SóProvas


ID
1318249
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     Texto 4 – Uma ideia simples


                                                                                            Elio Gaspari, Folha de São Paulo, 27/8/2014


Todos os candidatos prometem crescimento e austeridade. Entre os chavões mais batidos vem sempre a reforma tributária, tema complexo, chato mesmo, acaba sempre em parolagem. Promete - se a  simplificação das leis que regulam os tributos, e a cada ano eles ficam mais complicados. Uma coletânea da legislação brasileira pesa seis toneladas. Aqui vai uma contribuição, que foi trazida pelo Instituto Endeavor. Relaciona-se com o regime de cobrança de impostos de pequenas empresas, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano (R$ 300 mil por mês). É o Simples – pode-se estimar que ele facilita a vida de algo como 3 milhões de empresas ativas.


A frase no texto 4  “que foi trazida pelo instituto Endeavor” equivale, na voz ativa, a:

Alternativas
Comentários
  • Na transformação da voz passiva para a ativa, a primeira característica a ser considerada é a predicação verbal, porque só haverá a possibilidade da transformação das vozes se o verbo for transitivo direto ou transitivo direto e indireto.

    O verbo auxiliar deve aparecer no mesmo tempo e modo do verbo principal.

    O verbo principal não desaparece na mudança de voz, mas surge no particípio, que é uma forma nominal. Portanto, ele deve concordar com o substantivo. 

    3.  Na voz passiva, a ação não é feita pelo sujeito, mas pelo agente da passiva, que se posiciona, em geral, no final da oração e vem acompanhado de preposição.

    Fonte: Por Mayra Pavan
    Graduada em Letras

  • Verbo foi na voz passiva esta no pretérito perfeito do indicativo, logo para transformar para voz ativa o verbo trazer tem que vir no pretérito perfeito do indicativo também.

    eu fui

    tu foste 

    ele foi

    eu trouxe

    tu trouxeste

    ele trouxe

    b) Que o instituto Endeavor trouxe 

  • Na transição da passiva para ativa o agente da passiva vira Sujeito e o Sujeito paciente vira OD.

    Analisando a frase na passiva: 1 - Aqui vai uma contribuição - Sujeito paciente. 2 - Pelo Instituto Endeavor - Agente da passiva. (em voz passiva não OD. O OD vira sujeito paciente.)


    Frase na Ativa: 1 - Uma contribuição: OD do verbo trazer (trouxe) / 2 - Instituto Endeavor: Sujeito.

  • De acordo com o Professor Rodrigo Bezerra (Língua Portuguesa para Concursos - Sintaxe - 2ª Edição), a conversão da voz ativa para a voz passiva analítica só é possível se tivermos como ingredientes principais, SUJEITO + VTD + OD.

    "Trouxe" - verbo trazer é VTD (quem traz, traz algo), logo sua conversão para a voz passiva se dará por meio da locução verbal.

    1 - Perceba que o agente da passiva vem introduzido por uma preposição. Geralmente a preposição "por" que inicia o agente (ou suas contrações "pelo, pela, pelos, pelas"), Contudo há agentes da passiva que são introduzidos por outras preposições, observe: Ex.: Havia muitos carros naquela cidade que eram movidas a gás.>(agente da passiva).

    2 - Apenas os VTD e VTDI podem ser convertidos para a voz passiva. Logo, por exclusão, salvo raras exceções (verbos "obedecer" e "desobedecer", por exemplo), os VTI e VI e os verbos de ligação não são suscetíveis de transcrição para a voz passiva.

    3 - Geralmente a locução verbal da voz passiva é construída com o verbo auxiliar "ser", formando o que se chama de "passiva de ação". Outros verbos, entretanto, podem funcionar como auxiliares para a locução da passiva para acrescentar outras matrizes de sentido. Veja: 

    a) A favela foi cercada pela polícia. (Passiva de ação com o verbo ser)

    b) A favela esteve cercada pela polícia. (Passiva de estado com o verbo "estar")

    c) A favela ficou cercada pela polícia. (Passiva de mudança de estado com o verbo "ficar")

    ... E algumas outras explicações. Estas serviram apenas para ilustrar.