SóProvas


ID
1243393
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Os antiéticos e os aéticos

Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.

Não existe “falta de ética”. Essa expressão é equivocada, talvez o que se queira dizer é: “Isso é antiético”, algo contrário a uma ética que esse grupo compartilha e aceita. Não confunda aético - isto é, aquele a quem não se aplica a questão da ética - com antiético.

Existe algum tipo de ser humano que eu posso dizer que é aético? Sim, aquele que não pode decidir, avaliar e julgar. Por exemplo, o Imposto de Renda tem uma legislação que permite que seja seu dependente quem for incapaz: o menor até determinada idade, uma pessoa com muita idade, pessoas com algum tipo de defciência.

[…]

Uma palavra que designa confito ético é “dilema”. Dilema é quando você quer os dois, por isso é que seu prefxo é “di”. Os dois podem ser escolhidos, mas apenas um é eticamente correto. Se você tem autonomia e liberdade, vive dilemas éticos. Não tem como você não vivê-los. E você a eles vai sobreviver melhor quanto mais tiver claro quais são seus princípios e valores.

             CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010. p. 109-111 [Adaptado]


Considere o trecho extraído do texto 1:

“Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética? Ou eu devo dizer que aquilo é antiético? Aquele que frauda o imposto, aquele que pratica corrupção, aquele que para o carro em fila dupla praticou um ato não ético ou antiético? Posso eu dizer que alguém não tem ética? Não. Por quê? Porque, se você tem princípios e valores para decidir, avaliar e julgar, então você está submetido ao campo da ética.”

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Sujeito em ambos os casos.

    b) Posso falar = facultativo. Devo falar = obrigatório.

    c) Aquele (jovem) que praticou. Para usar praticaram deveria ser aqueleS.

    d) OK Gabarito.

    e) Nada a ver. Banca botou pra encher linguica!

  • Diego, poderia explicar por que você considera que na a é Sujeito em ambos os casos? Ou alguém que entendeu do mesmo modo. Pra mim, os dois são OD.

  • Vanessa Fachinelo, o verbo EXISTIR é pessoal e intransitivo. No caso da frase “Existe alguém sem ética, posso falar que alguém não tem ética?...", ALGUÉM é o sujeito do verbo existir - alguém existe - da mesma maneira que na segunda ocorrência ALGUÉM é sujeito do verbo ter - alguém não tem ética.

    Pode ocorrer confusão, quando falamos do verbo EXISTIR, com o verbo HAVER. Este é impessoal e transitivo direto, o que tornaria o pronome indefinido alguém OD.

    Há alguém: OBJETO DIRETO

    Existe alguém: SUJEITO