SóProvas


ID
1155979
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    PM do Rio de Janeiro diminui participação no desfle da Independência


                        Mudança será feita para aumentar a segurança das ruas no sábado,
                        quando estão programadas mais manifestações


            O tradicional desfile de 7 de Setembro na avenida Presidente Vargas, no centro, vai fcar desfalcado neste ano. A Polícia Militar do Estado, que conta com várias unidades na parada, confirmou apenas a presença da Academia Dom João VI, de oficiais. O porta-voz da corporação, tenente- coronel Cláudio Costa Oliveira, explicou nesta quinta-feira (05) que a mudança será feita para aumentar a segurança das ruas no próximo sábado, quando estão programadas diversas manifestações.
            “Estamos definindo o aumento do efetivo em razão dessas manifestações que estão sendo passadas pela internet”, explicou. “Mas isso não está totalmente definido”, disse o tenente-coronel. Ele informou que nesta sexta-feira (6) será decidida a programação do desfile.
            Anualmente, homens e mulheres dos batalhões de Choque, Florestal e de Operações Especiais, entre outras unidades, participam do desfle da Independência. A parada também conta com representantes da Marinha, do Exército, além de bandas de escolas públicas. Amanhã, segundo Oliveira, será divulgado ainda o esquema de segurança para o sábado.
            Martha Rocha, chefe da Polícia Civil, disse que o esquema da corporação para sábado será o mesmo de todos os feriados, com os delegados titulares de plantão. “Todos estarão trabalhando como sempre estivemos em qualquer feriado”, comentou, em entrevista concedida ontem.
            Na página do grupo Black Bloc, no Facebook, foi convocado pelo grupo um ato paralelo ao desfle, às 7h30, na Avenida Presidente Vargas, na altura da Rua Uruguaiana, no centro. No mesmo local, está marcada para começar às 9h a manifestação popular do Grito dos Excluídos, que desde 1995 reúne no Dia da Independência, entidades, indivíduos, movimentos sociais e religiosos comprometidos com as causas dos excluídos. Também estão agendados nas mídias sociais o bloco Antiproibicionista, às 10h, em frente ao Instituto de Filosofa e Ciências Sociais (Ifcs), da Universidade Federal do Rio, no centro; o manifesto Fora Renan, às 17h, na Cinelândia; e o ato Independência de Quem?, também às 17h, no Largo do Machado, na zona sul da cidade.



Adaptado de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2013-09-05/pm-do -rio-de-janeiro-diminui-participacao-no-desfle-da-independencia


Assinale a alternativa correta quanto ao que se afrma.

Alternativas
Comentários
  • Mas e contudo são conjunções adversativas que trazem a ideias de contraste e compensação, entre elas estão também: porém, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    Bom pessoal  é isso ai fé, força e foco.

  • letra a - errada - a)   Também estão agendados nas mídias sociais o bloco Antiproibicionista, às 10h, em frente ao Instituto de Filosofa e Ciências Sociais (Ifcs), da Universidade Federal do Rio, no centro; o manifesto Fora Renan, às 17h, na Cinelândia; e o ato Independência de Quem?, também às 17h, no Largo do Machado, na zona sul da cidade. Trata-se de sujeito composto posposto assim o verbo pode tanto concordar com o núcleo mais próximo quanto com o  todo.  No entanto dos dois jeitos está correto.

    Concordância verbal – Sujeito composto posposto

    Nos casos em que o sujeito composto antecede o verbo, este vai naturalmente para o plural por serem mais de um os praticantes da ação. Por exemplo, “Carlos e Marina são pessoas íntegras” e “Vanessa e Gabriel viajaram para Alagoas”.

    Entretanto, quando o sujeito composto está posposto, isto é, quando está posto depois do verbo, este pode permanecer no singular, como faz Manuel Bandeira em “Rua da União, onde todas as tardes passava a preta das bananas com o xale vistoso de pano da Costa e o vendedor de roletes de cana” (CUNHA, 2000: 498). Assim também “Chegou o novo televisor de 30 polegadas e o revolucionário DVD” e “Apareceu a ilha Redonda e a Siriba”.

    Observe o que diz Napoleão Mendes de Almeida: “Preste atenção o aluno aos dizeres da regra: ‘...poderá o verbo...’ – Não há obrigação de ficar no singular o verbo; preferem muitos pô-lo no plural, talvez por temor de críticas de ignorantes em assuntos gramaticais. Segundo Cândido de Figueiredo, o verbo anteposto aos sujeitos deve ficar sempre no singular, mesmo nos casos em que os últimos elementos do sujeito estejam no plural (“Morreu Pedro e todos os que lá estavam”), porque assim exige a índole da língua e a prática dos melhores mestres” (ALMEIDA, 1999: 449, § 727, Notas, 1.ª).

    Ficará também o verbo no singular se for antecedido de expressões como é necessário ou é preciso: “É necessário paciência e perseverança para se atingir a meta” e “É preciso atenção e perspicácia para descobrir onde está Wally”.

    Se o sujeito composto formar-se de nomes próprios, será melhor a concordância no plural, como em “Foram aprovados AdilanRonan e Luiz Eduardo” e “Discursarão Lula e José Alencar”. Se o verbo for “ser” seguido de substantivo flexionado no plural, deverá ir para o plural: “Foram prefeitos de Barretos Benedito Realindo Corrêa e João Batista da Rocha” e “São meus primos o Adirlei e a Avani”.

    Irá também o verbo para o plural se encerrar idéia de reciprocidade, como em “Após a cerimônia, beijaram-se Gustavo e Simone” e “Consta que lutaram a noite inteira Jacó e o anjo”.

    fonte:http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica095.html

  • "Mas" é uma das conjunção adversativa, que pode ser substituída - sem prejuízo sintático e semântico - pelas conjunções: porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, etc.

  • Qual o erro das letra B ? me mandem no privado por favor grato

  • b - Em “a segurança das ruas no próximo sábado, quando estão programadas diversas manifestações.”, a utilização da vírgula é obrigatória.

    ERRADO - Oração Subordinada adverbial posposta a oração principal - vírgula opcional.

    Oração Subordinada adverbial - A vírgula nesta oração é obrigatória se essas orações estiverem intercaladas ou antepostas à oração principal. A única exceção é a adverbial consecutiva. Exemplos:

    Como os economistas previram, o dólar subiu.

    Se vier após a oração principal, a vírgula é opcional.

    • Ouvi muitas histórias quando era menino.

    • Ouvi muitas histórias, quando era menino.

    rachacuca.com.br/educacao/portugues/uso-da-virgula/

  • adversativas

     

    MAS, PORÉM, CONTUDO, NO ENTANTO, ENTRETANTO, NÃO OBSTANTE, TODAVIA, SENÃO, QUE, E