-
A questão apresenta cinco alternativas diferentes e pede que seja marcada aquela que corresponde à resposta correta.
Na letra A há problemas quanto ao paralelismo. Recomenda-se algo para alguém. Foi recomendado aos servidores (objeto indireto) "evitar problemas (...)" e "estudar com afinco (...)". Desta forma, há erro quanto ao uso do "que" e quanto à flexão do verbo "estudar".
Na letra B, há outro erro de paralelismo em relação aos complementos do verbo "apresentar": o correto seria pontualidade, assiduidade, rapidez e ambição.
Na letra C, outro erro de paralelismo: o verbo ter em sentido apenas para "mais de quinhentas folhas". Para "várias complicações" o verbo recomendado é "apresenta".
Na letra E, o erro está no uso inadequado do "que". O correto é "O novo Promotor de Justiça é profissional de muita experiência, e tem reputação ilibada". Para falar a verdade, este verbo "ilibada" não está incorreto, mas demonstra ser muito culto, e segundo o Manual de Redação Oficial, o padrão culto remete ao emprego de "um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma". O uso de um sinônimo mais comum seria o ideal.
A resposta correta é a letra (D).
-
Ilibada é verbo??? Tá no comentário do professor...
-
Gente, ILIBADA pode até ser culto demais pro meu vocabulário, mas não é verbo não...
ILIBAR eu até concordaria...
A meu ver o erro está no paralelismo das preposições:
"O novo Promotor de Justiça é profissional de muita experiência, e DE reputação ilibada."
-
A meu ver, ilibada é particípio do verbo ilibar. Entretanto, na frase, está como adjetivo, caracterizando o substantivo reputação.
-
Salvo pelo famoso discurso da Cidinha Campos rsrsrsrs
"Reputação I - L - I - B - A - D - A !!!!!..."
-
A "e" está errada pq a vírgula separa oração aditiva de mesmo sujeito.
que comentário ruim dessa professora ein.
-
letra D