SóProvas


ID
1206505
Banca
FGV
Órgão
DPE-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Estética ou erótica?

       Será que o calor excessivo deste verão está exasperando o animus beligerante das pessoas? Em carta ao jornal, a leitora Mariúza Peralva apontou a disposição do povo de agir por conta própria e fazer justiça com as próprias mãos como sintoma de descrença nos políticos e nas instituições: “Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia que, em princípio, existe para protegê-lo, joga pedra, rojão ou o que estiver à mão para fazer suas reivindicações.” Já o leitor Cláudio Bittencourt escreveu discordando: “Quem pratica tais barbaridades não é povo.” De qualquer maneira, são cada vez mais evidentes os sinais de uma cultura da violência que tem se manifestado, com vários graus de agressividade, nas brigas de trânsito, nos conflitos das torcidas nos estádios, nas discussões de rua chegando às vias de fato.
       (...) Diferentemente dos atos de violência cotidiana, que pelo menos não se mascara de justa ou pedagógica, há ainda o vandalismo dos black blocs, cuja ação iconoclasta contra símbolos do capitalismo é apresentada como uma “estética”, conforme uma autodefinição, que parece desconhecer os estragos pouco estéticos que são feitos à imagem das manifestações, sem falar na morte do cinegrafista. Aliás, segundo alguns, os nossos mascarados se inspiram menos nos anarquistas e mais nos fascistas italianos do tempo de Mussolini. Pelo menos, a justificativa ideológica é parecida com o discurso dos adeptos do Futurismo, movimento que foi criado pelo escritor Tommaso Marinetti como vanguarda artística, que desprezando o passado e a tradição (considerava os museus cemitérios), exaltava a guerra como “única higiene do mundo”. Para os futuristas, o fascismo era a realização mínima do seu programa político que, por meio de uma nova linguagem capaz de exprimir a experiência da violência, da velocidade e do progresso técnico, pretendia transformar o senso estético de uma sociedade “anacrônica”.
       Lembrando as cenas dos jovens mascarados atirando pedras ou se atirando eles mesmos contra as vitrines, pode-se concluir que essa coreografia da destruição é, mais do que uma estética, uma “erótica” da violência, pelo prazer mórbido com que é praticada.

                                                        (Zuenir Ventura, O Globo, 22/02/2014)


“Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia que, em princípio, existe para protegê-lo, joga pedra, rojão ou o que estiver à mão para fazer suas reivindicações.”

Os três primeiros termos desse segmento que estabelecem coesão com elementos anteriores são:

Alternativas
Comentários
  • QUE= Pronome relativo que se refere ao termo anterior.

    LO = Pronome Obliquo que se refere ao sujeito.

    O = Pronome demonstrativo.

  • Consigo entender que a resposta é:"LO" "O" "QUE". Não entendo porque que a resposta correta é  a letra "B" e não a "A".

  • Li a pergunta 500 vezes e não entendi... alguém pode "desenhar"?

  • Note que são pedidos os três primeiros termos.

  • Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia que, em princípio, existe para protegê-lo, joga pedra, rojão ou o que estiver à mão para fazer suas reivindicações.” 

  • As alternativas 'a' e 'e' são iguais isso não anularia a questão?

  • Gabarito: B.

    Apenas esclarecendo: a questão realmente possuía duas alternativas idênticas e a FGV não anulou.

  • eu já não entendo porra nenhuma dessa matéria

  • Agradeço aos colegas que postaram as suas opiniões, mas a quem puder tecer um comentário mais explicado fica melhor.

    Aliás, fiquei preso no que diz ser os três primeiros termos. Tanto "termo" no texto difícil de ser identificado.

    Melhor redação seria os três primeiros termos das opções abaixo... Aí sim, ao meu ver, poderíamos responder corretamente.



  • Entendo que a letra A é diferente da B, pq a letra A se refere ao primeiro que e a  letra B ao segundo.

  • Gab.: (B)

    O ''que'' retoma policia. O ''lo'' retoma ele(s) que é o sujeito oculto da oração. O ''o'' retoma a ideia de pedra, rojão que podem ser jogadas.

  • Para ser coeso, precisa de "ligantes"...

    a primeira "coesão é feita pelo pronome relativo que, o qual retoma polícia... o próximo é o lo que retoma povo. A ´próxima coesão foi realizada com o "o", o qual funciona como "aquilo" ligando a idéia de jogar algo. se pedisse mais um vocábulo seria outro que, o qual retomaria o 'a de aquilo"

  • Pessoal, tentarei ajudar aos que, assim como eu, também têm dificuldades ao ler explicações tão complexas.

