-
O correto na E é "Eram estas as atitudes as que você devia tomar"
-
a) Esta boneca, trouxe-a ontem. (ênclise correta)
b) Eu o comprei, o dicionário pretendido. (próclise = o Sujeito, eu, atrai o pronome)
c) A mim me parece que o tempo vai mudar.
d) A mim parece-me que nada vai mudar.
Não entendi porque as letras "c" e "d" estão corretas.
Alguém me ajuda?!
-
RAFAEL:
A palavra MIM é um pronome pessoal, dessa forma não é obrigatória a próclise, podendo ser antes ou depois do verbo, ou seja, próclise ou ênclise. Entendeu?
OBS: Sempre quando não houver uma palavra que obrigue o pronome a ficar junto dela, é alternativo, antes ou depois do verbo!
-
É necessário o uso da vírgula para isolar objetos pleonásticos, caso as vírgulas das letras A e B fossem retiradas as construções também passariam a estar incorretas.
As letras C e D apresentam caso de próclise facultativa, pois o verbo está entre palavras invariáveis.
-
Complicada esta, mas explicável: a oração adjetiva iniciada por "...que você devia tomá-las" diz respeito à palavra "atitudes" da Oração Principal. Assim, o pronome relativo "que", ao recuperar o vocábulo "atitudes", assumirá o mesmo papel desta palavra na oração que inicia, sendo, dessa forma, objeto direto da locução "devia tomar".
Portanto não se pode ter objeto direto pleonástico num contexto em que o pronome relativo "que" (que possui natureza anafórica) já repete o papel do termo "as atitudes".
Só observo nas letras C e D um possível erro de pontuação, porém se uma estivesse errada, a outra também deveria estar. Portanto, por eliminação, não deveriam ser marcadas. As outras duas estão corretas.
-
O erro da letra E está em toma-las, porque se esqueceu o acento da palavra: TOMÁ-LAS.
Obs.: acentuam-se todas as oxítonas terminadas em A, E, O, EM e ENS.
E a palavra TOMÁ-LAS é oxítona terminada em A, já que o complemento LAS não interfere na regra de acentuação.
-
Júlio, vc está equivocado. O erro de "toma-las" não é o acento mas sim a locução verbal. O acento foi erro do QC, pois vi a prova e lá o acento está empregado corretamente
-
-
"Você já deve ter ouvido falar de uma figura de linguagem chamada “pleonasmo”. Ela está expressa na linguagem coloquial, quando as pessoas dizem “subir para cima’, “entrar para dentro”. Pois bem, como pleonasmo significa “superabundância” (do grego), esta figura de linguagem consiste na repetição de palavras, expressões, com o objetivo de enfatizar uma ideia.
Contextualizando o termo para a análise sintática, um objeto pleonástico, obviamente, estará expresso na frase duas vezes, sob a forma de um pronome pessoal oblíquo átono."
Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/objeto-direto-e-indireto-pleonasticos/
No caso: Eram estas as atitudes que você devia toma-las.
-
Babi Ferreira vc tem o link da prova com o acento, pois a que eu encontrei não tem acento.
https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_prova/39676/fgv-2014-seduc-am-professor-lingua-portuguesa-prova.pdf
-
A explicação do professor, nesta questão, é que o erro está na falta do assento em "tomá-las" só isso.
-
FGV brincou com a nossa cara ... rsrsrsrs
-
mas que sacanagem !!! kkkk
-
acentuam-se as oxítonas terminadas em : A, E,O, EM e ENS
-
Gente, o erro que eu vi é que "atitudes" é sujeito da oração, e não OD. Colando na ordem direta: As atitudes que você devia tomar eram estas. Para existir um OD pleonástico, o que tem que repetir é o OD, porém o "las" refere-se a atitudes, que é o sujeito.
E claro, também há um erro em relação a acentuação, mas acho que o foco principal dessa questão é a análise sintática, e não a acentuação gráfica.
Corrijam-me se eu estiver equivocada, por favor.
-
Gabarito E) - Lembre-se que o comando pede a assertiva que contem ERRO de OBJ. DIRETO (OU INDIRETO) PLEONÁSTICO.
a) Esta boneca, trouxe-a ontem. (Correta, o pronome A, em trouxe-a, retoma o obj. direto boneca).
b) Eu o comprei, o dicionário pretendido. (Correta, o pronome O, em o comprei, retoma o obj. direto dicionário pretendido).
c) A mim me parece que o tempo vai mudar. (Não ocorre caso de Objeto Pleonástico e sim caso de próclise).
d) A mim parece-me que nada vai mudar. (Não ocorre caso de Objeto Pleonástico e sim caso de ênclise).
e) Eram estas as atitudes que você devia toma-las. - Questão Errada. Gabarito. Neste caso o pronome átono em tomá-las (faltou o acento) esta fazendo referência ao Sujeito (As atitudes) e não ao Obj. Direto.
Questão mal elaborada. É isso. Suedilson.
Reportar abuso
-
vejam a explicação do professor, mas que questão ordinária...
-
Na realidade é mais simples do que parece.
