SóProvas


ID
1249426
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A teoria de aprendizagem de Jerome Bruner, tanto quanto a de Piaget e Vygotsky, é reconhecida como cognitivista. Bruner salienta que a mais adequada organização curricular seria a de “currículo em espiral”. Isso significa um currículo que:

Alternativas
Comentários
  • O que há de errado na B?

  • o conteúdo é visto em diferentes níveis de profundidade e representações.

  • Letra C Jerome Bruner é um cognitivista que prega que qualquer assunto é possível de ser ensinado em qualquer estágio de desenvolvimento, diferente do Behaviorismo o reforço na aprendizagem depende do local e do momento e a instrução aumenta a oportunidade de conhecimento corretivo.

  • Na verdade a alínea B parece sugestiva, mas cai por terra por trazer a ideia de fixação. Olhe que os problemas no desenvolvimento não se repetem de forma homogénea (não tem as mesmas características), então fixando (memorizando), teria que aplicar em um problema com as mesmas característica. Desta for, em situações similares com alteração de variáveis, não teria sucesso. Ele prevê segundo Mwamwenda (2009) um currículo em aspiral onde o mesmo conteúdo é representando de forma repetitiva e hierárquica, tendo como base a complexidade nas abordagens desse conteúdo e o estádio de desenvolvimento cognitivo que se encontra. Olhando nesse prisma, fica evidente que ao abordar os conteudos, vai se iniciair do menos ao mais complexo, tendo como base os conhecimentos previos (embora essa questão não tenha sido muito aprofundada por este) e as suas conquistas,