SóProvas


ID
1248271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Perito, com orgulho

        Ben Hur, um senhor de aspecto venerando, prepara-se para comemorar os seus 86 anos de vida. Homem grande e de olhar calmo, perito aposentado da Polícia Federal, é um perito à moda antiga: entrou para a Polícia Federal em 1955, após um curso ministrado pelo PCF Villanova (hoje, uma referência para os profissionais da área).
        Foram 71 anos dedicados ao serviço público, pois antes trabalhou como guarda civil patrulhando o trânsito em uma motocicleta. Uma de suas memórias mais queridas foi ter participado da inauguração de um dos maiores estádios de futebol do mundo - o Maracanã -, em 1950.
        - A Polícia Federal foi minha casa, minha vida, orgulha-se o perito aposentado. Ele diz ainda que gostava muito do trabalho que realizava: “Fazia com muito amor e respeito”. Das 1.260 perícias realizadas, nenhum laudo cancelado. “Apenas um foi contestado, mas fui ao juiz e expliquei tudo. Deu tudo certo”, afirmou.
        Ben Hur lembra que as técnicas periciais eram outras. “A perícia no meu tempo era feita à mão. Também não tínhamos máquina fotográfica para auxiliar no trabalho”, disse ele. Entre uma lembrança e outra, não esquece de elogiar seus atuais colegas. “Os peritos sempre foram muito respeitados”.
        Depois de tantos anos servindo a sociedade, hoje o perito aposentado aproveita seu descanso curtindo os netos, sem nunca deixar de reverenciar a querida esposa, falecida no início da década de 90, a quem ele, até hoje, dedica muito amor e carinho.

                 Idem, ibidem (com adaptações).


Os fragmentos seguintes, na ordem em que são apresentados, correspondem a reescrituras sucessivas dos parágrafos do texto acima. Julgue-os quanto à correção gramatical e à manutenção das idéias originais.

Ben Hur, um senhor de olhar calmo e venerável aparência, perito aposentado, ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente: depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta! tanto o emprego da vírgula, quanto o sinal de dois pontos, estão de acordo com as normas gramaticais.

  • Houve manutenção das ideias originais?

    Impossível levar a sério questões d einterpretação de textos do CESPE, não há padrão, é arbítrio e subjetividade puros.

  • Questão boa pra perder tempo!
  • Tudo certo com a correção gramatical. Em relação à semântica não há mudança de sentido, pois o trecho "...entrou para a Polícia Federal em 1955, após..." é aposto, ou seja, não se pode interpretar o fato de ser ele "um perito à moda antiga" com relação as atribuições que desempenhara, e sim da forma como ingressou na instituição. C

  • O CESPE, confunde demais a gente, olha só isso não fala no texto. depois de um curso ministrado por um
    profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia.

  • Questão Correta

    "após um curso ministrado pelo PCF Villanova (hoje, uma referência para os profissionais da área)."
    "...pelo PCF Villanova...", PCF = Perito Criminal Federal, ou seja, 
    depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia.

     

  • A gente vai na aba "professor" para ver se tem alguma vídeo aula, algum comentário e nunca tem... O QConcurso tem que melhorar muito nesse sentido.

  • ???? não entendi

  • um senhor de aspecto venerando

    um senhor de olhar calmo e venerável aparência

    Mantém a mesma ideia? Não mesmo! Segue o jogo.

  • Que questão maluca!!!!!

  • + alguém errou por desconsiderar a parte que fala: ... profissional mais experiente...!

  • Gramaticalmente está correta, porém alterou o sentido, ao dizer:

    "Ingressou na Polícia Federal a maneira de antigamente"

    Da a entender que este é o processo oficial pelo qual se ingresssava na PF

    Diferentemente do texto

    "É um Perito à moda antiga" a referência do "antigamente" nao se refere à forma de ingresso na PF, mas sim quanto ao perfil, modus operandi, do perito, diferentemte da ideia apresentada na reescritura.

  • Impossível considerar essa questão como certa. Há mudança clara de sentido

  • ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente

    É O MESMO QUE POLICIAL A MODA ANTIGA?

    PQP...TNC

  • Ta de brincadeira essa questão.

  • PCF Villanova transmite a ideia de um curso de formação, não de um profissional mais experiente.

    posso estar errado

  • Posso estar enganado, mas "à moda de" é equivalente a "à maneira de"

  • Cespe sendo Cespe.... é evidente a mudança de sentido....

  • Tá, mas em que lugar do texto eu posso inferir que o PCF Villanova é mais experiente que ele ?

  • o examinador dessa questao tem que sair algemado após a prova.

  • Acredito que muitas pessoas se confundiram com a regência do verbo em "ingressou" e a crase " à...", mas o que acontece aqui é que: essa crase não está coloca erroneamente pela questão se tratando da regência do verbo, mas sim como da "expressão" "(à maneira de antigamente), logo, a questão está CERTA.

