-
Gab B
A forma correta é vai haver.
O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular. Neste caso, como se usa com um auxiliar (ir), é o verbo auxiliar que tem de ser colocado no singular, concordando assim com o verbo principal (haver).
Fonte (espaço língua portuguesa)
-
Olá gente,
Por que essa alternativa está correta? "a)Trata-se de medidas que, postas em prática, trarão benefícios imediatos." (o verbo tratar tem alguma regra especial?)
-
Di Oliveira, na alternativa "A" não houve nenhuma regra especial que fez com que o verbo "tratar" ficasse no singular. O fato é que ele é um verbo transitivo indireto. O "se", grudado a ele é um índice de indeterminação do sujeito, o que, junto com o fato de ele ser VTI, faz com que fique no singular.
Frase correta. A alternativa que corresponde ao solicitado na questão é a "B"
Espero que tenha(m) compreendido minha explicação.
Força e Fé sempre!!!
-
-
Di Oliveira, o problema não é o verbo "tratar", mas a partícula "se". O verbo tratar é transitivo indireto. Quando a partícula "se" acompanha verbo transitivo indireto, verbo intransitivo ou verbo de ligação temos um índice de indeterminação do sujeito deixando o verbo no singular. Note que "de medidas" funciona como objeto indireto.
O meu erro nessa questão é que não observei o comando da questão que pedia para assinalar a INCORRETA, daí ao ver a primeira certa, já marquei. Por isso pessoal, prestem muita atenção ao fazer a prova, as bancas acabam com a gente nesses pegas.
-
o correto é vai haver, pois o verbo auxiliar concorda com o principal que é o verbo impessoal haver ( sentido de existir).
-
Verbo haver como principal puxa o auxiliar para o singular também
-
OK.
-
pq a letra D não esta certa ?
Menos de dois quarteirões foram calçados em um mês.
-
Thiago, a letra D está correta e a questão pede a alternativa INCORRETA.
Menos de dois quarteirões foram calçados em um mês.
Verbo "ir" no plural (foram) concordando com o núcleo do sujeito que está no plural, portanto a frase está correta.