SóProvas


ID
1300357
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                       Perfume de mulher hoje, no SBT 

Um estudante, atendendo a um anúncio, vai trabalhar como  acompanhante de um coronel. De um coronel cego. De um  coronel cego e inflexível. De um coronel cego, inflexível e  aventureiro. De um coronel cego, inflexível, aventureiro e, no  momento, em crise. De um coronel cego, inflexível, aventureiro,  no momento em crise – mas que dança tango maravilhosamente  bem. Faça como Chris O'Donnell, o estudante do filme. Atenda a  esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da  noite, no SBT. E descubra um coronel cego, inflexível,  aventureiro, no momento em crise, que dança tango maravilhosamente bem e que ainda por cima tem a cara do Al  Pacino. 


                                                                                                                    (JB, 19 de setembro de 1997)


A argumentatividade do texto só não se materializa

Alternativas
Comentários
  • Falar qual o gabarito certo é fácil.. Agora explica como se resolve essa bagaça. Gabarito Letra ( E )


  • Em nenhum momento o texto traz a ideia de uma afetividade entre os personagens , o fato do estudante aceitar trabalhar como acompanhante do coronel não indica, necessariamente ,que manterão um vínculo afetivo... Ao longo do filme pode acontecer, mas no anúncio não podemos inferir essa ideia!

  • A argumentatividade do texto só não se materializa:


    a) na seleção vocabular para a descrição do personagem coronel.

    Errado, faz parte da argumentação. As características do coronel e a maneira como foram colocadas fazem parte da argumentação para que o leitor veja/se interesse pelo filme. (é o que eu acho, pelo menos. Não sei explicar melhor).


    b) na progressão por frases repetitivas.

    Errada de novo, também acho que seja uma estratégia argumentativa/para chamar a atenção

    ''De um coronel cego. De um coronel cego e repetitivo.'' o texto fica mais chamativo, talvez desperte um maior interesse/curiosidade, etc.

    c) na utilização de formas verbais do imperativo.

    ''assista'' ''descubra'' Errada, faz parte da argumentação e da tentativa de persuadir o leitor a assistir ao filme


    d) no convite direcionado ao leitor.

    ''Atenda a esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da  noite, no SBT.'' Persuasão/tentativa de fazer o leitor assistir ao filme de novo


    e) na descrição afetiva dos personagens.

    Correta, não teve nenhuma descrição afetiva. 

    gabarito - letra E

  • Com todo o respeito, mas indicar características marcantes do personagem é trazer o eventual telespectador para mais perto do filme através da afetividade, é despertar a curiosidade do telespectador por meio da aproximação com a personalidade do personagem do filme. O que não concordo é que um pedido para que se assista ao filme seja tratado como argumentação. Argumentação seria o meio para fazer com que as pessoas assistam ao filme, o pedido propriamente dito seria a finalidade explícita.

  • Pedro, acho que me expressei mal antes.

    Mas repare que o pedido não é só ''assista'' ou ''atenda''.

    O pedido é ''Atenda a esse anúncio. Assista a Tela de Sucessos hoje, às nove e meia da  noite, no SBT.''

    ''Atenda a esse anúncio'' faz parte da argumentação (eu acho), até porque um dos personagens atendeu a um anúncio e há uma referência clara aí. E talvez a finalidade não seja o pedido, mas que a pessoa realmente assista ao filme. O pedido também é um meio para atingir esse fim.

    E sobre a última alternativa, ok, você disse que poderíamos querer assistir ao filme através da afetividade. Mas não é isso que a alternativa diz. Ela diz que a DESCRIÇÃO é afetiva. E qual descrição afetiva foi dada? Nenhuma.

  • Ana, você foi perfeita! Ótima interpretação.


  • Pode ser sim, que os personagens (estudante/coronel) tenham criado algum laço afetivo, mas tu só vai saber se assistir o filme e esperar o final kkkkkk... mas ate então, o que foi exporto no texto assim, não exite laço afetivo... gabarito "E".