SóProvas


ID
1184593
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa.

Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer por que a alternativa D está errada ?

  • Também gostaria de saber por que a alternativa D está errada, para mim é a opção mais correta dentre às outras.

  • Colegas concurseiros... penso que a resposta para a colocação de vocês está no enunciado da questão. "Dentre as medidas apresentadas à empresa, PRIORITARIAMENTE, deverá constar a de". 
    Dentre as prioridades do ponto de vista da empresa, é melhor abrir um canal e tentar ouvir/resolver o problema do consumidor, do que ir a imprensa e tentar explicar o inexplicável. Sendo ainda, que se corre risco (a depender da situação) de os meios de comunicação não atenderem ao chamado da coletiva.

  • CORRETA - LETRA A

    Comentários pessoais:

    b - errada, porque não há necessidade de fazer uso de uma comunicação de massa, isso pode arranhar  muito a imagem da empresa, etc.

    c - errada, porque o novo comprador não deve saber que o produto pode vir a ter um problema. Isso pode ser muito ruim para a imagem que o novo comprador tem da empresa.

    d - errada, não há necessidade de uma entrevista coletiva. Entrevistas coletivas é quando o assunto é atual e de grande interesse público. Lembrando que o período de queixas é de cinco anos.

    e - errada, problemas em âmbito restrito devem ser tratados em âmbito restrito. Publicar um informe publicitário pode vir a aumentar o número de consumidores descontentes ou instalar uma crise de imagem. 

  • O segredo para se entender esta questão, a meu ver , está na frase "para tentar reduzir o número de ações contra a empresa".
    Perceba que a empresa não contratou o profissional de comunicação para melhorar sua imagem arranhada (se fosse, aí sim a D estaria correta), mas para que ele propusesse uma solução mais definitiva, que a ajudasse a ter menos problemas com o PROCON.
    Portanto, A.