-
a) Estarei no lugar combinado daqui à uma hora. / crase somente em horas certas. ex: Estarei no lugar combinado à uma hora
b) Sua apresentação é semelhante à dele. / palavra (apresentação) oculta na frase, acompanhada de termo que exige preposição ( semelhante). (correta)
c) Comprei meu carro à prazo. / palavra masculina
d) Gostaria de agradecer à todos pelos votos de felicidade. / pronome indefinido
e) Visitei à Itália no final do ano passado. / visitar é v.t.d, portanto não exige preposição. Caso fosse o verbo ir, estaria correto o uso da crase para o substantivo próprio Itália.
Bons Estudos!!!
-
Complementando o comentário de Fernando, na letra a não ocorre crase porque a preposição "a" vem seguida do artigo indefinido "uma". Logo, sabemos que a crase é a fusão da preposição "a" com o artigo definido "a".
-
Priscila, boa tarde ! nesse caso não se aplica esta regra, porque o uma da frase é um numeral e não um artigo indefinido, bjo
-
e) não acentua pois: quem visita, visita alguém...não exige preposição....
-
porque a B?
-
B. Sua apresentação é semelhante à dele. obs. a palavra semelhante esta oculta no contexto da frase.
reescrevendo a frase ficaria; Sua apresentação é semelhante à apresentação dele. palavra feminina caso obrigatário.
-
Apesar de ter acertado esta questão, por ter eliminado as alternativas "mais erradas", Discordo de alguns colegas. O emprego do artigo "A" antes de pronomes possessivos, é facultativo. Correto?
Então, valendo-se do PARALELISMO, na oração, alternativa B - Sua apresentação é semelhante à dele. - Antes do pronome possessivo "SUA", não existe artigo A, então, por que existiria o artigo "A" antes do Pronome (ou novamente antes do substantivo APRESENTAÇÃO) "DELE"? Lembrando que o que vale na prova é o que está escrito. Ser semelhante A ALGO. Então, escrevendo o substantivo APRESENTAÇÃO, ficaria:
SUA APRESENTAÇÃO É SEMELHANTE A APRESENTAÇÃO DELE. Teria o acento grave se fosse: A (artigo) SUA(pronome possessivo) APRESENTAÇÃO É SEMELHANTE A (preposição) + A (artigo) = (À) APRESENTAÇÃO DELE. Por isso, a meu ver, questão passível de anulação, visto que não foi respeitado o paralelismo. Em resumo: para que existisse o acento grave, a oração deveria ter começado com o artigo A antes do pronome possessivo SUA, que daria sustentação ao acento grave antes do pronome DELE.
-
A hora quando é determinada tem crase não? A? Estarei no lugar combinado daqui à uma hora.
Ele determinou a hora, é daqui uma hora,
outro ex: Eu almoço todos os dias à certa hora.
-
Boa questão exige atenção
-
Não Verdin Tavares, "daqui a uma hora" trata-se de uma previsão e não hora certa/exata. Existiria crase de ele dissesse: Estarei no lugar combinado às 13 horas.
-
Muito bom o comentário de Marcos Filho.
-
De forma invertida!
A apresentação dele é semelhante à sua!
-
Gabarito B.
a) ... daqui a uma hora. / crase somente em horas certas.
b) ...semelhante à dele. / palavra oculta
na frase (semelhante à apresentação dele). CORRETA
c) Comprei meu carro a prazo. / palavra masculina
d) ...agradecer a todos... / pronome indefinido
e)
Visitei a Itália... / Quem visita, visita alguém ou algum lugar.
-
-
Esta questão exige muita atenção do candidato e muito atenção as regras de crase. A saber que o "a" possui as funções de; artigo e pronome demonstrativo. Na questão na letra "B" ele possui a função de pronome demonstrativo, fazendo referencia ao termo "apresentação" que se encontra subentendida na frase. Assim, a crase é obrigatório por haver regência do termo apresentação e do pronome demonstrativo "a"
-
pegadinha do malandro...
-
O colega abaixo explicou sobre o PARALELISMO e é muito válido o comentário. Só que, devemos ter cuidado porque nem sempre é possível usarmos o paralelismo, pois não é uma regra absoluta. Por exemplo, quando eu escrevo: Entrei e saí do curso. Eu usei o paralelismo, mas a oração está incorreta.Por quê? Porque neste exemplo, foi empregada a mesma preposição para verbos regidos por preposições diferentes. O correto seria: ENTREI NO CURSO E DELE SAÍ. Pois quem entra, entra em;e quem sai, sai de.
Bons estudos a todos!!!!
-
à "apresentação(está implícito..)" dele. >>atenção no contexto.<<
-
Gabrarito B
Comentários
É um caso de crase com o pronome demonstrativo "A"
Quando se diz: Sua apresentação é semelhante.
Pergunta-se: Semelhante a qual? Semelhante A = apresentaão dele. Portanto, o "a" é um pronome demonstrativo que retoma o substantivo feminino "apresentação"
Assim, Sua apresentação é semelhante à presentação dele ou Sua apresentação é semelhante à dele.
Nota: esqueça a regra de crase diante apenas de palavras femininas, está aí uma exceção, a preposição "de+ele= dele" é masculino.
-
"Para toda regra existe uma exceção"...temos que manter a cabeça aberta para questões desse tipo. Apesar de "dele" ser masculino a crase ocorre porque retoma ao termo explícito anteriormente " apresentação"
Sendo assim: Sua apresentação é semelhante à presentação dele ---> sua apresentação é semelhante à dele.
Fazendo um esforcinho a gente consegue!
-
Errei por não ler a frase com atenção, eu só li as palavras próximas a crase. Quando li "dele", logo descartei a alternativa pela palavra ser masculina.
-
Crase por zeugma!