-
Mais fácil é ver a questão do advérbio! Resolvendo
Quando tiver na oração a palavra não é advérbio de negação ( eliminamos as questões B, C);
Quando tiver afirmações ( eliminamos as questões A, E);
Questão correta D( a sessão foi suspensa porque faltou energia elétrica), explicou o motivo a " causa".
Abraços
Instagran @amigoconcurseiro
-
Gente! Achei que fosse uma Oração coordenada...
-
o segredo é perguntar: Quem vem primeiro? a causa sempre vem primeiro, se a conjunção vier com a causa, logo será causal.
-
Podem tentar explicar o que for, mas esta oração (supostamente certa: D) continua sendo coordenada explicativa e não causal.
-
Uma das diferenças entre oração coordenada explicativa e subordinada causal é que a primeira contém uma evidência de algo.
Ex: Ela chorou porque seus olhos estão vermelhos. (há uma evidência de que ela chorou, ou seja, os olhos vermelhos) - Oração coordenada explicativa
Ela chorou porque seu pai se foi. Oração sub. adv. causal
Na letra D não há uma evidência e sim uma causa (A sessão foi suspensa porque faltou energia elétrica.)
Já na letra E há uma evidência de que choveu (O chão está molhado).
Além disso, qualquer advérbio tem mobilidade na frase e o mesmo ocorre com a oração adverbial (A sessão foi suspensa porque faltou energia/Porque faltou energia a sessão foi suspensa).
-
A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "Éaquilo ou aquele que determina um acontecimento".
logo Letra D
-----
fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint41.php
-
Não existe relação de subordinação entre as orações da assertiva D. O companheiro que formulou essa questão deve ter tomado umas duas caixas de bhrama antes.
-
Errei a questão e fui pesquisar o porquê. Pergunte: "O que acontece primeiro?" A causa sempre vem primeiro, se houver conjunção na causa, será CAUSAL, se não, EXPLICATIVA. Boa noite.
Deus os abençoe!
-
Por causa da falta de energia, gerou-se uma consequência: a suspensão da sessão.
-
Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal.
São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.
-
eu estudei que o porquê da coordenada explicativa tem que vir com virgula,logo a D está correta como subordinada causal.
-
coordenadas
c.adversativa
conclusiva
gabarito C
explicativa