam cruzando os desertos do oeste da China, viajavam por cordilheiras que acompanham as fronteiras ocidentais chinesas e então percorriam as pouco povoadas estepes da Ásia Central até o mar Cáspio e além.

     Esses caminhos floresceram durante os primórdios da Idade Média. Mas, à medida que a navegação marítima se expandiu e que o centro político da China se deslocou para Pequim, a atividade econômica do país migrou na direção da costa.

     Hoje, a geografia econômica está mudando outra vez. Os custos trabalhistas nas cidades do leste da China dispararam na última década. Por isso as indústrias estão transferindo sua produção para o interior do país.

     O envio de produtos por caminhão das fábricas do interior para os portos de Shenzhen ou Xangai - e de lá por navios que contornam a Índia e cruzam o canal de Suez - é algo que leva cinco semanas. O trem da Rota da Seda reduz esse tempo para três semanas. A rota marítima ainda é mais barata do que o trem, mas o custo do tempo agregado por mar é considerável.

     Inicialmente, a experiência foi realizada nos meses de verão, mas agora algumas empresas planejam usar o frete ferroviário no próximo inverno boreal. Para isso adotam complexas providências para proteger a carga das temperaturas que podem atingir 40 °C negativos.



(Adaptado de: www1.folhauol.com.br/FSP/newyorktimes/122473)

Está gramaticalmente correta a redação desse livre comentário sobre o assunto tratado no texto:

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Preocupa ...

    Letra B: transportavam-se...

    Letra D: percorriam-se...

    Letra E: à costa (acho que esse é o único erro da letra E.)

  • Outro erro na letra "e" é o verbo acompanhar grifado no plural. Esse verbo deveria estar no singular, pois quem acompanha os centros políticos e financeiros da china é "a atividade econômica" - sujeito da oração:  Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os acompanhasse, seguindo em direção à costa.

  • erro da letra E, o verbo 'acompanhar' não admite a preposição 'com', o correto seria: 'fazendo que a atividade.......

    Logo  GABA C

  • Outro erro da letra E: não existe a expressão "fazendo com que."

  • GABARITO: C

    Fiquem espertos com isso....

    Há diferença entre "à medida que" e "na medida em que".

    "À medida que" é sinônimo de "à proporção de", "conforme".
    Um exemplo do dicionário "Houaiss":
    - À medida que o tempo esfriava, suas condições de saúde iam piorando

    "Na medida em que" pode ser substituído por "porque" ou "desde que".
    Outro exemplo, este de obra do colega Sérgio Nogueira Duarte da Silva:
    - Eles foram demitidos na medida em que não se dedicavam ao trabalho

    O cuidado que se deve tomar é não confundir a grafia de uma expressão com a da outra.

    NÃO EXISTE "NA MEDIDA QUE" nem "À MEDIDA EM  QUE".




  • "Há uma diferença considerável entre as locuções à medida que e na medida em que. Basta atentarmos para o fato de que à medida que se aplica quando nos referimos à ideia de proporção, ao passo que na medida em que à ideia de causa ou condição." 

    Dicas bem legais...http://portuguesdidatico.blogspot.com.br/2013/02/a-medida-que-ou-na-medida-em-que.html
  • Letra A: "Preocupa os fornecedores chineses...", verbo no singular, pois o sujeito é oracional.

    Stay focused.. stay humble.. stay hungry!

  • O erro da alternativa e) está no "acompanhassem".

    "fazendo com que a atividade econômica os acompanhassem"

    Quem "Acompanhassem"? => "A atividade econômica".

    O "os" trata-se do Objeto Direto.

    Sendo assim, na ordem padrão da oração, temos que:

    Fazendo com que a atividade econômica acompanhasse eles.


    Espero ter ajudado.

  • Pessoal, alguém me tira uma dúvida? A expressão "durante a Idade Média" (alternativa "c") não deveria estar entre vírgulas?

