SóProvas


ID
1166077
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Da utilidade dos prefácios

           Li outro dia em algum lugar que os prefácios são textos inúteis, já que em 100% dos casos o prefaciador é convocado com o compromisso exclusivo de falar bem do autor e da obra em questão. Garantido o tom elogioso, o prefácio ainda aponta características evidentes do texto que virá, que o leitor poderia ter muito prazer em descobrir sozinho. Nos casos mais graves, o prefácio adianta elementos da história a ser narrada (quando se trata de ficção), ou antecipa estrofes inteiras (quando poesia), ou elenca os argumentos de base a serem desenvolvidos (quando estudos ou ensaios). Quer dizer: mais do que inútil, o prefácio seria um estraga-prazeres.

          Pois vou na contramão dessa crítica mal-humorada aos prefácios e prefaciadores, embora concorde que muitas vezes ela proceda - o que não justifica a generalização devastadora. Meu argumento é simples e pessoal: em muitos livros que li, a melhor coisa era o prefácio - fosse pelo estilo do prefaciador, muito melhor do que o do autor da obra, fosse pela consistência das ideias defendidas, muito mais sólidas do que as expostas no texto principal. Há casos célebres de bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra, ficando claro que o restante é desnecessário. E ninguém controla a possibilidade, por exemplo, de o prefaciador ser muito mais espirituoso e inteligente do que o amigo cujo texto ele apresenta. Mas como argumento final vou glosar uma observação de Machado de Assis: quando o prefácio e o texto principal são ruins, o primeiro sempre terá sobre o segundo a vantagem de ser bem mais curto.
          Há muito tempo me deparei com o prefácio que um grande poeta, dos maiores do Brasil, escreveu para um livrinho de poemas bem fraquinhos de uma jovem, linda e famosa modelo. Pois o velho poeta tratava a moça como se fosse uma Cecília Meireles (que, aliás, além de grande escritora era também linda). Não havia dúvida: o poeta, embevecido, estava mesmo era prefaciando o poder de sedução da jovem, linda e nada talentosa poetisa. Mas ele conseguiu inventar tantas qualidades para os poemas da moça que o prefácio acabou sendo, sozinho, mais uma prova da imaginação de um grande gênio poético.

                                                                                                    (Aderbal Siqueira Justo, inédito)


Quanto à pontuação, a frase inteiramente correta é:

Alternativas
Comentários
  • Eu achei essa letra E bem estranha, e bem mal escrita. Eu escreveria da seguinte forma:

    O autor conclui, não sem razão, que as bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir. Não há dúvida que o restante do livro não importa muito.

  • Alguém sabe qual a função sintática das locuções entre vírgulas?

     "não sem razão" e "não há dúvida"

  • Bom tarde,

    Lana ambas tem função de aposto dentro da frase, ou seja, estão explicando e/ou complementando um termo anterior.

  • Marquei a letra E da seguinte forma:

    não sem razão - Em advérbios geralmente usam -se as vírgulas. Neste caso o advérbio descrito é o de NEGAÇÃO

    que as bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir - Em  orações  subordinadas adjetivas explicativas usam-se as vírgulas.

    Se minha análise estiver errada, favor corrigem-me!

  • Corrigindo,

     ''que as bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir''  : Oração subordinada substantiva Objetiva Direta e nao OS Adjetiva !! Pois, o verho ''concluir'', neste caso, VTD pedindo um complemento !

    As OS Substantivas possuem conjunção integrante, já as OS adjetivas possuem pronome relativo!

  • Correções:

    (A) Já pela má fama adquirida, já por preconceito, sempre haverá, por parte de certos leitores, alguma relutância diante da leitura de um prefácio.

    (B) O autor do texto não hesita, honestamente, de recorrer a experiências pessoais para demonstrar sua tese favorável em boa parte à existência mesma dos prefácios.

    (C) A escritora Cecília Meireles, tão talentosa quanto bonita, é citada no texto como parâmetro de excelência, na comparação com uma jovem bela e pouco inspirada poetisa.

    (D) Muita gente acabará por confessar, tal como fez o autor, que um prefácio pode prender nossa atenção, com muito mais força do que o texto principal de uma obra.

    http://www.portuguescomdudanogueira.com.br/curso/detalhes/74curso-de-questoes-fcc-em-video-208-questoes/517

  • Pelo que eu entendi, na letra E, o autor faz duas conclusões: a)que as bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir; b) que o restante do livro não importa muito. Entendeu Dan Lana?

