SóProvas


ID
1195342
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O arquivista deve, pois, formular normas e métodos relativos ao uso dos documentos que sejam de interesse de todos."
(Schellenberg, 1973, p. 353.)
De acordo com o uso dos documentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D: • arquivos permanentes – os pesquisadores são o seu principal público. Por essa razão, devem estar localizados junto aos centros culturais ou próximos às universidades, com salas de consultas bem espaçosas, a fim de receber os usuários em locais bem acessíveis e num ambiente mais adequado.
    4. Acesso aos documentos
    • arquivos correntes – acesso restrito ao órgão produtor (gerador). Quem responde pelos documentos são os setores de origem.
    • arquivos intermediários – acesso ao documento pelo público apenas quando a sua fonte geradora autorizar. Os documentos ainda pertencem ao setor de origem. A função destes arquivos é apenas a de guardar o documento para o referido setor.
    • arquivo permanente – acesso liberado ao público (não há restrições). Os documentos passam a fazer parte do acervo dos arquivos permanentes, não pertencendo mais ao setor de origem do mesmo, devido ao seu valor secundário (ver também esquema mnemônico no 4).

  • De acordo com Schellenberg, "ao tornar o material sob sua custódia acessível ao uso, o arquivista não fará distinção entre consulentes oficiais ou particulares. Ambos mdevem ser igualmente bem servidos. Muitos arquivistas, especialmente na Europa, são de opinião que um arquivo, como parte do governo, deve dar preferência ao governo antes do público. (....) Mas um arquivo de custódia ocupa-se, igualmente, do uso que possa ser feito de seus documentos para fins de pesquisa".

    Gab: LERA D (incorreta)