Letra E. É minha primeira contribuição aqui, e sou novato em concursos. Mas espero ajudar. Pelo que pude perceber, temos duas orações. Na primeira, fala-se do preconceito a que a música caipira está sujeita em razão dela, por vezes, fugir da norma culta em sua linguagem. Na segunda, é dito que ela é uma das mais respeitadas no Brasil. Segundo meu entendimento, temos aí um exemplo claro de oração subordinada concessiva, vez que o fato narrado na primeira oração (preconceito contra a música caipira) não se mostra suficiente para impedir que tal estilo musical se torne um dos mais reconhecidos e respeitados no país.
...... do preconceito ...... é objeto a música caipira, ....... sua linguagem, vez ou outra, afastar-se da norma culta, ela é hoje reconhecida como uma das mais respeitadas manifestações musicais do país.
há o preconceito (de) por causa da linguagem
Apesar – de que – por (letra e)
APESAR do preconceito DE QUE é objeto a música caipira, POR sua linguagem
"...ela é hoje reconhecida como uma das mais respeitadas manifestações musicais do país."
Ao colocar este trecho no início da oração, fica mais fácil a resolução...
Ela é hoje reconhecida como uma das mais respeitadas manifestações musicais do país, apesar do preconceito de que objeto a música caipira, por sua linguagem, vez ou outra, afastar-se da norma culta.
A regência do nome "preconceito" responde a questão, visto que não há possibilidade de se usar "não obstante" seguido da preposição "de".
Quem tem "preconceito", tem preconceito "de" alguma coisa "por" algum motivo. Sem preposição, mantendo o paralelismo.
O comentário do novato Jairo é o mais indicado para conseguir entender essa questão.ORAÇÃO SUBORDINADA CONCESSIVA.
Gabarito letra e).
Para a resolução dessa questão, deve-se analisar, primeiramente a segunda lacuna:
... é objeto a música caipira (O nome "objeto" pede como complemento nominal a preposição "de" , portanto, deve-se utilizar "de que" na segunda lacuna. Sobram, dessa maneira, as alternativas "d" e "e".
Análise da terceira lacuna:
... sua linguagem, vez ou outra, afastar-se da norma culta. O verbo, nessa oração, encontra-se no infinitivo. Por essa razão, não se pode utilizar "embora", porque essa conjunção faria o verbo flexionar-se para o subjuntivo e seu uso, nessa lacuna, acarretaria erro para oração . Portanto, o CORRETO é a utilização da preposição "´por".
Segue um link com as conjunções subordinativas e alguns exemplos: http://www.infoescola.com/portugues/conjuncoes-subordinativas/
=> Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/
Fiz diferente e deu certo: quem é RECONHECIDO É RECONHECIDO POR ALGO! Assim, eliminei B, C e D!
OBJETO DE ALGUMA COISA! Logo letra E! E tbm dá um ar de concessão, por mais que haja o preconceito, ainda sim ela é uma das mais respeitadas!
Perceba que se começar com ''em razão disso'' dá um ar mais conclusivo