-
d) Os trabalhadores com remuneração anual abaixo do teto de isenção previsto para 2010 desde logo estão dispensados de entregar a declaração. Apenas deverão fazê-lo os que TIVESSEM IR retido na fonte e pleiteam restituição. (INCORRETA). CORRETO ......TIVEREM
-
Complementando...d) Os trabalhadores com remuneração anual abaixo do teto de isenção previsto para 2010 desde logo estão dispensados de entregar a declaração. Apenas deverão fazê-LO os que TIVESSEM IR retido na fonte e pleiteam restituição. (INCORRETA). CORRETO ......TIVEREMCORRETO ......fazê-LA (concorda com declaração)
-
Caro Rodrigo, acredito que é fazê-lo mesmo, pois não concorda com "declaração", mas com o ato de entregar a declaração.:|
-
Vamos aos comentários acerca do item D:
Primeiro, "fazê-lo" não está errado pois nesse caso se equivale a "fazer isso".
Segundo, o tempo verbal de "tivessem" está errado. O item foi escrito no presente, sendo assim o correto seria "tiverem".
Terceiro, o vocábulo "pleiteam" está errado. O verbo pleitear é irregular, recebendo a letra I nas formas rizotônicas (eu, tu, ele, eles). O correto seria "pleiteiam".
-
Comentário objetivo:
d) Os trabalhadores com remuneração anual abaixo do teto de isenção previsto para 2010 desde logo estão dispensados de entregar a declaração. Apenas deverão fazê-lo os que tivessem TIVEREM IR retido na fonte e pleiteam PLEITEAREM restituição.
-
A conjugação de "pleitear" para 3ª pessoa do plural no presente do indicativo é "pleiteiam".
-
D) pleiteam ( errado)
pleiteiam ( certo)
Questão sacana
-
Errada d) Os trabalhadores com remuneração anual abaixo do teto de isenção previsto para 2010 desde logo estão dispensados de entregar a declaração. Apenas deverão fazê-lo (fazê-la) os que tivessem IR retido na fonte e pleiteam restituição.
Fazer a declaração!
Bons estudos!
-
No caso da letra "c":
(c) Há outras condicionantes que, previstas nas mudanças, não chegam a alterar os efeitos práticos. Foram obrigadas a explicar-se ao fi sco, por serem qualificadas como integrantes de sociedades comerciais, em 2009, nada menos de 5 milhões de pessoas. Agora, estão livres da obrigação, segundo o supervisor nacional do Programa do IR.
Enclise é somente em inicio de oração.
-
"nada menos de" ?
-
Alternativa A o correto não seria prestarem ?
-
Gabarito letra D
Olá Rogerio H!
Um breve comentário acerca do item A:
Operação destinada a facilitar a vida do contribuinte coloca a Receita Federal na vanguarda das iniciativas que, ao longo dos últimos anos, objetivam reduzir a ineficiência operacional de agências públicas. É o que se materializa agora com as medidas que desobrigam cerca de 10 milhões de brasileiros de prestar declaração de renda.
Em caso do verbo vir depois do numeral a concordância verbal de milhão pode ser com o número, no singular, ou com a coisa expressa, no plural.
-
d-
Porque o periodo tem oração principal e subordinada com relação de tempo passado, usa-se modo subjuntivo no preterito imperfeito para indicar condição dependente de ato passado: os que tiverem IR retido