-
Por que duas funções distintas? Identifiquei apenas a última...
-
Na minha interpretação, os três primeiros "SE" são conjunções subordinadas condicionais (caso, se, contanto que, desde que, uma vez que, dado que, a não ser que...). Já o 4 é um pronome oblíquo átono e está ali por respeito a regra de colocação pronominal de próclise que ocorre quando temos uma conjunção subordinada. Se estiver errado, por favor me corrijam :) .
-
Concordo com você, Rafael.
-
Na primeira e terceira ocorrência do "se", ele trabalha como condicional, enquanto que na segunda e quarta, ele tem um efeito reflexivo.
-
As 3 primeiras ocorrências são conjunções condicionais e a última ocorrência é, morfologicamente, pronome oblíquo e, sintaticamente, parte integrante do verbo "conformar-se"
-
Concordo com o que a maioria falou sobre as três primeiras ocorrências, o sentido é condicional.
Mas não concordo com o Rafael (q recebeu muito apoio) em relação à ultima ocorrência quando ele explica a partir da colocação pronominal de próclise. Eu acredito que que o "se" em questão é simplesmente uma "partícula integrante do verbo", ou seja, o verbo é essencialmente pronominalizado. Acho que é só isso.. não tem essa de explicar que é por causa da força da próclise que o "se" se apresenta no lugar em que está. Alguém de acordo comigo?
-
-
Ao meu ver os três primeiros "Ses" são conjunções e o último "se" é P.I.V - Parte Integrante do Verbo.
-
Eu entendi assim: Se Nocivo... (se conjunção condicional), Se deforma ou falsifica (se pronome reflexivo) Se Se Conforma ( o primeiro se conjunção condicional e se conforma, pronome reflexivo)
-
As 3 primeira são conj. condicional e a última reflexiva.
-
A CONSUPLAN respondeu aos recursos da seguinte forma: " A alternativa B) entre as quatro ocorrências podem ser identificadas apenas duas funções distintas do “se”. é indicada como correta, pois, as três primeiras ocorrências indicam uma conjunção
subordinativa condicional; e a última indica um pronome integrante do verbo.
A conjunção não tem função sintática na oração, então essas " apenas duas funções distintas do “se” seria apenas para o último SE que morfologicamente é um pronome reflexivo e sintaticamente???
-
-
Essa banca realizou um concurso público da prefeitura da minha cidade que foi anulado devido a fraude: beneficiamento de pessoas, inúmeras questões anuladas. Perdi a fé nesta banca
-
Bem,eu acertei,mas minha logica é que as duas primeiras são pronome de indeterminação do sujeito e o ultimo pronome reciproco.
-
Duas funções:
Conjunção condicional;
Pronome obliquo integrante do verbo (ultima ocorrência).
-
Marcelo,
Não pode ser reciproco, porque este corresponde a outro, ou sej, tal reciprocidade refere-se à ação do próprio sujeito.
Ex: Inacreditavelmente, aqueles amigos parecem respeitar-se.
O reflexivo eu descartei, pois, embora também aponte para o sujeito da oração, ele exercem sempre a função de complemento verbal...
Já a Parte integrante do verbo: integra verbos essencialmente pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito.
-
"se se conforma sem convicção" esse ''se'' é parte integrante do verbo? Me corrijam se estiver errado.
-
Os 3 primeiros são conjunções
O último é pronome
Resultado: 4 ocorrências, 2 funções
Alternativa B
-
A Alternativa B está correta pois:
Há apenas duas Funções Distintas do "se":
- Conjunção Condicionate; e
- Pronome Oblíquo Átono.
-
É nocivo se (Conjunção condicional) escreve coisas inúteis, se (conjunção condicional) deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se (conjunção condicional) se (pronome reflexivo ou parte integrante do verbo???????) conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.”
-
Resposta B)
Se -> Condicional;
Se -> Pronome.
-
c)
CAUSAL SE = JÁ QUE COMO ELE ESTUDOU, ENTÃO PASSOU
SE NÃO PRETENDE ESTUDAR, POR QUE QUER FAZER O CURSO
d)
CONDICIONAL SE = CASO QUANDO SE = CASO VOCÊ ESTUDAR, PASSARÁ
SE FICAR FAMOSO
CONJUNÇÃO CONDICIONAL = CASO
Q495057 Q332590 Q696650
E, se = CASO formos diferentes, quem sabe aqui e ali…
CASO = se alguém chegar perto de mim.
Q696516
sentem seguros somente se = QUANDO conectados a essas redes
-
AGORA FIQUEI CONFUSA ENTRE FUNÇÃO E CLASSE .
-
Boa tarde,
1, 2 e 3° "SE" = Conjunções subordinativas
Referente ao 4° "SE":
“É nocivo se escreve coisas inúteis, se deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo;se se conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.”
Este "se" está ligado ao verbo "conformar" que é um VTD (quem conforma, conforma com alguma coisa), logo, temos uma Partícula apassivadora (sintáticamente) ou Pronome oblíquo átono (Morfo), ele encontra-se em ênclise pelo fato do 3° "se" conjunção subordinativa ser uma palavra atrativa.
Portanto, entre as 4 ocorrências notamos apenas duas funções diferentes.
Bons estudos
-
questão confusa, e os comentários aqui me deixou mais confusa. Mts possíveis resoltados. E agora, qual esta certo ? rsrs
Minha interpletação foi semelhante com a do Rafael : ''Na minha interpretação, os três primeiros "SE" são conjunções subordinadas condicionais (caso, se, contanto que, desde que, uma vez que, dado que, a não ser que...). Já o 4 é um pronome oblíquo átono e está ali por respeito a regra de colocação pronominal de próclise que ocorre quando temos uma conjunção subordinada. "
-
Questão que exige muita atenção.
-
Facil.
Se escreve (escreve_se = pronome)
Se deforma (deforma_se= pronome)
Outros "se" é conjunção
-
Agora que fui entender. A alternativa b diz duas funções distintas do "se", não duas funções distintas além do "se" condicional. kkkkk Errei por muita bobeira
-
Olá senhores, parece q a banca CONSULPLAN tentou nos confundir quanto à gramática e a interpretação e, o mais correto a se fazer é não lamentar, tendo em vista que a banca considerou essa questão certa, e sim perceber a forma que a banca pediu de forma a acertarmos numa próxima ocorrência. Portanto a análise correta para chegarmos nessa conlusão foi:
“É nocivo se (CONDICIONAL) escreve coisas inúteis, se (CONDICIONAL) deforma ou falsifica (mesmo inconscientemente) para obter um efeito ou um escândalo; se (CONDICIONAL) se (REFLEXIVO VINDO DE PRÓCLISE) conforma sem convicção a opiniões nas quais não acredita.” A respeito das várias ocorrências do termo destacado “se”, é correto afirmar que
Há, portanto, quatro ocorrências da partícula 'SE', sendo que são duas ocorrêcias distintas, isto é, que possui funções distintas.
2 funções distintas uma da outra
1º - houve 3 (três) ocorrências da partícula 'SE' como Conjunção Condicional
2º - houve 1 (uma) ocorrência da partícula 'SE' como Pronome Refelexivo.
Logo, letra B é a correta. Analisando de novo veja que as outras opções não estão corretas, sobrando apenas a letra b
-
as 3 primeiras ocorrências do "se" são conjunções subordinativas condicionais, e a 4ª ocorrência é um pronome oblíquo. Logo, ente as 4 ocorrências, existem 2 funções distintas.
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: B