  • CONCORDÂNCIA COM O SUJEITO COMPOSTO

    - Quando o sujeito de um verbo vier depois dele e for composto de vários elementos, o verbo concordará com o elemento mais próximo (concordância atrativa), podendo ficar no singular, ou poderá ir para o plural (Concordância lógica). 

    Exemplos: 

    De repente ouviu-se um estouro, um gemido, um grito de triunfo. 
    A minha alma é maior do que supõe: cabem nela amor de mulher, afetos de filha e amizade de irmã. 

    No caso da letra (b), Há seis séculos, transportava-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos caminhos da Rota da Seda,os sujeitos compostos(especiarias, seda e pedras preciosas)vem depois do verbo,ou seja,pela regra o verbo concordará com o elemento mais próximo (concordância atrativa), podendo ficar no singular, ou poderá ir para o plural (Concordância lógica).

    Diante disso,não reconheço o critério que a banca utilizou para considera essa questão errada já que ela poderia figurar no singular ou no plural. 

  • Quanto à letra "b", se o núcleo mais próximo estiver no plural, o verbo ficará obrigatoriamente no plural. Logo, não há possibilidade de anulação da questão RENATOROCHA2.

    Resolvendo a polêmica acerca da letra "e":
    - Letra "e": o verbo FAZER tem transitividade dupla, isso quer dizer que "quem faz, faz algo com alguém". Não há, portanto, que prevalecer a tese de que a preposição "com" é o erro da letra "e". Não é! Seu erro encontra-se na ausência da crase no segmento "seguindo em direção a costa." em que deveria ser "seguindo em direção à costa."

  • SE: Função Sintática

    f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo.

    Fazem-se unhas. (voz passiva analítica: Unhas são feitas)
    Alugam-se casas e apartamentos. (casas e apartamentos são alugados)

    g) Índice de Indeterminação do Sujeito: vem acompanhando um verbo transitivo indireto, um verbo intransitivo (sem sujeito claro), um verbo de ligação ou um transitivo direto, em casos de objeto direto preposicionado. Serve para indicar que o Sujeito da oração é indeterminado. A voz é ativa. Neste caso, caso seja feita a tentativa, não é possível pôr a oração na voz passiva analítica.

    - Necessita-se de voluntários para o hospital. (VTI)
    - Neste lugar se é tratado como um animal. (VL)
    - Ainda se corre o risco de perder o oxigênio. (VI)
    - Ama-se a Deus. (VTD)

    h) Sujeito acusativo: é, aparentemente, objeto direto de um verbo e sujeito de outro ao mesmo tempo.

    - Ela deixou-se levar.
    - Ordenaram-se elogiar o espetáculo

  • "Fazendo com que a atividade econômica (sujeito) os (OD) acompanhasse (VTD)"

  • Na letra E, o verbo fazendo não é VTD? Não ficaria errado dizer: "Fazendo com que"?

  • a) preocupa

    b) transportavam-se

    c) 

    d) percorriam-se

    e) à costa

  • alguém sabe por que "durante a Idade Media" da letra C sendo adjunto adverbial temporal deslocado não está entre vírgulas??

  • Eu só acho interessante a FCC não achar que o adjunto adverbial "durante a Idade Média" merece estar entre vírgulas na letra C...

  • A vírgula DEVE ser usada quando o adjunto adverbial (de tempo, de lugar, de modo...) estiver deslocado: “O técnico analisou o problema no seu último relatório.” (ordem direta - sem vírgula); “No seu último relatório, o técnico analisou o problema.” (adjunto adverbial deslocado); “O técnico, no seu último relatório, analisou o problema.” (adjunto adverbial deslocado).

    Observação:

    Esta regra NÃO é rígida. A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.”

    Fonte: coluna do Sergio Nogueira, Dicas de Português

  • a)Preocupam os fornecedores chineses o longo tempo que se leva para transportar por via marítima os produtos que chegam das fábricas do interior aos portos de Xangai. ERRADO.

    ORDEM DIRETA: o longo tempo PREOCUPA os fornecedores.... (bastava analisar o sentido, não tem como os fornecedores preocuparem o longo tempo)

      b) Há seis séculos, transportava-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos caminhos da Rota da Seda. 

