SóProvas


ID
1237489
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


        A pregação de um sermão e a publicação de uma ordem de delação faziam parte da rotina dos inquisidores medievais quando chegavam a uma nova localidade em seu itinerário. A ordem de delação, embrião do futuro édito da fé, não era tão minuciosa na descrição dos crimes - em uma sociedade onde predominava a comunicação oral, os inquisidores consideravam fundamental o papel do sermão. É apenas mais tarde que se inverte essa relação de dominação do édito pelo sermão - tendência tornada irreversível com a fundação da Inquisição espanhola. Com efeito, o édito não era apenas lido depois do sermão: ele era afixado à porta da igreja. Como suporte de comunicação, ele se torna cada vez mais importante, pois assegura uma definição clara dos delitos sob alçada da Inquisição. Não é surpreendente que, em uma sociedade onde as elites urbanas são progressivamente alfabetizadas, a publicação do édito se torne o ato central da fundação dos novos tribunais e das visitas de distrito, um ato que adquire uma tal autonomia que é utilizado todos os anos para reafirmar os contornos da jurisdição inquisitorial. Mas a publicação do édito, embora breve e subordinada nos séculos XIII e XIV, era acompanhada pela proclamação de um "tempo de graça" de que podiam se beneficiar todos os culpados dos delitos de heresia que se apresentassem espontaneamente para confessar suas faltas aos inquisidores. A publicação do tempo de graça, que se estendia geralmente até um mês, adquire uma tal rotina que é frequentemente incluída no protocolo final do édito - nesse caso, o édito passa a ser designado por "édito da graça".

(BETHENCOURT, Francisco. História das Inquisições: Portugal,
Espanha e Itália - séculos XV-XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 155 e 156)

As orientações da gramática normativa legitimam o que se afirma na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO. Não se separa sujeito do predicativo do sujeito, a não ser que este venha deslocado. É possível colocar entre vírgulas um advérbio, entretanto, não é o caso da questão. Logo, neste caso esta sim comprometendo a correção da frase. Contudo, pode-se sim substituir os dois pontos por um travessão sem prejudicar a correção da frase, pois este pode substituir aquele quando há o intuito de destacar uma palavra, frase ou expressão

    b) CORRETO. ''os inquisidores consideravam fundamental quaisquer que fossem os temas do sermão''. A oração sublinhada é uma oração subordinada adjetiva restritiva e a função sintática do pronome relativo ''que'' é de predicativo do sujeito. Neste caso, quaisquer equivale a adjunto adnominal o qual deverá concordar com o núcleo do sujeito, para evidenciar isso, basta colocar na seguinte ordem : Quaisquer temas do sermão fossem...''. 

    c) ERRADO. Pois, o núcleo do sujeito é ''publicação'' e é com este que o verbo deve concordar.''A publicação dos éditos se torne o ato central..''

    d) ERRADO. O correto seria inclui

    e) ERRADO. Pois, o sujeito é ''essa relação de dominação do édito pelo sermão'' e se o núcleo do sujeito -relação- passar para o plural, o verbo deverá concordar com o mesmo. ''que se invertem essas relações...''


    Caso tenha algo errado, retifiquem por favor!

    Bons estudos!

  • Conforme comentário da Patrícia a resposta A também está certa porque uma das alterações está comprometendo a correção da frase e é justamente isto que o enunciado afirma: a inclusão de vírgula depois da palavra apenas e a substituição dos dois-pontos por um travessão comprometeriam a correção da frase.

    Questão deveria ser anulada.
  • Abrão, 

    Para a assertiva a estar correta  os dois casos deveriam comprometer a correção da frase, entretanto, não é isto que ocorre. 

    A conjunção e é aditiva, ou seja, há a necessidade das duas coisas acontecerem. Agora, se fosse utilizado a conjunção ou que é alternativa, a assertiva estaria correta pois bastaria apenas que um caso comprometesse a correção da frase.

  • Gabarito da questão: letra A

  • GABARITO DA BANCA: B)