    "Os três primeiros termos desse segmento que estabelecem coesão com elementos anteriores são:"

    Interpretei a questão como sendo elementos que "retomam" ou, de alguma forma, "se referem a termos anteriores do trecho destacado.

    “Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia que (1) , em princípio, existe para protegê-lo (2), joga pedra, rojão ou o(2) que estiver à mão para fazer suas reivindicações.” 

    1 - (observem que esse "que" parece deixar claro que aquilo que será dito em seguida se refere ao termo anterior, "polícia". Isso fica mais claro quando se lê o trecho "existe para protegê-lo", referindo-se à polícia... graças ao "que")

    2 - (Proteger quem?? A pessoa coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrine e ataca a polícia. Viu como o "-lo" estabeleceu uma conexão a um termo anterior?)

    3 - (aqui é mais complicado de se perceber, mas observem que esse "o" dá uma ideia de continuidade às ideias anteriores de "pedra" e "rojão"? Ao ler o trecho é possível perceber esse detalhe.

    Obs: Talvez o que eu esteja falando seja babozeira...  mas... tá dando certo para mim. Espero ter colaborado.


  • Muito fácil turma:


    Os três primeiros termos desse segmento QUE ESTABELECEM COESÃO com elementos ANTERIORES são:

    Ou seja, está pedindo para identificarmos Quais são os termos que ligam à palavras ou elementos já ditos na frase. 


    “Coloca fogo em pneus, quebra ônibus, quebra vitrines, ataca a polícia QUE, em princípio, existe para protegê-LO, joga pedra, rojão ou O que estiver à mão para fazer suas reivindicações.” 


    QUE: retoma À polícia;

    LO: retoma à pessoa que coloca fogo etc;

    O: retoma ao texto dando ideia de mais objetos que podem ser utilizados para fazer suas reivindicações.


    Dá um joinha aê?! 

    =D


  • Deus queira que eu não veja mais uma questão dessas

  • acertei a questão, mas para que não restasse dúvida deveria ter a palavra; respectivamente.

  • não seria aquele "que" depois de "o" também pronome relativo?

    O (aquilo) QUE estiver....

    é o mesmo caso da "polícia QUE..."

    isso que me confundiu :(

    também fiquei na dúvida sobre o "lo" ou "o". Se seria correto o "lo", ou apenas "o"

  • Essa questão eu fiz basicamente por eliminação. É muito claro que o pronome relativo que é o primeiro elemento que faz relação com termo anterior(Polícia). logo só as letras B e C poderiam estar corretas. Mas o pronome demonstrativo O=AQUILO, não faz referência a nenhum termo anterior. logo só restou a letra B.

  • Eu não consigo entender essa questão. O primeiro QUE faz referência à polícia, o LO faz referência ao cidadão, mas o O pra mim não retoma nada. Posso pegar isso ou O que estiver ao alcance. Isso ou aquilo. O segundo QUE faz referência ao O. Aquilo QUE jogarem. A pedra QUE jogarem. Alguém consegue me explicar o que esse O retoma?

  • Notei muitas dúvidas sobre o que "o" estaria retornando. Vejo ele [apenas uma opinião. Sem fontes] como um aposto resumitivo da enumeração "..., joga pedra, rojão ou [tudo] que estiver na sua frente..."

  • O ''o'' não retoma nada, e a questão não pede quais termos que retomam algum anterior, e sim quais termos estabelecem coesão/relação com algum anterior. 

    Sim, o ''que'' e o ''lo'' retomam termos anteriores, mas o ''o'', como o colega já falou, é um aposto resumitivo. O autor poderia continuar enumerando objetos que a pessoa joga na polícia: pedra, rojão, etc e etc, mas ao invés resumiu tudo usando o ''o''.

  • Tem duas iguais...hahahahaha...que banca ptética....kkkkk...pqp!!!!!

  • Alternativa B

     

    A questão quer os termos (que se relaciona com outos anteriores) das alternativas  na ordem cronologia dos acontecimentos como pede o anuciado:

    - Os três primeiros termos desse segmento que estabelecem coesão com elementos anteriores são.

     

    Ou seja não é passivo de anulação.