-
a) Reconhecer e [FAZER] valer os direitos do consumidor é tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas não há como implementar-[LOS] sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicação.>>>não pode haver diferença de tempos verbais.>>>"implementar´" é VTD e LHE é usado para VTI b) Não foi [À-TOA] que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA [a]iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. À toa e à-toa Essas expressões diferem na grafia, no significado e na classe de palavras. Vejamos:À toa – Grafada sem hífen, essa locução adverbial significa “a esmo, sem objetivo definido, sem proveito”: “Ficou andando à toa por aí”, “Está lá, escrevendo à toa” e “Cansei-me à toa”.À-toa – Com hífen, é locução adjetiva e significa “desprezível, sem importância, inútil”: “Aquele é sujeito à-toa mesmo”, “É besteirinha, coisa à-toa” e “Não adianta, é ajuda à-toa”. Apesar de funcionar como adjetivo, não varia: “São papéis à-toa”. c) No Brasil, a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e [É] um dos maiores sucessos de aceitação populares."...a lei(...)é um dos maiores sucessos". d) CERTO. e) Não faltou[SEM VÍRGULA] o apoio da mídia. A verdade é que, sem vigilância, execração pública e punição exemplar[,] vai haver, sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima.>>>não se pode separar o sujeito do verbo.
-
a) Reconhecer e fazer em valer os direitos do consumidor é tarefa que certamente cabe a todos os envolvidos, mas não há como implementá-la r-lhe sem que o Estado cumpra seu papel de estabelecer marcos legais e cuidar de fiscalizar sua aplicação.
b) Não foi à toa que, na meca do liberalismo, coube ao governo central dos EUA à a iniciativa de promulgarem os quatros direitos fundamentais do consumidor: informação, segurança, escolha e participação.
O novo acordo Ortográfico rejeita o Hifen de "à-toa, dia-a-dia". Na dúvida de grafia de uma palavra, consultar o site: Academia Brasileira de Letras: GOOGLE: "dicionario abl" ou www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
c) No Brasil, a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e é são um dos maiores sucessos de aceitação populares.
* d) Correto
e) Não faltou (,) o apoio da mídia. A verdade é que, sem vigilância, execração pública e punição exemplar, vai haver (,) sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima.
-
A - Reconhecer e FAZER... - Fica no singular pois se trata de um Sujeito Oracional
B - ...coube ao governo central dos EUA à iniciativa - Essa crase não esta correta...
C - a lei que instituiu o Código de Defesa do Consumidor fará 20 anos em 11 de setembro e são um dos maiores sucessos de aceitação populares. - O correto seria é, para concordar com "a lei"
D - CORRETA
E - ...execração pública e punição exemplar vai haver, sempre alguém tentando fazer o consumidor de vítima. - A vírgula está errada pois não se separa o verbo de seu complemento
-
Achei estranha a alternativa d:
Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, (aprendeu?) a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, (aprendeu) a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado.
Ou então:
Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, (observar) a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, (observar?) a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado.
Achei que em qualquer uma das alternativas houve erro, sendo a elipse do verbo sendo "aprendeu" ou "observar".
-
Sessão "pelo em ovo": Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado. A veracidade das informações NA embalagem.
-
Ela animou o surgimento de combativas organizações civis e, desde então, o brasileiro médio aprendeu a observar a data de validade dos produtos, a veracidade das informações da embalagem e, principalmente, a reclamar de defeitos, atrasos na entrega e atendimento inadequado. O trecho está gramaticalmente correto.