-
Pra mim, "porque" está errado nessa frase, o correto seria "por que" = por que motivo ele reagiu mal.
-
mal = bem, mau =bom,
o = coisa, lhe = pessoa.
-
O site está com erro.
e) porque - mal - lhe
Na prova original o porque está grafado da forma correta: "por que".
-
Por que = Nas perguntas ou quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”
(Por que você não aceitou o convite?) ou (Ela contou por que (motivo, razão) estava magoada.)
Não entendi POR QUE(motivo) ele reagiu tão MAL quando LHE contaram a história. Cópia do comentário(pet2013): mal = bem, mau =bom e o = coisa, lhe = pessoa.
-
há males que vem para o bem.
-
Emprego dos Porquês Site: Só português POR QUE A forma por que é a sequência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). Equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.
POR QUÊ Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo"que"passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite. Sabe por quê? Será deselegante se você perguntar novamente por quê!
PORQUE A forma porque é uma conjunção, equivalendo a pois, já que, uma vez que, como. Costuma ser utilizado em respostas, para explicação ou causa. Exemplos: Vou ao supermercado porque não temos mais frutas. Você veio até aqui porque não conseguiu telefonar?
PORQUÊ A forma porquê representa um substantivo. Significa "causa", "razão", "motivo" e normalmente surge acompanhada de palavra determinante (artigo, por exemplo). Exemplos: Não consigo entender o porquê de sua ausência. Existem muitos porquês para justificar esta atitude. Você não vai à festa? Diga-me ao menos um porquê.
Veja abaixo o quadro-resumo: Forma | Emprego | Exemplos | Por que | Em frases interrogativas (diretas e indiretas) Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações) | Por que ele chorou? (interrogativa direta) Digam-me por que ele chorou. (interrogativa indireta)Os bairros por que passamos eram sujos.(por que = pelos quais) | Por quê | No final de frases | Eles estão revoltados por quê? Ele não veio não sei por quê. | Porque | Em frases afirmativas e em respostas | Não fui à festa porque choveu. | Porquê | Como substantivo | Todos sabem o porquê de seu medo. |
|
-
Não vejo sentido para o uso do "por que" como interrogação indireta.
Entendo que deveria ser utilizado "porque", tendo em vista que "Não entendi "a causa dela ter reagido mal".
Smj.
-
POR QUE: Separando e sem acento:
# Quando houver interrogativa direta. Ex. Por que ele não veio;
#Quando houver interrogativa indireta e puder substituir o termo por: POR QUE RAZÃO, POR QUE MOTIVO. Ex Não entendi por que (por que razão, por que motivo) ele reagiu tão mal.
# Quando QUE for pronome relativo e puder ser substituído por QUAL. Ex. Não conheço o caminho por que (pelo qual) vocês vieram.
Fonte: Gramática para concursos Marcelo Rosenthal
-
Não entendi por que (por que razão) ele reagiu tão mal (contrário de bem) quando lhe contaram a notícia ( quem conta conta algo a alguém, obj. Indireto).
-
EU TBM Cleia Marinho...MAS USEI O RECURSO DA MINHA EXPERIENCIA..KKK...NAO CABIA UM "O" ....MAS VOU PESQUISAR MAIS E NAO OPTAREI MAIS POR ESSE RECURSO..KK..É PERIGOSO!
-
Não entendi___1___ ele reagiu tão___2__ quando___3__ contaram a notícia.
1- POR QUE - Por qual motivo, por qual razão (não vem seguido de pontuação) Aqui não vem seguido de pontuação nenhuma.(interrogação, ponto final...) - (Não entendi por que motivo ele reagiu... ) V
POR QUÊ - Por qual motivo, por qual razão (vem seguido de pontuação)
PORQUE = substitui por: POIS, JÁ QUE, UMA VEZ QUE... não cabe nessa questão (não entendi pois ele reagiu tao bem quando.... ) X
a) porque - mau - o Xb) porque - mal - lhe X
2 - MAL = BEM - Ele reagiu tão BEM quando.. VMAU = BOM - Ele reagiu tão BOM quando... X
d) por que - mau - lhe X 3- LHE = A ELE, A ELA - Quando contaram a notícia A ELE.c) por que-mal-o X
e) por que - mal - lhe V
-
O pronome oblíquo lhe pode ser substituído por "a ele (a/s), para ele (a/s), nele (a/s)" , ou por qualquer pronome de tratamento após as preposições "a, para,em".
Os pronomes átonos o, a, os, as só exercem função de objeto direto (normalmente) ou sujeito (raramente).
Fonte: A Gramática para Concursos Públicos - Fernando Pestana
-
GABARITO: "E"
-
certa vez vi um bizu no fb e nunca mais troquei os mal\mau
maL - bEm
MaU - bOm
no "L" pode se "encaixar" o "E"
no "U" pode se "encaixar" o "O"
Entenda "encaixar" como colocar uma letra dentro da outra
espero que ajude
-
LHE=OBJETO INDIRETO CORRESPONDE A ELE GAB LETRA E
-
contar algo a alguém