SóProvas


ID
1349161
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O auge da vida democrática é o momento do voto. A democracia, regime em que a maioria escolhe os governantes, é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. Por isso, tenho sustentado que ela é o regime mais ético que existe. Melhor dizendo, é o único regime que hoje podemos considerar ético. As formas de governo que a teoria antigamente chamava de monarquia ou aristocracia, considerando-as legítimas, atualmente apenas podem ser chamadas de ditaduras. Uma ditadura, em nossos dias, é ilegítima. Só a democracia é legítima.
      [...]
      O mínimo, numa democracia, é ter dois lados opostos, divergentes, mas, respeitados. Porém, se eu aplicar o modelo da Ética à Política, entenderei que um lado é o bem, e o outro, o mal; e portanto, tentarei impedir “o mal” até mesmo de concorrer. Assim, foi a perseguição ao comunismo, no Brasil, mesmo quando não tínhamos uma ditadura escancarada. Assim foi a perseguição aos partidos liberais nos regimes comunistas. [...]
      Há saída? O mais óbvio é: a Ética é um pré-requisito. Queremos, de todos os candidatos, que sejam honestos. Que não sejam antiéticos. E, entre os postulantes decentes, optaremos por critérios políticos. [...] É preciso grandeza de espírito para sair dessa incapacidade de pensar o que desejamos construir. Porque propor a Política é formular o futuro.
(Ribeiro, Renato Janine. Filosofia. Setembro de 2012. Adaptado.)



Está correta a reescrita do trecho “... em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.”, sem que haja prejuízo do valor semântico, em

Alternativas
Comentários
  • Pq não pode ser a letra D?

  • Não pode ser a letra "D" porque a palavra "ONDE" faz referência a lugar, e só poderá ser usado quando este "lugar" for mencionado.

    espero ter ajudado.

  • O enunciado está com a conjunção "ou"  e sendo ela alternativa não poderia ser substituída pela conjunção "e" com valor de adição. Por que será que ela foi considerada verdadeira?

  • Gostaria de compreender por que a resposta é letra B.

  • Gostaria de compreender por que a resposta é letra B.

  • Galera, "EM QUE" equivale a "ONDE" e  "NO QUAL"... Só por entendimento dessa regra você já elimina A, C e E


    Na letra D o "ONDE" não poderia ser empregado pois como disse nossa colega Ana Carolina, só pdoe ser usado quando fazemos referência a lugar concreto, físico, o que não é o caso da questão (Ex. a cidade de Salvador, é onde quero chegar = onde quero chegar? na cidade de Salvador... Salvador é um lugar concreto, físico)


    Sobrou a Letra B que é o gabarito

  • " : " dois pontos pode fazer afunção da vírgula na oração.

  • Boa tarde a todos.

    também concordo com a Deise Sales, pois a mudança da conjunção ou para e altera o sentido.

    Alguém pode me ajudar e entender essa questão.


    Desde já, sou muito grato.

  • Vixeee maria. 
    Fui seco na C.

    Vejo quanto à B que "e" (aditiva) é diferente de "ou" alternância. ricos E pobres é diferente de ricos OU pobres.
    Dá a entender então que "eles têm que ser RICOS E POBRES ao mesmo tempo", só que pela frase ou seria rico ou pobre.

    Vai entender.. se alguém conseguir decifrar melhor, avise-me :)


  • É preciso analisar o contexto, e não apenas o trecho.

    Nesse caso, nenhuma das alternativas poderia substituir o pronome "em que". Sobrou a alternativa "b". O que nos leva a refletir que realmente o conectivo "e" substituiu perfeitamente o "ou" sem alterar o sentido. O que a princípio pensamos não ser possível.

  • Acredito que a ideia do " ou" no contexto está relacionado à inclusão, ou seja, podem ser ricos e pobres, integrados e excluídos. Está incluindo outras classes ou categorias. "e" = ideia de adição, inclusão.

    Vamos colocar outras conjunções aditivas:

    Podem ser ricos e também pobres, integrados bem como os excluídos.


    Corrijam- me se estiver errada!




  • Mesmo sabendo essas regularidades, é importante atentar para mais um detalhe. Onde somente deve ser empregado para designar locais físicos, ou seja, não pode ser usado em situações como "Ele conta piadas onde a vítima é sempre um português". Nesse caso, o correto é usar em que

  • A explicação é simples: o "OU" quase sempre tem sentido de Contradição, porém ele também pode aparecer com sentido de Adição.


  • Rafael, os dois pontos (:) estão substituindo o termo: "sejam". 

  • Esse é o tipo de questão que a banca coloca o gabarito que quiser, pois há dupla interpretação em relação à conjunção ou, que pode ter o significado de adição ou de alternância(um ou outro). 

     Ao meu ver neste caso o ou tem sentido de alternância(pois uma pessoa ou é rico ou é pobre, integrado ou excluído), diferente do entendimento da banca.

    Questão confusa...

  • Quanto a substituição da conjunção alternativa "ou...ou" por "e" reparem que ambas tem relação semântica de inclusão. Por exemplo: o fumo ou (e) a bebida fazem mal à saúde. Vejam na questão: em que todos têm o mesmo valor: ricos e (OU) pobres, integrados e (OU) excluídos. Espero ter ajudado

  • O pronome relativo "onde" é usado para lugares fisicos, com isso da pra matar a questão. Gabarito B

  • a) … cujo valor todos têm, sejam ricos, pobres, integrados e excluídos. ERRADA: CUJO APENAS PARA POSSE

    b) … em que todos têm o mesmo valor: ricos e pobres, integrados e excluídos. CERTA : a substituição da conjunção alternativa "ou...ou" por "e" reparem que ambas tem relação semântica de inclusão, ou seja, naõ há prejuízo do valor semântico.

    c) … os quais têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. ERRADA : NÃO CITOU O "TODOS"

    d) ... onde todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. ERRADA: ONDE APENAS PODE SER USADO PARA FAZER referência a lugar, e só poderá ser usado quando este "lugar" for mencionado.

    e) … de que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. ERRADA

  • Prq só pode usar a preposição em?

  • ATENÇÃO! SEMPRE voltar ao texto e ler toda a frase:

    "A democracia... ...é também o regime da igualdade, em que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.''

    A questão pede a alternativa correta  sem que haja prejuízo do valor semântico:

     a)… cujo valor todos têm, sejam ricos, pobres, integrados e excluídos. ERRADO. O pronome relativo CUJO estabelece ideia de posse e fica entre dois susbstantivos. Seriam eles: igualdade e valor. Porém, ocorre alteração se disser que o ''valor é da igualdade'', e não é isso que o texto traz.

     b)… em que todos têm o mesmo valor: ricos e pobres, integrados e excluídos. CERTO. Não altera o valor semântico reescrita dessa forma. Quem tem o mesmo valor, tem o mesmo valor EM alguma coisa. Nesse caso, a expressão ''têm o mesmo valor'' pediu a preposição em.

     c)… os quais têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos. ERRADO. Os quais está no plural, porém reescrito dessa forma não há concordância nenhuma com a frase.

     d)... onde todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.ERRADO. O pronome relativo ONDE retoma lugar ''físico'', geográfico, apenas. E reescrito assim retomaria o termo ''democracia'', logo não pode pois não é lugar ''físico''.

     e)… de que todos têm o mesmo valor, sejam ricos ou pobres, integrados ou excluídos.ERRADO. O verbo ter não é transitivo indireto, e nem a expressão ''têm o mesmo valor'' pediu preposição'de''.

  • Não entendi o enunciado ...kkkkkkkkkk