    ORDEM DIRETA: Seda e pedras preciosas (sujeito composto) eram transportadas (TRANSPORTAVAM-SE)

      c) À medida que se desenvolvia a navegação no país, as rotas comerciais que floresceram na China durante a Idade Média iam sendo abandonadas.  CORRETA. 

    ORDEM DIRETA-retirando a frase adjetiva intercalada- As rotas comerciais iam sendo abandonadas. 

      d) Em tempos passados, para se chegar da China ao mar Cáspio, percorria-se as poucas, povoadas, estepes da Ásia Central a cavalo ou camelo. ERRADO - As poucas estepes (SUJEITO) eram percorridas (PERCORRIAM-SE) 

      e) Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os acompanhassem, seguindo em direção a costa. ERRADO. ... a atividade econômica (sujeito)  ACOMPANHASSE (eles) 


  • Eu não entendi o que a questão pede , help please

  • Uma dúvida: Na alternativa E, temos o seguinte trecho: "Deslocaram-se para". Por ter uma preposição seguida do pronome apassivador "Se", o certo não seria voltar o verbo para o singular?

  • Na letra E vejo dois erros:

    Errado: os acompanhasseM   =>  Certo: os acompanhasse

    Errado: em direção A costa  =>  Certo: em direção à costa

  • ACOMPANHASSEM deveria concordar com atividade econômica...

  • Pessoal, na letra B, a oração não poderia ter o sujeito indeterminado e estar correta?

  • Também estou com dúvida sobre o uso das vírgulas na expressão: "durante a idade média"

  • Correções: 
    a) PREOCUPA os fornecedores chineses o longo tempo que se leva para transportar por via marítima os produtos que chegam das fábricas do interior aos portos de Xangai. 

     b) Há seis séculos, TRANSPORTAVAM-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos caminhos da Rota da Seda. 

     c) À medida que se desenvolvia a navegação no país, as rotas comerciais que floresceram na China durante a Idade Média iam sendo abandonadas. (CORRETA)

     d) Em tempos passados, para se chegar da China ao mar Cáspio, PERCORRIAM-se as poucas, povoadas, estepes da Ásia Central a cavalo ou camelo. 

     e)Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os ACOMPANHASSE, seguindo em direção À costa. 


    À MEDIDA QUE = à proporção que (conforme)
    NA MEDIDA EM QUE = porque

  • A) Preocupam os fornecedores chineses o longo tempo que se leva para transportar por via marítima os produtos que chegam das fábricas do interior aos portos de Xangai. LEVAM

    LEVA = VTD

    SE = PA = REGRA= CONCORDA COM O SUJEITO PACIENTE

    LEVA O QUE ? = OS PRODUTOS

     

    b) Há seis séculos, transportava-se, com esforço e perdas humanas, especiarias, seda e pedras preciosas pelos caminhos da Rota da Seda.

    TRANSPORTAR = VTD

    SE = PA CONCORDA COM SUJEITO PACIENTE = ESPECIARIAS

     

    c)À medida que se desenvolvia a navegação no país, as rotas comerciais que floresceram na China durante a Idade Média iam sendo abandonadas.

     

    d) Em tempos passados, para se chegar da China ao mar Cáspio, percorria-se as poucas, povoadas, estepes da Ásia Central a cavalo ou camelo. PERCORRIAM

    PERCORRER = VTD SE = PA

    CONCORDANDO COM AS ESTEPES

     

    e) Os centros político e financeiro da China deslocaram-se para Pequim no final da Idade Média, fazendo com que a atividade econômica os acompanhassem, seguindo em direção a costa.

  • A) O longo tempo (...) preocupa os fornecedores chineses.  [verbo no singular]

    B) transportavam-se especiarias, sedas e pedras preciosas.  [verbo no plural]

    C) correto 

    D) percorriam-se as poucas, povoadas, estepes   [verbo no plural]

    E) seguindo em direção à costa. [crase]

  • Ufa!!!!