- ID
- 1329409
- Banca
- Quadrix
- Órgão
- DATAPREV
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Comunicação Social
- Assuntos
Kotler e Keller (2006) citam os canais de comunicação como meios pessoais e não pessoais. Os canais pessoais envolvem duas ou mais pessoas comunicando-se diretamente uma com a outra. Kotler e Keller (2006) afirmam que a influência pessoal representa um papel especificamente importante, sendo a influência do boca-a- boca comprovada, e com a modernização dos meios de comunicação, ela ficou ainda mais eficiente e disseminador- formadora de opinião. De acordo com Fernanda Sperb (2010), a internet vem causando uma mudança profunda na forma como as pessoas se relacionam. A tradicional comunicação interpessoal feita por meio do boca-a-boca ganhou novas dimensões de alcance, uma vez que as pessoas possuem novos canais para interagir e opinar sobre os mais variados assuntos. A facilidade de acesso à informação, independentemente de localizações geográficas, e a própria criação dela, vem tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à notícia recebida, à propaganda e ao marketing. Kotler e Keller (2006) ainda citam algumas providências que as empresas podem tomar para estimular canais de influência pessoal:
I.Identificar pessoas e empresas influentes, que poderiam ser clientes, como grandes corporações, analistas, jornalistas especializados no setor e dedicar mais atenção a elas para desenvolverem opinião.
II. Usar pessoas influentes ou que inspirem credibilidade em propagandas do tipo testemunho, como uma celebridade, criar um líder de opinião ou fazer apresentações a pessoas influentes na comunidade, como radialistas locais, representantes de entidades e presidentes de organizações.
III.Desenvolver propaganda que possua grande "valor de conversa", como a famosa frase "Não é uma Brastemp".
IV. Desenvolver canais de referência boca-a-boca para aumentar os negócios, fórum eletrônico para discussão e compartilhamento de experiências ou mesmo o marketing viral, transmitindo conteúdo de um internauta a outro.
Pode-se afirmar que: