SóProvas


ID
1357927
Banca
IBFC
Órgão
PC-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Ética e moral: que significam?
(Leonardo Boff)
     
      Face à crise generalizada de ética e de moral, importa   resgatar o sentido originário das palavras. Ética e moral é a   mesma coisa? É e não é.

          1. O significado de ética

      Ética é um conjunto de valores e princípios, de inspirações  e indicações que valem para todos, pois estão ancorados na  nossa própria humanidade. Que significa agir humanamente?
      O primeiro princípio do agir humano, chamado por isso de  regra de ouro, é esse: “não faças ao outro o que não queres que  te façam a ti". Ou positivamente: “faça ao outro o que queres   que te façam a ti". Esse princípio áureo pode ser traduzido  também pela expressão de Jesus, testemunhada em todas as  religiões: “ama o próximo como a ti mesmo". É o princípio do  amor universal e incondicional. Quem não quer ser amado?  Quem não quer amar? Alguém quer ser odiado ou ser tratado  com fria indiferença? Ninguém.
      Outro princípio da humanidade essencial, é o cuidado.  Toda vida precisa de cuidado. Um recém-nascido deixado à  sua própria sorte morre poucas horas após. O cuidado é tão   essencial que, se bem observarmos, tudo o que fazemos vem  acompanhado de cuidado ou falta de cuidado. Se fazemos com
cuidado, tudo pode dar certo e dura mais. Tudo o que amamos  também cuidamos.
      A ética do cuidado hoje é fundamental: se não cuidarmos  do planeta Terra, ele poderá sofrer um colapso e destruir as  condições que permitem o projeto planetário humano. A própria  política é o cuidado para com o bem do povo.
      Outro princípio reside da solidariedade universal. Se  nossos pais não fossem solidários conosco quando nascemos  e nos tivessem rejeitado, não estaríamos aqui para falar de  tudo isso. Se na sociedade não respeitamos as normas  coletivas em solidariedade para com todos, a vida seria
impossível. A solidariedade para existir de fato precisa sempre  ser solidariedade a partir de baixo, dos últimos e dos que mais  sofrem. A solidariedade se manifesta então como com-paixão.  Com-paixão quer dizer ter a mesma paixão que o outro, alegrar- se com o outro, sofrer com o outro para que nunca se sinta só  em seu sofrimento, construir junto algo bom para todos.
      Pertence também à humanidade essencial a capacidade  e a vontade de perdoar. Todos somos falíveis, podemos errar  involuntariamente e prejudicar o outro conscientemente. Como  gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.  Perdoar significa não deixar que o erro e o ódio tenham a  última palavra. Perdoar é conceder uma chance ao outro para  que possa refazer as relações boas.
      Tais princípios e inspirações formam a ética. Sempre que surge o outro diante de mim, ai surge o imperativo ético de tratá-lo  humanamente. Sem tais valores a vida se torna impossível.
      Por isso, ethos, donde vem ética, significava para os gregos, a casa. Na casa cada coisa tem seu lugar e os que nela habitam devem ordenar seus comportamentos para que  todos possam se sentir bem. Hoje a casa não é apenas a casa  individual de cada pessoa, é também a cidade, o estado e o  planeta Terra como casa comum. Eis, pois, o que é a ética.  Vejamos agora o que é moral.

          2. O significado de moral

      A forma concreta como a ética é vivida, depende de cada cultura que é sempre diferente da outra. Um indígena, um chinês, um africano vivem do seu jeito o amor, o cuidado, a  solidariedade e o perdão. Esse jeito diferente chamamos de  moral. Ética existe uma só para todos. Moral existem muitas,
consoante as maneiras diferentes como os seres humanos  organizam a vida. Vamos dar um exemplo. Importante é ter  uma casa(ética). O estilo e a maneira de construí-la pode variar  (moral). Pode ser simples, rústica, moderna, colonial, gótica,  contanto que seja casa habitável. Assim é com a ética e a
moral.
      Hoje devemos construir juntos a Casa Comum para que  nela todos possam caber inclusive a natureza. Faz-se mister  uma ética comum, um consenso mínimo no qual todos se possam encontrar. E ao mesmo tempo, respeitar as maneiras  diferentes como os povos organizam a ética, dando origem
às várias morais, vale dizer, os vários modos de organizar a  família, de cuidar das pessoas e da natureza, de estabelecer  os laços de solidariedade entre todos, os estilos de manifestar   o perdão.
      A ética e as morais devem servir à vida, à convivência  humana e à preservação da Casa Comum, a única que temos  que é o Planeta Terra.