  • LETRA E.
      a)Já pela má fama adquirida já por preconceito, sempre haverá por parte de certos leitores, alguma relutância diante da leitura de um prefácio. ERRADO , verbo haver no sentido de "existir" é impessoal (não tem sujeito) assim, "alguma relutância..." é objeto direto e não poderá vir separado por vírgulas, PODERÁ INTERCALAR O TERMO QUE O ANTECEDE.   o certo seria .... SEMPRE HAVERÁ, POR PARTE DE CERTOS LEITORES, ALGUMA RELUTÂNCIA OU SEMPRE HAVERÁ POR PARTE DE CERTOS LEITORES ALGUMA RELUTÂNCIA (OU INTERCALA COM DUAS VÍRGULAS O ADJUNTO ADVERBIAL OU NÃO COLOCA VÍRGULAS).

      b) O autor do texto não hesita honestamente, de recorrer a experiências pessoais, para demonstrar sua tese, favorável em boa parte à existência mesma dos prefácios.ERRADO, QUEM HESITA, HESITA DE..., ASSIM NÃO SE PODE SEPARAR O VERBO DO "DE" . OU COLOCA O ADJUNTO ADVERBIAL "HONESTAMENTE" ENTRE VÍRGULAS OU NÃO COLOCA VÍRGULA APÓS ELE.

    PODERIA SER : NÃO HESITA HONESTAMENTE DE RECORRER... OU ... NÃO HESITA, HONESTAMENTE, DE RECORRER.

    c) A escritora Cecília Meireles tão talentosa quanto bonita, é citada no texto como parâmetro de excelência, na comparação com uma jovem, bela e pouco inspirada poetisa. ERRADO

    TÃO TALENTOSA QUANTO BONITA- OU VEM ENTRE VÍRGULAS, OU NÃO SE PÕE A VIRGULA , NO CASO EM QUESTÃO ESTÁ SEPARADO O SUJEITO DO VERBO. 

    PODERIA SER: A ESCRITORA CECÍLIA MEIRELES, TÃO TALENTOSA QUANTO BONITA, É CITADA... OU ..

    A ESCRITORA CECÍLIA MEIRELES TÃO TALENTOSA QUANTO BONITA É CITADA (SEM VÍRGULAS)

    d) Muita gente acabará por confessar tal como fez o autor, que um prefácio pode prender nossa atenção, com muito mais força, do que o texto principal de uma obra. ERRADO - NÃO SE PODE SEPARAR O VERBO (CONFESSAR) DE SEU COMPLEMENTO (QUE UM PREFÁCIO... ASSIM, OU COLOCA "TAL COMO FEZ O AUTOR ENTRE VÍRGULAS, OU NÃO COLOCA VÍRGULAS.

    OBS: O "QUE´" COMO PODE SER SUBSTITUÍDO POR ISSO (.. ACABARÁ POR CONFESSAR ISSO) É CONJUNÇÃO INTEGRANTE (ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA)

    e) O autor conclui, não sem razão, que as bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir, não há dúvida, que o restante do livro não importa muito..

    OBS:COMO O 1º "QUE" PODE SE SUBSTITUÍDO POR ISSO= O AUTOR CONCLUI ISSO (QUE AS BIBLIOGRAFIAS...) LOGO O QUE É CONJUNÇÃO INTEGRANTE E NÃO PODE SER SEPARADO DO VERBO. ESTÁ CORRETA PORQUE HOUVE APENAS UMA INTERCALAÇÃO DO TERMO "NÃO SEM RAZÃO" QUE ESTÁ ENTRE VÍRGULAS.


  • Comentário: vamos analisar cada uma das alternativas, mascando em
    vermelho os erros:


    (A) Já pela má fama adquirida, já por preconceito, sempre haverá, por
    parte de certos leitores, alguma relutância diante da leitura de um prefácio.


    (B) O autor do texto não hesita, honestamente, de recorrer a experiências
    pessoais, para demonstrar sua tese, favorável em boa parte à existência
    mesma dos prefácios.


    (C) A escritora Cecília Meireles, tão talentosa quanto bonita, é citada no
    texto como parâmetro de excelência, na comparação com uma jovem, bela e
    pouco inspirada, poetisa.


    (D) Muita gente acabará por confessar, tal como fez o autor, que um
    prefácio pode prender nossa atenção, com muito mais força, do que o texto
    principal de uma obra.


    (E) O autor conclui, não sem razão, que as bibliografias que indicam
    apenas o prefácio de uma obra permitem deduzir, não há dúvida, que o
    restante do livro não importa muito. CORRETA.


    GABARITO: E
     

    PROF: RAFAELA FREITAS