-
a) está correta.
Note que há três expressões que se ligam ao substantivo “controlador” e estão coordenadas. “esse é um mecanismo controlador dos cidadãos comuns, [controlador] das relações de propriedade, [controlador] do regime de alternância dos seus poderes políticos.” . Assim, é fácil perceber que há uma enumeração e as vírgulas ocorrem pelo mesmo motivo.
Note que o autor optou por não inserir a conjunção “e” no último termo da enumeração.
-
e) está incorreta.
Segundo o dicionário Michaelis:
escatológico1
es.ca.to.ló.gi.co1
adj (escato1+logo2+ico2) Relativo à escatalogia1.
escatologia1
es.ca.to.lo.gi.a1
sf (escato1+logo2+ia1) 1 V coprologia. 2 Literatura obscena. 3 Interesse pelas coisas sórdidas ou obscenas (em literatura, p ex).
-
Não entendi o erro da B, alguém ajuda ?
-
A palavra escatológico deriva de escatologia, que tem dois sentidos principais - interesse por algo obsceno ou a teoria do fim dos tempos (Apocalipse). Acredito que no caso do texto, pelo que entendi, o caráter trágico e escatológico se refere ao caráter de "salvação" ou de "libertação" da sociedade. De qualquer forma, não tem nada a ver com algo "grotesco" ou "ridículo".
es.ca.to.lo.gi.a1
sf (escato1+logo2+ia1) 1 V coprologia. 2 Literatura obscena. 3 Interesse pelas coisas sórdidas ou obscenas (em literatura, p ex).
es.ca.to.lo.gi.a2
sf (escato2+logo2+ia1) 1 Ciência ou teoria do destino ou propósito últimos da humanidade e do mundo. 2 Teol Doutrina do destino último do homem (morte, ressurreição, juízo final) e do mundo (estado futuro). 3 Tratado de escatologia.
-
Gabarito: e
Sobre a alternativa b:
Quando se diz que certo termo deve concordar com outro, tem-se em vista a forma gramatical deste termo de referência.
No entanto, há condições em que se desprezam os critérios gramaticais e, atendendo apenas a ideia subentendida, se faz a concordância com aquilo que está escrito. Em outras palavras, deixa-se de fazer a concordância de uma palavra diretamente com a outra, para fazer-se com a ideia que esta sugere. Essa é a situação proposta na alternativa em comento.
Os Gramáticos dão o nome de "sínese" a essa concordância; porém ela é conhecida por "concordância ideológica, irregular, ou figurada (silepse)".