SóProvas


ID
1242823
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Quanto à logística, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • a) Os avanços na tecnologia da informação não trouxeram nenhum benefício significativo aos processos de logística.

    Questão errada por desprezar as vantagens da TI em torno do Processo Produtivo

    b) O estudo dos fluxos distributivos e a determinação das responsabilidades por sua execução são aspectos secundários no estudo da logística, cujo objetivo maior é determinar a lógica do processo de venda das organizações.

    Errado por afirmar que o estudo dos Fluxo distributivos compõe um fator secundário. É o inverso. 

    c) Como o marketing de massa vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem customizada às necessidades de cada cliente, a logística passa a ter uma importância secundária nas organizações.

    Alguém já ouviu falar que o Marketing de Massa vem sendo substituído? Pelo contrário. Tem sido utilizado cada vez mais e com preponderância adaptação às novas exigências do mercado.  A logística, atualmente, tem um fator relevante pois visa a redução de custos e maximização da eficiência. 

    d) A obtenção de vantagem competitiva no trâmite da cadeia de suprimentos até a chegada do produto ao consumidor final está intimamente relacionada ao estudo da logística.

    Correto.

    e) A logística assume um papel pouco significativo para uma empresa que realiza vendas apenas pela internet, pelo fato de não existirem lojas físicas e, consequentemente, não se necessitar de estoque.

    Como já justificado na primeira assertiva, a logística hoje é um fator extremamente importante nas empresas. Ela avalia o cliente, os canais de distribuição, o tempo e os custos de carregamento. 

    Conceito de Logística:

    o Council of Logistics Managementf tem definido a logística como o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, e do custo efetivo relacionado ao fluxo de armazenagem de matéria-prima. material em processo e produto acabado, bem como do fluxo de informações. do ponto de origem ao ponto de consumo com o objetivo de atender às exigências do cliente.

    A antiga visão da logística concentrava-se no transporte e na distribuição física, mas atualmente envolve os métodos e modelos que permitem localizar estruturas; físicas (fábricas, depósitos. armazéns. centros de distribuição). gestão dos materiais e dos suprimentos e o planejamento, a programação e o controle da produção. além das atividades de distribuição.

    A logística concentra-se no fluxo dos materiais das informações e das finanças que devem ocorrer entre os parceiros da supply chain e procura melhorar estes fluxo por meio de métodos e técnica ,modelo matemáticos, softwares tecnologia da informação (TI) com o objetivo de atender as necessidades do cliente.


    Fonte: PETRONIO G. MARTINS, 2ª edição, 2005

  • Gab. D

    A qualidade também está associada à logística e por isso focaliza a ausência de defeitos; baixo custo; segurança do cliente, entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa. 

  • GABARITO: LETRA D

    Não importa se a empresa é de pequeno , médio ou grande porte. Todas para sobreviverem precisam ter um ótimo planejamento logístico, para evitar o fracasso em tempos onde as concorrências são fortes. Há tempos as empresas buscam agilidade em seus processos. Vivemos em uma época de globalização e, com isso, o mercado se torna cada vez mais competitivo. É extremamente importante que as empresas estejam antenadas para atender às expectativas dos seus cliente e com isso conquistar seu espaço no mercado através de produtos e serviços de qualidade, cumprindo seus prazos e aumentando suas margens de lucro. Vários fatores são importantes para essas conquistas no mercado. E a logística é uma delas. Pois uma logística eficaz só traz resultados positivos à organização. A logística bem planejada envolve quase todos os departamento de uma empresa, desde a aquisição da matéria prima, até o produto acabado. Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores, que criam uma espécie de parceria onde os dois lados ganham, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. Ou seja, ambas devem ter um acordo que beneficie os dois lados.

    FONTE: ADMINISTRADORES.COM.BR