SóProvas


ID
1193197
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre o ato administrativo, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ITEM  a) ato de competência exclusiva, avocado e praticado por autoridade superior, caracteriza situação de excesso de poder.

    A avocação não é possível quando se tratar de competência exclusiva do subordinado. 

    A avocação é ato discricionário mediante o qual o superior hierárquico traz para si o exercício temporário de determinada competência atribuída por lei a um subordinado.  

    ITEM b) a presunção de exigibilidade do ato administrativo autoriza fechar-se estabelecimento inadimplente com o fisco.

    Não é a presunção de exigibilidade, mas a presunção de legitimidade ou legalidade, que é um atributo presente em todos os atos administrativos, quer imponham obrigações, quer reconheçam ou confiram direitos. Frise-se que essa presunção é relativa, significa dizer, admite prova em contrário ou seja, prova de que o ato é ilegítimo.  

  • Excesso de poder?


  • A. CORRETA: A legislação prevê expressamente que as matérias de competência exclusiva não são passíveis de delegação.  Apesar de não haver previsão no que diz respeito à avocação, tal poder se sujeita às mesmas vedações da delegação, de modo que a avocação de competência exclusiva configura excesso de poder. 


    B. ERRADA: Segundo a Súmula 70 do STF: "É inadmissível a interdição de estabelecimento como meio coercitivo para cobrança de tributo."


    C. ERRADA: A licença urbanística, como espécie de licença administrativa, é ato administrativo vinculado, uma vez que não resta opção ao administrador público senão concedê-la, caso os pressupostos legais previstos para a sua obtenção encontrem-se preenchidos. Desse modo, o administrador não possui a faculdade de impor outros requisitos além dos dispostos em lei. 


    D. ERRADA: o princípio do paralelismo das formas obriga que, para o desfazimento do ato, sejam ouvidos e consultados os mesmos órgãos que participaram de sua formação, de sorte que o desfazimento de um ato complexo deve ser emitido em ato único com o concurso de vontades de todos os órgãos administrativos envolvidos que o editaram.

  • Vanessa IPD configura-se o excesso de poder quando a autoridade pública ultrapassa os limites de sua competência. E a questão trouxe justamente isso quando disse que a autoridade avocou e praticou atos de competência exclusiva. 

  • Não se delega: 1- ato de COMPETÊNCIA EXCLUSIVA 2 - decisão de recurso administrativo 3 - edição de atos normativos
  • BORA LÁ GALERA ...

     A avocação é ato que  pressupõe hierarquia  entre avocante e avocado, caracterizando-se pela excepcionalidade e temporariedade.

    Ajudando na memorização dos atos administrativos que não se pode delegar:

    EX NORA = EX(atos de competência EXclusiva), NO (atos NOmartivos), RA (decisão em Recurso Administrativo)

  • ABUSO DE PODER, é Gênero; sendo Excesso de Poder e Desvio de Poder, espécies.

    Excesso de poder ocorre quando um agente invade a COMPETÊNCIA do outro; é lesão ao elemento da COMPETÊNCIA.

    Desvio de Poder ocorre quando há lesão ao elemento de FINALIDADE, ou seja, o agente que praticou o ato é competente para tal.