SóProvas


ID
1317997
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Sabe-se que a concepção de arquivos como reservatório de provas destinado a proteger direitos e privilégios de reis existia desde o século XII, com a restauração do Direito Romano. A partir do desenvolvimento dos poderes da autoridade central, depósitos de arquivos são constituídos, visando ao desenvolvimento administrativo de governos e Estados. Já no final do século XVI, os soberanos sentiram a necessidade de centralizar seus próprios arquivos em um único local, tendo essa concepção de arquivo vigorado até o século XVIII.

Com a Revolução Francesa, no entanto, cria-se a primeira rede de arquivos da Era Moderna, consagrando assim o princípio de os arquivos serem

Alternativas
Comentários
  • http://pt.slideshare.net/adilsonmottam/evoluo-da-arquivstica-moderna

  • O primeiro país a organizar seu acervo nesses termos foi a Espanha, em 1567, mas é a Revolução Francesa que vem consolidar o movimento de centralização ao criar a primeira rede de arquivos da era moderna. Consagra-se, a partir daí, o princípio de que os arquivos sejam consultáveis por todos, retomando a concepção grega, que permitia a todo cidadão ter acesso aos documentos do estado.


    Fonte: http://pt.slideshare.net/adilsonmottam/evoluo-da-arquivstica-moderna

  • A Revolução Francesa foi um marco na história da Arquivologia. Com o pensamento de que o governo deveria servir ao povo, e o povo deveria fiscalizar as ações do governo, surge a necessidade de que os arquivos, antes considerados propriedade dos governantes, passam a ser propriedade pública onde qualquer cidadão pode conhecer suas informações e cobrar seus governantes.

    Em resumo, após a Revolução Francesa, o Estado tem a obrigação de produzir e proteger os documentos públicos, e, simultaneamente, torná-los acessíveis a todos os cidadãos.

    Gabarito do professor: Letra "E"