SóProvas


ID
1353262
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Maneira de amar

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.” 

Maneira de amar (ANDRADE, Carlos Drummond. A cor de cada um. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 30).

Observe a palavra em destaque no fragmento “Em vão o jardineiro tentava captar-LHE as graças [...]” e assinale a alternativa que a classifica corretamente.

Alternativas
Comentários
  • “Em vão o jardineiro tentava captar-LHE as graças [...]”

    O jardineiro tentava captar as graças DELE. = Pronome POSSESSIVO. 


    "DELE" se refere ao termo "AS GRAÇAS" (nome). Como a ideia é de POSSE, é ADJUNTO ADNOMINAL.

  • b)pronome possessivo com função de adjunto adnominal.

    -lhe é um pronome obliquo atono que esta complementando graça atraves de uma relação de posse, (graça dele) e nao o verbo

     

  • Desde quando o pronome lhe é possessivo ?

    Ele tem sentido possessivo na questão, desempenhando função de adjunto adnominal. Mas ele não deixa de ser um pronome obliquo!!!!