"Eram" é verbo de ligação e verbo de ligação não tem objeto. Logo a alternativa incorreta é a E que estaria errada de qualquer forma por não possuir o acento agudo no tomá-las.
-
Sacanagem!!
-
Suedilson, você se equivocou bastante...cuidado....
-
"tomá-las"
-
Alguém poderia explicar o motivo pelo qual o "que" das alternativas C e D não é partícula atrativa obrigatória do pronome "me"?
-
De fato, na prova o "toma-las" está sem acento. Busquei a prova no site da FGV.
http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/seduc-am/superior
-
Questão corretíssima!!! Assunto da aula de hoje: 1º lugar: OBSERVE A TERMINAÇÃO DO VERBO. Regra nº 1 ---> Se terminar com vogais é possível substituir o objeto direto por O(S). A(S). Regra nº 2 ---> Se o verbo terminar em R,S, ou Z, retire a consoante e insira o LO(S) ou LA(S). Regra nº 3 ---> Se o verbo terminar em M ou TIL(~) substitua o objeto direto por NO(S), NA(S). ********Observação: na regra nº 2, onde há a retirada da consoante, o verbo se tornará uma palavra oxítona terminada em A, E ou O, por isso, TEM QUE TER O ACENTO. Bons estudos!!!
-
A particula que é atrativa perante a próclise, na questão esse termo aparece após a posição de colocação pronominal.
-
tomá no c......... essa fgv
-
Estas usado para pessoa EU , NÓS.
Essas usado para pessoa TU, VÓS, VOCÊS
Ex: Eram ESSAS as atitudes que VOCÊ deveria toma-las
-
O professor informa que o erro da letra "E" está no fato de que o verbo "Tomar" é oxítona terminada em "a", devendo ser acentuada = "TOMÁ-LAS".
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. o erro da questão era o acento!!! toma-las... tomÁ-las kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk as bancas exigem olho MUITO atento
-
FGV sua...
-
olha o acento de "tomÁ-las"
-
O meu consolo é que essa prova foi pra professor de língua portuguesa...
-
Eram estas as atitudes que você devia tomar.
-
Acertei pensando em outra coisa, e na verdade o erro é devido pontuação.
haha
-
O erro está em simlesmente na falta de acento em ''tomá-las''.
Consagra ao SENHOR todas as tuas obras e os teus planos serão bem-sucedidos. ( PV 16:3 )
-
Nossa! Mero detalhe!
Erro de acentuação.
Alternativa E. "Tomá-las".
-
O comentário mais curtido ta errado. Falta o acento em toma_las, oxitona(toma) terminada em A.
Gab E
-
Apesar de o erro ser o acento, considero passível de anulação (era 2015 rsrs), pois o acento nada tem a ver com o pronome que caracteriza o objeto pleonástico. Os caras inventam tanto que acabam fazendo besteira, isso que dá querer fugir do que seria mais correto que é cobrar a matéria como ela é.
-
Questão desnecessária,querem inventar tanto,que acabam se perdendo, e no momento da prova perdemos tempo procurando o erro..
-
Além do acento, existe outro erro. FONTE: PROJETO CAVEIRA.
O pronome relativo deve sempre assumir dois papéis: um exofórico (ou seja, de conectar a oração adjetiva com a anterior) e um endofórico (de assumir uma função sintática dentro da oração em que ele está). Perceba: o pronome relativo SEMPRE deve assumir uma função dentro da oração em que ele está, sem possibilidade de pleonasmo. Perceba que o “que” retoma “atitudes”, que é justamente o complemento de “devia tomar”. Por isso, não deveria haver o “las” na oração, já que o complemento já é assumido pelo relativo. A correção da frase é esta: “Eram estas as atitudes que você devia tomar.”
-
Além do acento, existe outro erro. FONTE: PROJETO CAVEIRA.
O pronome relativo deve sempre assumir dois papéis: um exofórico (ou seja, de conectar a oração adjetiva com a anterior) e um endofórico (de assumir uma função sintática dentro da oração em que ele está). Perceba: o pronome relativo SEMPRE deve assumir uma função dentro da oração em que ele está, sem possibilidade de pleonasmo. Perceba que o “que” retoma “atitudes”, que é justamente o complemento de “devia tomar”. Por isso, não deveria haver o “las” na oração, já que o complemento já é assumido pelo relativo. A correção da frase é esta: “Eram estas as atitudes que você devia tomar.”
-
O projeto caveira colocou essa questão no simulado e acentuou a palavra. Aí que deu ruim mesmo de achar.
-
Acho que eu não sou a única que ficou confusa procurando erro na questão por não ter prestado atenção na falta de acentuação.
Tô certa ou tô errada?
Alguém me leva nas óticas Carol, fazer um óculos urgenteeeee?????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Assim como o Bruno Dias Pereira, também acho que o erro seja na colocação pronominal e não em acentuação (como a maioria está dizendo). Vemos que na alternativa "e" tem o pronome relativo QUE (partícula atrativa), portanto o pronome oblíquo átono ficaria antes da locução verbal.