(Disponível em:  http://www.leonardoboff.com/site/vista/outros/etic...
Acesso em:07/10/2014)

Para resolver a questão, considere o primeiro parágrafo do texto como o trecho “Ética é um conjunto...”.

Em “Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.” (6°§), a conjunção “como” assume o valor semântico de:

Alternativas
Comentários
  • Se não  souberem as conjunções, lerão a frase diversas vezes tentando encontrar um sentido. 

    "Como" ´de grupo das orações subordinadas causais, prova-se isso no momento em que conjunções equivalentes tais como, já que, pois que, uma vez que,sendo que, podem substituir a conjunção da frase original sem alterar o sentido.

    Ex: Já que gostaríamos de ser perdoados, devemos também nos perdoar. 
          Uma vezque gostaríamos de ser perdoados, devemos também nos perdoar
         Visto que gostaríamos de ser perdoados, devemos também nos perdoar. 


    Bons estudos!

  • Como só será causal se iniciar o período. Dica do Prof. Fernando Pestana (EVP)

  • A causa é voltada para o passado, é aquilo que antecede o fato principal (um gesto, uma atitude) Causa é motivo; explicação é evidência! Ex. Como estivesse doente, não foi ao trabalho. Não ir ao trabalho é fato principal e a causa era estar doente. As orações subordinadas adverbiais são adjuntos adverbias oracionais que podem ter as conjunções: Visto que, já que, porque (motivo), como (no início da frase) visto que, porquanto, uma vez que, dado que.  e ainda: POR + INFINITIVO = CAUSA. Por estar doente, não foi ao trabalho. Bons estudos

    excelente aula aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FzWlxpZtn24
  • Como no início da frase da ideia de já que.


  • RESPOSTA B 
    Causais exprimem causa, a razão de um efeito. O COMO(=visto que, só no inicio da oração) pode ser substituído por : porque, que , porquanto, pois, pois que, dado que , visto que, visto como, já que, uma vez que, na medida em que, sendo que.

    Não confunda o COMO causal com o aditivo, comparativo e conformativo:  Como fizesse frio, pus um casaco.(causa)/ Tanto nado como pedalo (adição)/Como age o pai,age o filho(comparação)/Como já dissemos acalme-se! (conformativo). Na comparação é preciso haver pelo menos dois seres sendo comparados, o que já não ocorre na conformidade. É por isso que, em " O lutador luta como o mestre.", o como é necessariamente comparativo e em "Como se pode ver, é impossível tirar o cinturão deste lutador" é conformativo. 


    Algumas informações retiradas de : A gramatica para concursos. FERNANDO PESTANA
  • Em “Como gostaríamos de ser perdoados, devemos também nós perdoar.” (6°§), a conjunção “como” assume o valor semântico de:



    Esse "nós" (com acento) da pergunta está cheirando mal, não?

  • Sempre que a conjunção "como" aparecer no início da oração, a mesma exprime sentido de CAUSA.

    Fonte: Fernando Pestana.

  • Puts, Pest.(Fernado Pestana) em peso aqui! Mestre Top!
  • Sempre que a conjunção "como" aparecer no início da oração, 90% de ser CAUSA.

    Fonte: Fernando Pestana.

  • Por que devemos também nós perdoar ?  PORQUE gostaríamos de ser perdoados,.

    Logo, a conjunção exprime função de CAUSA.

  • COMO POSSUI 3 RELAÇÕES DE SENTIDOS: 1. COMPARATIVA = ASSIM COMO, 2. CONFORMATIVA = CONFORME, 3 CASUAL = JÁ QUE, VISTO QUE. 

     

  • BIZU:

    COMER (COMO) NO INICIO, SEMPRE CAUSA DOR. 

  • DICA: CAUSA sempre vem procedido por uma vírgula, logo, na próxima oração tem uma sequência da causa ou consequência.  

  • Já que = CAUSAL.

  • Como no ínicio causal

  • COMO inicio de oração é CAUSAL

  • O fato de... faz com que...

  • COMO no início de oração é CAUSAL = Visto que, já que

  • Dica: COMO no inicio da oração poderá ser substituída por JÁ QUE. Segundo o Grande PROF: "FLAUZINO" deixa o cara copiar se ele quiser..

  • a consequência de que devemos nós perdoar é causa de que gostaríamos de ser perdoados.

    gab:B

  • GABARITO B

  • vacilo. morrendo de fome aqui.

  • vacilo. morrendo de fome aqui.