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ID
1314019
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.

    O criador da mais conhecida e celebrada canção sertaneja, Tristeza do Jeca (1918), não era, como se poderia esperar, um sofredor habitante do campo, mas o dentista, escrivão de polícia e dono de loja Angelino Oliveira. Gravada por “caipiras” e “sertanejos”, nos “bons tempos do cururu autêntico”, assim como nos “tempos modernos da música ‘americanizada’ dos rodeios”, Tristeza do Jeca é o grande exemplo da notável, embora pouco conhecida, fluidez que marca a transição entre os meios rural e urbano, pelo menos em termos de música brasileira.

    Num tempo em que homem só cantava em tom maior e voz grave, o Jeca surge humilde e sem vergonha alguma da sua “falta de masculinidade”, choroso, melancólico, lamentando não poder voltar ao passado e, assim, “cada toada representa uma saudade”. O Jeca de Oliveira não se interessa pelo meio rural da miséria, das catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental, e foi nesse seu tom que a música, caipira ou sertaneja, ganhou forma.

    “A canção popular conserva profunda nostalgia da roça. Moderna, sofisticada e citadina, essa música foi e é igualmente roceira, matuta, acanhada, rústica e sem trato com a área urbana, de tal forma que, em todas essas composições, haja sempre a voz exemplar do migrante, a qual se faz ouvir para registrar uma situação de desenraizamento, de dependência e falta”, analisa a cientista política Heloísa Starling.

    Acrescenta o antropólogo Allan de Paula Oliveira: “foi entre 1902 e 1960 que a música sertaneja surgiu como um campo específico no interior da MPB. Mas, se num período inicial, até 1930, ‘sertanejo’ indicava indistintamente as músicas produzidas no interior do país, tendo como referência o Nordeste, a partir dos anos de 1930, 'sertanejo' passou a significar o caipira do Centro-Sul. E, pouco mais tarde, de São Paulo. Assim, se Jararaca e Ratinho, ícones da passagem do
sertanejo nordestino para o ‘caipira’, trabalhavam no Rio, as duplas dos anos 1940, como Tonico e Tinoco, trabalhariam em São Paulo”.


                                                                          (Adaptado de: HAAG, Carlos. “Saudades do Jeca no século XXI”. In: Revista Fapesp, outubro de 2009, p. 80-5.)

O Jeca de Oliveira não se interessa pelo meio rural da miséria, das catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental... (2º parágrafo)

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, uma redação alternativa para o trecho acima está em:

Alternativas
Comentários
  • Queria saber pq a letra d esta errada?


  • Fabiana, a D separou, falou que o Jeca gosta de "de Oliveira". Jeca de Oliveira seria o nome dele. Pensei assim.

    GAB LETRA B, fui seco na e.

  • Não o meio rural em que há miséria e catástrofes naturais, mas sim o íntimo e sentimental é o que interessa ao Jeca de Oliveira...

  • O Jeca de Oliveira não se interessa pelo meio rural da miséria, das catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental

    sujeito: O Jeca de Oliveira

    predicado: não se interessa pelo meio rural da miséria, das catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental

    Notar que a ideia da oração é a seguinte: o que importa para Jeca é o íntimo e sentimental do meio rural. Essa relação fica notória com a presença da conjunção adversativa (mas) dentro do predicado. Por esse motivo a letra B é a resposta, pois deixa evidente essa relação de forma direta (o que interessa é o íntimo e o sentimental e não a miséria)

  • Fabiana, o Jeca se interessa pelo íntimo e sentimental do meio rural. E não pelo seu próprio íntimo e sentimental como cita a questão.

    d) O Jeca não se interessa pelo meio rural onde se encontram miséria e catástrofes naturais, mas pelo íntimo e sentimental de Oliveira..

  • Obrigada galera!

  • Ah, mas esta lebra B tá esquisita demais! "Não o meio rural em que há miséria....."  "mas sim o íntimo e sentimental é o que interessa...."

    Que frase esquisita....
  • b) Não o meio rural em que há miséria e catástrofes naturais, mas sim o meio rural em que há o íntimo e sentimental é o que interessa ao Jeca de Oliveira.(é o que interessa... - o sujeito é oracional e eliptico, você faz essa análise em virtude do paralelismo sintático)

    Pelo menos foi assim que entendi.

    Gabarito B.

  • Separe as ideias de forma coerente e em ordem de ações da frase. Depois é só comparar as alternativas e encontrar a resposta...