-
CERTA
No plano da administração pública voltou-se, com a Constituição de 1988, aos anos 30, ou seja, à época em que foi implantada a administração burocrática clássica no Brasil. A Constituição irá sacramentar os princípios de uma administração pública arcaica, burocrática ao extremo. Uma administração pública altamente centralizada, hierárquica, rígida, fundamentalmente baseada na idéia do controle por processo e não por resultados e objetivos, quando sabemos que administração pública e também a administração de empresas modernas estão hoje baseadas na descentralização, na administração matricial, nos sistemas de autoridade funcional convivendo com os de linha, na confiança, e no controle dos resultados e não dos processos.
http://www.nudes.ufu.br/disciplinas/arquivos/Reforma%20do%20Estado%20-%20Bresser.pdf
-
o que no PDRAE chama de retrocesso burocrático.
-
Como o CESPE pode se basear em uma informação publicada em um link, para desenvolver uma questão de concurso?
A questão é exatamente o que está escrito no texto abaixo:
http://www.nudes.ufu.br/disciplinas/arquivos/Reforma%20do%20Estado%20-%20Bresser.pdf
É um tipo de assunto que só pode ser conhecido através de pesquisa aprofundada sobre o tema da questão.
E como saberemos o que será cobrado se o edital dá uma abordagem geral?
Absurdo total!!
É o tal do DEUS nos acuda!!!!!
-
O cespe se baseou no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).
O edital cobra:
1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública.
Se ele copiou de um link ou não.. no PDRAE falava expressamente do retrocesso burocrático.
-
Eu fiquei com dúvida, pois a ideia é que a adm. pública sofreu uma estagnação com a constituição de 1988, mas nessa época já era vigente o decreto-lei 200/67 que foi um dos primeiros passos para a implantação do gerencialismo e desburocratização do Estado, dai me vem a concepção que houve um congelamento e não um retrocesso! Mas ok.... senta e chora, pq se fosse na prova eu ja tinha perdido 2... rsrsrs
-
A questão realmente gera dúvida, mas está CORRETA.
- A Constituição de 1988 ampliou os direitos e garantias individuais e sociais, mas em termos de reforma administrativa o que se viu foi um retrocesso, um engessamento e encarecimento do aparelho estatal.
- Com as regras da CF/88, a Administração Pública se tornou mais burocrática, mais hierárquica, mais rígida e mais centralizada.
Administração Pública 3ª ed. pág. 95 e 96, Augustinho Paludo..
-
A CF/88 é considerada um retrocesso burocrático.
-
Valeu Andre Duarte, suponho que o site deve ser bom, dá pra saber pela URL: www.NUDES...
-
O examinador estava meio zangado quando elaborou essa questão. Nesse ponto a CF/88 foi um inegável retrocesso mas retornar aos anos 30... deve ser um neoliberal recalcado, rsrsrsrs...
-
O examinador deveria estar sobre o efeito do Crack...
-
Acho q o examinador foi meio radical. Em 88 a administração já se encontrava num estado mais flexível do que na época de 30.
-
Bresser Pereira, idealizador do PDRAE, considerava a CF/88 um "retrocesso burocrático".
-
Quem estuda administração pública sabe que a CF88 de fato elencou uma rigidez burocrática e que, segundo alguns autores, houve retrocesso, mas, quando o examinador, de forma bastante subjetiva, afirma que o Brasil voltou aos 30 em termos de adm. pública e considera essa afirmação como correta, temos de franzir o cenho tamanha perplexidade que tal assertiva nos traz. Voltou aos anos 30 em que sentido? E os aparatos tecnológicos? E as noções de administração gerencial, que já se vislumbravam desde os anos 60? E os estudos de acadêmicos brasileiros (inclusive o próprio Bresser Pereita, dentre outros) que apontam críticas, é verdade, mas nenhum deles jamais ousou uma afirmação tão acintosa! Como tem caído a qualidade de certas proposições do Cespe...
-
Concordo com o Klaus - questão subjetiva - seria correta que retornou aos anos 30 no sentido de trazer novamente uma rigidez burocratica!