  • O cara já é velho, imagina quem o ensinou então kkkkk

  • ERRADA!!! Mudança de sentido total!

  • Vou me perdoar por errar esta questão por ainda não ter estudado o vocábulo que.

  • CORRETO!

    Adjuntos adverbiais de modo (feminino) recebem obrigatoriamente acento indicativo de crase.

    Além de que as vírgulas que isolam "um senhor de olhar calmo e venerável aparência" precisam ser colocadas, pois, essa característica é uma observação acerca do personagem (podendo ter sido também isolada por parênteses ou traços. Bem como ":" depois de "antigamente" que logo em seguida foi descrito o modo como Ben Hur ingressou na PF.

    Caso haja algo a ser corrigido e acrescentado, fico feliz em saber.

    Pertenceremos!

  • gramaticamente correto. Eu achei que estava errado em termo de ideia, mas está correto ao afirmar que o curso de formação é referência.
  • ABSURDOOOO!!!! FALTA DE RESPEITO COM O CANDIDATO! MELHORE CESPE!

  • Serio que o CESPE disse q o sentido não mudou?

  • Mas que poha é essa?! kkk

  • CORRETO

    O sentido esta mantido, Ben Hur é um senhor de aparência venerável, hoje aposentado, ingressou na PF da maneira antiga, que era através de um curso ministrado por um profissional mais experiente, no caso do texto o PCF Vilanova que ministrou o curso, e Vilanova (ou seja o profissional) posteriormente ganhou renome.

  • No fragmento original: Percebe-se que ele é aposentado da PF.

    Na reescrita: Não cheguei a conclusão de que ele é aposentado da PF.

    Razão pela qual assinalei alternativa "ERRADO".

  • GABARITO "CERTO"

     

    Trecho original:

     

    "Ben Hur, um senhor de aspecto venerando, prepara-se para comemorar os seus 86 anos de vida. Homem grande e de olhar calmo, perito aposentado da Polícia Federal, é um perito à moda antiga: entrou para a Polícia Federal em 1955, após um curso ministrado pelo PCF Villanova (hoje, uma referência para os profissionais da área)."

     

    O trecho acima fala de um senhor chamado Ben Hur. Nesse trecho, ele é descrito como um homem de olhar calmo, de aspecto venerando (venerável aparência), perito aposentado da Polícia Federal que entrou para a Polícia à moda antiga (à maneira de antigamente). Essa maneira foi fazendo um curso ministrado por uma referência na área da polícia: o PCF Villanova.

     

    Essas informações foram mantidas na reescrita apresentada pela questão. Essa reescrita está, pois, correta quanto à manutenção das idéias originais.

     

    Reescritura:

     

    "Ben Hur, um senhor de olhar calmo e venerável aparência, perito aposentado, ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente: depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia."

     

    No período acima, a oração principal é "Ben Hur ingressou na Polícia Federal à maneira de antigamente". Nessa oração, o "a" da locução prepositiva feminina "à maneira de" está corretamente craseado, pois usa-se crase nas locuções prepositivas femininas iniciadas por "a".

     

    Intercalados nessa oração, há dois apostos - "um senhor de olhar calmo e venerável aparência" e "perito aposentado" - que explicam algo sobre o substantivo "Ben Hur". Aposto intercalado deve ser separado por vírgulas, travessões ou parênteses. Logo, está correto o uso das vírgulas antes e depois das expressões "um senhor de olhar calmo e venerável aparência" e "perito aposentado".

     

    O trecho "depois de um curso ministrado por um profissional mais experiente que hoje é considerado uma referência na área da perícia" explica qual era a maneira como, antigamente, se ingressava na Polícia Federal. Trata-se de um aposto colocado no final do período. Aposto no final do período pode ser introduzido por dois-pontos. Logo, está correto o uso do sinal de dois-pontos depois de "antigamente".

    Fonte: prof° Andrea - TEC.

  • Por isso que se deve fazer muitas questões anteriores da banca. Saber qual estilo confuso de cada uma.

  • Essa aí é só no chute mesmo

  • Me confundi com: "à maneira de antigamente" (antigamente = de modo antigo) "à maneira de modo antigo"

  • um senhor de aspecto venerando

    um senhor de olhar calmo e venerável aparência

    Gab deveria ser Errado, mas cespe é igual veredito de Rei. Lamentável!

  • O texto diz: é um perito à moda antiga.

    Na reescrita diz: ingressou à maneira de antigamente.

    Situações de modo, mas em contexto diferente.

    Marquei errado, mas errei.

  • por um profissional mais experiente que hoje!!

     (hoje, uma referência para os profissionais da área).

    isso é diferente, mas a banca pode da o gabarito que ela quiser essa filha da put@, marquei errado justamente por isto.