Princípios específicos do planejamento
Segundo Ackoff (Ackoff em OLIVEIRA, 2004:40), com base na atitude e visão interativa diante do planejamento, surgem quatro princípios de planejamento que podem ser considerados como específicos:
Planejamento participativo: o principal benefício do planejamento não é seu resultado final, ou seja, o plano, mas o processo desenvolvido. Nesse sentido, o papel do responsável pelo planejamento não é, simplesmente, elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo.
Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o for de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.
Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa – de porte médio ou grande – devem ter seus planejamentos integrados.
Planejamento permanente: essa condição é exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.
Estes princípios nas sociedades cooperativas devem ser observados, devendo ser adaptados ao tamanho da entidade, pois existem cooperativas com estruturas diminutas e outras com grandes estruturas, porém a necessidade do planejamento independem de sua estrutura, pois se não houver o adequado planejamento à pequena cooperativa não traçará o objetivo de se tornar uma grande e as grandes poderão minguar por não estarem preparadas para as eventuais mudanças do Sistema Financeiro Nacional.
Gab. B!