-
Retrocesso burocrático assentado num modelo socialista, o qual visa centralizar tudo nas mãos do Estado. Faz total sentido chamá-la de constituição socialista mesmo! Dizer que a mesma fez a administração pública brasileira retornar aos anos 30 faz algum sentido também, visto que Getúlio Vargas era um homem de pouquíssima visão (medroso também) e centralizou demais o desenvolvimento nacional nas mãos do Estado (burocracia estatal), bem ao contrário do que os EUA estavam fazendo naquela época, e desde muito antes: desenvolvendo o país na base da iniciativa privada.
-
Pois é amigo Klaus, é uma questão completamente descontextualizada tirada de um texto do próprio Bresser. Eu, sinceramente, não consigo entender o que se passa na cabeça de uma pessoa que faz uma questão dessas. É óbvio que o Bresser usou de uma hipérbole, um exagero, como recurso para enfatizar a mensagem que queria passar. Embora não tenha lido todo o texto, é fácil concluir que um escritor da qualidade dele não deixaria tal afirmação solta. Ele, certamente, explicou em que sentido houve este retrocesso.
Enfim, é uma questão despropositada e ERRADA (a afirmativa é correta no texto do Bresser, que a explica).
-
Que questão ridícula! Por mais que represente retrocesso, ao dizer " administração pública brasileira retornou aos anos 30 do século passado" está fazendo uma comparação muito exagerada
-
Belíssima questão, o CESPE foi fundo no assunto !!!.
Informação no ENAP (Escola Nacional de Administração Pública):
http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/384/1/1texto.pdf
-
Que questão mal formulada.
Ele quis dizer que houve um retrocesso na Administração Pública do Brasil. Só isso.
No entanto, nunca deixou de ser burocrática até hoje. O que acontece é a diminuição das disfunções da Burocracia, não a sua extinção.
-
Falar que a adm retornou aos anos 30 é errado e impossível. Pode ter ocorrido um retrocesso, mas jamais uma volta completa no tempo.
-
Que absurdo!
-
Klaus Serra,
Eu estava com o mesmo pensamento que você, até tentar respondê-lo. Vejamos a importância do enunciado de uma questão, principalmente quando estamos falando de CESPE: Observa-se um texto inicial sobre teorias das organizações tendo influência no modelo de administração pública brasileira. Logo em seguida, temos a seguinte frase "a respeito desse assunto julgue os intes subsecutivos". Sua resposta, e minha também, foi respondida, creio eu.
-
GABARITO OFICIAL:CERTOOOOOOOOO
SEM MIMIMIMIMIMIMIMI QUE PASSA.FOCOOOOOOO
-
Gab: CERTO
A questão está certa porque com o advento da Constituição de 1988, houve um GRANDE RETROCESSO BUROCRÁTICO na Administração Pública.
-
CERTO
1988: Constituição Federal1988: Constituição Federal
Considerada por Bresser Pereira, sob o aspecto administrativo, um retrocesso burocrático à administração gerencial, tendo em vista os seguintes motivos.
Características:
Engessamento do aparelho estatal: aplicação das regras burocráticas rígidas adotadas no núcleo estratégico do Estado às empresas estatais e aos serviços do Estado;
Perda de autonomia do Poder Executivo para tratar da estruturação dos órgãos públicos. (Art. 48, IX);
Instituição do Regime Jurídico Único, para os servidores da U, dos E, M e DF;
Retirada da flexibilidade operacional da Administração Indireta, ao atribuir às fundações e autarquias normas de funcionamento idênticas às que regem a Administração Direta.
-
CERTO
-
CERTO
-
Achei estranha a afirmação, pois, em linhas gerais, a adm burocrática CLÁSSICA, nos moldes weberianos, nunca foi realmente implementada no Brasil.
-
Nossa, parece mais um post de um liberal conservador falando no Facebook, eu hein
-
Foi um retrocesso burocrático SIM ,mas foi radical a questão ao dizer que retornou aos anos 30 , enfim lkkkkk